#Voleibol Plantel 2026/2027 - Entradas/Saídas/Empréstimos

WhiteWolf

Bancada central
8 Agosto 2023
2,061
2,189
Tendo em conta os rumores, pelo menos 5 contratações deveremos fazer:

- 1 Líbero (caso a Joana saia);
- 2 Centrais (caso se confirmem as saídas da Bruna e Dominika);
- 1 Oposto (para o lugar da Mika);
- 1 Z4 (caso se confirme a saída da Jazz);

Se o objectivo é continuar a melhorar, e se fosse possível um upgrade à Victória.
A Domi voltou para a reforma e a Jazz vai para a Grécia.

• Like
Reações: Braveheart

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,884
18,582
Compreendo a tua argumentação, mas tenho opinião diferente sobre alguns aspetos.
Concordo que a rotação do plantel poderia ter sido diferente, mas isso diríamos sempre, quem quer que fosse o treinador, ou não fossemos treinadores de bancada ;) (ainda estou para ver qual é o treinador que não é criticado pelos adeptos nesse aspeto, até os treinadores das melhores equipas italianas e turcas o são).
No que respeita às centrais, não concordo em parte: a rotação foi feita até à saída da Shayla, só que de jogo para jogo e não em cada jogo. Depois disso, a Domi só esteve a 100% quando já faltavam poucas jornadas da fase regular e foi utilizada em alguns jogos e na meia-final da Taça. Mas sim, podia ter sido mais utilizada nos play-off, sobretudo nos jogos em que a Saska não esteve bem.
Quanto à sobreutilização da Natalia, não concordo de todo. Todas as equipas profissionais utilizam métodos e parâmetros que avaliam a condição de cada jogadora e em cada posição específica e permitem fazer uma gestão adequada do esforço/cansaço.
Lembro-me bem do receio que todos tivemos das consequências que o cansaço dos cinco jogos consecutivos da meia-final poderia ter na final contra um Braga que teve mais de uma semana de descanso. Na altura, falei com três jogadores que jogam em equipas da primeira divisão e todos foram unânimes em dizer que isso era uma falsa questão, porque a gestão do cansaço no voleibol é muito diferente do das outras modalidades, e que preferiam mil vezes estar na situação das jogadoras do Porto do que das do Braga, porque, independentemente dos treinos/jogos-treino que o Braga pudesse ter feito, o Porto ia com um ritmo de jogo muito superior ao do Braga (um deles disse que detesta ficar um fim de semana sem jogar). E lembro-me de que, no final do primeiro jogo, o próprio João Santos referiu isso.
Um abraço!

Obviamente que o treinador de bancada em nós iria fazer sempre opções diferentes. Eu nem questiono tanto as opções em playoff, porque aí têm que jogar as que o treinador entende serem as melhores e ele fê-lo (apesar de pontualmente eu achar que podia ter tomado outras opções), foquei-me mais na fase regular porque achei que em jogos muito pouco competitivos ele podia ter tomado outras opções, mas tens razão nesse aspeto, seria sempre criticado, fossem qual fossem as opções.

Sobre a Natália, quando falei na utilização dela, até era mais relativa. Não temos uma densidade competitiva que leve a um desgaste efetivo das jogadoras (dentro de um jogo de playoffs a 5 sets poderá haver aqui ligeiras alterações), mas quando num campeonato a 12, uma equipa não consegue conquistar um único set e a equipa acima conseguiu conquistar pontos somente com o último classificado, diz muito da pobreza que é este campeonato. Em 22 jogos da fase regular, talvez 10 tenham sido competitivos e isso não é bom para as jogadoras. O plantel do ano passado terá sido provavelmente o melhor plantel jamais construído no voleibol português (muitas expectativas para o da próxima época) e a Murek foi uma jogadora que acabou por jogar em 36 dos 37 jogos do Porto, claramente a melhor zona 4 do campeonato, e eu perguntava-me porque motivo ela estava em campo com o Esmoriz ou o Fiães, porque, competitivamente, aquilo acrescentaria muito pouco a uma jogadora que penso já ter sido internacional por uma das melhores seleções do mundo. Claro que tenho noção da necessidade de ritmos competitivos e todas essas questões relacionadas com a gestão física das jogadoras, mas continuo a achar que houve espaço para tomar outras opções... Mas isto já envolve outras questões que, sinceramente, já não me apetece discutir a esta hora 😅

