Uma observação:
Não podemos estar a repudiar andarem a chamar "macaco" aos jogadores e depois usar palavras com conotações homofóbicas como "rabolho".
Sejamos coerentes.
A questao é que a maioria das vezes todos os termos xenofobos, racistas, homofobicos usados nestes contextos de rivalidade desportiva apenas refletem a vontade de ofender. Ou seja pessoas nao homofobicas vao dizer paneleiro de merda, por exemplo, so porque acham que isso pode ofender o outro lado.
Se na semana seguinte esse mesmo jogador viesse jogar para a equipa dessas pessoas, marcava um golo, e os mesmos que proferiram as ofensas homofobicas eram capazes dizer, faz me um filho, amo te, e outras baboseiras.
E com o racismo igual. Diz se muita coisa so por dizer.
Racismo e xenofobia sao o maior cancro da sociedade. Gracas a ele, bilioes de pessoas foram escravizadas, torturadas, mutiladas, violadas, assassinadas, viveram em condicoes sub humanas, tratadas piores que animais ao longo dos seculos.
Nao me parece que no Desporto seja mesmo racismo, ou seja, as pessoas nao acreditam nada que sao superiores, ou que aquele jogador é inferior. Tem mais que ver com o lado que ele esta a jogar.
Nao estou com isto a desvalorizar no sentido de dizer que nao deve acontecer nada ou que nao tem importancia.
Porque tem, mas acho que era muito mais importante haver um aprofundar da educação da sociedade sobre o passado, sobre o que realmente significa o racismo, as suas cruéis consequências do que andar sempre com estas discussoes estereis que nunca dao em nada. Nada vai mudar assim
Vivemos numa sociedade do alarido, do mediatismo, mas onde praticamente tudo cai no esquecimento assim que aparece algo novo.
Para mim muito mais importante do que dizer que é proibido chamar mono a alguem, era educar as pessoas sobre o porquê disso ser tao mau. Mas isso ja nao vejo grande interesse em discutir.
Desculpa la, deixei me levar.