Mundo Automóvel

Rower

Bancada central
3 Junho 2014
1,838
3,458
Pelo que percebi muitos problemas foram solucionados no model 3...nos outros não sei...
Não é o meu carro de eleição, mas segundo sei desapareceram praticamente todos os problemas de qualidade/construção após a ultima atualização, tanto no model 3 como no Y.

Os vidros agora são laminados, a montagem parece muito mais sólida e trocaram os materiais baratos por materiais de qualidade, o que ajuda a que não hajam ruídos "parasitas" no interior.

Em sentido contrário e segundo se consta, o serviço pós-venda é que ainda deixa bastante a desejar..
obrigado aos dois, vai de encontro ao que tinha encontrado online. Vou fazer test drive ao Y na sexta feira, mas estou muito indeciso em mudar para eléctrico ou ficar pela combustão.

• Like
Reações: zenabooo

pauloans

Bancada lateral
25 Agosto 2016
979
1,046
Eu por acaso tenho uma curiosidade: é verdade que os sistemas que equipam os carros para trabalhar a GPL na origem não são tão fiáveis como ao converter fora?Parece-me apenas uma espécie de mito urbano, mas...
A questão é que ao instalar fora está-se sujeito à qualidade do instalador. E há instaladores mesmo maus, que nem para sapateiros quanto mais ....
O material quando apropriado e bem instalado fica tão bom ou melhor que o original.
O problema dos kits de fábrica é virem fechados (em termos de software), e os técnicos realmente competentes que normalmente não estão nas oficinas de marca,não lhes podem mexer e configurar ao gosto do cliente.

Aproveitando a ocasião, se comprar um carro preparado para GNV, consigo converter para GPL?
São coisas diferentes.
O GNV é armazenado, salvo erro 200bar, e o GPL até 8bar. (Já houve explosões de depósitos por malta no Brasil a tentar meter GNV num depósito de GPL)
Creio que no Brasil há carros a GNV, e bombas que disponibilizam, mas não tenho a certeza, já foi à muito tempo.

Mas respondendo objectivamente, Impossivel não é, mas se tens um carro que funcione de fábrica a GNV deverás ter acesso ao uma bomba especifica. Normalmente, devido à complexidade (e peso) do sistema só compensa meter em viaturas pesadas, daí haver tantos autocarros a GNV e as bombas pertencerem às empresas de transportes. Mas terias de trocar todo o sistema, o que pode não ser sequer financeiramente boa ideia.

Ou mais vale comprar a gasolina e converter? Não estou a pensar comprar carro para já, mas mais uns mesitos e acho que vou trocar o charuto, assim penso já no que vou fazer!
Quando decidires comprar, fala primeiro com um instalador que tenhas boas referências.
Há carros com válvulas macias que podem precisar de um sistema adicional para as proteger.
Começa por aqui

diz logo se o motor pode ter ou não e se precisa de lubrificante de motor ou se precisa de ter adaptações ao motor (não aconselho isto) e que kit precisa (se vaporização se liquido etc)

Há uma casa no norte, que não me consigo lembrar do nome, que se especializou em transformar carros hibridos, como os taxis Toyota Corolla. Se vires um taxista com um(a) Toyota Corolla pergunta-lhe... lol Mesmo a malta de Lisboa ía a esse instalador.
De que zona és?

liebe_fcp

Bancada central
16 Junho 2017
1,343
2,063
A questão é que ao instalar fora está-se sujeito à qualidade do instalador. E há instaladores mesmo maus, que nem para sapateiros quanto mais ....
O material quando apropriado e bem instalado fica tão bom ou melhor que o original.
O problema dos kits de fábrica é virem fechados (em termos de software), e os técnicos realmente competentes que normalmente não estão nas oficinas de marca,não lhes podem mexer e configurar ao gosto do cliente.

São coisas diferentes.
O GNV é armazenado, salvo erro 200bar, e o GPL até 8bar. (Já houve explosões de depósitos por malta no Brasil a tentar meter GNV num depósito de GPL)
Creio que no Brasil há carros a GNV, e bombas que disponibilizam, mas não tenho a certeza, já foi à muito tempo.