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,884
18,582
Tendo em conta os rumores, pelo menos 5 contratações deveremos fazer:

- 1 Líbero (caso a Joana saia);
- 2 Centrais (caso se confirmem as saídas da Bruna e Dominika);
- 1 Oposto (para o lugar da Mika);
- 1 Z4 (caso se confirme a saída da Jazz);

Se o objectivo é continuar a melhorar, e se fosse possível um upgrade à Victória.
Eu conseguiria imaginar um mundo em que iriamos procurar uma líbero, mesmo que a Joana fique.

Sobre o upgrade à Vitória, preferia contratar uma jogador ao nível da Murek para o lugar da Jazz e dar o lugar da Vitória à Mariana Marinho...

• Like
Reações: Braveheart

Braveheart

Tribuna
24 Outubro 2014
2,501
4,137
Eu conseguiria imaginar um mundo em que iriamos procurar uma líbero, mesmo que a Joana fique.

Sobre o upgrade à Vitória, preferia contratar uma jogador ao nível da Murek para o lugar da Jazz e dar o lugar da Vitória à Mariana Marinho...
Sim, também seria bem visto, já que se trata de uma jovem com potencial e internacional pelas camadas jovens de Portugal.

• Like
Reações: PO

jferreira20

Tribuna
30 Junho 2017
2,531
2,389
Vou responder por mim, não acho que a Ana Rui fosse mal gerido.
O que me causou estranheza foi aquela polémica que não teve resposta nem do treinador nem das jogadoras, se deviam ter esclarecido a situação ou não só a eles compete responder mas foram vítimas, a equipa no global, disso principalmente nos jogos fora - deixo de fora os posts nas redes sociais que para mim valem pouco porque só soube aqui mas quem acompanha certamente ficou aborrecido.
Creio que a composição do plantel na próxima época esclarecerá, ou não, isso.
Vou responder por mim, não acho que a Ana Rui fosse mal gerido.
O que me causou estranheza foi aquela polémica que não teve resposta nem do treinador nem das jogadoras, se deviam ter esclarecido a situação ou não só a eles compete responder mas foram vítimas, a equipa no global, disso principalmente nos jogos fora - deixo de fora os posts nas redes sociais que para mim valem pouco porque só soube aqui mas quem acompanha certamente ficou aborrecido.
Creio que a composição do plantel na próxima época esclarecerá, ou não, isso.
Por falar em polémica, repararam que o demente apagou os posts todos sobre o assunto?

WhiteWolf

Bancada central
8 Agosto 2023
2,061
2,189
Obviamente que o treinador de bancada em nós iria fazer sempre opções diferentes. Eu nem questiono tanto as opções em playoff, porque aí têm que jogar as que o treinador entende serem as melhores e ele fê-lo (apesar de pontualmente eu achar que podia ter tomado outras opções), foquei-me mais na fase regular porque achei que em jogos muito pouco competitivos ele podia ter tomado outras opções, mas tens razão nesse aspeto, seria sempre criticado, fossem qual fossem as opções.

Sobre a Natália, quando falei na utilização dela, até era mais relativa. Não temos uma densidade competitiva que leve a um desgaste efetivo das jogadoras (dentro de um jogo de playoffs a 5 sets poderá haver aqui ligeiras alterações), mas quando num campeonato a 12, uma equipa não consegue conquistar um único set e a equipa acima conseguiu conquistar pontos somente com o último classificado, diz muito da pobreza que é este campeonato. Em 22 jogos da fase regular, talvez 10 tenham sido competitivos e isso não é bom para as jogadoras. O plantel do ano passado terá sido provavelmente o melhor plantel jamais construído no voleibol português (muitas expectativas para o da próxima época) e a Murek foi uma jogadora que acabou por jogar em 36 dos 37 jogos do Porto, claramente a melhor zona 4 do campeonato, e eu perguntava-me porque motivo ela estava em campo com o Esmoriz ou o Fiães, porque, competitivamente, aquilo acrescentaria muito pouco a uma jogadora que penso já ter sido internacional por uma das melhores seleções do mundo. Claro que tenho noção da necessidade de ritmos competitivos e todas essas questões relacionadas com a gestão física das jogadoras, mas continuo a achar que houve espaço para tomar outras opções... Mas isto já envolve outras questões que, sinceramente, já não me apetece discutir a esta hora 😅
Afinal não temos opiniões assim tão divergentes como poderia parecer ;)
E sim, tens razão. Este tipo de questões não é para discutir nem a esta hora nem por escrito, só numa boa conversa, de preferência acompanhada de umas bejolas :)

