#Basquetebol Taça de Portugal, Final: Benfica-FC Porto 78-81

Estado
Não está aberto para novas respostas.

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
114,930
50,447
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Eu ontem nem quis falar sobre isso, até porque trouxemos o caneco, mas o Kloof no último FT tem que mandar uma pedrada na tabela para a bola bater no aro e ficar jogável. Depois disso, é não disputar sequer o ressalto e o jogo está ganho. Pelo menos com uma probabilidade a roçar os 100%.

O tiro que o Douglas consegue no último momento é excelente, e tanto o Norberto como todos os benfiquistas o assinavam imediatamente por baixo antes do Kloof ir para a linha sequer. Mais de 30% das vezes ali, vamos a prolongamento, o que é inadmissível. Foi um erro estratégico muito grave, que felizmente não teve consequências.
Sim, não foi de todo a melhor decisão.

Enviado do meu 2201117SY através do Tapatalk
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
114,930
50,447
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Another Page A Golden Page

FC Porto Vencedor da Taça de Portugal 2024

#FCPortoBasket #FCPortoSports

Enviado do meu 2201117SY através do Tapatalk
 

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
12,302
13,743
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
Eu ontem nem quis falar sobre isso, até porque trouxemos o caneco, mas o Kloof no último FT tem que mandar uma pedrada na tabela para a bola bater no aro e ficar jogável. Depois disso, é não disputar sequer o ressalto e o jogo está ganho. Pelo menos com uma probabilidade a roçar os 100%.

O tiro que o Douglas consegue no último momento é excelente, e tanto o Norberto como todos os benfiquistas o assinavam imediatamente por baixo antes do Kloof ir para a linha sequer. Mais de 30% das vezes ali, vamos a prolongamento, o que é inadmissível. Foi um erro estratégico muito grave, que felizmente não teve consequências.
Por acaso pensei o mesmo. No entanto, como não estou muito por dentro dos "acordos de cavalheiros" do basquetebol, deduzi que esse tipo de jogada fosse uma espécie de conduta anti fair-play, assim como naqueles 2.2s não termos reiniciado o jogo com uma bola alta na direção de um deles. Pensei que fosse anti desportivo.

Ps: Falo isto, mas para mim contra estes gajos fair-play não existe.
 

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
12,302
13,743
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
Complacência é a favor.

Uma coisa é não ver, ou fazer de conta que não se vê. A outra é ir ver o vídeo, e deliberadamente ignorar o que as imagens apresentam.

Ficaram pelo menos 2 antidesportivas por marcar, e sempre como protagonista um individuo que é aclamado como "o melhor arbitro nacional" e que já nos custou um titulo de campeão nacional. Gente que está a mais na modalidade e tarda em sair da mesma.
Vou ser sincero, não festejei a última falta porque tinha a certeza quase absoluta que ia marcar ofensiva por empurrão nas costas.

Ps: Claro que não houve empurrão, mas nós ficar desconfiados de um lance desses, diz muito do que apanhamos ano após ano.

Fui o único a dizer "vai marcar ofensiva"?
 

Ruben1893

"Clube aparenta ser um quintal"
24 Julho 2019
88,972
190,346
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Sérgio Conceição
  • Fernando "Bibota" Gomes
Vou ser sincero, não festejei a última falta porque tinha a certeza quase absoluta que ia marcar ofensiva por empurrão nas costas.

Ps: Claro que não houve empurrão, mas nós ficar desconfiados de um lance desses, diz muito do que apanhamos ano após ano.

Fui o único a dizer "vai marcar ofensiva"?
O meu velhote disse assim "mas eles estão a ver o quê?" e eu "estão a ver o tempo para o fim" e vira-se ele "foda-se, pensava que iam marcar falta ofensiva!!"

🤣
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
114,930
50,447
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Vou ser sincero, não festejei a última falta porque tinha a certeza quase absoluta que ia marcar ofensiva por empurrão nas costas.

Ps: Claro que não houve empurrão, mas nós ficar desconfiados de um lance desses, diz muito do que apanhamos ano após ano.

Fui o único a dizer "vai marcar ofensiva"?
Não podiam reverter a falta.

Enviado do meu 2201117SY através do Tapatalk
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
6,675
7,552
Esmoriz
Vou ser sincero, não festejei a última falta porque tinha a certeza quase absoluta que ia marcar ofensiva por empurrão nas costas.

Ps: Claro que não houve empurrão, mas nós ficar desconfiados de um lance desses, diz muito do que apanhamos ano após ano.

Fui o único a dizer "vai marcar ofensiva"?
Eu estava à espera de ouvir o apito no lançamento final deles, confesso.
 
  • Like
Reações: Um Portista

LimaPereira

O Porto é quem somos
14 Julho 2015
4,553
4,422
Conquistas
8
46
Porto
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Madjer
  • Bobby Robson
A bola é posta na mão dele para isso. Não é ele que se lembra de assumir. Com a equipa nas cordas quem assumiu foi o Kloof. O último cesto do Harrison foi a mais de 6 minutos do fim do jogo.

Ate pelo handicap que é defensivamente, se na frente não produz, a sua presença em campo não faz sentido.
Concordamos em discordar. Falo da altura em que deram uma sapatada e estavam a aproximar-se. Não no final, até porque já não estava em campo.
 

