Para quando um centro de Formação no FC Porto?

vitor_silva

Tribuna
9 Agosto 2006
4,790
3,291
39
Porto, Portugal
um elefante branco criado para as eleiçoes. duvido muito que teremos alguma coisa neste mandato. honestamente o presidente vai ter muito pra se coçar no primeiro ano para andar a ver projetos de construçao
 

bad_person

Bancada central
30 Junho 2020
1,703
2,864
Conquistas
2
Portugal
Penso rápido para 29 anos?...
"Penso rápido" no sentido que vai remediar algumas das necessidades imediatas, não permitindo no entanto a mudança de toda a formação (masculina + feminina) para o Olival + CAR e mais tarde ou mais cedo vamos precisar novamente de investir em infraestruturas porque se a aposta no futebol feminino for "para valer" vamos quase que duplicar as necessidades de infraestrutura, a menos que a ideia passe por depois colocar o dept. de formação futebol feminino com as mesmas dificuldades da nossa formação.
O projeto da Maia até construído por fases é melhor a longo prazo do que investir no CAR para depois passado uns anos ele estar novamente curto e irmos em busca de uma nova localização, até porque cada vez mais vai ser difícil encontrar áreas de terreno vastas no Grande Porto para edificar uma Academia com grandes dimensões.
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,563
15,892
Vila Nova de Gaia, 1975
"Penso rápido" no sentido que vai remediar algumas das necessidades imediatas, não permitindo no entanto a mudança de toda a formação (masculina + feminina) para o Olival + CAR e mais tarde ou mais cedo vamos precisar novamente de investir em infraestruturas porque se a aposta no futebol feminino for "para valer" vamos quase que duplicar as necessidades de infraestrutura, a menos que a ideia passe por depois colocar o dept. de formação futebol feminino com as mesmas dificuldades da nossa formação.
O projeto da Maia até construído por fases é melhor a longo prazo do que investir no CAR para depois passado uns anos ele estar novamente curto e irmos em busca de uma nova localização, até porque cada vez mais vai ser difícil encontrar áreas de terreno vastas no Grande Porto para edificar uma Academia com grandes dimensões.
A Academia da Maia vai conseguir albergar formação + equipas profissionais no futuro?

O que vamos fazer ao Olival nestes 29 anos? Não sao 5 ou 6, são 29. Nessa altura o próprio CAR estará a necessitar de renovação...

O CAR é uma solução para coexistir com o Olival. Depois é necessária uma infraestrutura nova com tudo junto.

A Academia da Maia permite essa solução conjunta a longo prazo?
 

bad_person

Bancada central
30 Junho 2020
1,703
2,864
Conquistas
2
Portugal
A Academia da Maia vai conseguir albergar formação + equipas profissionais no futuro?

O que vamos fazer ao Olival nestes 29 anos? Não sao 5 ou 6, são 29. Nessa altura o próprio CAR estará a necessitar de renovação...

O CAR é uma solução para coexistir com o Olival. Depois é necessária uma infraestrutura nova com tudo junto.

A Academia da Maia permite essa solução conjunta a longo prazo?
Na Maia o que esta previsto é um estádio com lotação a rondar os 2.500 lugares, com nível de Liga2, nove relvados de futebol de 11, três deles com bancadas para 400 espetadores, e um de futebol de sete, contando ainda com gabinetes médicos, hidroterapia, ginásio e balneários, salas de lazer e de estudo, além da Casa do Dragão, com 72 quartos duplos (144 atletas), cozinha e sala de refeições.
No papel é uma infraestrutura de nível mundial, comparado com a Ciudad Deportiva Joan Gamper do Barça penso que só fica a faltar o pavilhão, que se fosse possível de edificar sem modificar o número de campos de futebol tornava as duas academias numa estrutura similar.

