Futebol Clube do Porto e FC Porto SAD

peterdragon

Bancada lateral
11 Agosto 2025
617
1,320
Total e foi operado hoje

Os 9 meses apontam para Novembro
Ando há anos a falar em círculos de amigos que não entendo como é que a maioria dos portistas não vê o óbvio... É que nem aqui no Portal... Há anos que precisamos de mudar TODO o departamento médico... Mandámos alguns embora, mas não chega! O Dr. Puga está há muito a mais! Agora a moda é deixar em campo malta com roturas parciais e totais dos LC, é absolutamente surreal! Nos últimos anos tem sido asneiras atrás de asneiras!

Última edição:

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
13,047
19,257
Total e foi operado hoje

Os 9 meses apontam para Novembro
Foi total afinal ?

Fdx, então é esquecer o regresso para Setembro's e afins. Com jeitinho para a segunda volta do campeonato e e....

Ou seja, primeira fase da época internamente + competições europeias, chapéu.

Muito curioso para ver qual vai ser o rumo que o clube vai querer tomar para a posição de ponta na próxima época...

Gul não poderá ficar, terá que ser emprestado (no mínimo); vão arriscar partir para uma nova temporada com Samu e Luuk, dois jogadores com graves lesões ?

É que comprar apenas um ponta pode ser arriscadíssimo, por outro lado comprar 2 poderá depois ser jogadores a mais..pqp azar do crl.

• Like
Reações: peterdragon

peterdragon

Bancada lateral
11 Agosto 2025
617
1,320
Foi total afinal ?

Fdx, então é esquecer o regresso para Setembro's e afins. Com jeitinho para a segunda volta do campeonato e e....

Muito curioso para ver qual vai ser o rumo que o clube vai querer tomar para a posição de ponta na próxima época...

Gul não poderá ficar, terá que ser emprestado (no mínimo); vão arriscar partir para uma nova temporada com Samu e Luuk, dois jogadores com graves lesões ?

É que comprar apenas um ponta pode ser arriscadíssimo, por outro lado comprar 2 poderá depois ser jogadores a mais..pqp azar do crl.
Penso que a solução poderá ser esta:

- contratar um excelente avançado
- ficar com Gul até Janeiro
- renovar com o luuk se estiver em boas condições físicas

Em Janeiro, renovar com Gul e emprestar, visto que Samu regressa

A questão é que certamente estaríamos a olhar para Samu como um grande encaixe financeiro... E nem financeiro, nem desportivo, foi azar! Mas o futuro pode vir a ser risonho na mesma... Por vezes, há males que vêm por bem!

guerreiro-azul

Lugar Anual
29 Julho 2016
173
218
39
Porto
A parte do aumento nos
Gastos com pessoal será ainda maior no segundo semestre porque o aumento até agora é do período julho a dezembro e alguns dos jogadores novos não chegaram logo a 1 de julho e também não tem aqui nenhum efeito dos jogadores que chegaram agora em janeiro.

se no primeiro semestre para um resultado residual foram necessários 40M€ em mais-valias, como já referiram, vão ser necessárias 50 a 6€ em mais-valias até junho e isso não vai ser nada fácil. Isto não é valor de venda e em ano de mundial pode existir um atrasar natural nas compras de alguns clubes, o que nos vao trazer bastante pressão até 30 de junho.

• Like
Reações: Rocha_do_Balteiro

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
26,621
22,673
Vila Nova de Gaia, 1975
os 50M mais valias sao normais.. Este ano também se investiu o que se desinvestiu o ano passado.

Creio que para o FairPlay financeiro se terá em consideração os dois ciclos (tenho a ideia de ter visto isso no passado). Nesse sentido tivemos cerca de 40M lucro a época passada, se terminarmos esta com 30M negativos temos 1. Lucro no conjunto dos dois anos 2. Um plantel muito melhor e com muitos "diamantes". Entrando na champions continuamos a caminhada.
Não são 50 ME de MV.

São MAIS 50 ME de MV...

Rocha_do_Balteiro

Arquibancada
19 Setembro 2025
211
492
Balteiro
os 50M mais valias sao normais.. Este ano também se investiu o que se desinvestiu o ano passado.

Creio que para o FairPlay financeiro se terá em consideração os dois ciclos (tenho a ideia de ter visto isso no passado). Nesse sentido tivemos cerca de 40M lucro a época passada, se terminarmos esta com 30M negativos temos 1. Lucro no conjunto dos dois anos 2. Um plantel muito melhor e com muitos "diamantes". Entrando na champions continuamos a caminhada.
As coisas não são assim tão lineares...

Na perspectiva do comité de controlo financeiro da UEFA, no caso da SAD vir ter prejuízo, apesar de não vir aplicar sanções gravosas pela avaliação do ciclo bianual, pode extender o período de observação e alçada do FairPlay financeiro.

Pior ainda se o prejuízo for muito relevante...

E, neste momento, na projecção para evitar ter um prejuízo relevante implica realizar mais de 50M em MV.

Ou seja, a SAD vai ter que se mexer bem no mercado logo no mês de Junho. Possivelmente com Jorge Mendes (ie com respectiva taxa de intermediação alta)...

E não sei será mais que isso. Estou, por exemplo, a lembrar-me que provavelmente vamos ter de accionar a clásula de compra do Kiwior antes de 30/06.

Já agora, permite-me a correcção: No ano passado o que aconteceu não foi um desivestimento. Foi sim, total falta de liquidez. Ainda assim houveram aquisições relevantes através de pagamento +/- extendidos no tempo.

A consolidação da entrada na Champions é importantissíma para os clubes portugues. Mas para o FC Porto, este ano, é crucial!