• Like
Reações: PO

WhiteWolf

Bancada central
8 Agosto 2023
2,061
2,189

Sobre a segunda parte, para a próxima época, a intenção é ter outra Z4 e uma Oposta ao nível da Natalia, no mínimo.

• Like
Reações: Braveheart e PO

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
30,093
21,536
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Por falar em polémica, repararam que o demente apagou os posts todos sobre o assunto?
são aqueles ou aquelas que vêm cá com uma missão e depois abandonam, tem havido tantos.
contribui para isso, como doutras vezes, deixo-os escrever, escrever e depois de pensar bem respondo na altura apropriada e eles vão embora.

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
21,332
71,217
ATENÇÃO

Agradecia que neste tópico as mensagens colocadas fossem única e exclusivamente sobre as jogadoras do plantel do FC Porto e a construção do mesmo para 2026/2027.

PVPC

Bancada lateral
28 Outubro 2024
828
856
Neste momento, a dúvida é se a Joana fica.
Mika, Jazz, Domi e Bruna saem, está mais do que confirmado.
A Mariana Marinho não tem ainda, a meu ver, pedalada nem capacidade técnica para ser a quarta Z4 do Porto.
Nem no escalão sub-21 se destaca.
Tem uma coisa boa que é a altura, mas ainda é cedo para subir.
Tem de ser trabalhada com calma. Que puxem por ela nas sub-21, escalão onde ainda não conseguimos sequer ser competitivos e somos atropelados pelas melhores equipas como o PV (atual campeão nacional) ou o Benfica.

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,884
18,582
A Mariana Marinho não tem ainda, a meu ver, pedalada nem capacidade técnica para ser a quarta Z4 do Porto.
Tem de ser trabalhada com calma. Que puxem por ela nas sub-21, escalão onde ainda não conseguimos sequer ser competitivos e somos atropelados pelas melhores equipas como o PV (atual campeão nacional) ou o Benfica.
Todas as outras já têm contrato para a próxima época?

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,884
18,582
Obviamente que nos jogos a doer a Marinho ainda é muito verde. Para mim a questão é estar a gastar recursos com uma jogadora que não vai jogar, ou pouco irá. Se olharmos para o que foram estes playoffs, as zonas 4 foram a Murek e a Jazz, sendo que pontualmente a Ana Rui alternou com a Jazz. Tendo a possibilidade de trazer mais uma jogadora ao nível da Murek, caso a Vitória saísse, acho que os minutos que iam sobrar para a Marinho eram contra equipas de fundo da tabela. Daí eu ter referido isso. Não por achar que ela está pronta para esse nível, mas porque não faz sentido gastar recursos ali e mesmo para a Marinho, treinar com jogadoras de nível superior seria muito benéfico.

Para mim o núcleo tem de ser:

2 Líberos
2 Distribuidoras
2 Opostas
3 Centrais
3 Zonas 4

A última Central e Zona 4 têm importância e utilização residual, pelo que preferia ver espaço para chamar miúdas da formação para ajudar no seu desenvolvimento, do que gastar recursos em alguém que 90% do tempo, vai assistir ao jogo em direto...

• Like
Reações: PVPC

WhiteWolf

Bancada central
8 Agosto 2023
2,061
2,189
Obviamente que nos jogos a doer a Marinho ainda é muito verde. Para mim a questão é estar a gastar recursos com uma jogadora que não vai jogar, ou pouco irá. Se olharmos para o que foram estes playoffs, as zonas 4 foram a Murek e a Jazz, sendo que pontualmente a Ana Rui alternou com a Jazz. Tendo a possibilidade de trazer mais uma jogadora ao nível da Murek, caso a Vitória saísse, acho que os minutos que iam sobrar para a Marinho eram contra equipas de fundo da tabela. Daí eu ter referido isso. Não por achar que ela está pronta para esse nível, mas porque não faz sentido gastar recursos ali e mesmo para a Marinho, treinar com jogadoras de nível superior seria muito benéfico.

