#Futebol Francesco Farioli - Treinador

Francesco Farioli

Francesco Farioli

7.20

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

7.20 Performance da Época

Miguel Barbosa

Tribuna
7 Outubro 2017
4,664
7,167
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
Volto a repetir uma história que contei aqui ou no tópico silly season.

No Verão passado aquando a contratação do nosso mister tive a oportunidade de falar com um amigo que era adepto do Ajax sobre o Farioli e sobre o Taylor que na altura estavamos a pensar em comprar.

O que ele me disse na altura é que estava agradecido ao mister de ter conseguido elevar o Ajax de uma época miserável para a luta pelo título e que mesmo com o pesadelo que se passou na recta final ficou triste de ele se ir embora. O que me contou é que a direcção do Ajax encostou o mister contra a parede e disse-lhe que na época seguinte seria obrigatório ele começar a tentar colocar uma táctica mais ofensiva ao qual o Farioli alegadamente respondeu "a equipa ainda não está preparada". O resto é história, o Ajax em vez de estar a lutar pelo título está a mais de 10 pontos do líder PSV e o Porto com mil e um defeitos no processo ofensivo está na frente com uma defesa de betão.

Aconteça o que acontecer temos que dar mérito ao mister e acreditar que quando não há pão-de-ló tem que se comer pão d'avó. Não tenho dúvida nenhuma que o André está ciente disto e que não vai cometer o mesmo erro do que o clube do regime lá da Holanda.
Eu concordo com tudo menos com uma coisa.

Pão d'avó, fresco, com manteiga >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> pão-de-ló

• Like
Reações: tocoolant

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
79,185
56,021
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Volto a repetir uma história que contei aqui ou no tópico silly season.

No Verão passado aquando a contratação do nosso mister tive a oportunidade de falar com um amigo que era adepto do Ajax sobre o Farioli e sobre o Taylor que na altura estavamos a pensar em comprar.

O que ele me disse na altura é que estava agradecido ao mister de ter conseguido elevar o Ajax de uma época miserável para a luta pelo título e que mesmo com o pesadelo que se passou na recta final ficou triste de ele se ir embora. O que me contou é que a direcção do Ajax encostou o mister contra a parede e disse-lhe que na época seguinte seria obrigatório ele começar a tentar colocar uma táctica mais ofensiva ao qual o Farioli alegadamente respondeu "a equipa ainda não está preparada". O resto é história, o Ajax em vez de estar a lutar pelo título está a mais de 10 pontos do líder PSV e o Porto com mil e um defeitos no processo ofensivo está na frente com uma defesa de betão.

Aconteça o que acontecer temos que dar mérito ao mister e acreditar que quando não há pão-de-ló tem que se comer pão d'avó. Não tenho dúvida nenhuma que o André está ciente disto e que não vai cometer o mesmo erro do que o clube do regime lá da Holanda.
O Andre tinha que ter dado mais qualidade para a frente..

Uma coisa é jogar em 433 com Hulk, Falcao e Varela/James na frente, outra é jogar com o talento que temos.

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
12,171
8,653
Há adeptos que percebem que os treinadores estão sempre dependentes da matéria prima que tem a sua disposição porque como se costuma dizer sem (bons)ovos não se fazem (boas)omeletes e depois há mutos adeptos que acham que um treinador é um milagreiro e que deve produzir sempre com qualidade mesmo quando a matéria prima não é de primeira.

Quando me refiro a matéria prima algo insuficiente no caso do Porto estou obviamente a nível ofensivo.

• Like
Reações: Rio Douro

Qinglong

Superior
26 Janeiro 2026
45
136
A estrutura parece estar atenta ao forum e à crescente frustraçao dos adeptos ao verem a equipa jogar na retranca constantemente e à sua incapacidade (e falta de ousadia) de criar lances de golo.

De resto, nota-se que nao tens bem noçao do treinador que tens para achar que é estratégia e nao ideologia o pragmatismo do treinador quando a grande força das equipas de Farioli foi literalmente sempre a defesa.
Farioli tem uma carreira curta como treinador. Não estamos a falar de um treinador com 20 anos de carreira e que passou pelos mais variados contextos para termos uma noção mais clara daquilo das suas ideias, o quanto é ideologia e o quanto é adaptação ao contexto. Parece-me evidente que Farioli acha que se começa a ganhar jogos com um processo defensivo bem trabalhado.

Quem também pensava assim era um rapazito chamado José Mourinho quando chegou ao FC Porto em 2003. O FC Porto de 03/04 era uma máquina de pragmatismo, marcamos 60 e poucos golos no campeonato. As equipas mais pequenas da altura eram mais fortes que atualmente, mas a diferença do FC Porto para os rivais de Lisboa era grande. Hoje há um equilíbrio muito maior entre os 3 grandes. Em termos de plantel, na minha opinião, o FC Porto tem mais qualidade nos setores recuados, mas é o pior dos 3 do meio-campo para a frente. Onde não existe equilíbrio de forças nenhum, é na influência nos bastidores, aí perdemos de goleada.

Tenho a convicção que sem o pragmatismo do FC Porto deste ano, dificilmente estaríamos na posição em que estamos.

luchogonzalez27

Bancada central
31 Julho 2025
1,676
2,403

Uma coisa é jogar em 433 com Hulk, Falcao e Varela/James na frente, outra é jogar com o talento que temos.
Foi o possível tendo em conta o investimento efetuado.

Tambem tivemos azar com a lesão do de joong.

Houve uma tentativa de melhoria na frente de ataque com a vinda do Moffi e oscar.

