André Villas-Boas - Presidente

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
12,874
9,513
As modalidades existentes não são mais populares do que o futsal; podem ser mais tradicionais, mas é só isso.

Cada um pode achar o que quiser em relação à modalidade, mas que o futsal é o desporto mais popular a seguir ao futebol, em Portugal, não há dúvidas.

Para começar, também é o desporto mais praticado depois do futebol, e isso não pode ser ignorado.
É uma perspetiva valida de ver as coisas mas eu preferia ir aumentado a competitividade das existentes e depois se o numero de socios continuar aumentar ai sim dar o próximo passo.

Por exemplo com o aumento de sócios que tem havido ir dotando o Andebol de um plantel mais forte para poder voltar a lutar pelos títulos.

Mas são perspetivas e todas tem elementos a favor e outros contra.

• Like
Reações: Tails

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
14,826
21,346
O futsal é o desporto mais praticado em na Europa de forma recreativa. E por larga margem.
Quando os amigos se juntam para dar uns biqueiros numa bola não é para jogar futebol; é futsal.

O futsal é a modalidade de pavilhão que mais tem crescido em toda a Europa nomeadamente nos países com climas mais agrestes. A menos que haja uma mudança muito grande, o futsal vai continuar a crescer e assumir cada vez mais preponderância no panorama desportivo mundial.
Eu já ouço essa justificação aos anos e ainda não vejo futebol de salão a sério na Europa mais desenvolvida e rica aka do Norte...

Curiosamente continua apenas a ser levada a sério na Europa do Sul..e segundo vi quando algumas equipas do leste como Russas, Cazaquistão (salvo erro), etc, há uns anos eram das melhores disto, foi porque gastavam rios de dinheiro em brasileiros...

Se era para apostar em modalidades que sejam globais ou perto disso não há como enganar ninguém, teríamos apenas basquetebol e voleibol.

Nem sequer teríamos hóquei, que eu compreendo..mas volto a dizer (calma com o fuzilamento) é uma modalidade 3° mundo, jogada a sério apenas em dois países, PT/ES mais uma região da Argentina e de Itália e pouco mais..e os milhões que se gastam aí são surreais, mas já sei que é uma modalidade histórica no país com muita tradição, etc etc..

Eu só quero saber é de, no dia em que o projecto do futsal estiver a carburar a todo o vapor, ou seja, já a disputarmos de igual para igual com os de lá de baixo, o título, de onde é que virá o dinheiro...

É que já sentimos dificuldades nas modalidades que temos actualmente ..

Psantos123

Bancada central
22 Fevereiro 2025
2,395
1,629
futsal é como o hoquei em patins
temos raizes e tradiçoes fortes no jogo a nivel local. o meu pai jogou futsal nos anos 70. e era muito normal "ir fazer um ano de futebol salao" nas camadas jovens
nao é um desporto espetacular (nao ligo muito) mas confesso que vibrei ver os miudos esta semana no Porto Canal e nao duvido que ira ter muitos adeptos
Ou somos ecleticos ou nao somos
Nada a ver, ainda me lembro dos campeonatos inter empresas de futebol de salão há 50 anos atrás....

Ou dos campeonatos inter turmas de Liceu, em que jogavam 7 macacos....

Agora a sério, até foram corridos dos Jogos Olímpicos!!!

Foda-se, é o que eu digo o pessoal vai atrás de todas as merdas que se ouvem em Lisboa....

E quando vier a puta da moda do padel??
Ou da pelota basca???

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
30,016
21,464
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Isto não tem nada a ver com o futsal no FCP mas tem a ver com uma coisa muito mais importante;
Quantas vilas, aldeias, freguesias ou o que lhe quiserem chamar têm futsal e não têm futebol de onze?
Imensas por esse País fora por uma razão simples;
fazer uma equipa de futebol de 11 requer conseguir pelo menos 20 jogadores e algumas dessas povoações não têm habitantes para tal para mais com a crise de natalidade que existe.
Jovens dessas localidades querem dar "chutos com uma bola" e só têm uma hipótese o futsal. Precisam apenas de ter 8 a 10 jogadores e torna-se mais fácil até na questão do local; o pavilhão desportivo de uma escola.
E há muitos casos de sucesso de clubes impossíveis no futebol de 11 e que jogam futsal por razões de pouca população.

• Like
Reações: Psantos123

Psantos123

Bancada central
22 Fevereiro 2025
2,395
1,629
Eu já ouço essa justificação aos anos e ainda não vejo futebol de salão a sério na Europa mais desenvolvida e rica aka do Norte...

Curiosamente continua apenas a ser levada a sério na Europa do Sul..e segundo vi quando algumas equipas do leste como Russas, Cazaquistão (salvo erro), etc, há uns anos eram das melhores disto, foi porque gastavam rios de dinheiro em brasileiros...

Se era para apostar em modalidades que sejam globais ou perto disso não há como enganar ninguém, teríamos apenas basquetebol e voleibol.

