FC Porto
1
SL Benfica
0
Jan 14, 2026 at 08:45 PM

Emanuel85

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
11,273
6,219
Um dos problemas no jogo do campeonato contra eles foi claramente a saída de bola

A colocação do Kiwior do lado esquerdo vem oferecer variabilidade na saída de bola e secalhar libertar mais o Pablo da pressão.

Não estando o Moura disponível e tendo o Thiago faz todo o sentido meter um canhoto do lado esquerdo com excelente saída de bola e ainda por cima habituado á posição.

Não percebo qual o drama sinceramente.
O Kiwior a nível ofensivo vai dar 0 à equipa... e nestes jogos precisas de laterais que ajudem no processo ofensivo!

Jogar com 3 centrais, isso sim, vai ser um erro.

FabioCardoso

Bancada lateral
26 Agosto 2025
903
1,202
O Kiwior a nível ofensivo vai dar 0 à equipa... e nestes jogos precisas de laterais que ajudem no processo ofensivo!

Sim porque o Martim e o Moura têm dado uma profundidade ofensiva do catano!!! Jogar com 3 centrais nunca. Mas a melhor opçao é o Kiwior jogar na esquerda. Martim é mt verdinho ainda um perigo para nós.

• Like
Reações: Álvaro Valente

Filipe Sá

Tribuna Presidencial
11 Julho 2012
6,911
6,735
Ui. Já devem estar cheios de medo. Eu acho que é uma parolice, e lembro-me bem de apanharmos as canas, recentemente.

Não tenho pena de ninguém, nem acho que mandar bichas-de-rabear seja grande guerra. É simplesmente parolo.

Mas pronto. Porto, putas e porrada. Uga, uga.
És de onde, mesmo?

• Haha

Taciturno

Tribuna
17 Março 2017
4,486
5,069
Eu sou muito a favor de grande ambiente, tudo a empurrar no estádio e a tentar ser mais um contra o adversário.

Mas é futebol, meus amigos, podem estar aí com essas paroladas todas. No ano passado, até mísseis podiam mandar vir dos Estados Unidos. É preciso é ganhar, no campo e contra todas as adversidades.

O Farioli é que é a nossa arma. E o Froholdt. Os parolos dos foguetes podiam continuar no cantinho onde estavam a mandar bocas aos FC Porto da Foz.

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
25,967
46,432
Conquistas
4
43
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer

Não concordo.

A saída de bola e capacidade de passe do Kiwior neste jogo pode fazer a diferença.

Outra coisa é as bolas paradas.

Thiago, Jan, Kiwior, Pablo Samu..

• Love

Álvaro Valente

Bancada central
5 Abril 2025
1,818
2,831
Eu sou muito a favor de grande ambiente, tudo a empurrar no estádio e a tentar ser mais um contra o adversário.

Mas é futebol, meus amigos, podem estar aí com essas paroladas todas. No ano passado, até mísseis podiam mandar vir dos Estados Unidos. É preciso é ganhar, no campo e contra todas as adversidades.

O Farioli é que é a nossa arma. E o Froholdt. Os parolos dos foguetes podiam continuar no cantinho onde estavam a mandar bocas aos FC Porto da Foz.
o Mou sabe se agarrar e prender o Froholdt no nosso meio campo não subimos...
Foi o que ele fez no jogo da Liga..

ele vai usar de novo a mesma tática não sabe mais...

O Farioli é que têm de desbloquear aquela defesa encornada

Aragami

Tribuna
1 Junho 2017
3,641
3,631
o Mou sabe se agarrar e prender o Froholdt no nosso meio campo não subimos...
Foi o que ele fez no jogo da Liga..

ele vai usar de novo a mesma tática não sabe mais...

O Farioli é que têm de desbloquear aquela defesa encornada
Vai e nos temos em principio o Gabri em campo para descobrir espaços e acima de tudo o Samu de agora é bem diferente do Samu do inicio do campeonato e não há o otamerda a atirar-se para o chão por tudo e por nada (há lá outros e vai ser um fartote mas ele era o pior). Resto é meter o Borja a aparecer mais no meio como em Alverca ao estilo do Lisandro.

Diogo Oliveira 98

Bancada central
12 Agosto 2015
2,119
1,137
Conquistas
4
  • Jorge Costa
  • Pinto da Costa
  • André Villas-Boas
  • Reinaldo Teles
E o mister explicou exatamente isso ontem. Já se mexeu imensas vezes na defesa este ano e continuou tudo igual.

