Jogos Olímpicos (Tóquio'2020)

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,888
9,271
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Em vez das jogadoras americanas virem chorar por mais dinheiro, que façam alguma coisa para atrair ou incentivar os adeptos irem ver os jogos femininos.
As própria federações também pagam consoante as receitas tal como os clubes, como as transmissões televisas, as assistências aos estádios, as vendas de camisolas, etc.
Não acompanho. As federações desportivas são reguladas por lei específica, além de normas de direito privado. As federações nacionais dependem do estado português para a atribuição do estatuto de utilidade pública. Acho sim que deve ser o próprio poder político e a sociedade a pressionar as federações para que estas paguem prémios semelhantes aos seus atletas. Isto independentemente das fontes de receita de cada federação, pois existem outros princípios e valores para regular a actividade humana além dos económicos. Os clubes que funcionem como empresas e paguem como bem lhes apetecer.
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Não acompanho. As federações desportivas são reguladas por lei específica, além de normas de direito privado. As federações nacionais dependem do estado português para a atribuição do estatuto de utilidade pública. Acho sim que deve ser o próprio poder político e a sociedade a pressionar as federações para que estas paguem prémios semelhantes aos seus atletas. Isto independentemente das fontes de receita de cada federação, pois existem outros princípios e valores para regular a actividade humana além dos económicos. Os clubes que funcionem como empresas e paguem como bem lhes apetecer.
O que estás a dizer para já é utópico, e segundo o dinheiro injectado nas federações são do contribuinte.
Tem alguma lógica a FPF pagar prémios semelhantes aos jogadores masculinos e femininos, sabendo que os jogadores masculinos trazem muito mais dinheiro para o estado? Se formos por aí os ricos e os pobres deviam ser taxados da mesma forma.
 
Última edição:

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,888
9,271
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
O que estás a dizer para já é utópico, e segundo o dinheiro injectado nas federações são do contribuinte.
Tem alguma lógica a FPF pagar prémios semelhantes aos jogadores masculinos e femininos, sabendo que os jogadores masculinos trazem muito mais dinheiro para o estado? Então neste caso os ricos e os pobres deviam ser taxados da mesma forma.
Acho profundamente indigno que uma federação nacional recompense com x um atleta que represente o país e com y uma atleta que faça a mesmíssima representação. Como contribuinte, defendo que o apoio estatal dado às federações se reflicta numa igualdade de prémios, caso contrário que se retire o estatuto de utilidade pública à entidade em questão... admitindo que outros contribuintes defendam modelos distintos. Não me parece utópico, parece-me algo de elementar justiça. Não me interessa quem traz mais dinheiro quando falamos de uma federação desportiva, que por sinal é definida nos seus próprios estatutos como entidade sem fins lucrativos.

Os homens e as mulheres devem receber o mesmo pelas mesmas funções, sim. Não creio que ricos e pobres tenham que ver com o que está em discussão.
 
Última edição:

cccmonteiro

"No futebol, o pior cego é o que só vê a bola."
3 Junho 2014
30,725
30,729
51
Moimenta do Douro
Em vez das jogadoras americanas virem chorar por mais dinheiro, que façam alguma coisa para atrair ou incentivar os adeptos irem ver os jogos femininos.
As própria federações(que são subvencionadas pelo estado) também pagam consoante as receitas tal como os clubes, como as transmissões televisas, as assistências aos estádios, as vendas de camisolas, etc.
Na realidade as jogadoras norte-americanas levam mais público aos estádios que a selecção masculina.

 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Acho profundamente indigno que uma federação nacional recompense com x um atleta que represente o país e com y uma atleta que faça a mesmíssima representação. Como contribuinte, defendo que o apoio dado às federações se reflicta numa igualdade de prémios... admitindo que outros contribuintes defendam modelos distintos. Não me parece utópico, parece-me algo de elementar justiça. Não me interessa quem traz mais dinheiro quando falamos de uma federação desportiva, que por sinal é definida nos seus próprios estatutos como entidade sem fins lucrativos.

Os homens e as mulheres devem receber o mesmo pelas mesmas funções, sim. Não creio que ricos e pobres tenham que ver com o que está em discussão.
Tenho que discordar. Os clubes podem brincar com o dinheiro que quiserem, porque eles têm sempre alguém para injectar dinheiro, mas o dinheiro do contribuinte exige alguma responsabilidade.
Só o Cristiano Ronaldo sozinho vende tanto como o plantel da selecção, porque este é mesmo uma marca global. Qualquer funcionário que tem um rendimento superior jamais irá aceitar receber tanto ou menos que aqueles que têm um rendimento inferior, seja no público ou privado.
O resto é apenas pura ideologia.
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Na realidade as jogadoras norte-americanas levam mais público aos estádios que a selecção masculina.