Instalações da Ciudad Deportiva Joan Gamper com capacidade para 80 até 120 atletas no spoiler:
  • Campo 1 Tito Vilanova: Futebol de 11 (105 x 68 metros). Relva natural. Bancadas com capacidade para 1400 espectadores.
  • Campo 2: Futebol de 11 (105 x 65 metros). Relva natural. Bancadas com capacidade para 400 espectadores.
  • Campo 3: Futebol de 11 (105 x 65 metros). Relva natural. Este campo compartilha as bancadas com o campo 2.
  • Campo 4: Futebol de 11 (105 x 65 metros). Relva natural.
  • Campo 5: Futebol de 11 (105 x 65 metros). Relva sintética.
  • Campo 6: Futebol 7 (55 x 38 metros). Relva sintética.
  • Campo 7: Futebol de 11 (105 x 68 metros). Relva natural. Bancadas com capacidade para 1750 espectadores.
  • Campo 8: Futebol de 11 (105 x 65 metros). Relva sintética. Bancadas com capacidade para 950 espectadores.
  • Campo 9: Futebol de 11 (105 x 65 metros). Relva sintética. Este campo compartilha as bancadas com o campo 8.
  • Campo para guarda-redes: Área de treino de guarda-redes em relva natural
  • Pavilhão de Basquetebol: Bancada com capacidade para 472 espectadores.
  • Pavilhão de andebol e futsal: Duas quadras, uma em cima da outra, para as categorias inferiores das secções de andebol e futsal - e ocasionalmente para treino das suas equipas principais - com bancadas com capacidade para 251 e 245 espectadores, respetivamente.
  • Edifício instalado na bancada do campo 1: Edifício de serviços com escritórios, sala de reuniões, sala de imprensa, balneários e ginásio.
  • 1 Edifício com balneários e serviços para as equipas de formação.
  • Masía - Centro de Formación Oriol Tort
  • Estadi Johan Cruyff: estádio de 105 x 68 m com capacidade para 6.000 espectadores, que acolhe os jogos do FC Barcelona B, do F. C. Barcelona Feminino e os jogos da UEFA Youth League do F. C. Barcelona Juvenil "A".
  • Masia de Can Felip: Edifício de interesse histórico que será convertido em futura sede do clube.
 
Última edição:
  • Like
Reações: Tmgd99 e hawkeyes

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,563
15,892
Vila Nova de Gaia, 1975
Na Maia o que esta previsto é um estádio com lotação a rondar os 2.500 lugares, com nível de Liga2, nove relvados de futebol de 11, três deles com bancadas para 400 espetadores, e um de futebol de sete, contando ainda com gabinetes médicos, hidroterapia, ginásio e balneários, salas de lazer e de estudo, além da Casa do Dragão, com 72 quartos duplos (144 atletas), cozinha e sala de refeições.
No papel é uma infraestrutura de nível mundial, comparado com a Ciudad Deportiva Joan Gamper do Barça penso que só fica a faltar o pavilhão, que se fosse possível de edificar sem modificar o número de campos de futebol tornava as duas academias numa estrutura similar.

Instalações da Ciudad Deportiva Joan Gamper com capacidade para 80 até 120 atletas no spoiler:
  • Campo 1 Tito Vilanova: Futebol de 11 (105 x 68 metros). Relva natural. Bancadas com capacidade para 1400 espectadores.
  • Campo 2: Futebol de 11 (105 x 65 metros). Relva natural. Bancadas com capacidade para 400 espectadores.
  • Campo 3: Futebol de 11 (105 x 65 metros). Relva natural. Este campo compartilha as bancadas com o campo 2.
  • Campo 4: Futebol de 11 (105 x 65 metros). Relva natural.
  • Campo 5: Futebol de 11 (105 x 65 metros). Relva sintética.
  • Campo 6: Futebol 7 (55 x 38 metros). Relva sintética.
  • Campo 7: Futebol de 11 (105 x 68 metros). Relva natural. Bancadas com capacidade para 1750 espectadores.
  • Campo 8: Futebol de 11 (105 x 65 metros). Relva sintética. Bancadas com capacidade para 950 espectadores.
  • Campo 9: Futebol de 11 (105 x 65 metros). Relva sintética. Este campo compartilha as bancadas com o campo 8.
  • Campo para guarda-redes: Área de treino de guarda-redes em relva natural
  • Pavilhão de Basquetebol: Bancada com capacidade para 472 espectadores.
  • Pavilhão de andebol e futsal: Duas quadras, uma em cima da outra, para as categorias inferiores das secções de andebol e futsal - e ocasionalmente para treino das suas equipas principais - com bancadas com capacidade para 251 e 245 espectadores, respetivamente.
  • Edifício instalado na bancada do campo 1: Edifício de serviços com escritórios, sala de reuniões, sala de imprensa, balneários e ginásio.
  • 1 Edifício com balneários e serviços para as equipas de formação.
  • Masía - Centro de Formación Oriol Tort
  • Estadi Johan Cruyff: estádio de 105 x 68 m com capacidade para 6.000 espectadores, que acolhe os jogos do FC Barcelona B, do F. C. Barcelona Feminino e os jogos da UEFA Youth League do F. C. Barcelona Juvenil "A".
  • Masia de Can Felip: Edifício de interesse histórico que será convertido em futura sede do clube.
O que se tem lido por aqui é que os 10 campos da Academia são necessários apenas para a formação.

Aliás, é isso que fundamenta que os 5+5 do Olival + CAR sejam insuficientes.

Afinal em que é que ficamos?...
 

T-Dragon

Lugar Anual
2 Junho 2016
3,762
6,218
A Academia da Maia vai conseguir albergar formação + equipas profissionais no futuro?

