Política nacional

Baiao

Bancada central
26 Maio 2016
1,424
5,194
Estava decidido a votar PSD até ontem.
O vazio de ideias de Montenegro é assustador mais assustador que o wild Card PNS.
PNS ao menos sabemos o que ele é: trapalhão, demasiado afoito e pouco cérebro.
Montenegro tem uma nuvem Sith por cima dele: shady diz que não a coisas que tem no programa, diz que sim a coisas que não tem...
O Chega vai capitalizar com isto porque se a AD ganhar não tem hipótese de governar sem o Chega
Os debates não são bem a melhor forma de analisar as coisas. Ainda mais um debate daqueles como o de ontem, cheio de interrupções e provocações.

Não sei se é o caso mas deixares de votar PSD e votares PS pelo debate de ontem não faz nenhum sentido a meu ver. Aliás, votar PS e em específico no PNS depois de 8 anos que pioraram o país a vários níveis importantes, acreditando que vão resolver todos os problemas criados... pá, é ter muita fé, no mínimo.

As alternativas não são as melhores e estamos mal quando o caminho a escolher é entre estes líderes partidários. Eu que sempre votei estava a ponderar abster-me desta vez por causa disso mesmo. Ainda não decidi se vou optar por isso ou por dar o meu voto na única alternativa a este lodo que temos hoje em dia. E, indo votar, a única alternativa é o voto na AD ou na IL, a meu ver. Um voto que não seja esse é condenar o país a mais 4 anos disto, com a agravante de ser liderado por um indivíduo despreparado como o PNS, ao contrário do que era o Costa que apesar de todos os defeitos era alguém com outra preparação e postura.
 

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
17,942
22,687
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Os debates não são bem a melhor forma de analisar as coisas. Ainda mais um debate daqueles como o de ontem, cheio de interrupções e provocações.

Não sei se é o caso mas deixares de votar PSD e votares PS pelo debate de ontem não faz nenhum sentido a meu ver. Aliás, votar PS e em específico no PNS depois de 8 anos que pioraram o país a vários níveis importantes, acreditando que vão resolver todos os problemas criados... pá, é ter muita fé, no mínimo.

As alternativas não são as melhores e estamos mal quando o caminho a escolher é entre estes líderes partidários. Eu que sempre votei estava a ponderar abster-me desta vez por causa disso mesmo. Ainda não decidi se vou optar por isso ou por dar o meu voto na única alternativa a este lodo que temos hoje em dia. E, indo votar, a única alternativa é o voto na AD ou na IL, a meu ver. Um voto que não seja esse é condenar o país a mais 4 anos disto, com a agravante de ser liderado por um indivíduo despreparado como o PNS, ao contrário do que era o Costa que apesar de todos os defeitos era alguém com outra preparação e postura.
Se for num distrito com pouca representatividade (dos que mete 3 deputados, por exemplo), praticamente só contam os votos no PS ou na AD
 

Baiao

Bancada central
26 Maio 2016
1,424
5,194
Nesse cenário nem sei se faz sentido a coligação com a IL.
Se o Chega aceitar viabilizar um governo minoritário de direita, provavelmente a coligação com a IL não vai servir para nada.
Vai servir para não os colocar de parte porque no futuro pode precisar deles. E tendo várias ideias em comum, acho que faz sentido não os afastarem desse jeito, até porque são o parceiro natural do PSD.

Eu estou com uma fezada que o PSD + IL não vão andar muito longe dos 116 deputados necessários para a maioria. Mas é só um palpite. Acho que muitos votos do Chega vão acabar a cair na AD ou IL.
 
  • Like
Reações: Raba

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
6,757
7,796
Esmoriz
Se tiverem 15%-20% é tudo menos justo ver as coisas por esse prisma. Um partido com essa expressão e com esse número de votantes tem de aceitar passar um governo sem que seja sequer ouvido ou sem que tenha propostas do mesmo? Não me parece justo nem a maneira correta de ver as coisas.

E eu sou um dos que espera que saia daqui uma alternativa estável ao PS, com um governo PSD + IL. Então estou à vontade para falar. O que acho que acontece nesse caso que falas é que PSD + IL apresentam algumas propostas para agradar ao Chega e estes abstêm-se e deixam passar o orçamento a ver no que vai dar.
O Chega tem duas opções: ou faz isso ou cola-se ao PS e derruba o governo AD. Não é difícil adivinhar o que vão fazer, até porque a segunda opção seria muito perigosa para o partido.