Aí faz toda o sentido as mulheres americanas serem melhores pagas que os homens, se elas trazem mais público e vendem mais camisolas, logo são a maior fonte de receita da federação americana de futebol. Agora a realidade fora da América é completamente diferente, por exemplo em Portugal não podes aplicar esse princípio.
 
Última edição:

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,888
9,271
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Tenho que discordar. Os clubes podem brincar com o dinheiro que quiserem, porque eles têm sempre alguém para injectar dinheiro, mas o dinheiro do contribuinte exige alguma responsabilidade.
Só o Cristiano Ronaldo sozinho vende tanto como o plantel da selecção. Qualquer funcionário que tem um rendimento superior jamais irá aceitar receber tanto ou menos que aqueles que têm um rendimento inferior, seja no público ou privado.
O resto é apenas pura ideologia.
Exactamente, é uma questão política, de valores e de ideologia.

Os clubes que tenham as equipas que bem entenderem, masculinas, femininas, mistas... e que paguem como lhes for conveniente. E que não sejam forçados a ter equipas que não querem ter. Cristiano Ronaldo é suficientemente recompensado na Juventus pelo seu estatuto e impacto económico. Quando vem representar Portugal, outros valores devem ser equacionados. Valores relacionados com a própria Constituição do país. A lógica do mercado não deve submeter tudo nem sobrepor-se a tudo. ... a federação não consegue arranjar forma de pagar o mesmo?... não brinquemos com coisas sérias. Nem misturemos assuntos. Até porque ninguém é forçado a aceitar a convocatória.

Tenho para mim que o princípio deveria ser este: toda e qualquer federação portuguesa deve recompensar a representação desportiva do país com o mesmíssimo montante. Podendo posteriormente haver gratificações por resultados desportivos excepcionais. Mas agora convocatórias, presenças em torneios...

Quanto ao caso dos EUA... então se mesmo segundo os puros princípios de mercado, e façanhas desportivas... a selecção feminina gera mais dinheiro (e gerar dinheiro para que é o alfa e o ómega de tudo)... porque raio não haveria de se manifestar por igualdade salarial? Igualdade... repare-se que não exigem receber mais.
 
Última edição:
  • Like
Reações: Flamma

cccmonteiro

"No futebol, o pior cego é o que só vê a bola."
3 Junho 2014
30,725
30,729
51
Moimenta do Douro
Aí faz toda o sentido as mulheres americanas serem melhores pagas que os homens, se elas trazem mais público e vendem mais camisolas, logo são a maior fonte de receita da federação americana de futebol. Agora a realidade fora da América é completamente diferente, por exemplo em Portugal não podes aplicar esse princípio.
No caso específico dos Jogos Olímpicos o valor de uma medalha de ouro é exactamente igual para qualquer modalidade.

A excepção será o caso do futebol de 11 em que podemos considerar que a medalha de Ouro masculina tem menos valor por não participarem todos os melhores jogadores do Mundo. Logo o prémio deveria ser menor.

O futebol de 11 deveria ser excluído das modalidades Olímpicas enquanto existirem regras diferentes das outras modalidades.
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
No caso específico dos Jogos Olímpicos o valor de uma medalha de ouro é exactamente igual para qualquer modalidade.

A excepção será o caso do futebol de 11 em que podemos considerar que a medalha de Ouro masculina tem menos valor por não participarem todos os melhores jogadores do Mundo. Logo o prémio deveria ser menor.

O futebol de 11 deveria ser excluído das modalidades Olímpicas enquanto existirem regras diferentes das outras modalidades.
Pois no caso dos jogos olímpicos na modalidade masculina há uma restrição de idade, pois apenas as selecções sub-23 podem participar e só é permitido três jogadores acima dessa faixa etária, no caso da modalidade feminina é diferente. Talvez o Comité Olímpico esteja a tentar emancipar a modalidade feminina, não sei.
 
Última edição:

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Exactamente, é uma questão política, de valores e de ideologia.

Os clubes que tenham as equipas que bem entenderem, masculinas, femininas, mistas... e que paguem como lhes for conveniente. E que não sejam forçados a ter equipas que não querem ter. Cristiano Ronaldo é suficientemente recompensado na Juventus pelo seu estatuto e impacto económico. Quando vem representar Portugal, outros valores devem ser equacionados. Valores relacionados com a própria Constituição do país. A lógica do mercado não deve submeter tudo nem sobrepor-se a tudo. ... a federação não consegue arranjar forma de pagar o mesmo?... não brinquemos com coisas sérias. Nem misturemos assuntos. Até porque ninguém é forçado a aceitar a convocatória.