Mas respondendo objectivamente, Impossivel não é, mas se tens um carro que funcione de fábrica a GNV deverás ter acesso ao uma bomba especifica. Normalmente, devido à complexidade (e peso) do sistema só compensa meter em viaturas pesadas, daí haver tantos autocarros a GNV e as bombas pertencerem às empresas de transportes. Mas terias de trocar todo o sistema, o que pode não ser sequer financeiramente boa ideia.

Quando decidires comprar, fala primeiro com um instalador que tenhas boas referências.
Há carros com válvulas macias que podem precisar de um sistema adicional para as proteger.
Começa por aqui

diz logo se o motor pode ter ou não e se precisa de lubrificante de motor ou se precisa de ter adaptações ao motor (não aconselho isto) e que kit precisa (se vaporização se liquido etc)

Há uma casa no norte, que não me consigo lembrar do nome, que se especializou em transformar carros hibridos, como os taxis Toyota Corolla. Se vires um taxista com um(a) Toyota Corolla pergunta-lhe... lol Mesmo a malta de Lisboa ía a esse instalador.
De que zona és?
Antes de mais obrigado pela cuidada resposta!
Esse instalador a que te referes não será o Sr. Pedro em Grijó? Edit: MasterGás - lembrei-me agora.
Foi lá que converti o meu ex carrinho em 2009 salvo erro.

O que me passa mais pela cabeça é importar (ganhei-lhe o gosto, não quero outra coisa) uma carrinha, de preferência do grupo VW ou Asiático. Que me perdoe o resto da malta, mas continuo a não sentir confiança nos franceses e muito menos nos italianos. A ver vamos!
Sou de Rio Tinto...

Última edição:

liebe_fcp

Bancada central
16 Junho 2017
1,343
2,063
Se eu tivesse dinheiro para comprar um Corolla, nem pensava duas vezes.
O campeonato é outro, fiabilidade é a palavra de ordem! Tive uma Corolla de 2004, aquele 1.4 às vezes dava-me vontade de o espancar pela lentidão no arranque, mas aquilo é meter gasóleo e andar.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
34,712
30,295
Gaia
O Corolla é fixe mas em auto-estrada não é muito mais eficiente que um diesel com 15 anos, se é que é.. deve fazer uns 6 ou 7L/100km
--------------------

A minha mulher tem um Corolla Cross 1800 novo modelo com 5 meses e apesar de fazer mais de 80% urbano a média dela (anda sempre em ECO) é abaixo de 5, quase sempre entre 4,7 e 4,9 l/100Km. Agora em autoestada para andar a mais de 140 é uma carroça, mesmo em Power é lento mas só vi subir para entre 5,7 e 6,1Km. Mas não é viagem representativa. A caixa CVT dá como prioridade ter as baterias carregadas e quando conduzo o carro e tenho pressa não me entendo com ele, quando vou em ritmo de passeio adoro o carro.

Eu se fosse taxista em urbano escolheria o Yaris Cross (motor 1500), tenho um amigo com um filha tem um e aquilo gasta em misto à volta de 4,5, na cidade diz que faz menos 3,9.
.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
79,448
56,308
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
A toyota nos hibridos afinou aquilo de uma maneira brutal, até em AE gasta pouco, mas ai o diesel continua a consumir menos, para quem faz muita AE e quer andar depressa nada bate o diesel.

pauloans

Bancada lateral
25 Agosto 2016
979
1,046
A Masterg´sa é das mais antigas, m
Antes de mais obrigado pela cuidada resposta!
Esse instalador a que te referes não será o Sr. Pedro em Grijó? Edit: MasterGás - lembrei-me agora.
Foi lá que converti o meu ex carrinho em 2009 salvo erro.

