Para quando um centro de Formação no FC Porto?

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
17,698
22,093
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
23,907
40,915
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
Pois, também já tinha dito isso.
O FCP comunica muito pouco com os sócios.
O que, neste caso, até me deixa com a pulga atrás da orelha. Porque se de facto esta notícia for verdadeira, PdC teria todo o interesse em vir anunciar desenvolvimentos no projeto da Academia, até para fins eleitoralistas...
Anuncia provavelmente em Março, um mês antes das eleições ou algo assim, pois ainda falta adquirir terrenos em hasta pública, mas enfim tal situação legítima as queixas de falta de transparência por parte dos candidatos André Villas-Boas e Pinto da Costa.
 

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
17,698
22,093
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Anuncia provavelmente em Março, um mês antes das eleições ou algo assim, pois ainda falta adquirir terrenos em hasta pública, mas enfim tal situação legítima as queixas de falta de transparência por parte dos candidatos André Villas-Boas e Pinto da Costa.
🤷‍♂️
 

Tiago_com_Dias

Bancada lateral
12 Dezembro 2023
762
983
Anuncia provavelmente em Março, um mês antes das eleições ou algo assim, pois ainda falta adquirir terrenos em hasta pública, mas enfim tal situação legítima as queixas de falta de transparência por parte dos candidatos André Villas-Boas e Pinto da Costa.
O Jorge Nuno se vencer as eleições vai dizer todos os detalhes do projeto... Estou muito curioso para saber qual é a construtora responsável pela empreitada
 
  • Like
Reações: Indiana Jones

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
17,698
22,093
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Dois terrenos que equivalem a metade do projecto. Duvido da veracidade desta notícia.
É uma zona isolada, sem construções, sem casas e até sem grandes acessos.
Não me parece difícil de crer que os 10he pertencessem apenas a dois proprietários.
Quem, como eu, vive longe do centro da cidade sabe que não é difícil haver pessoas com terrenos de 20 ou 30 mil metros quadrados, completamente abandonados. Neste caso seria, por exemplo, duas pessoas com terrenos de 50 mil. Parece-me perfeitamente possível. Em meios rurais longe dos centros urbanos isto é comum.
Por exemplo, no tempo da minha avó eles eram uns 15 irmãos. E todos construíram casas umas ao lado das outras, na mesma rua. Isto há muitas décadas atrás... Portanto há famílias antigas que tinham muitos terrenos e terrenos grandes. E se no tal caso da minha avó o enorme terreno foi dividido por muita gente, não me custa a crer que haja ainda hoje quem tenha mantido esses enormes lotes de terreno na família. Dois terrenos de 5 hectares, acho perfeitamente possível, na zona em que é.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
19,482
11,887
A partir do momento em que anunciou o projecto, o negocio com este terrenos privados ja devia estar alinhavado.

Sempre com aquela desconfiança, ja se sabe, nos tempos que correm, mas sim, parece-me tudo credível.
 

Gatão1983

Bancada central
14 Março 2023
1,639
4,086
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Uma ótima notícia!
Sinceramente, sempre gostei mais deste projeto para a Academia, por ser uma coisa "em grande", com possibilidade de expansão no futuro.
Da mesma forma que também preferia que tudo se concentrasse num sítio. Sendo assim, não me parece ter grande sentido a formação estar na Maia e o futebol profissional no Olival. São pormaiores que com certeza o André, quando vencer as eleições, irá olhar e saber se dá para fazer algumas alterações ao projeto.

Agora, esta falta de comunicação com os sócios... Mas é o normal, o candidato Jorge Nuno bem diz que irá promover mais transparência e uma melhor comunicação com os sócios, ao contrário da atual administração do presidente Pinto da Costa.
 