• Like
Reações: arichard

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
17,488
12,751
Ando há anos a falar em círculos de amigos que não entendo como é que a maioria dos portistas não vê o óbvio... É que nem aqui no Portal... Há anos que precisamos de mudar TODO o departamento médico... Mandámos alguns embora, mas não chega! O Dr. Puga está há muito a mais! Agora a moda é deixar em campo malta com roturas parciais e totais dos LC, é absolutamente surreal! Nos últimos anos tem sido asneiras atrás de asneiras!
Como assim "deixar em campo"?

dragon1893

Bancada lateral
6 Outubro 2012
517
526
As coisas não são assim tão lineares...

Na perspectiva do comité de controlo financeiro da UEFA, no caso da SAD vir ter prejuízo, apesar de não vir aplicar sanções gravosas pela avaliação do ciclo bianual, pode extender o período de observação e alçada do FairPlay financeiro.

Pior ainda se o prejuízo for muito relevante...

E, neste momento, na projecção para evitar ter um prejuízo relevante implica realizar mais de 50M em MV.

Ou seja, a SAD vai ter que se mexer bem no mercado logo no mês de Junho. Possivelmente com Jorge Mendes (ie com respectiva taxa de intermediação alta)...

E não sei será mais que isso. Estou, por exemplo, a lembrar-me que provavelmente vamos ter de accionar a clásula de compra do Kiwior antes de 30/06.

Já agora, permite-me a correcção: No ano passado o que aconteceu não foi um desivestimento. Foi sim, total falta de liquidez. Ainda assim houveram aquisições relevantes através de pagamento +/- extendidos no tempo.

A consolidação da entrada na Champions é importantissíma para os clubes portugues. Mas para o FC Porto, este ano, é crucial!
A compra de um jogador não tem impacto direto no resultado. É a amortização do passe que impacta o resultado de maneira linear e durante a duração do contrato.

A compra tem um impacto no cash flow, mas é outra história.

• Like
Reações: Rocha_do_Balteiro

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
3,903
6,916
Não são 50 ME de MV.

São MAIS 50 ME de MV...
Sim e sei que as compras nao entram todas neste período mas o que vendemos até agora serve para equilibrar o que se gastou (+ amortizações + custos com transferencias + gastos salariais).

Em qualquer época sem grandes vendas e sem champions temos imenso prejuízo. Creio que ha uns anos tínhamos de encaixar 100M entre champions e vendas para break even. Este ano em que contratamos um plantel novo é esperado que seja necessário valores nessa magnitude

Rocha_do_Balteiro

Arquibancada
19 Setembro 2025
211
492
Balteiro
A compra de um jogador não tem impacto direto no resultado. É a amortização do passe que impacta o resultado de maneira linear e durante a duração do contrato.

A compra tem um impacto no cash flow, mas é outra história.
Certo!

Seja como fôr. É mais uma obrigação que vai exigir mais rigor no futuro.

Para lá de depender dos pressupostos que formos cumprindo nos próximos tempos.

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
47,547
79,270
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Isso só quando vierem os títulos.
Hummm...discordo. Se vires esta equipa atual e veres o que já foi conseguido verás claramente uma evolução no bom sentido. Os títulos virão por consequência disso. Mas ainda há muito trabalho pela frente até esses títulos começarem a vir de forma sustentada e regular.

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
11,787
13,238
Foi total afinal ?

Moffi deverá ficar, tenho MUITA certeza sobre isso ... só se o jogoador não cumprir os mínimos dos mínimos ...
De Jong deverá renovar, ainda para mais depois da lesão do Samu
Gul poderá ficar que eu ainda acredito nele, deixemos uns quantos jogos a titular a ver ...

Mas caso o Gul seja emprestado ou Moffi não seja comprado, deveremos ir atrás de um PdL de creditos firmados ...

peterdragon

Bancada lateral
11 Agosto 2025
617
1,320
Como assim "deixar em campo"?
O Luuk e o Samu queixaram-se e foram assistidos... E continuaram até o jogo terminar ou até a primeira parte terminar... Poderia falar da rotura e joelho do Samu na primeira metade da época, que foram exemplos iguais... Ou do tornozelo do Gabri... Ou da continuidade em campo do Moura quando vi logo que aquela virilha não dava mais para arriscar... E poderia continuar com muitos exemplos só nos últimos 5 ou 6 anos... Já o enfermeiro Braga eram só disparates, tudo se resumia aos dentes, enfim... Até muitos dos Fisios gozavam...

• Like
Reações: Filipe01

JRSB

Lugar Anual
7 Maio 2016
30,296
29,848
Conquistas
8
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
13M em salários. Calculava que o valor ia crescer bastante dado as trutas que fomos buscar. Acredito que a renovação do Diogo não esteja aí o que deve aumentar ainda mais.

É saber gerir esta questão e é importantíssimo irmos à Champions.

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
13,047
19,257
Moffi deverá ficar, tenho MUITA certeza sobre isso ... só se o jogoador não cumprir os mínimos dos mínimos ...
Gul poderá ficar que eu ainda acredito nele, deixemos uns quantos jogos a titular a ver ...

Mas caso o Gul seja emprestado ou Moffi não seja comprado, deveremos ir atrás de um PdL de creditos firmados ...
A não ser que o Moffi nestes últimos três meses de época começasse a marcar golos a torto e a direito..que cenário pesadelo esse dass.

Pensar que vamos para a próxima época com Moffi + Gul + Luuk e Samu com estas lesões...

No mínimo dos mínimos para mim é inegável que teremos que arranjar um ponta de lança, de preferência já feito, para dar rendimento imediato.

Projectos já temos Samu e Gul.

Hugo Renda

Bancada lateral
9 Março 2012
661
638
46

Espero francamente que apostemos no ataque e na qualidade do mesmo.

• Like
Reações: arichard