Lista A - Pinto da Costa

Estado
Não está aberto para novas respostas.

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,336
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Alguns pontos sobre o que foi apresentado.

1. Que eu visse ainda não foram apresentadas as contas semestrais que obviamente terão muito mais informação. O que analiso aqui é baseado no comunicado e em extrapolações dos relatórios anteriores.

2. Aumento dos Capitais próprios de -175mEuros para -8.5mEuros. Enfim o aumento dos capitais próprios é baseado tal como antecipávamos sobretudo na reavaliação do estádio. É uma reavaliação baseada em DCF o que faz sentido mas é preciso entender que é puramente contabilistica. Ou seja embora se baseie nas projeções de receita do estádio o negócio com a Legends/6th sense não entra nestas contas. O dinheiro vai entrar no 4º trimestre. A reavaliação em si não tem mal nenhum e parece-me correctamente realizada considerando que para o FFP precisávamos dos CP neste nível.

Não resolve nenhum problema para além desse e aliás penso que foi para resolver esse problema que foi efectuada.

De resto só vem demonstrar que o valor financeiro de capitais próprios negativos ou positivos vale muito pouco e por alguma razão é totalmente irrelevante no contexto de uma avaliação. Pode-se dizer que é um disparate ficar contente com este aumento (de certa forma é) mas também é um disparate a excitação que havia quando eles eram negativos.

Mais uma vez repito esta reavaliação tem zero impacto financeiro no clube. Teria efeito fiscal mas no nosso enquadramento (prejuízos acumulados) duvido que possa ter. Aliás só teria se alienassemos alguma vez o dito estádio. (atenção que não dediquei ainda muito esforço a esta análise por isso vale o que vale). Ou seja nem ficamos melhor financeiramente nem alienamos por via desta reavaliação qualquer receita futura.

Foi uma operação contabilista (entenda-se não financeira) para resolver o problema da FFP. E nesse sentido ficou resolvido.

3. Operação como Legends / 6th Sense. 30% valerem 60 milhões (ou 70 milhões) depende de muita coisa que não está esclarecida. Período, acredito que não será menos de 15 anos. o que vai ser partilhado ou seja o que está incluído no negocio e se há ou não um mínimo que não é partilhado. Se houver um mínimo que não é partilhado acho que tem potencial para ser um ótimo negocio.

percebo o ponto dos que dizem eh pá mas sozinhos não conseguiríamos otimizar? não não conseguimos.

Se faz sentido fechar um negocio destes no ultimo exercício do mandato... enfim. deixo isso à interpretação de cada um. legalmente pode. nos estatutos da SAD e do FC Porto se bem me lembro não há período de gestão. O dinheiro a entrar ainda não entrou mas admito que entre a tempo de ser gasto ou pelo menos comprometido.

4. Passivo. O passivo aparentemente baixou de 532 para 513. Isto antes da última antecipação de receita na Sagasta. A redução dá-se sobretudo pela redução de 60 milhões (aproximadamente) em Outros Empréstimos leia-se Factoring onde está a Sagasta e o Banco Alemão. Ou seja essa redução vai ser invertida com a nova operação Sagasta. Ou seja isto está a ser tratado como revolving.

A boa notícia é que parece que o passivo financeiro não vai aumentar com a nova operação que tanto alarido levantou.

Note-se que o passivo não desceu mais por via dos impostos diferidos (35 milhões) que são fugazzi. A redução real (com efeitos práticos ou seja que tem de ser pago) do passivo é próxima dos 50 milhões.

5. Custos Operacionais reduzem pelo efeito de não contabilização do prémio. É uma redução triste. preferia ter de pagar o prémio.

6. mais valia do Otavio. trinta e tal milhões. Como já havia sido dito parece que os custos da transação incluindo o Coimbra já estavam contabilizados aquando do prémio. algo a validar com o R&C
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,336
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Outra nota. Li aqui no fórum alguma confusão relativamente a perímetro de consolidação.