O pior é quando chegar ao segundo e terceiro orçamentos de estado. Aí vai depender muito do feeling, do estado do país e do sentido do eleitorado. O Chega está naquele limiar em que tanto pode subir para cima dos 20%, como ser engolido pela AD caso o seu eleitorado potencial prefira estabilidade e sinta que a AD lha possa dar.

A questão é que neste momento há sondagens que dão maioria de direita mas a esquerda muito próxima (contando com o Livre o PAN). Caso ganhe o PS com maioria de esquerda, o Chega tem a oportunidade quase única de surgir como a melhor alternativa (coisa que o Montenegro não conseguiu depois de 8 anos de governo PS com toda a gente farta de os aturar). Ou não, a situação é muito imprevisível. Eu por exemplo nunca imaginei que o Chega tivesse um eleitorado potencial acima dos 10%.

Ainda assim estou convencido que até às eleições, o Chega deverá descer e a AD subir. Acho que a tendência será essa, a não ser que apareça aí algum facto político surpreendente.
 

Baiao

Bancada central
26 Maio 2016
1,424
5,194
Se for num distrito com pouca representatividade (dos que mete 3 deputados, por exemplo), praticamente só contam os votos no PS ou na AD
Sim. Eu acho que é urgente rever o sistema eleitoral para adotar o círculo de compensação. Não faz sentido nenhum tanto voto ser desperdiçado.
 

Baiao

Bancada central
26 Maio 2016
1,424
5,194
O Chega tem duas opções: ou faz isso ou cola-se ao PS e derruba o governo AD. Não é difícil adivinhar o que vão fazer, até porque a segunda opção seria muito perigosa para o partido.

O pior é quando chegar ao segundo e terceiro orçamentos de estado. Aí vai depender muito do feeling, do estado do país e do sentido do eleitorado. O Chega está naquele limiar em que tanto pode subir para cima dos 20%, como ser engolido pela AD caso o seu eleitorado potencial prefira estabilidade e sinta que a AD a possa dar.

A questão é que neste momento há sondagens que dão maioria de direita mas a esquerda muito próxima (contando com o Livre o PAN). Caso ganhe o PS com maioria de esquerda, o Chega tem a oportunidade quase única de surgir como a melhor alternativa (coisa que o Montenegro não conseguiu depois de 8 anos de governo PS com toda a gente farta de os aturar). Ou não, a situação é muito imprevisível. Eu por exemplo nunca imaginei que o Chega tivesse um eleitorado potencial acima dos 10%.

Ainda assim estou convencido que até às eleições, o Chega deverá descer e a AD subir. Acho que a tendência será essa, a não ser que aparece aí algum facto político supreendente.
Concordo no geral. O Chega tem uma posição complicada porque pode perder eleitorado qualquer que seja a decisão. Deixa passar o primeiro orçamento e arrisca-se a perder aquela base que acha que o Chega é contra o sistema e que se está a tornar parte dele. Ou não deixa passar e arrisca a perder eleitorado porque provocaram eleições e não deram oportunidade para acabar com o poder do PS. No final acho que vão tomar essa decisão que dizes, ainda para mais se elegerem uns 30 deputados.

Eu acho que o Chega está neste momento nuns 10% que são fixos, que comem tudo o que o Ventura lhes diz, que seguem o partido como um clube de futebol e que acham que são os únicos que vão mudar tudo para melhor. E tem uns outros 5%-10% que vai ou pondera votar neles porque não quer mais PS e porque os líderes de PSD e IL não têm o nível que deviam ter. Um voto de protesto, de raiva, de indignação quase. Ao mesmo tempo acho que o Chega perdeu votos nos debates com a atitude do Ventura de ter um discurso quase ao nível do Bloco de Esquerda em alguns debates. É por aí e pelo voto útil que acho que vão perder votos e acabar por ter ali à volta de 15% nas eleições.

Caso o PS ganhe com maioria de esquerda (parece-me muito difícil) o PSD tem de sacar de imediato de um nome forte para o Chega não preencher essa melhor alternativa que falas. Trazer um Passos por exemplo acabaria por reunir o PSD e esvaziar muito do eleitorado do Chega (os tais 5%-10% que falei acima). Aliás, tenho poucas dúvidas que o Passos ou o Rui Rio limpavam estas eleições e conseguiam a maioria com a IL muito facilmente.
 

