Lista A - Pinto da Costa

Estado
Não está aberto para novas respostas.

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,290
15,430
Vila Nova de Gaia, 1975
1. Creio que nos estamos a desfocar! É um facto que nenhum treinador ficou mais do que o SC! O meu ponto é que, em alguns casos (não em todos...), a saída desses treinadores se deveu, exclusivamente, a decisões dos próprios, muito mais do que opções estratégicas de quem lidera! Naturalmente, não foi o caso do CAS ou do JF (ou do Ivic, antes deles, por exemplo, ou do VP, depois deles)! E, até aqui, fica evidente (pelo menos, para mim), a permeabilidade histórica de PdC às vontades dos sócios (e, sempre, com maus resultados...)!
Claro que não existe contraditório, e, naturalmente, Artur Jorge e Robson (sobretudo, Robson), tinham um relacionamento muito especial com PdC, o primeiro, e, também, com os sócios, o segundo! Porém, na minha visão subjectiva, só uma conjugação catastrófica, teria levado algum deles a sair!

2. Admito que está entre os mais poderosos! Como o VP estaria no pólo oposto! Mas, outros tiverem um poder enorme! Já falei no Robson, poderia falar no JL! Na minha opinião, a relação de PdC com os treinadores, sempre, foi de esticar a corda! Claro que com o SC não tem margem para isso e com o VP tinha a margem toda! A vitória no campeonato, depois dos 4 anos, ajudou a consolidar a posição do SC! Ainda assim, não me parece um out-lier por aí além!

3. Não me fiz entender! Falava na primeira metade da década de 90: AJ, CAS e Ivic/Robson... 4 ou 5 épocas... em que dividimos os campeonatos, note-se... sofrer 11 golos em 34 jornadas, explica como foi feito... agora, comparar a gravidade não é um exercício fácil... atenção, que, nessa altura, nem impostos se pagavam... tinha-se o estádio penhorado... uma piscina olímpica que só enchia com a água da chuva... não eram tempos fáceis...

4.
a) Não sou um conhecedor profundo do estádio dos nossos rivais! Mas, recentemente, fui à luz e vi um estádio, infinitamente, pior conservado do que o Dragão! Pode ser azar por ter passado pelos piores sítios! Mas, verdadeiramente, temos dados suficientes que nos permitam ter uma percepção válida sobre a manutenção do estádio? Para a equipa profissional, o Olival tem piores condições do que os nossos rivais? Meio a brincar, conhecendo o SC, se assim fosse, já ele tinha vindo dizer que o slb tem isto e ele não tem... Nas modalidades, o FCP tem um pavilhão, o scp tem um e o slb tem 2! Desconheço como funciona a formação do scp e do slb, mas, com mais modalidades, o scp, certamente, terá a casa "mais às costas" do que o FCP! Até fui confirmar e o slb, tem a formação do andebol numa escola eb! Sobre a ausência de academia, é irrefutável!
Em resumo, com a excepção da academia, não vejo em que estejamos piores do que os nossos rivais! Poderemos estar piores nisto, como estaremos melhores naquilo!

b) O que temos feito para promover o clube junto dos sócios? Políticas ativas de angariação e retenção de sócios? Temos aumentado o número e a dispersão dos sócios? Mas, o clube precisa de se promover junto dos sócios? Acho que já aqui o escrevi e esta é uma discussão estruturante em que se misturam conceitos! O FCP tem sócios e tem adeptos! Os sócios, lamento, não podem precisar de promoções e políticas de retenção! Os sócios têm de estar alicerçados na paixão do clube, no orgulho de pertencer e nas alegrias e tristezas do fim-de-semana! Estes são os sócios!
Sobre a angariação de sócios, há uns tempos fiz este exercício:
E em termos de ocupação do estádio? Quer relativamente à venda de bilhetes, que da reutilização de lugares anuais vazios??? O FCP tem a segunda maior ocupação do estádio, no 3º lugar do campeonato! Na Champions, será ainda maior! É um problema, verdadeiramente, significativo?
Merchandising? Está bem explorado o mercado de venda de produtos aos sócios e apoiantes? Há diferenças materiais entre FCP e slb? Do que vejo, creio que não!
E lá fora? A marca está devidamente explorada? Não faço ideia se a marca está bem ou mal explorada! Como o nosso termo de comparação é o slb, só posso presumir que não estejamos assim tão mal! Posso estar errado! Porém, acredito que nós tenhamos uma percepção muito hiperbolizada do FCP no mundo! Sendo certo que o FCP tem uma presença (e até um respeito desportivo) maior no estrangeiro do que o(s) nosso(s) rival(is), não é comparável com um Atlético de Madrid, por exemplo, ou com um Milan ou com um Inter! E isto, porque nem vale a pena meter Real Madrid (ou Manchester United) na conversa! O único sítio onde a marca FCP poderia ter uma base para crescer era nos PALOP e, aí, suspeito que não pague o investimento! No resto do mundo, o interesse por um FCP-arouca é tão grande como por um Ajax-vitesse... ou seja, nulo...
Faz sentido aos dias de hoje não participar em torneios internacionais? Ter os jogos de pré época à porta fechada? A apresentação da equipa aos sócios ser o que tem sido? Mas este é um tema relevante? A sério que estamos a colocar em cima da mesa se o FCP joga à porta fechada em julho ou se faz um jogo de apresentação? Quando o FCP ia em digressões de início de época, lá vinham os treinadores queixarem-se que o início de época era mau por causa disso, agora, a reclamação é oposta! Eu, suspeito, que seja o treinador a opor-se, mas, existirão convites atractivos?