Tenho para mim que o princípio deveria ser este: toda e qualquer federação portuguesa deve recompensar a representação desportiva do país com o mesmíssimo montante. Podendo posteriormente haver gratificações por resultados excepcionais. Mas agora convocatórias...
Estou mesmo a ver a cara dos jogadores como Ronaldo, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Rúben Dias, Pepe, Renato Sanches a quererem ganhar o mesmo que jogadoras como Jéssica Silva, Tatiana Pinto, Diana Gomes, Telma, etc... Os próprios clubes até se sentem constrangidos em deixar sair os seus jogadores para os compromissos internacionais.
 

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,888
9,271
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Estou mesmo a ver a cara dos jogadores como Ronaldo, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Rúben Dias, Pepe, Renato Sanches a quererem ganhar o mesmo que jogadoras como Jéssica Silva, Tatiana Pinto, Diana Gomes, Telma, etc... Os próprios clubes até se sentem constrangidos em deixar sair os seus jogadores para os compromissos internacionais.
Acho que hoje já não dormirei a pensar na cara de sofrimento de Ronaldo ao ver-se confrontado com a mesma quantia de Jéssica Silva. Pobre Ronaldo.
 

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,888
9,271
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Sim e depois vais tentar o apuramento para o mundial 2022 do Catar com jogadores do Campeonato Nacional.
Claramente, se recebessem o mesmo que uma Jéssica Silva ninguém quereria representar o país, teríamos de ir buscar os jogadores do Amora. Ainda bem que as mulheres se contentam com pouco e não corremos esse risco.

Continuamos a brincar com coisas sérias, nenhum apuramento para o que quer que seja justifica a desigualdade de base.
 
  • Like
Reações: Rei Serifo

Fonseca

Bancada lateral
1 Julho 2017
658
688
Tenho que discordar. Os clubes podem brincar com o dinheiro que quiserem, porque eles têm sempre alguém para injectar dinheiro, mas o dinheiro do contribuinte exige alguma responsabilidade.
Só o Cristiano Ronaldo sozinho vende tanto como o plantel da selecção, porque este é mesmo uma marca global. Qualquer funcionário que tem um rendimento superior jamais irá aceitar receber tanto ou menos que aqueles que têm um rendimento inferior, seja no público ou privado.
O resto é apenas pura ideologia.
Deste um ótimo exemplo.

O Ronaldo sozinho "angaria" mais receitas do que todos os outros atletas portugueses juntos.

Por isso devemos cortar todos os apoios que damos aos atletas das mais diversas modalidades e canalizar tudo para o Ronaldo jogar por Portugal, é isso?
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Deste um ótimo exemplo.

O Ronaldo sozinho "angaria" mais receitas do que todos os outros atletas portugueses juntos.

Por isso devemos cortar todos os apoios que damos aos atletas das mais diversas modalidades e canalizar tudo para o Ronaldo jogar por Portugal, é isso?
Não estou a dizer isso, apenas estou a dizer que os jogadores e as equipas devem receber consoante o retorno que eles conseguem dar. Se Ronaldo consegue oferecer um grande retorno qual o mal de ele receber mais, não é merecido?
O que esquecemos é que muitos jogadores jogam nas suas selecções quase de graça, apenas são pagos em "prémios", que na realidade são pagos pela UEFA/FIFA, por alguma razão os clubes sentem-se constrangidos sempre que cedem os seus jogadores às selecções.
 

Fonseca

Bancada lateral
1 Julho 2017
658
688
Tal como o Kaiser disse, as Federações são instituições de utilidade pública, são instituições sem fins lucrativos. O dinheiro que "investem" não tem o objetivo de gerar lucro mas sim de premiar e incentivar a prática do desporto, por todos os benefícios que isso traz à sociedade.

Nos clubes, aí sim, é totalmente diferente. Existem fins lucrativos e por isso faz todo o sentido que um atleta de futebol masculino ganhe muito mais do que uma atleta de futebol feminino ou de qualquer outra modalidade.
 

Neo

Tribuna Presidencial
8 Abril 2016
7,145
3,391
Andam muitos atletas a falar em ganhar medalhas. Por um lado, pode ser bom, o que significa ambição, mas por outro lado, atendendo à nossa triste sina em jogos olímpicos, isso pode significar muita desilusão.