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,608
208
41
Oliveira de Azeméis
Farioli tem uma carreira curta como treinador. Não estamos a falar de um treinador com 20 anos de carreira e que passou pelos mais variados contextos para termos uma noção mais clara daquilo das suas ideias, o quanto é ideologia e o quanto é adaptação ao contexto. Parece-me evidente que Farioli acha que se começa a ganhar jogos com um processo defensivo bem trabalhado.

Quem também pensava assim era um rapazito chamado José Mourinho quando chegou ao FC Porto em 2003. O FC Porto de 03/04 era uma máquina de pragmatismo, marcamos 60 e poucos golos no campeonato. As equipas mais pequenas da altura eram mais fortes que atualmente, mas a diferença do FC Porto para os rivais de Lisboa era grande. Hoje há um equilíbrio muito maior entre os 3 grandes. Em termos de plantel, na minha opinião, o FC Porto tem mais qualidade nos setores recuados, mas é o pior dos 3 do meio-campo para a frente. Onde não existe equilíbrio de forças nenhum, é na influência nos bastidores, aí perdemos de goleada.

Tenho a convicção que sem o pragmatismo do FC Porto deste ano, dificilmente estaríamos na posição em que estamos.
Atenção que a equipa do Mourinho de 2004 marcava poucos golos porque não precisava. Tinha os jogos (e campeonato) sempre controlados e geria muito, até para a Champions.

Tanto é que com o mesmo treinador, 1 ano antes, a equipa ainda se estava a afirmar e era bem mais ofensiva.

Já esta época, tirando a fase inicial, são raros os jogos em que sentes realmente tudo controlado e não os segues com "o credo na boca"...

Enviado do meu ALI-NX1 através do Tapatalk

• Like
Reações: castrius

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
22,089
7,055
Conquistas
1
  • Junho/18

E dinheiro ?

Essa equipa foi formada num contexto em que havia maior capacidade para investir, AVB no geral gastou bem o que tinha e ainda teve o azar das lesões dos 2 melhores PdL's, ainda vai demorar algumas janelas de mercado até podermos recrear algo como o Porto de 2010/11.

Qinglong

Superior
26 Janeiro 2026
45
136
Atenção que a equipa do Mourinho de 2004 marcava poucos golos porque não precisava. Tinha os jogos (e campeonato) sempre controlados e geria muito, até para a Champions.

Tanto é que com o mesmo treinador, 1 ano antes, a equipa ainda se estava a afirmar e era bem mais ofensiva.

Já esta época, tirando a fase inicial, são raros os jogos em que sentes realmente tudo controlado e não os segues com "o credo na boca"...

Não estou a comparar as equipas, até porque seria absurdo pela diferença gritante de qualidade individual. Falei da abordagem ultrapragmática do Mourinho a essa época. Sem essa dose de pragmatismo teríamos ganho campeonato e Liga dos Campeões? Duvido. Adaptação ao contexto. Não é por acaso que a abordagem do FC Porto mudou de 02/03 para 03/04, e ainda bem que assim foi.

castrius

Tribuna Presidencial
10 Março 2012
5,956
3,209
Conquistas
11
37
Rio Tinto, Porto, Portugal
  • Paulinho Santos
  • Madjer
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes

O pessoal arranja argumentos para tudo menos para justificar a mediocridade do nosso futebol

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
79,185
56,021
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
E dinheiro ?

Essa equipa foi formada num contexto em que havia maior capacidade para investir, AVB no geral gastou bem o que tinha e ainda teve o azar das lesões dos 2 melhores PdL's, ainda vai demorar algumas janelas de mercado até podermos recrear algo como o Porto de 2010/11.
Mas uma equipa que joga em 433 não pode ter só um PDL em campo sendo ele o unico avançado, há aqui um problema de perfil na contratação dos jogadores que jogam nas alas.

Para recrear o FCP tens que contratar 3 jogadores que são material de bola de Ouro, boa sorte com isso.

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
2,382
5,885
A comparação com trappatoni faz sentido tendo em conta o forte pendor defensivo da equipa.
Vendo o detalhe dos números, haverá diferenças, claro.
Acredito no título, no treinador e na equipa, mas não é preciso fazer disto uma espécie de seita onde não se enxerga a realidade.
A comparação com o trappatoni é só mais uma forma da comunicação social nos pôr em estado de sítio sem qualquer tipo de necessidade.

Eu não sei se já se deram conta mas estamos em primeiro com 4 pontos à maior sobre o 2º. Em 22 jornadas temos 1 empate e 1 derrota. E ainda assim somos o clube dos 3 grandes que mais discussão e dúvida se levanta.

É somente ridículo que estejamos a duvidar da nossa época.
Os outros é que se esfarrapam todos para nos tirar pontos, que estouraram dinheiro para ter o plantel que têm, que vêm de épocas vitoriosas e de consolidação mas nós é que estamos na corda bamba, o nosso treinador é que não está a fazer um bom trabalho, o nosso Presidente é mais reles que Pinto da Costa.

Esta malta está a dar tudo para nos desestabilizar e, pelo que vou lendo pelas redes, estão a conseguir. Graças a Deus que o balneário se está a cagar para a opinião dos leigos.

Marco Lopes

Tribuna
25 Abril 2013
3,973
1,365
Conquistas
3
43
Felgueiras
  • Campeão Nacional 19/20
  • Falcao
  • Reinaldo Teles
Temos agora dois jogos seguidos no Dragão contra equipas do fundo da tabela, temos de elevar os níveis de exibição nestes dois jogos para continuar na senda de vitórias como na 1ª volta...