FC Alverca
0
FC Porto
3
Dec 22, 2025 at 06:45 PM

Hangyodon

Tribuna Presidencial
15 Maio 2009
7,799
2,247
Deve haver aqui muita gente que não nasceu a tempo de ver as meias finais da UEFA contra a Lazio nas Antas.
Ou até "aquela" vitória em Coimbra com o show do Belluschi, Varela e outros.

Gente nova, confiem. É possível ganhar jogos à chuva.
Ok. Mas para uma equipa mais forte tecnicamente e que vai dominar a posse, a ausência de chuva é uma vantagem clara:

- Qualidade do relvado e da bola
Com chuva, o relvado fica mais pesado ou irregular e a bola ganha velocidade imprevisível. Isso penaliza o passe curto, o jogo apoiado e o primeiro toque, que são bases de equipas técnicas.

- Precisão técnica
Equipas superiores procuram ritmo, circulação rápida e controlo. Superfícies molhadas aumentam erros técnicos, ressaltos estranhos e perdas de bola, fatores que nivelam o jogo por baixo.

- Benefício para o underdog
Chuva tende a favorecer equipas que defendem baixo, jogam direto e exploram segundas bolas. Menos tempo para pensar significa menos impacto da superioridade técnica.

- Gestão do jogo
Uma equipa dominante quer controlar tempos, acelerar e pausar. Condições adversas reduzem esse controlo e aumentam a aleatoriedade, escorregões, bolas paradas perigosas e erros forçados.

Como é óbvio os jogos ganham-se à chuva e ao sol, mas quanto melhores forem as condições, maior a probabilidade de a superioridade técnica se impor. A chuva não impede vitórias, apenas aumenta a variância e reduz a vantagem da equipa mais forte.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
28,269
19,750
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Já apareceu alguém a dizer que não vamos ganhar porque "costuma vir correio nesse dia e hoje não veio", porque "a mulher costuma dizer uma coisa antes do jogo e desta vez não disse porque não está" e outras cenas do género?
Isso é que interessa apurar, no último ou penúltimo jogo "avisou para nos pepararmos para o pior" e não aconteceu mas...podia ter acontecido.

• Haha
Reações: designer

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
34,701
32,723
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Deve haver aqui muita gente que não nasceu a tempo de ver as meias finais da UEFA contra a Lazio nas Antas.
Ou até "aquela" vitória em Coimbra com o show do Belluschi, Varela e outros.

Gente nova, confiem. É possível ganhar jogos à chuva.
Bola em coimbra nao rolava.

• Like
Reações: ChamaDoDragao

ChamaDoDragao

Tribuna
13 Maio 2016
3,198
3,945
Nunca mais me esqueço da maior molha que apanhei no Dragão, contra o Boavista. O Tello falha com a baliza aberta porque remata rasteiro e a bola trava...deu empate.

Lençóis de água pela escadaria do Dragão abaixo...

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
34,701
32,723
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Nunca mais me esqueço da maior molha que apanhei no Dragão, contra o Boavista. O Tello falha com a baliza aberta porque remata rasteiro e a bola trava...deu empate.

Eu também fui a esse

Dragão Tirsense

Tribuna Presidencial
6 Março 2019
14,716
29,063
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Triste de não ter conseguido bilhetes para aqui perto.

Continuo com alguma reticência no tratamento do clube perante sócios com LA que vivam longe do dragão

Jorge Costa2

Arquibancada
21 Junho 2024
416
646
Quero deixar aqui uma curiosidade .
É preciso recuar aos tempos de José Mourinho para recordar a última aparição do FC Porto em Alverca, sendo que, no dia 22 de dezembro de 2003, os golos de Derlei e Maniche guiaram-nos a um triunfo pela margem mínima (1-2), numa temporada coroada com a conquista não só do campeonato, como ainda... da taça UEFA.
Tal como nesse dia eu faço anos hoje!! Recordo como se fosse ontem...mas ja passaram 22 anos e foi a melhor prenda de anos possível, pois como á 22 anos era uma deslocação fundamental para nos mantermos na liderança, hoje com 52 anos só peço o mesmo...Alverca-FCPORTO novamente no meu dia de anos...se tudo se voltar a repetir tal como há 22 anos atrás seria fantástico e....secalhar começava a ser menos científico e a acreditar mais nestas coincidências/ curiosidades!!
Mas para mim 0-1 chega, tal como chegava à 22 anos!!
FORÇA FCPORTO!!!!

loool322

Bancada central
19 Agosto 2016
1,836
1,272

Também fui a esse. Não é nesse que o remate do Brahimi a bola fica parada perto da baliza a custa de um lago que lá estava ?

Brakk9900

Lugar Anual
28 Novembro 2017
1,094
1,422
Já devíamos estar "descansados" no campeonato e íamos jogar a "final" da taça contra os lamps (em casa).
No entanto, os árbitros não deixaram. Hoje, alguns destes artistas, estiveram num "almoço de natal" de árbitros em Lisboa (bem regado).
Deviam estar a afinar estratégia para o que aí vem.
Ganhar e festejar na tromba deles.