O que me passa mais pela cabeça é importar (ganhei-lhe o gosto, não quero outra coisa) uma carrinha, de preferência do grupo VW ou Asiático. Que me perdoe o resto da malta, mas continuo a não sentir confiança nos franceses e muito menos nos italianos. A ver vamos!
Sou de Rio Tinto...
A Mastergás é das mais antigas e dos instaladores mais conceituados, mas creio que não era esse.
Gostava muito da participação do Sr. Pedro no forum.
A ver se encontro e depois digo-te.

pauloans

Bancada lateral
25 Agosto 2016
979
1,046
O Corolla é fixe mas em auto-estrada não é muito mais eficiente que um diesel com 15 anos, se é que é.. deve fazer uns 6 ou 7L/100km
O Corolla 1.8 hibrido a gasolina em média faz 5,9l / 100km. (quase todos os taxis são a gasolina hibridos)
Mete GPL e depois faz as contas....

jorgebest

Tribuna Presidencial
2 Junho 2020
7,364
8,428
O Corolla 1.8 hibrido a gasolina em média faz 5,9l / 100km. (quase todos os taxis são a gasolina hibridos)
Mete GPL e depois faz as contas....
Ya eu até vejo média de 5.8L/100km do Corolla 1.8 mas por exemplo um Golf tdi 2.0 de 2011 faz 4.8L/100km..

Agora claro se vais conduzir maioritáriamente em cidade o hybrido compensa e muito, mas se for 70% em auto-estrada a uma média de 110kmh já li que faz acima dos 6L/100km até.

Vale a pena espreitar os hibridos da Honda tb..

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
79,448
56,308
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Ya eu até vejo média de 5.8L/100km do Corolla 1.8 mas por exemplo um Golf tdi 2.0 de 2011 faz 4.8L/100km..

Agora claro se vais conduzir maioritáriamente em cidade o hybrido compensa e muito, mas se for 70% em auto-estrada a uma média de 110kmh já li que faz acima dos 6L/100km até.

Mas se tiveres o corola a GPL, mesmo que ele consuma 8 l/100 em AE vai ser menos que esses 5 l/100 de gasoleo.

• Like
Reações: pauloans

pauloans

Bancada lateral
25 Agosto 2016
979
1,046

Em termos de custo por km fica ela por ela.
Eu, no entanto, ia sempre para um japonês, especialmente Toyota.
tenho experiência com vários Hondas, e um Toyota... pode ter sido sorte com esta amostra de carro (Yaris 1.0 de 2003) mas, bolas, sempre no batente todos os dias à quase 20 anos comigo, sem ser um gajo particularmente cuidadodoso, apenas trato do básico.... e sinceramente fiquei fan. Acho que o vou ter até fazer 30 anos de idade.... já falta pouco hehehe

• Like
Reações: jorgebest

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
34,712
30,295
Gaia
Em termos de custo por km fica ela por ela.
Eu, no entanto, ia sempre para um japonês, especialmente Toyota.
tenho experiência com vários Hondas, e um Toyota... pode ter sido sorte com esta amostra de carro (Yaris 1.0 de 2003) mas, bolas, sempre no batente todos os dias à quase 20 anos comigo, sem ser um gajo particularmente cuidadodoso, apenas trato do básico.... e sinceramente fiquei fan. Acho que o vou ter até fazer 30 anos de idade.... já falta pouco hehehe
-----------------

Na familia também temos um toyota yaris 1000 com 20 anos e quando há mudanças de carro ele fica sempre, não se troca, ainda há cerca de seis meses compramos para a minha mulher o Corolla Cross e ninguém quis meter o velhinho yaris à troca. Sempre a dar à chave, só temos de ter um cuidado, o motor de 3 cilindro a partir dos 14 anos evapora óleo e é preciso controlar o óleo no motor. É preciso estar atento, tirando isso é sempre o carro de mais baixa manutenção mais fiavel e na cidade é um relógio suiço, perdão japones.

• Like
Reações: pauloans

pauloans

Bancada lateral
25 Agosto 2016
979
1,046
Não estou familiarizado com carros bifuel e GPL mas é mais um elemento potencialmente problemático a nível de durabilidade e manutenção...
Há carros com milhões de Km a GPL
Como tudo, em todos os carros, é necessário manutenção, mas isso não significa que seja problemático.
Problemático é ir a instaladores que nem para trocar o óleo ou lavar o carro servem.

• Like
Reações: jorgebest

pauloans

Bancada lateral
25 Agosto 2016
979
1,046
O sistema costuma ser bastante fiavel, mas é verdade é algo mais para avariar.
Conheci uma pessoa que não queria carros com vidros eléctricos... Aliás, quando menos coisas electrónicas e electricas tivesse melhor. A malta gozava com ele, que devia era ter um carro a carburador dos anos 60....