c) A gestão do plantel é adequada ao nosso modelo de negócio? Nesta época, temos 3 jovens aquisições (Nico, Varela, Chico) que se assumem como mais-valias seguras; adicionas um outro que, apesar de cedo, parece juntar-se a esse grupo (Otávio) e ainda tens um dos melhores do campeonato 2022/23 fora 3 grandes (Jaime), todos sub-23! Mesmo na época passada, Veron e Carmo (demasiado caro), têm o perfil certo!
Há planeamento a médio longo prazo? Nesta época, tens 3 jogadores na selecção do Brasil e um outro a bater à porta (Evanilson)! Em 3 desses, tens 3 vendas potencialmente lucrativas, de jogadores que deram retorno dentro do campo e que estão a cumprir, no mínimo, a terceira época no FCP!
A interligação com a B está bem explorada de forma a potenciar e projetar os jovens talentos na equipa A? Não creio! É talvez a maior falha! Porém, não é uma gestão fácil e, sobretudo, difícil de integrar com o SC! Ainda assim, tens, no plantel, 6/7 jogadores que passaram pela equipa B! Não é boa, mas não é terrível!

d) Os adeptos estão satisfeitos com a comunicação do clube? Sentem-se informados ou sabem as coisas pela comunicação social? Sou demasiado velho! Sou do tempo em que se festejavam black-outs, porque eram murros na mesa! Hoje, os adeptos acham-se no direito de querer saber tudo e um par de botas! Os adeptos não têm que saber tudo, como um acionista não tem que saber tudo o que se passa na empresa! Para isso é que é eleita uma administração! E, quando não estiverem satisfeitos com esta, escolhem outra! Mas, é relevante saber se um miúdo da formação está lesionado ou deixa de estar? O miúdo não terá direito a alguma privacidade? É relevante saber se o jogador a ganha 10 ou 20? Como é que o jogador se sentirá quanto a isso? Não tarda, vamos ter os adeptos a reclamar saber se os jogadores treinaram penalties e quantos treinaram! Lamento, mas discordo! Por um lado, temos o slb a defender em tribunal o segredo do negócio, por outro, temos os adeptos do FCP a defender full disclosure! Estranho...
Acham que o clube se faz ouvir nas diversas instâncias e no espaço mediático por exemplo quanto à arbitragem, negociação dos direitos televisivos ou outros assuntos de grande importância? Sobre a parte mediática, é, para mim, irrelevante! Na minha opinião, não se ganham campeonatos nos media! Sobre a negociação dos direitos de tv, o FCP tem um contrato "idêntico" ao do slb. Para a centralização, pelo visto, até tem um ponta-de-lança metido nesta questão! Na superliga, foi convidado e, aparentemente, mantém-se em cima do muro, como será melhor, nesta fase! Na arbitragem, e, aí ganham-se campeonatos, foi o FCP que deitou/tentou deitar abaixo o polvo! Depois, o resto, creio que se faz por trás das cortinas! Desconheço se estamos a trabalhar nisso ou não! Arregimentar os outros clubes implica dinheiro que é algo que o FCP não tem! Falhanço, foi não o ter feito há 10/15 anos, mas, aí, havia outra prioridade...

Em resumo, porque já vai demasiado extenso, deixo apenas 5 conclusões muito simples:
A. PdC é o mesmo de sempre, o que mudou foi a percepção dos sócios sobre ele!
B. Em 40 anos, e até esta eleição, PdC não tem culpa de só ter tido 3 opositores eleitorais (dos quais, poucos se lembrarão o nome daqui a 40 anos) e apenas um, verdadeiro, opositor ao longo de 30 desses 40 anos!
C. O clube tem problemas financeiros (que têm causas e geram consequências), inequivocamente, muito graves (para mim, historicamente, mas admito, perfeitamente, outra visão) que ameaçam o seu futuro!
D. O clube tem um atraso competitivo, inequívoco, na questão da academia!
E. Em (quase) todos os outros temas, simplisticamente, não encontro matéria de facto em questões materiais!
Temos visões diametralmente opostas da realidade o que nos leva, necessariamente, a conclusões radicalmente diferentes.