Ruben1893

"Prometo dar a vida pelo Futebol Clube do Porto"
24 Julho 2019
89,957
193,327
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
E eu sou um dos que espera que saia daqui uma alternativa estável ao PS, com um governo PSD + IL. Então estou à vontade para falar. O que acho que acontece nesse caso que falas é que PSD + IL apresentam algumas propostas para agradar ao Chega e estes abstêm-se e deixam passar o orçamento a ver no que vai dar.
Algumas medidas para agradar ao Chega????

Finalmente alguém pegará na questão da zoofilia!!!
 
  • Haha
Reações: Baiao

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
7,015
9,928
Se o Donald Trump vencer as eleições e cumprir com a promessa de abandonar a Nato a união europeia e o euro vão colapsar e Portugal é que vai sofrer mais com isso, deixamos de ter os subsídios Europeus, distantes do centro da Europa e sem aliados
Já há algum tempo que não aparecia um post do fim do mundo em cuecas, já estava com saudades.
 
  • Haha
Reações: Porto

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
7,015
9,928
Ontem o PNS arrancou o debate a ganhar 10 a 0 e terminou o debate a ganhar por 1 ou 2...
Não acho que tenha sido assim tão equilibrado, concordando com a alternância do "marcador".

Não foi 10 a 0 o início...foi 100; alguém que quer ser primeiro ministro, pode ser mais à esquerda, direita ou centro sobre todas as áreas e mais algumas..mas convém ter o mínimo sentido de estado e noção da mais básica função de um Estado democrático, que é a segurança.

O que os polícias fizeram, desviar a manifestação que estava autorizada para um sítio e hora, para o local onde o próximo primeiro ministro esta a debater, é de uma gravidade extrema..e o Montenegro nem um pio conseguiu dizer sobre isso.

Depois equilibrou a meio do debate, principalmente nas duas áreas mais difíceis para o PNS, saúde e habitação, voltou a levar golo na economia e no final quando o próprio, que devia fugir disso a sete pés, puxou o tema das pensões...enfim, até a mim me doeu e não tenho simpatia por ele.
 

Baiao

Bancada central
26 Maio 2016
1,424
5,194
Não acho que tenha sido assim tão equilibrado, concordando com a alternância do "marcador".

Não foi 10 a 0 o início...foi 100; alguém que quer ser primeiro ministro, pode ser mais à esquerda, direita ou centro sobre todas as áreas e mais algumas..mas convém ter o mínimo sentido de estado e noção da mais básica função de um Estado democrático, que é a segurança.

O que os polícias fizeram, desviar a manifestação que estava autorizada para um sítio e hora, para o local onde o próximo primeiro ministro esta a debater, é de uma gravidade extrema..e o Montenegro nem um pio conseguiu dizer sobre isso.

Depois equilibrou a meio do debate, principalmente nas duas áreas mais difíceis para o PNS, saúde e habitação, voltou a levar golo na economia e no final quando o próprio, que devia fugir disso a sete pés, puxou o tema das pensões...enfim, até a mim me doeu e não tenho simpatia por ele.
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
6,757
7,796
Esmoriz
Não acho que tenha sido assim tão equilibrado, concordando com a alternância do "marcador".

Não foi 10 a 0 o início...foi 100; alguém que quer ser primeiro ministro, pode ser mais à esquerda, direita ou centro sobre todas as áreas e mais algumas..mas convém ter o mínimo sentido de estado e noção da mais básica função de um Estado democrático, que é a segurança.

O que os polícias fizeram, desviar a manifestação que estava autorizada para um sítio e hora, para o local onde o próximo primeiro ministro esta a debater, é de uma gravidade extrema..e o Montenegro nem um pio conseguiu dizer sobre isso.

Depois equilibrou a meio do debate, principalmente nas duas áreas mais difíceis para o PNS, saúde e habitação, voltou a levar golo na economia e no final quando o próprio, que devia fugir disso a sete pés, puxou o tema das pensões...enfim, até a mim me doeu e não tenho simpatia por ele.
Globalmente concordo, mas é penoso ver o PNS a brandir um gráfico com investimento no SNS, sabendo que mais de 50% do que foi orçamentado não foi executado.
 
  • Like
Reações: Tails e Raba

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
3,980
5,942
Bragança
Não acho que tenha sido assim tão equilibrado, concordando com a alternância do "marcador".