2 Líberos
2 Distribuidoras
2 Opostas
3 Centrais
3 Zonas 4

A última Central e Zona 4 têm importância e utilização residual, pelo que preferia ver espaço para chamar miúdas da formação para ajudar no seu desenvolvimento, do que gastar recursos em alguém que 90% do tempo, vai assistir ao jogo em direto...
Se, por acaso, houvesse uma lesão prolongada da Murek ou da segunda Z4, ter a Ana Rui e a Mariana como opções restantes seria muito curto.

PVPC

Bancada lateral
28 Outubro 2024
828
856

2 Líberos
2 Distribuidoras
2 Opostas
3 Centrais
3 Zonas 4

Concordo com a parte da central. Já na zona 4, é muito mais provável a quarta Z4 ser utilizada do que a quarta central.
Mas, repara, eu concordo com o princípio que defendes, aliás costumo ser muito chato nesse tema como outros colegas de fórum poderão atestar. 😁
Só acho é que no caso específico da Marinho seria queimar etapas e acredito que não iria correr bem.
Só para dar dois exemplos recentes de atletas da equipa nessas condições Z4 e Central: A Ana Rui chegou ao Porto depois de jogar três épocas na primeira divisão, 2 delas completas. A Bruna chegou ao Porto depois de três épocas completas na primeira divisão. Uma e outra, eram para além disso figuras de proa na equipa sub-21 do PV, bicampeã nacional e já tinham experiência de serem elas a assumir jogos.
A Marinho não tem essa experiência de primeira divisão nem sequer de sub-21.
Mas é a que maior potencial tem nos atuais escalões de formação, concordo. Tem de lhe ser dado tempo e também tem de haver investimento sério na formação e não apenas fazer protocolos e dar o nome do clube…

• Like
Reações: PO e WhiteWolf

WhiteWolf

Bancada central
8 Agosto 2023
2,061
2,189
Concordo com a parte da central. Já na zona 4, é muito mais provável a quarta Z4 ser utilizada do que a quarta central.
Mas, repara, eu concordo com o princípio que defendes, aliás costumo ser muito chato nesse tema como outros colegas de fórum poderão atestar. 😁
Só acho é que no caso específico da Marinho seria queimar etapas e acredito que não iria correr bem.
Só para dar dois exemplos recentes de atletas da equipa nessas condições Z4 e Central: A Ana Rui chegou ao Porto depois de jogar três épocas na primeira divisão, 2 delas completas. A Bruna chegou ao Porto depois de três épocas completas na primeira divisão. Uma e outra, eram para além disso figuras de proa na equipa sub-21 do PV, bicampeã nacional e já tinham experiência de serem elas a assumir jogos.
A Marinho não tem essa experiência de primeira divisão nem sequer de sub-21.
Mas é a que maior potencial tem nos atuais escalões de formação, concordo. Tem de lhe ser dado tempo e também tem de haver investimento sério na formação e não apenas fazer protocolos e dar o nome do clube…
Confirmo, atesto e até digo que sim com a cabeça 😂

• Haha
Reações: PVPC

PVPC

Bancada lateral
28 Outubro 2024
828
856
Todas as outras já têm contrato para a próxima época?
A Vitória, a Ana e a Lila já tinham contrato até final da próxima época.
Milana, Murek, Saska, Veltman e Shainah também renovaram mais um ano.
Em relação à Joana e à Beatriz não sei responder. Disseram-me que a Bitas ficava, mas até ver…
Se ficarem 9 ou 10 jogadoras será o ano com menos contratações.
Devia ser sempre assim, para se conseguir estabilidade. 👍

PVPC

Bancada lateral
28 Outubro 2024
828
856
Como o @WhiteWolf já tinha avançado, confirma-se a vinda da Lara Jorge. 🙂
Mantém-se a aposta numa jovem portuguesa para quarta central. 👍
Espero que tenha mais oportunidades de jogar, pelo menos contra equipas de menor valia.

Resumo:
Distribuidoras - Lila e Milana
Pontas - Natália, Vitória, Ana + ?
Opostas - Shainna + ?
Centrais - Saska, Kelsey, Lara + ?
Liberos - ?