O que vamos fazer ao Olival nestes 29 anos? Não sao 5 ou 6, são 29. Nessa altura o próprio CAR estará a necessitar de renovação...

O CAR é uma solução para coexistir com o Olival. Depois é necessária uma infraestrutura nova com tudo junto.

A Academia da Maia permite essa solução conjunta a longo prazo?
Não poderiamos aproveitar o Olival para Feminino e Dragon Force?
 
  • Like
Reações: bad_person

bad_person

Bancada central
30 Junho 2020
1,703
2,864
Conquistas
2
Portugal
O que se tem lido por aqui é que os 10 campos da Academia são necessários apenas para a formação.

Aliás, é isso que fundamenta que os 5+5 do Olival + CAR sejam insuficientes.

Afinal em que é que ficamos?...
Temos de considerar que as equipas profissionais não treinam em janelas horárias simultâneas com a formação, a questão de relevo é sempre a gestão dos relvados, que devem ser naturais, na minha óptica.
O CAR pelo que foi anunciado seria reservado apenas para os seniores A e B e para os sub19, com a ideia de acrescentar a equipa A feminina lá.
Sendo que o Olival seria para a formação, o que é insuficiente.
A situação Maia + Olival para mim é a ideal enquanto o contrato do Olival existir, no entanto daqui a 29 anos o Olival permanecendo ou não, o clube terá sempre instalações capazes de ser uma solução.
O que se discutiu antes é o "fundamentalismo de que é obrigatório se juntar todas as equipas A, B e formação", o que supostamente faria do CAR melhor solução, que é uma opinião com a qual não concordo, já que como afirmas os 10 campos do CAR + Olival, são os mesmos da Maia (atenção que o Olival tem campos sintéticos coisa que na Maia seria relva, um dos maiores investimentos dos grandes clubes europeus está a ser nas conversão dos relvados sintéticos em naturais ou naturais mistos para a formação), pelo que a Maia permitiria até uma maior "junção das equipas" com a eliminação de distâncias, com o adicional de que até se podia converter o Olival para o futebol feminino como o @T-Dragon mencionou, um centro dedicado apenas ao futebol feminino seria algo incrível para a modalidade.
Por onde quer que eu olhe, a Maia parece-me ser a solução mais viável quer em termos de adaptabilidade como em tempo de utilização futuro.
 
Última edição:
  • Like
Reações: Tmgd99

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,563
15,892
Vila Nova de Gaia, 1975
Temos de considerar que as equipas profissionais não treinam em janelas horárias simultâneas com a formação, a questão de relevo é sempre a gestão dos relvados, que devem ser naturais, na minha óptica.
O CAR pelo que foi anunciado seria reservado apenas para os seniores A e B e para os sub19, com a ideia de acrescentar a equipa A feminina lá.
Sendo que o Olival seria para a formação, o que é insuficiente.
A situação Maia + Olival para mim é a ideal enquanto o contrato do Olival existir, no entanto daqui a 29 anos o Olival permanecendo ou não, o clube terá sempre instalações capazes de ser uma solução.
O que se discutiu antes é o "fundamentalismo de que é obrigatório se juntar todas as equipas A, B e formação", o que supostamente faria do CAR melhor solução, que é uma opinião com a qual não concordo, já que como afirmas os 10 campos do CAR + Olival, são os mesmos da Maia (atenção que o Olival tem campos sintéticos coisa que na Maia seria relva, um dos maiores investimentos dos grandes clubes europeus está a ser nas conversão dos relvados sintéticos em naturais ou naturais mistos para a formação), pelo que a Maia permitiria até uma maior "junção das equipas" com a eliminação de distâncias, com o adicional de que até se podia converter o Olival para o futebol feminino como o @T-Dragon mencionou, um centro dedicado apenas ao futebol feminino seria algo incrível para a modalidade.
Por onde quer que eu olhe, a Maia parece-me ser a solução mais viável quer em termos de adaptabilidade como em tempo de utilização futuro.
Continuo a não perceber como é que a Academia da Maia seria suficiente para a formação + equipas profissionais sem necessidade de expansão (partindo do pressuposto que o Olival não é suficiente para a formação).

Já agora, se a questão tem a ver com o que referiste das equipas profissionais não treinarem em janelas horárias simultâneas com a formação, porque é que o CAR não pode receber equipas da formação nesses tempos mortos?
 
  • Like
Reações: bad_person

bad_person

Bancada central
30 Junho 2020
1,703
2,864
Conquistas
2
Portugal
Continuo a não perceber como é que a Academia da Maia seria suficiente para a formação + equipas profissionais sem necessidade de expansão (partindo do pressuposto que o Olival não é suficiente para a formação).