Não foi 10 a 0 o início...foi 100; alguém que quer ser primeiro ministro, pode ser mais à esquerda, direita ou centro sobre todas as áreas e mais algumas..mas convém ter o mínimo sentido de estado e noção da mais básica função de um Estado democrático, que é a segurança.

O que os polícias fizeram, desviar a manifestação que estava autorizada para um sítio e hora, para o local onde o próximo primeiro ministro esta a debater, é de uma gravidade extrema..e o Montenegro nem um pio conseguiu dizer sobre isso.

Depois equilibrou a meio do debate, principalmente nas duas áreas mais difíceis para o PNS, saúde e habitação, voltou a levar golo na economia e no final quando o próprio, que devia fugir disso a sete pés, puxou o tema das pensões...enfim, até a mim me doeu e não tenho simpatia por ele.
O chega propôs uma medida absurda acerca dos policias.... Direito á greve e direito a filiação política. O primeiro faz sentido, se for com garantia de serviços mínimos. Se não houver forma de reinvindicação optam por formas alternativas como baixas em massa ou protestos vários ... O segundo nunca poderá ser. Nenhum polícia ou guarda no ativo, não na reforma, no ativo, pode ter filiação política, tem de ter independência partidária.
O PCP e o Livre concordam com a primeira ... Nenhum partido e acho bem, com a segunda.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
19,773
12,347
Posso dizer q acho exagerado o que se tem dito sobre a manifestação junto ao capitólio ontem? Ilegal? Certo! Mau? Certo! Imprudente? Muito!Agora gravíssimo? gravíssimo foi tentativas de entrada na Assembleia da República como tivemos há uns anos! E acho q nem então se falou assim… Cerco? Que os candidatos ficaram cercados como ja se ouviu de alguns comentadores? Ou coação… Ou colocar em causa a democracia? Isso acho sim aproveitamento político. Obvio e claro.
 
  • Like
Reações: wolfheart e Baiao

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
3,980
5,942
Bragança
Posso dizer q acho exagerado o que se tem dito sobre a manifestação junto ao capitólio ontem? Ilegal? Certo! Mau? Certo! Imprudente? Muito!Agora gravíssimo? gravíssimo foi tentativas de entrada na Assembleia da República como tivemos há uns anos! E acho q nem então se falou assim… Cerco? Que os candidatos ficaram cercados como ja se ouviu de alguns comentadores? Ou coação… Ou colocar em causa a democracia? Isso acho sim aproveitamento político. Obvio e claro.
Houve uma de agricultores bem mais grave... Cortaram uma auto estrada (A4) onde nem as viaturas de emergência passaram. Locais sem urgências ficaram sem acesso a hospitais durante algumas horas. Agricultores instrumentalizados
 

Don Corleone

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2019
8,018
12,277
Conquistas
17
  • Taça de Portugal 19/20
Não acho que tenha sido assim tão equilibrado, concordando com a alternância do "marcador".

Não foi 10 a 0 o início...foi 100; alguém que quer ser primeiro ministro, pode ser mais à esquerda, direita ou centro sobre todas as áreas e mais algumas..mas convém ter o mínimo sentido de estado e noção da mais básica função de um Estado democrático, que é a segurança.

O que os polícias fizeram, desviar a manifestação que estava autorizada para um sítio e hora, para o local onde o próximo primeiro ministro esta a debater, é de uma gravidade extrema..e o Montenegro nem um pio conseguiu dizer sobre isso.

Depois equilibrou a meio do debate, principalmente nas duas áreas mais difíceis para o PNS, saúde e habitação, voltou a levar golo na economia e no final quando o próprio, que devia fugir disso a sete pés, puxou o tema das pensões...enfim, até a mim me doeu e não tenho simpatia por ele.
Curioso que o Rui Rio dava goleadas ao Antonio Costa na economia e de pouco ou nada valia. Não é isso que dá votos.
 
  • Like
Reações: N.

ManuSantiFCP

A Vencer Desde 1893 🔵⚪
8 Fevereiro 2023
5,385
8,312

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,676
5,823
Curioso que o Rui Rio dava goleadas ao Antonio Costa na economia e de pouco ou nada valia. Não é isso que dá votos.
O Antônio Costa teve a sorte política de ter alguém que era de facto estupendo na sua área de acção que era o Centeno.
Apesar do Medina ter tido melhores resultados foi muito à custa do excedente de impostos.
Nunca achei o Antônio Costa bom em nada...