Eu vou mais longe. Eu estou mais preocupado que jogue o Martim a lateral direito que o Alberto. Acho que o Alberto defende muito melhor e é mais seguro que o Martim que apesar de ter estado melhor nos últimos jogos , de vez em quando ainda tem umas paragens.
Percebo a apreensão, mas acho que o Martim, como bem referes, tem estado melhor e mais seguro defensivamente. Acho que perdemos mais é a nível ofensivo, porque o Alberto consegue dar aquelas cavalgadas, tem aquela explosão que o Martim não tem.
Mas a nível defensivo, no último mês e meio, tenho gostado do Martim, confesso.

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
12,045
8,548
Jogo naturalmente difícil não só porque o árbitro estará condicionado e será preciso muito sangue frio da parte do Porto para lidar com isso, mas nesses jogos Mourinho está na sua praia porque ele sabe especular bem com o jogo jogando mais na retranca e depois aproveitar a velocidade do novo reforço deles.

Dito isto, optimista mas com muita moderação.

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
11,991
10,716
36
Porto
Percebo a apreensão, mas acho que o Martim, como bem referes, tem estado melhor e mais seguro defensivamente. Acho que perdemos mais é a nível ofensivo, porque o Alberto consegue dar aquelas cavalgadas, tem aquela explosão que o Martim não tem.
Mas a nível defensivo, no último mês e meio, tenho gostado do Martim, confesso.
São opiniões e percebo também, mas acho precisamente o contrário. O Alberto é mil vezes melhor a defender e o Martim é melhor a atacar. Se bem que o Alberto também ataca bem , dai achar ser mais jogador e mais equilibrado.

De resto concordo, o Martim não tem estado excelente mas tem cumprido ( muito melhor do que estava no inicio da época ). Por gosto pessoal, gosto mais do Alberto. Está num ponto de maturação diferente.

Última edição:

Hangyodon

Tribuna Presidencial
15 Maio 2009
8,029
3,053
Em condições normais, e com o plantel completo, não via o Farioli a mexer na estrutura base. A manutenção do Moura como lateral esquerdo e da dupla de centrais polaca faria sempre sentido do ponto de vista dos princípios: continuidade nos comportamentos defensivos, timings de pressão mais consolidados e uma saída de bola já bem rotinada. Mesmo em jogos de maior exigência, como o clássico de amanhã, haveria ganhos claros em preservar automatismos, sobretudo no primeiro e segundo momentos de construção.

Com o Moura indisponível, e sem um lateral esquerdo de raiz, acredito que em contextos de dificuldade média a solução passaria sempre pelo Martim. Apesar de jogar com o pé direito sobre a esquerda, o impacto seria relativamente controlado se o adversário não pressionar de forma muito agressiva. A equipa conseguiria, ainda assim, garantir superioridade na primeira fase, usando o Kiwior como principal eixo de progressão no centro-esquerda, com o Martim a dar largura apenas em momentos específicos.

Mas num jogo como o de amanhã, frente a um adversário que pressiona alto, com agressividade e qualidade individual, faz sentido equacionar uma estrutura não de três centrais, mas com os três centrais: Jan, Kiwior e Thiago. Não tanto por reforço defensivo, mas para otimizar a saída de bola. Com o Kiwior a descair para o corredor esquerdo, a equipa ganha um canhoto natural nesse lado, melhora os ângulos de passe sob pressão e aumenta a variabilidade na construção, seja em saída curta a três, seja na capacidade de encontrar o médio interior entre linhas ou explorar o lado fraco após atração. Essa solução pode permitir, ainda, libertar melhor os médios para receberem em zonas mais altas, reduzindo o risco de perdas em zonas proibidas e aumentando a probabilidade de ultrapassar a primeira linha de pressão adversária com critério. A isto soma-se uma vantagem adicional importante: as bolas paradas. Com três centrais em campo, a equipa ganha capacidade no jogo aéreo, tanto ofensiva como defensivamente, um fator que pode ser decisivo num jogo deste género, muitas vezes resolvido nos detalhes e onde as bolas paradas tendem a assumir um peso determinante.
Esta é a minha opinião relativamente ao jogo de hoje, partilhada ontem. Nos próximos jogos, entendo que só se justifica o Kiwior à esquerda se não houver nem o Moura, nem o Martim, nem sequer o Zaidu. Mas hoje é um jogo especial, com características diferentes, e tendo o Moura indisponível, aceito melhor se a opção do Farioli passar por uma linha defensiva com DD, Thiago, Bednarek e Kiwior.

• Love

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
42,978
33,880
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Equipa na máxima força, martim à esquerda, 11 fulanos com faca na liga e vamos para cima deles com mais 50 mil aproximadamente no estádio para dar cabo deste fdps..

• Love