  • Like
Reações: Moreira

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
17,698
22,093
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Falta saber é quem vai financiar e os detalhes do acordo...isso é que tem de ser bem explicadinho!
Poderá ser uma entidade tipo BMG, à semelhança do que fez no Museu...
Ou poderá ser a própria construtora, se bem que não sei se as construtoras em Portugal estariam disponíveis para adiantar assim mais de 20M, a receber ao longo do tempo...
Caso seja uma construtora, tem de ser uma das maiores do país... Uma Mota Engil teria capacidade para fazer a obra, é a maior empresa de construção do país. Uma ABB já fez algo semelhante (Cidade do Futebol - FPF) mas não é uma empresa que eu veja a adiantar esse dinheiro ao FCP. Poderia ser a Omatapalo, que tem vindo a ganhar relevância enquanto parceiro e patrocinador do FCP, e que também tem meios para executar a obra...
Mas ninguém sabe...
 
  • Like
Reações: Moreira

onurB

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2015
5,212
7,889
42
Porto
Vamos lá fazer um resumo breve:

2016:

"A primeira vez que se falou de um Centro de Formação do FC Porto foi em 2016, durante a campanha eleitoral de Pinto da Costa para um novo mandato. Foi o próprio presidente quem lançou a ideia, que reforçou mais tarde numa entrevista ao Jornal de Notícias.

«O meu grande projeto para o futuro é fazer um centro de treinos para os jovens. Estamos em conversações com a Câmara da Maia», começou por garantir Pinto da Costa.

«O futuro do clube tem de passar pela formação. O FC Porto tem de ter jovens que possam vir a representar o FC Porto. Como o Ruben Neves ou o Rui Pedro. Não se pode constituir uma equipa de juniores ou B à base de nigerianos que um dia estão aqui e noutro não. Fazer este centro não é uma promessa, é um desejo.»

Ainda em 2016, por exemplo, Luís Gonçalves garantia em entrevista a O Jogo que já havia acordo com a Câmara Municipal da Maia para a construção da infraestrutura.

«O FC Porto está a precaver-se em termos de estruturas para a formação. Tem um acordo com a Câmara Municipal da Maia para um centro de formação. Se esse é nosso futuro, temos de ter infraestruturas. Nunca esquecendo que podemos ter todas as infraestruturas, mas sem bons recursos humanos não vamos lá», referiu na altura o diretor geral da SAD portista.

«O FC Porto tem matéria-prima e investe na formação para ter resultados. E os resultados são jogadores de primeira equipa. O FC Porto tem de voltar a ser uma escola de conhecimento.»"

2024: (a 60 dias das eleições)

Comprámos metade do terreno necessário para o projecto.

E como se costuma dizer....I rest my case.
 
  • Like
Reações: Gatão1983

mack

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,664
6,659
Com que dinheiro é que suportamente foi comprado e em que condições? Ou é mais um daqueles negócios que depois vêm reclamar atrasos de pagamentos?
 

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
17,698
22,093
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Com que dinheiro é que suportamente foi comprado e em que condições? Ou é mais um daqueles negócios que depois vêm reclamar atrasos de pagamentos?
O modelo que foi falado ao sócios (embora muito pouco falado) era de que o parceiro comprava os terrenos e fazia a academia.
E o FCP ia pagando uma renda anual, até que daqui a alguns anos a academia passasse a ser sua (por já estar paga).

Imagina por exemplo, o parceiro adianta os 20M da academia e o FCP vai pagando 2M/ano. Ao fim de 10 ou 15 anos a academia passa a ser do clube. Creio que essas condições já estarão todas acordadas.
 
  • Like
Reações: Moreira

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
23,907
40,915
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
O Jorge Nuno se vencer as eleições vai dizer todos os detalhes do projeto... Estou muito curioso para saber qual é a construtora responsável pela empreitada
Será realmente interessante saber quando será a propalada hasta pública e ainda se haverá um concurso público para determinar o construtor ou o mesmo será um amigo do peito ou da carteira de certas pessoas.
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
6,716
7,680
Esmoriz
Estou a ver que, depois de 8 anos a engonhar vai haver mesmo a desfaçatez de apresentar um projecto de academia a um mês da eleições. Nada mau para quem diz que não precisa de fazer campanha.
Parece um candidato autárquico.
 
  • Like
Reações: riskolas