Há dois perímetros. Um é o da SAD. E esse é o que interessa para o FFP e em geral para analisar a SAD. A grande diferença para as contas não consolidadas da SAD é que inclui 47% (se não me engano) do estádio.

Ou seja os capitais próprios pelos quais a SAD é avaliada são os consolidados. Não faz sentido dizer ah não sei o quê o que interessa são os individuais.

O segundo perímetro de consolidação é o clube. E ai entra a outra "metade" do estádio. Depois da reavaliação as contas consolidadas do Clube ficaram ainda melhores do que as apresentadas hoje
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,452
15,708
Vila Nova de Gaia, 1975
Outra nota. Li aqui no fórum alguma confusão relativamente a perímetro de consolidação.

Há dois perímetros. Um é o da SAD. E esse é o que interessa para o FFP e em geral para analisar a SAD. A grande diferença para as contas não consolidadas da SAD é que inclui 47% (se não me engano) do estádio.

Ou seja os capitais próprios pelos quais a SAD é avaliada são os consolidados. Não faz sentido dizer ah não sei o quê o que interessa são os individuais.

O segundo perímetro de consolidação é o clube. E ai entra a outra "metade" do estádio. Depois da reavaliação as contas consolidadas do Clube ficaram ainda melhores do que as apresentadas hoje
A reavaliação do estádio para 279 ME é relativa aos 47% ou à totalidade do estádio?...
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,336
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
O comunidado dizer que se tivéssemos contabilizado o acesso aos oitavos os CP seriam positivos não faz sentido nenhum. Essa receita vai ser contra-balançada no segundo semestre com outros custos. É uma afirmação para a qual percebo a intenção mas que em termos de análise financeira vale pouco mais do que nada
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,452
15,708
Vila Nova de Gaia, 1975
O comunidado dizer que se tivéssemos contabilizado o acesso aos oitavos os CP seriam positivos não faz sentido nenhum. Essa receita vai ser contra-balançada no segundo semestre com outros custos. É uma afirmação para a qual percebo a intenção mas que em termos de análise financeira vale pouco mais do que nada
A intenção é clara.

Aliás está em todos os jornais por isso mesmo...
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,336
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
A reavaliação do estádio para 279 ME é relativa aos 47% ou à totalidade do estádio?...
Totalidade do estádio. Contabilisticamente tu registas 100% do estádio no Activo mas depois nos capitais próprios abates a parte não atribuível. Eu ainda estou a tentar fazer o reverse enginering dessas contas. Mas no final do dia apenas 47% disso refletido nos CP da SAD. Estou assumir que a reavaliação é da Euroantas que é a detentora do estádio. Mas parece-me que é um pressuposto pacifico.

pode ter havido aqui um truque mas não tenho ainda dados para sustentar.
 
  • Like
Reações: vitor oliveira

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,336
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
A intenção é clara.

Aliás está em todos os jornais por isso mesmo...
Yep. mas também quis dar importância excessiva a esse ponto que não tem importância nenhuma (diferença entre positivos e quase positivos) agora que discuta isso também. Tem zero interesse para mim
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,452
15,708
Vila Nova de Gaia, 1975
Totalidade do estádio. Contabilisticamente tu registas 100% do estádio no Activo mas depois nos capitais próprios abates a parte não atribuível. Eu ainda estou a tentar fazer o reverse enginering dessas contas. Mas no final do dia apenas 47% disso refletido nos CP da SAD. Estou assumir que a reavaliação é da Euroantas que é a detentora do estádio. Mas parece-me que é um pressuposto pacifico.

pode ter havido aqui um truque mas não tenho ainda dados para sustentar.
Mas se fosse assim não daria aquele aumento nos capitais próprios...

IMG_20240219_155135.jpg
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,336
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Eu tinha expectativa de uma maior redução dos custos operacionais (para além do impacto da ausência do prémio).

Tinha expectativa de um anuncio mais detalhado do acordo com a Legends / 6th sense

Tinha expectativa de noticias da Academia
 
Estado
Não está aberto para novas respostas.