Já agora, se a questão tem a ver com o que referiste das equipas profissionais não treinarem em janelas horárias simultâneas com a formação, porque é que o CAR não pode receber equipas da formação nesses tempos mortos?
A minha questão é qual a necessidade de investir no CAR para ficarmos sempre condicionados ao contrato do Olival, quando podemos ter melhor num espaço único sendo propriedade do clube de forma permanente? Existe a oportunidade de resolver um problema que se arrasta aos anos e agora que existem terrenos capazes do fazer acho que devíamos os aproveitar, já que cada vez será mais complicado encontrar tantos hectares livres no Grade Porto.
Aquilo que eu defendo desde o início é a utilização do Olival + Maia esta é para mim a solução ideal, podendo estar o futebol profissional no Olival ou não, dependendo sempre do que for o plano da estrutura.
A Maia terá sempre o adicional de contar com o Olival para complementar ainda mais as soluções oferecidas ao clube durante os anos que restam do contrato.
Falamos de 16 campos de jogo entre o Olival e Maia.
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,563
15,892
Vila Nova de Gaia, 1975
A minha questão é qual a necessidade de investir no CAR para ficarmos sempre condicionados ao contrato do Olival, quando podemos ter melhor num espaço único sendo propriedade do clube de forma permanente? Existe a oportunidade de resolver um problema que se arrasta aos anos e agora que existem terrenos capazes do fazer acho que devíamos os aproveitar, já que cada vez será mais complicado encontrar tantos hectares livres no Grade Porto.
Aquilo que eu defendo desde o início é a utilização do Olival + Maia esta é para mim a solução ideal, podendo estar o futebol profissional no Olival ou não, dependendo sempre do que for o plano da estrutura.
A Maia terá sempre o adicional de contar com o Olival para complementar ainda mais as soluções oferecidas ao clube durante os anos que restam do contrato.
Falamos de 16 campos de jogo entre o Olival e Maia.
Eu percebo onde queres chegar, mas continuo com muitas dúvidas relativamente ao que dizes.

1- A Academia da Maia resolve mesmo o nosso problema "num espaço único sendo propriedade do clube de forma permanente"?

É suficiente para albergar, nos moldes em que está projetado, a formação + as equipas profissionais a longo prazo?

Se não estiver, é possível expandi-la e a que preço?

2- Se vais manter as equipas profissionais no Olival e se considerares que a Academia da Maia consegue albergar formação + equipas profissionais, a Academia não estará sobredimensionada para as necessidades atuais? Convém lembrar que o contrato do Olival ainda vais durar perto de 3 décadas , não é mais e ou 4 anos, bem como que o custo das duas alternativas é bastante díspar e, presume-se, que o tempo para a execução também.
 

AFBT

Arquibancada
19 Março 2012
378
676
Como eu tanto gosto do meu trabalho, vou alimentar o mesmo para aqui.
Umas quantas perguntas:
Quantas equipas de formação o FC Porto tem?
Assumindo que dos sub 6 aos sub 10/11 devem fazer 1 treino por semana? Alguém confirma?
Assumindo que não treinam no campo todo o mesmo é normalmente dividido em 2 se tiver dimensões "normais" por cada campo daria para meter 2 equipas a treinar?
Os Sub 13 devem fazer 2 a 3 treinos semanais?
Sub 15 treinos diários, 5x a semana?
Sub 17 Treinos diários, 5x a semana?
Sub 19 Treinos Diários, 5x a semana?
Ou seja provavelmente temos 3 equipas q vao precisar de ocupar um campo inteiro todos os dias.
Ora se formos pela Maia sobram 6 campos dos "9" descontando o estádio.
Se dos 6 campos ficar um para os sub 13 sobram 5.
5 campos dívidas em 2 dão 10 mini campos para os sub 6 aos sub 11 treinarem?
Eu acho um exagero...
Se forem todos treinar das 17h as 18h o que se faz depois das 18h? Ninguém mais treina?
Não penso que o investimento e a forma como foi projectado a Maia seja a melhor solução. Eu preferia ficar com a Maia, mas num outro tipo de projecto, por exemplo retirar um dos campos e fazer o Pavilhão. Mas tudo depende se há guito para o financiamento do projecto. Porque o mesmo da forma como está vai ficar entre os 60 a 80 Milhões.
 

arichard

Tribuna
1 Setembro 2016
4,682
5,010
Eu depreendi sempre que fica tudo na Maia, 12 campos são mais que suficientes.
Por outro lado, o terreno é enorme e não deve ser dificil o arquiteto Manuel Salgado integrar um Pavilhao para as modalidades e espaço para o edificio do CAR.

Há ali espaço até para o Boavista fazer a sua Academia e sobra espaço para a camara da Maia fazer um centro de lazer junto aos detritos megaliticos e ribeiras!
Estás a esquecer-te das instalações de apoio as equipas profissionais e das modalidades ...
Porque estagiamos em Hoteis? é para isso que servem os Centros de Treinos dos clubes ...