Nem sequer teríamos hóquei, que eu compreendo..mas volto a dizer (calma com o fuzilamento) é uma modalidade 3° mundo, jogada a sério apenas em dois países, PT/ES mais uma região da Argentina e de Itália e pouco mais..e os milhões que se gastam aí são surreais, mas já sei que é uma modalidade histórica no país com muita tradição, etc etc..

Eu só quero saber é de, no dia em que o projecto do futsal estiver a carburar a todo o vapor, ou seja, já a disputarmos de igual para igual com os de lá de baixo, o título, de onde é que virá o dinheiro...

É que já sentimos dificuldades nas modalidades que temos actualmente ..
Tails, o pessoal aqui volta e meia não põe a cabeça a pensar....

Psantos123

Bancada central
22 Fevereiro 2025
2,395
1,629
É preciso estar informado para se perceber por que o futsal não é uma competição olímpica.
Então com todo o respeito, vê bem a grande merda que isso é, e a grande visibilidade que supostamente tem, que foram despachados dos Jogos olímpicos.....

Os escarros e os bois de vermelho ficaram fodidos....

Houve uns que chegaram a dizer, fomos enganados pela FPF e pela Bolha e pelos Raskords....

vitor_silva

Tribuna Presidencial
9 Agosto 2006
5,989
5,540
41
Porto, Portugal
Nada a ver, ainda me lembro dos campeonatos inter empresas de futebol de salão há 50 anos atrás....

Ou dos campeonatos inter turmas de Liceu, em que jogavam 7 macacos....

Agora a sério, até foram corridos dos Jogos Olímpicos!!!

Foda-se, é o que eu digo o pessoal vai atrás de todas as merdas que se ouvem em Lisboa....

E quando vier a puta da moda do padel??
Ou da pelota basca???
ha mais de 2500 clubes de futsal na zona metropolitana do porto
clubes como o aguias de gaia a beira da porte dom luiz tem quase 100 anos
e o hoquei em patins tambem nao tem jogos olimpicos

Portista in Sofia

Tribuna Presidencial
29 Agosto 2022
7,349
8,692
Foda-se, e ele a dar-lhe....

Todos gostamos de futebol não há qualquer dúvida é o nosso grande desporto!!!

Mas não digam merda, o futebol de salão não é mais do que uma variante do futebol, não é um desporto !!!

É como o andebol de praia, de 11, o volei de 2, de 5, de 15, o rugby de 7!!!!

Custa a entender esta puta desta merda????

Não há um único clube a sério na Europa que invista nessa merda, um único!!!!

PS: também jogo futebol de salão com os amigos para abater as banhas....
Acalma-te lá, por favor.

Isso é o mesmo que dizer que o paddle, o pingue-pongue, é uma variante do tênis.

O desporto (ou esporte) é uma atividade física ou jogo praticado de forma metódica e regulamentada. Geralmente envolve competição ou lazer, com o objetivo de melhorar capacidades físicas e mentais, promover a saúde ou proporcionar entretenimento.

Já que se tem que ir ao básico dos básicos contigo ao que parece.

Psantos123

Bancada central
22 Fevereiro 2025
2,395
1,629
E quantos clubes de futebol de praia??

E de danças de salão??

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
13,491
17,371
36
Porto
O Futsal é a segunda modalidade com mais inscritos em Portugal. É um desporto com cada vez mais praticantes, com cada vez mais visibilidade e com equipas a aparecer com melhores condições.

É um desporto também que os outros dois reinam. E basta ver os jogos deles para ver o ambiente incrível que se forma e a qualidade dos jogos.

Dito isto e por partes. Parece-me uma estupidez o Porto ainda não ter futsal. Por isso acho que é uma excelente noticia.

Foi uma promessa do Presidente. Cumprido mais uma vez. Não falhou em nada.

Quanto ao investimento será , naturalmente sustentado e com a cabecinha no sitio. O Porto é um tubarão. Haverá muitos jogadores que estão loucos por representar o clube no futsal e vamos atrair claro no futuro os melhores jogadores nacionais. Nesta primeira fase é ir pouco a pouco e fazer o caminho que fizemos no feminino. Montar uma equipa com capacidade de vencer a 3 divisão, depois subir um bocado para atacar a segunda e quando chegarmos à primeira traçar os objetivos a curto, médio e longo prazo.

Uma coisa eu tenho a certeza absoluta: Esta direção nunca ia avançar para algo sem a certeza absoluta que não prejudicasse o clube. Logo, estou perfeitamente descansado.

Depois vai dos gostos de cada um. Uns gostam mais da modalidade x ou y , outros não. É lidar, bros. Não ligo um caralho ao Basquet mas sei que é um desporto que tem a aceitação de 80 ou 90 % dos adeptos.

