Eu falei em coletivo do trio ofensivo, considerando que o FCP joga em 433 com posse de bola. Não falo no jogo coletivo dos 11 ou dos restantes 8.
Não sei se percebi bem, achas que o Borja não é individualista, procura servir o avançado mais próximo da baliza? Borja foi mesmo contratado por ser um avançado rápido e finalizador, assim foi nas épocas anteriores de jeito dele sobretudo no Norwich (e até na Turquia). Não foi contratado por ser um extremo cruzador, a procurar servir, com cruzamentos diretos, o avançado e ter mais assistências do que golos. O Pêpe até teve uma época em que teve mais influência como extremo a assistir. O Pietus não posso falar, mas o William era avançado finalizador quando foi contratado.
Não temos jogadores que referi porque também são opções do clube e são opções do Treinador. Os avançados/extremos que temos também podiam ser trabalhados para serem mais "coletivos", mas não é o sistema de Farioli. Posso continuar a argumentar, olhando para a época do Ajax. O melhor assistente do Ajax foi o Taylor, um médio, que acabou a época com apenas 6 assistências. PSV tinha 3 jogadores no top 4, com 32 assistências no total e 6 jogadores no top 10 com um total de 57 assistências! É notória a diferença e a pouca produção de golos do Ajax em comparação com o PSV.
No Nice foi a mesma coisa. É verdade que foi a equipa que menos golos sofreu, menos que o PSG é obra, mas tb foi a equipa com menos golos marcados das equipas que se qualificaram para as competições europeias e ficou ao nível de uma equipa do fundo da tabela, até o Lorient que desceu de divisão marcou mais golos.
A falta de golos das equipas de Farioli para mim tem uma razão, os números não enganam nem as exibições, podiam ter mais se o sistema fosse desenvolvido para que o trio avançado fosse mais coletivo, mas é filosofia de Farioli.
Obviamente que tudo tem haver com o sistema de jogo de cada treinador. O que eu acho do jogo do Porto , e era isso que estava a tentar explicar, é que faltam mesmo jogadores individualistas. Aqueles gajos que quando as coisas não vão lá pelo coletivo, numa ou duas jogadas individuais conseguem resolver os jogos. Houve muitos jogos que ganhamos 1-0, 2-1 ou pela margem mínima, que se tivéssemos um jogador desse perfil ( hulk, luis diaz, rayan que foi falado para aqui) certamente resolvíamos as coisas mais facilmente. O jogo com o Arouca e Rio Ave foram exemplos disso. Criamos oportunidades para ganhar por 4 ou 5 , falta-nos é qualidade ofensiva na frente. Acho que o Oskar nos vai trazer isso ( já está a trazer, é notória a diferença desde que ele chegou ) mas claro é um menino ainda.
Se formos a ver :
- Somos competentes em organização defensiva
- Somos competentes nas transições
- Criamos oportunidades de golo ( houve ai um tempo que tivemos uma quebra que sempre achei que era normal e agora voltamos a repor os indices fisicos, a rotação ajuda e o mercado de janeiro também)
- Somos agressivos, estamos sempre bem posicionados e temos sem duvida toda a garra e "suor" de uma equipa à Porto.
- Existe espirito de entre ajuda entre todos.
Falta aqui apenas uma pequena dose de "fugir" um bocado ao racional no ataque à baliza. O oskar trouxe isso um pouco e acho que o Farioli vê nele a arma de no momento ofensivo ter algo de diferente e "louco" e que quebre um bocado o estilo rígido que consegue formar e bem a equipa.
Depois claro é tudo um processo de crescimento. Esta equipa é nova ( tanto de idade como o facto de estarem nem há 1 ano a jogarem juntos), o treinador é novo ( no clube e também na sua curta carreira, ainda terá muito que evoluir) e o clube vem de um contexto dificil que é mesmo obrigatório ganhar ou ganhar. Dai ainda haver ainda mais cautelas do que se planeava. E conscientes que uma equipa e um "estilo de jogo" começa sempre a sua base pela defesa e consistência defensiva.
Acredito que com mais um ano em cima a equipa vai crescer ainda mais , tal como o treinador. E com 2/3 reforços para o ataque para o ano , podemos evoluir no que falta no estilo de jogo.