E até como já foi dito aqui por alguns foristas mais entendidos na matéria, convém que a formação e a equipa profissional tenham alguma separação para concentração de atletas profissionais ...

Portanto a Academia na Maia só é viável se tivermos mais Hectares ... 21Hectares é pouco ... Os calimeros vão ampliar de 24hectares para 31hectares e não têm pavilhão nem modalidades no mesmo espaço ...

Portanto são demasiadas interrogações para um projecto que requer urgência ... O que a actual SAD acabou por fazer foi avançar com um projecto que não reunia consenso ...

Ainda têm que me explicar porque precisámos de tantos campos ... treinam todos os miúdos ao mesmo tempo?

Portanto para mim a solução passa por licitar os terrenos que eram para o clube da rotunda e tentar ver com a CMMaia se dá para fazer permuta, mantendo a mesma área (34Hectares), e ficar com os terrenos contíguos ...
E depois avançar com a obra de forma faseada ...
Primeiro a formação
Depois as nodalidades
Por fim a equipa profissional ...

Gostava de saber os detalhes da Academia da Maia ,,, financiamento, valor dos terrenos, etc ...
 
  • Like
Reações: grandeporto

bad_person

Bancada central
30 Junho 2020
1,703
2,864
Conquistas
2
Portugal
Eu percebo onde queres chegar, mas continuo com muitas dúvidas relativamente ao que dizes.

1- A Academia da Maia resolve mesmo o nosso problema "num espaço único sendo propriedade do clube de forma permanente"?

É suficiente para albergar, nos moldes em que está projetado, a formação + as equipas profissionais a longo prazo?

Se não estiver, é possível expandi-la e a que preço?

2- Se vais manter as equipas profissionais no Olival e se considerares que a Academia da Maia consegue albergar formação + equipas profissionais, a Academia não estará sobredimensionada para as necessidades atuais? Convém lembrar que o contrato do Olival ainda vais durar perto de 3 décadas , não é mais e ou 4 anos, bem como que o custo das duas alternativas é bastante díspar e, presume-se, que o tempo para a execução também.
É sempre complicado garantir que resolve todos os problemas, até porque não tive nenhum papel no projecto e o temos de considerar que teremos mais necessidades no futuro e quanto melhor forem as condições mais jovens vamos atrair, neste momento já temos equipas A, B e C na formação.
Depois existe a questão do futebol feminino, vamos ter ainda uma maior necessidade de espaço e de uma logística diferente em termos dos equipamentos de apoio.
A Maia por sair tudo do zero, poderá ser desde o inicio pensada para responder a todos estes desafios e levar em consideração a utilização do Olival pelo que resta do contrato.
Os terrenos da Maia estando disponíveis nem que se avance por fases (como o Braga fez) para mim será sempre a melhor solução porque é a que permite termos uma maior capacidade de resposta, o que se passa hoje em termos de infraestruturas na formação é uma pobreza franciscana que está a prejudicar a evolução dos nossos atletas.
Se me perguntarem a mim, a solução seria ideal passa pela formação na Maia, com os seniores no Olival, não acho que a Maia esteja sobredimensionada se pensarmos que a mesma poderá incluir todos os escalões de formação masculinos e femininos, eu acho que não é todo descabido que se entrarmos no futebol feminino de forma séria vamos facilmente ter equipas A´s e B´s em cada escalão.
O ideal era a Maia ser depois ampliada para receber os seniores no futuro, com um espaço desenhado de raiz para o futebol profissional e mais a frente outro espaço para as modalidades de pavilhão, mas isto seria uma super cidade desportiva.
 
Última edição:
  • Like
Reações: Tmgd99

arichard

Tribuna
1 Setembro 2016
4,682
5,010
Temos de considerar que as equipas profissionais não treinam em janelas horárias simultâneas com a formação, a questão de relevo é sempre a gestão dos relvados, que devem ser naturais, na minha óptica.
O CAR pelo que foi anunciado seria reservado apenas para os seniores A e B e para os sub19, com a ideia de acrescentar a equipa A feminina lá.
Sendo que o Olival seria para a formação, o que é insuficiente.
A situação Maia + Olival para mim é a ideal enquanto o contrato do Olival existir, no entanto daqui a 29 anos o Olival permanecendo ou não, o clube terá sempre instalações capazes de ser uma solução.
O que se discutiu antes é o "fundamentalismo de que é obrigatório se juntar todas as equipas A, B e formação", o que supostamente faria do CAR melhor solução, que é uma opinião com a qual não concordo, já que como afirmas os 10 campos do CAR + Olival, são os mesmos da Maia (atenção que o Olival tem campos sintéticos coisa que na Maia seria relva, um dos maiores investimentos dos grandes clubes europeus está a ser nas conversão dos relvados sintéticos em naturais ou naturais mistos para a formação), pelo que a Maia permitiria até uma maior "junção das equipas" com a eliminação de distâncias, com o adicional de que até se podia converter o Olival para o futebol feminino como o @T-Dragon mencionou, um centro dedicado apenas ao futebol feminino seria algo incrível para a modalidade.
Por onde quer que eu olhe, a Maia parece-me ser a solução mais viável quer em termos de adaptabilidade como em tempo de utilização futuro.
Voltámos aqui ao mesmo ponto ... Porque é que diferentes secções devem estar espalhadas. Porque nao concentrar tudo no mesmo local ... atenção, com a separação devido e com o isolamento que as equipas profissionais devem ter ...