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
3,120
8,206
Qual o crescimento do futsal nos diferentes países europeus nos últimos 20 anos? Podes-te cingir aos países UEFA
Pensamento por 7 s

O futsal cresceu de forma impressionante na Europa nos últimos 20-30 anos, passando de um desporto nicho (concentrado em poucos países do Sul e Leste) para uma modalidade organizada em quase todos os países UEFA.

uefa.com
Indicadores gerais de crescimento (UEFA)
  • 1990s/início 2000s: Apenas ~13 associações UEFA tinham ligas nacionais de futsal. Em 2001/02 (primeira UEFA Futsal Cup), 27 entrantes.

uefa.com
  • Atualidade: 53 das 55 associações UEFA participam na UEFA Futsal Champions League (quase universal). Ligas e pirâmides competitivas existem na grande maioria dos países.

uefa.com
  • Seleções nacionais: Em 1996, apenas ~17 países entraram nas qualificações. Hoje, 48+ entradas para o Futsal EURO 2026, com 26 países diferentes já qualificados para fases finais ao longo do tempo (muitos mais nos últimos 10-15 anos). O formato expandiu de 6/8 equipas para 12 e depois 16.

uefa.com
  • Mulheres: Em 2017, apenas 7 seleções sénior e muitos países sem jogadoras registadas. Hoje, há competições UEFA e FIFA, com crescimento rápido.
  • Participação global: FIFA estima >30 milhões de praticantes no mundo (muitos na Europa), com crescimento contínuo.

uefa.com
O desporto ganhou profundidade: mais equipas competitivas, assistências recorde em arenas, maior exposição mediática e integração com programas de desenvolvimento (ex.: HatTrick da UEFA).Países com maior crescimento/desenvolvimentoPaíses tradicionais (fortes desde os anos 90/2000, mas com profissionalismo crescente):
  • Espanha: Dominante (múltiplos títulos Europeus e Mundiais). Liga forte (LNFS), muitos clubes top na Europa. Base sólida que impulsionou o crescimento continental.
  • Portugal: Explosão recente. Venceu Euro 2018/2022 e Mundial 2021. Clubes como Sporting e Benfica dominam a Champions League. Futsal muito popular nas escolas.
  • Itália e Rússia: Estruturas profissionais antigas, títulos Europeus e presença consistente em finais. Rússia forte no Leste.

en.wikipedia.org
Crescimento notável nos últimos 10-20 anos:
  • França: Um dos casos mais impressionantes. De "also-rans" a semi-finalista no Mundial 2024. >30.000 jogadores registados (há alguns anos), ambição de chegar a 100.000 até 2032, investimento anual de milhões de euros e futsal como desporto popular nas escolas.

futsalfocus.net
  • Cazaquistão, Azerbaijão, Sérvia, República Checa: Semi-finalistas no EURO desde 2010. Clubes do Cazaquistão (ex.: Kairat) venceram títulos Europeus antes mesmo da seleção brilhar.
  • Outros emergentes: Ucrânia, Croácia, Polónia, Geórgia, Finlândia, Eslováquia, Hungria, Roménia, etc. Mais estreias em fases finais e maior competitividade geral. Países como Arménia, Letónia e Lituânia qualificam-se agora.

uefa.com
Outros países UEFA: Crescimento mais lento mas presente (ex.: Inglaterra, Alemanha, Países Baixos, Bélgica), muitas vezes impulsionado por imigrantes ou programas escolares. No Norte e Oeste, compete com outros desportos indoor, mas a UEFA tem promovido fortemente.Fatores do crescimento
  • UEFA Futsal Champions League e EURO como catalisadores (mais visibilidade e incentivos financeiros).
  • Programas de desenvolvimento, integração com futebol de 11 (melhoria de skills técnicas).
  • Facilidade logística (pode jogar-se em pavilhões pequenos, ideal para climas frios ou urbanos).
  • Sucesso de estrelas (Ricardinho, etc.) e viralidade de momentos.
Em resumo, nos últimos 20 anos o futsal europeu passou de concentrado em Espanha, Portugal, Itália e Leste para um desporto pan-europeu com maior profundidade competitiva, mais jogadores registados e estruturas profissionais em muitos países. Os "tradicionais" mantêm domínio, mas o gap diminuiu e emergentes (França, Cazaquistão, etc.) mostram o potencial futuro. Dados exatos de jogadores registados por país ao longo do tempo são limitados publicamente, mas os indicadores de competições e qualificações são claros.

uefa.com
Se quiseres detalhes sobre um país específico ou outro aspeto (ex.: mulheres, youth, clubes), diz!

Blackadder

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
9,514
9,503
Porto
Eu vou ao pavilhão ver basket, andebol, hoquei e por vezes voleibol (vou menos pois 20 anos a trabalhar com ele fez-me cansar de ver...) mas de certeza que não vou ver o futsal pois é modalidade que não gosto nem um bocadinho!!!

• Like
  • Love
Reações: Psantos123 e jcmp17

fjpfcp

Falar com gente Boa, fanáticos egocentricos longe
26 Março 2012
48,025
97,406
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Hulk
  • Sérgio Conceição
Excelente. Futsal, mais uma modalidade para sermos roubados jogo sim, jogo sim…