LimaPereira

O Porto é quem somos
14 Julho 2015
4,553
4,422
Conquistas
8
46
Porto
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Madjer
  • Bobby Robson
Quanto ao lance livre, disse na altura que a meu ver seria marcar o primeiro e falhar o segundo com uma pedrada, mantendo a bola em jogo e deixando o relógio correr.
Acabou por correr bem, fiquei surpreendido ao ver o Broussard a meter a bola em jogo (pensei que seria o Betinho), e que deixassem o Broussard, Douglas e Zé Silva como eventuais lançadores, deixando o Carter como elemento para forçar o bloqueio.
Interessa mais, a meu ver, é analisar o jogo friamente e, no próximo duelo, tentar perceber junto da tripla que arbitra o jogo os critérios de cotovelos e contactos na zona pintada: Carter é muito mais pesado que Fayne (30kg praí), mas se ainda por cima o deixam prender sistemáticamente o braço mais vale acabar logo ali com a palhaçada e enfiar-lhe uma puta bem dada.
Uma outra situação é a mais que óbvia falta antidesportiva do Ben. Aliás, no seguimento do lance, após pedir a desculpa da praxe ao Barber, ele até pisca o olho ao banco do Benfica. Fosse eu arbitro, meu menino, para a próxima estavas marcado.
 

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
22,557
14,383
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Concordamos em discordar. Falo da altura em que deram uma sapatada e estavam a aproximar-se. Não no final, até porque já não estava em campo.
Certo, são opiniões e é para isso que serve o forum.

Ele saiu a 41 segundos do fim, pelo que esteve cerca de 4:30 a jogar em que lançou 1 vez (e falhou).

Teve aqueles dois lançamentos fundamentais, mas quando o Benfica encostou (e passou para a frente), quem marcou e assumiu foi o Barber e o Kloof.
 

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
22,557
14,383
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Eu ontem nem quis falar sobre isso, até porque trouxemos o caneco, mas o Kloof no último FT tem que mandar uma pedrada na tabela para a bola bater no aro e ficar jogável. Depois disso, é não disputar sequer o ressalto e o jogo está ganho. Pelo menos com uma probabilidade a roçar os 100%.

O tiro que o Douglas consegue no último momento é excelente, e tanto o Norberto como todos os benfiquistas o assinavam imediatamente por baixo antes do Kloof ir para a linha sequer. Mais de 30% das vezes ali, vamos a prolongamento, o que é inadmissível. Foi um erro estratégico muito grave, que felizmente não teve consequências.
A meu ver havia 3 hipóteses, e nenhuma foi executada.
Uma, esta hipotética, era marcar os 2LL se o Benfica não tivesse mais timeouts. A seguinte era a que quase todos vocês já falaram, falhar o segundo, e perante a impossibilidade de timeout, o tempo praticamente escoar. Aqui arriscávamos um chouriço (quase impossível) que daria a vitória. A terceira, a partir do momento que se decide marcar os 2LL, era fazer falta para não deixar lançar de 3.

Acabou por acontecer o que referes, um lançamento relativamente aberto, e que não entra porque o jogador do Benfica falha. Não houve praticamente acção nenhuma nossa para o impedir ou condicionar.

Também acho que, no topo das qualidades da equipa técnica, ninguém espera encontrar lá um jogo estratégico e/ou tático muito elaborado.
Têm outras virtudes, mas essa não será por certo uma delas, como já várias vezes foi mais ou menos evidente.

Aqui e ali vemos alguns apontamentos interessantes, como ontem com o Carter, mas essencialmente é um jogo apoiado no talento individual, na liberdade criativa e muita garra, empenho e raça colocada em cada jogada.
 
  • Like
Reações: dragão_allen

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
12,302
13,743
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
Não podiam reverter a falta.

Enviado do meu 2201117SY através do Tapatalk
Há bom, não sabia, mas mesmo que soubesse desconfiava. Desde aquele livre na luz que foi transformado em posse de bola adversária, não digo nada.
 

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
22,557
14,383
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Vou ser sincero, não festejei a última falta porque tinha a certeza quase absoluta que ia marcar ofensiva por empurrão nas costas.

Ps: Claro que não houve empurrão, mas nós ficar desconfiados de um lance desses, diz muito do que apanhamos ano após ano.

Fui o único a dizer "vai marcar ofensiva"?
Tens dois lances evidentes.

O primeiro é um clássico das antidesportivas, um pump fake, e o defesa ao cair faz uma placagem para impedir a todo o custo o lançamento. Isto é o caso mais corriqueiro e mais trivial que se pode ver num jogo de basquetebol. Podíamos acrescentar o "empurrão" do Carter, mas já vou ignorar.

A segunda é o murro, ou chapada, do Ben. Não se deve avaliar o gesto pelo número e nome na camisola, mas tendo em conta a personagem, o piscar de olho e sorriso, só mesmo um anjinho acredita que foi casual.
 

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
22,557
14,383
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Acabou por correr bem, fiquei surpreendido ao ver o Broussard a meter a bola em jogo (pensei que seria o Betinho), e que deixassem o Broussard, Douglas e Zé Silva como eventuais lançadores, deixando o Carter como elemento para forçar o bloqueio.
Aí não é muito de estranhar, a ideia é quem repõe receber de imediato a bola e estar logo de frente para lançar.

2 segundos chegava e sobrava para isso.
 
Estado
Não está aberto para novas respostas.