Não devemos olhar para o que os outros fazem só porque sim ... mas devemos olhar para os erros dos outros e apreender ...
Os lagartos vão ampliar a actual academia de 24hectares para 31 Hectares e só contempla o futebol. E se repararem o que não falta é espaço para ampliarem ...
Os lampiões já se ouve um boato que querem mudar para um espaço maior que lhes permita albergar futebol e modalidades ... Não têm mesmo maneira nenhuma para onde ampliarem

Nós vamos com um atraso de 20 anos e vamos cometer os mesmo erros? Há sinergias que devem e podem ser aproveitadas ...

Depois algo que muitos aqui apresentam ... acham que tudo se resume a uma questão de número de campos? Tem que existir infraestruturas de apoio para as equipas profissionais, quartos, ginásio, instalações necessariamente diferentes da formação ..
E refiro-me a futebol e modalidades ...

Porque haveremos de estagiar e pernoitar em hoteis?

Acho que está na altura de não sermos "separatistas" relativamente ao futebol feminino ou modalidades ...
TODOS os alteltas do Porto devem ter as melhores condições, TODOS eles representam o mesmo símbolo ...

A Maia para mim parece inevitável, mas deveríamos salvaguardar mais terrenos, pelo menos mais 10Hectares e ser a Cidade do Futebol Clube do Porto ... algo a ser feito de forma faseada, prioridade a formação e modalidades e posteriormente as equipas principais.
Já que vamos tarde, ao menos façamos algo que seja digno da grandeza do nosso clube ...

O Olival a meu ver deveria ficar para a Fundação Porto, adaptar um dos relvados com uma pista de atletismo e fazer um centro de alto rendimento do Norte.
Algo que possa albergar todos os atletas "patrocinados" pelo Porto.
 
  • Like
Reações: Tmgd99 e bad_person

arichard

Tribuna
1 Setembro 2016
4,682
5,010
um elefante branco criado para as eleiçoes. duvido muito que teremos alguma coisa neste mandato. honestamente o presidente vai ter muito pra se coçar no primeiro ano para andar a ver projetos de construçao
É por isso que ele tem uma equipa profissional e alargada para tratar disso ...
Claro que há prioridades mas este processo não pode parar porque há ainda muita burocracia para ser ultrapassada ... Mas duvido que as obras comecem em 2024 ... Deve demorar mais ou menos 1 ano até ter tudo pronto e as licenças de construcção ...
Isto sem falar em financiamento, etc ...
 
  • Like
Reações: bad_person

bad_person

Bancada central
30 Junho 2020
1,703
2,864
Conquistas
2
Portugal
Voltámos aqui ao mesmo ponto ... Porque é que diferentes secções devem estar espalhadas. Porque nao concentrar tudo no mesmo local ... atenção, com a separação devido e com o isolamento que as equipas profissionais devem ter ...

Não devemos olhar para o que os outros fazem só porque sim ... mas devemos olhar para os erros dos outros e apreender ...
Os lagartos vão ampliar a actual academia de 24hectares para 31 Hectares e só contempla o futebol. E se repararem o que não falta é espaço para ampliarem ...
Os lampiões já se ouve um boato que querem mudar para um espaço maior que lhes permita albergar futebol e modalidades ... Não têm mesmo maneira nenhuma para onde ampliarem

Nós vamos com um atraso de 20 anos e vamos cometer os mesmo erros? Há sinergias que devem e podem ser aproveitadas ...

Depois algo que muitos aqui apresentam ... acham que tudo se resume a uma questão de número de campos? Tem que existir infraestruturas de apoio para as equipas profissionais, quartos, ginásio, instalações necessariamente diferentes da formação ..
E refiro-me a futebol e modalidades ...

Porque haveremos de estagiar e pernoitar em hoteis?

Acho que está na altura de não sermos "separatistas" relativamente ao futebol feminino ou modalidades ...
TODOS os alteltas do Porto devem ter as melhores condições, TODOS eles representam o mesmo símbolo ...