Eu acho que estás a ser demasiado condescendente com a realidade para acomodar aquilo em que queres acreditar.

Exemplo:

A questão dos 7 anos de SC. Continuas a insistir que não há mudança e que com outros como Artur Jorge teria acontecido o mesmo, mas não tens, na realidade, qualquer base de sustentação para isso. A história o que nos diz é o que ficou mais tempo ficou 4 épocas e saiu na primeira que não ganhou. E outros saíram mesmo só tendo ganho. O SC não tem propriamente 6 campeonatos em 6. Não tem provas europeias. Achar que noutros tempos ficaria 7 anos (e só não ficaria mais se não quisesse) é pura e simplesmente fé. Que, obviamente, condiciona depois a conclusão a que chegas.

Outro exemplo:
O Porto que estava a um abismo de distância do regime na primeira metade da década de 90. Nessa primeira metade ganhamos 3 dos 5 campeonatos. Aliás, 3 dos 4 primeiras campeonatos da década. Agora ganhamos 3 dos últimos 10, a caminho de 11... Se naquela altura estávamos a um abismo de distância como estamos agora??? Mais uma vez a cara não bate com a careta. Adaptas a realidade aquilo em que queres acreditar. Já agora, na altura nem se pagavam impostos porque se "podia". Os clubes funcionavam como as outras empresas. O primeiro a levar com o calote era o Estado... Isso aconteceu no nosso clube como nos outros daí que tenha surgido o totonegócio para tentar resolver este problema. Hoje em dia sem os impostos regularizados não se obtém licença para participar no campeonato...

Volto a dizer-te. Há demasiada condescendência na visão que tens da realidade. Demasiado wishful thinking. Demasiada adaptação da realidade àquilo em que queres acreditar.

Para terminar, transcrevo-te apenas alguns dos objetivos da candidatura de PdC:

- "Duplicar a receita do Clube em três anos, com um aumento anual de 25% dos proveitos através da aposta na internacionalização da marca FCP, nomeadamente em novos mercados, da revalorização de direitos TV, da melhor monetização do estádio, casas, comunidades, academia, banca digital, merchandising, e ampliação, muito significativa, do número de associados e das receitas de e-commerce."

- "Pretendemos melhorar a relação digital com os sócios utilizando as modernas tendências de marketing relacional, apostando também na inovação e em maximizar a experiência do adepto dentro do estádio, com atividades pré e pós-jogo, aproximando os adeptos e os atletas do FC Porto."
 

Ruben1893

"Clube aparenta ser um quintal"
24 Julho 2019
88,972
190,346
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Sérgio Conceição
  • Fernando "Bibota" Gomes
:pdc- esse gajo da PortoEstádio é do Villas Boas e deixou roubar os panos da claque do meu grande amigo Madureira
E o Sérgio Conceição vai votar no Villas Boas também, daí o 3° lugar no campeonato nacional
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,290
15,430
Vila Nova de Gaia, 1975
Então o homem afirma de novo aquilo que disse na assembleia e até acrescenta que falou com o Pedro Pinho e o João Kholer e mesmo com estes a ameaçar que vão para tribunal este mantém o que disse? Está tudo dito...
O @Kerouac tem informações que ele não afirmou isso.

Ou não reafirmou isso.

Não percebi muito bem... 😬
 

antas

Bancada central
3 Agosto 2006
1,148
1,183
FALEMOS da polémica da Academia do FC Porto e da acusação feita por Francisco Vieira de Carvalho, vereador do PS na Maia (ver pág. 32), de que você e Pedro Pinho es- tavam envolvidos no projeto. Vai perdoar-me a indiscrição, mas tem o mesmo advogado de Pedro Pinho? O seu comunicado era uma cópia perfeita do de Pedro Pinho.
— Um comunicado era assinado por mim e outro por ele.
— Era a única diferença...
— É uma diferença grande.
Aprenderam com o Benfas que empurra sempre o mesmo advogado, seja para defender Boaventuras,
seja para defender No Names e quejandos…
 

mack

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,582
6,480
Que tem isso a ver com a gozação que vejo por aqui? Até porque tenho a certeza que se viesse da outra lista, já todos a elogiavam


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Gozação é tentarem vender a ideia que temos uma supergestão e ao fim deste tempo todo tudo vai mudar quando mesmo em campanha eleitoral é só patacoadas desta direção, incluivé mais umas negociatas até com uma academia que já deveria estar pronta à uma década, é acusar os outro exatamente daquilo que são ( acusar AVB de querer vender o clube enquanto vendes participações de empresas do clube ), de ser vendido e servo à capital enquanto se dá entrevistas à bolha, e mais e mais e mais e mais
Fazer dos portistas burros é que é gozação.
 