A Maia para mim parece inevitável, mas deveríamos salvaguardar mais terrenos, pelo menos mais 10Hectares e ser a Cidade do Futebol Clube do Porto ... algo a ser feito de forma faseada, prioridade a formação e modalidades e posteriormente as equipas principais.
Já que vamos tarde, ao menos façamos algo que seja digno da grandeza do nosso clube ...

O Olival a meu ver deveria ficar para a Fundação Porto, adaptar um dos relvados com uma pista de atletismo e fazer um centro de alto rendimento do Norte.
Algo que possa albergar todos os atletas "patrocinados" pelo Porto.
Concordo plenamente!
Uma das dificuldades mais gritantes que temos na formação é a falta de infraestrutura para os nossos jovens terem acesso a trabalho regular de ginásio e não é o número de campos que irá resolver tudo, nem é a única questão que podemos considerar.
As infraestruturas para alojamento são importantes e se seguirmos o rumo de termos um centro de estágio vamos necessitar pelo menos de ter um outro polo de alojamento mais isolado para além do que já está previsto na Maia, juntando as modalidades ainda mais infraestruturas necessitamos.
Depois necessitamos dos gabinetes de trabalho para várias áreas, os centros de analise de vídeo, os auditórios, refeitórios, centros de reabilitação física e muitos outros espaços para que se consiga trabalhar todos os aspectos desde os seniores, passando pela formação e terminando nas modalidades.

O que já está previsto na Maia é excelente para dotar a formação (M e F) das condições que precisa para várias décadas, depois se for possível ampliar para incluir as equipas seniores e as modalidades excelente!
 
Última edição:
  • Like
Reações: Tmgd99

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,563
15,892
Vila Nova de Gaia, 1975
Concordo plenamente!
Uma das dificuldades mais gritantes que temos na formação é a falta de infraestrutura para os nossos jovens terem acesso a trabalho regular de ginásio e não é o número de campos que irá resolver tudo, nem é a única questão que podemos considerar.
As infraestruturas para alojamento são importantes e se seguirmos o rumo de termos um centro de estágio vamos necessitar pelo menos de ter um outro polo de alojamento mais isolado para além do que já está previsto na Maia, juntando as modalidades ainda mais infraestruturas necessitamos.
Depois necessitamos dos gabinetes de trabalho para várias áreas, os centros de analise de vídeo, os auditórios, refeitórios, centros de reabilitação física e muitos outros espaços para que se consiga trabalhar todos os aspectos desde os seniores, passando pela formação e terminando nas modalidades.

O que já está previsto na Maia é excelente para dotar a formação (M e F) das condições que precisa para várias décadas, depois se for possível ampliar para incluir as equipas seniores e as modalidades excelente!
E se não for possível ampliar?
 

arichard

Tribuna
1 Setembro 2016
4,682
5,010
Concordo plenamente!
Uma das dificuldades mais gritantes que temos na formação é a falta de infraestrutura para os nossos jovens terem acesso a trabalho regular de ginásio e não é o número de campos que irá resolver tudo, nem é a única questão que podemos considerar.
As infraestruturas para alojamento são importantes e se seguirmos o rumo de termos um centro de estágio vamos necessitar pelo menos de ter um outro polo de alojamento mais isolado para além do que já está previsto na Maia, juntando as modalidades ainda mais infraestruturas necessitamos.
Depois necessitamos dos gabinetes de trabalho para várias áreas, os centros de analise de vídeo, os auditórios, refeitórios, centros de reabilitação física e muitos outros espaços para que se consiga trabalhar todos os aspectos desde os seniores, passando pela formação e terminando nas modalidades.

O que já está previsto na Maia é excelente para dotar a formação (M e F) das condições que precisa para várias décadas, depois se for possível ampliar para incluir as equipas seniores e as modalidades excelente!
Não concordo com a frase acima ...
Antes de começar seja o que for temos que ter um projecto definido ...
Vamos ter uma cidade do FCPorto ou vamos ter uma Academiade Formação?
Acho que no imediato as equipas profissionais estão razoavelmente bem servidas ...
Urgente é formação e pavilhão para as modalidades ...

Eu só avançava na Maia com um projecto para a Cidade do FCPorto ... caso contrário, mais vale estar quieto ...
 

Pedro Brandão

Tribuna Presidencial
17 Outubro 2018
13,251
22,179
Conquistas
3
47
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Madjer
O CAR para mim não é a melhor solução para o futuro da formação, isto porque começa desde logo por não permitir a deslocação de toda a formação, para além de que quando o contrato do Olival terminar deixa o clube completamente refém, o CAR sem o Olival para o complementar não faz o mínimo sentido.
Para além disso apesar de próximo em kms o CAR, pelo que percebi, é destinado a equipa sénior e as camadas jovens iriam para o Olival, ou seja, existiria também na prática uma separação de espaços.
O que o Klopp diz é com base na opinião dele e na visão dele e faz sentido quando toda a estrutura está de acordo em abrir completamente a "pirâmide", no entanto, existem muitos outros clubes que possuem instalações separadas até com a "pirâmide aberta", e não é nenhum drama absuloto, aliás tens clubes com academias em distritos e até países diferentes e funcionam da mesma forma, felizmente tive a felicidade de ter tido a oportunidade de conhecer de perto a realide de 4 clubes europeus com grandes departamentos em termos de formação e único que tinha um centro de formação onde estavam as camadas jovens e os seniores mesclados não permitia sequer o contacto entre os jogadores.
Ou seja, mesmo que no futuro o clube pretenda mover ou não os seniores, o projecto da Maia é o único que poderá responder às necessidades de toda a formação com os seniores integrados, oferecendo condições de ponta e alojamento para jogadores e até jogadoras, já que a formação feminina e a criação da equipa sénior feminina é uma realidade que não podemos esquecer.

O CAR seria sempre numa perspectiva de "penso rápido", no entanto, não permitirá nunca o desvanecer da diferença de infraestrutura para com os rivais directos que já começa a ser latente.
O meu princípio em relação a este dossier é que se vamos investir, penso ser positivo que se investia numa solução definitiva e estruturada para responder ao máximo de necessidades possível, nem que a edificação da estrutura seja por fases.
É um investimento essencial e não deve ser encarado como um "fardo", o clube necessita mesmo desta infraestrutura "para ontem."
Estamos de acordo que é uma estrutura essencial para o clube e para a sua sustentabilidade. Deveríamos ter tido a visão de o ter feito muito antes dos outros porque tinhamos todas as condições para tal.
Ter formação separada geograficamente das equipas profissionais não é um drama absoluto mas na minha optica adiciona vantagens. Aceito quem tenha opinião diferente mas o caminho está a seguir nesse sentido.
Não me parece que o CAR + Olival em termos de infraestruturas fique demasiado atrás do que o projeto da Maia mas este último tem a grabde vantagem de ser possível a sua expansão. A questão do término do arrendamento do Olival é de facto uma questão que deve ser esclarecida junto da câmara de Gaia para entender a possibilidade da sua extensão ou até aquisição. Tudo isto se resolveria se a curto prazo todo o futebol pudesse ser mudado para a Maia.
 
  • Like
Reações: bad_person

bad_person

Bancada central
30 Junho 2020
1,703
2,864
Conquistas
2
Portugal
Não concordo com a frase acima ...
Antes de começar seja o que for temos que ter um projecto definido ...
Vamos ter uma cidade do FCPorto ou vamos ter uma Academiade Formação?
Acho que no imediato as equipas profissionais estão razoavelmente bem servidas ...
Urgente é formação e pavilhão para as modalidades ...

Eu só avançava na Maia com um projecto para a Cidade do FCPorto ... caso contrário, mais vale estar quieto ...
Muita pessoas não fazem ideia da real noção do que se passa na formação e do gap que já existe, é engraçado ver o pessoal a dizer que temos de apostar na formação, mas os jogadores quando chegam a fase de transição aparecem com índices físicos completamente deficitários, porque não há infraestruturas para os ajudar.
Andamos com a formação às costas literalmente, vamos conseguindo trabalhar bem porque temos malta muito competente, o problema é que depois fisicamente nota-se cada vez mais a diferença porque os milagres não se conseguem replicar em tudo e é um aspecto que não dá para disfarçar.
A Maia é a solução que nos vai permitir aproximar dos rivais em todos os aspectos, o clube precisa mesmo de um centro de formação.
Eu gostava que a formação do FC Porto conseguisse acompanhar a dos rivais, porque o fosso que já se nota vai começar a aumentar mais e mais, e não vai ser um gabinete que vai resolver os problemas.
Tenho esperança que o novo presidente perceba que aquilo que já está projetado para a Maia é o que a nossa formação precisa e merece e que se torne uma realidade para bem do nosso FC Porto, que ajuste o que tiver de ajustar e que avance com a obra para o bem dos nossos jovens e das pessoas que todos os dias estão a dar o seu melhor para trabalhar de forma séria e profissional com os nossos jovens, apesar do que falta.
É tudo o que tenho a dizer sobre este assunto, na minha opinião a Maia é a melhor e mais completa solução para a formação, o CAR + Olival será "melhor que nada".

O tempo infelizmente é o que menos teremos para recuperar o atraso é um comboio que já está em andamento e não só em Lisboa.
 
  • Like
Reações: Tmgd99