DeZ

Tribuna
9 Março 2012
4,814
6,909
Conquistas
4
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
Se tu o dizes. Mais vale deixar os apoiantes do Messias a falarem sozinhos


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Tem piada a tua preocupação com a "gozação" a um candidato para depois gozares com outro candidato dando-lhe o epíteto de Messias.

Hipócrita.
 

DaniMontana

Quitters never win and winners never quit.
12 Janeiro 2015
15,177
10,067
38
Londres
Ficamos a saber que o user Silvino Morais ou é o Koehler ou não tem falhado às reuniões, a conversa é literalmente a mesma.
Vamos ter de aguardar para saber mais porque ainda está no turno do Kerouac.
Foi o que pensei o Silvino ontem andava com esta mesma lengalenga do Vale e Azevedo eheheheh

Depois andam aí users a chorar que quem tem opinião diferente é chamado de pirata.

.|.
 

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
5,568
4,330
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Tem piada a tua preocupação com a "gozação" a um candidato para depois gozares com outro candidato dando-lhe o epíteto de Messias.

Hipócrita.
Eu estava afalar da gozacao com a ideia mas ok partes logo para o insulto.
Nem vale a pena debater neste clima.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

pauletaoaz

Tribuna
13 Julho 2015
4,251
2,898
Conquistas
4
  • Sérgio Conceição
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
  • Campeão Nacional 19/20
Mas quem é este Koelher para vir sequer atacar o Vilas Boas e chama lo de Vale e Azevedo? O que é que este Koelher já contribuiu para a história do Porto, além de ganhar dinheiro com o dinheiro que empresta ao clube?
É sequer sócio do clube? Tem lugar anual? Não me lembro de o ver antes desta campanha eleitoral uma única vez no estádio do dragão, e vem agora atacar o Portismo de alguém que ganhou o que ganhou pelo nosso clube?
Críticas vindas do Pinto da Costa apesar do baixo nível ainda vá lá que não vá, agora desta personagem que nem o hino do clube deve saber e que há uns anos andou a lançar críticas e depois nem reunia as condições estatutarias para se candidatar é nojento
 

Ruben1893

"Clube aparenta ser um quintal"
24 Julho 2019
88,972
190,346
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Sérgio Conceição
  • Fernando "Bibota" Gomes
Afinal o candidato é o PdC ou é o Kohler?

Organizem-se!
É o Koehler
PdC se continua assim arrisca-se a ter um 28 de Abril muito mau

As pessoas, quem ainda acredita, querem votar em Pinto da Costa por causa do saudosismo, por gostaram do homem, por acreditarem que pode reverter a situação, por acharem que não é altura de mudar, o que for, estão no seu direito, não querem votar no Koehler, nas promessas ou no que quer que seja
O que é que se vê? Umas promessas de vez em quando num site, onde todos sabem que o homem nem sabe o que é aquilo e o que se escreve; declarações públicas basicamente só do Koehler ou de PdC em eventos do clube usados para essa merda e não diz nada, no final ouve-se e vê-se mais o Koehler que o presidente

Salvo as distâncias, seria como andarmos a campanha inteira para as legislativas a ouvir, sei lá, o Paulo Rangel em vez do Montenegro, todos os dias; o Rangel(Koehler neste cenário do clube) não vai a votos, ninguém quer saber dele para nada

O que é que se vê do lado do André? Capitalização total da imagem do André que tem muito significado para os portistas
Fala nas redes sociais, está (quase) todos os dias disponível na sede de campanha onde qualquer um pode entrar, visita as casas do clube onde qualquer pessoa pode fazer perguntas
Analisa-se a campanha e vê-se quem é o rosto, quem fala, quem assume as palavras; há outras pessoas importantes, e mais serão apresentadas, mas não há uma dúvida sobre a personagem principal
 

DeZ

Tribuna
9 Março 2012
4,814
6,909
Conquistas
4
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
Eu estava afalar da gozacao com a ideia mas ok partes logo para o insulto.
Nem vale a pena debater neste clima.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Portanto gozar com uma ideia não pode ser mas como uma pessoa sim? Hahaha
 

DaniMontana

Quitters never win and winners never quit.
12 Janeiro 2015
15,177
10,067
38
Londres
Aqui está o verdadeiro spider man o homem desvia-se das perguntas com mestria

Mas é ou não uma operação de cosmética?
— Sabe, é muito fácil trabalhar em grandes empresas que têm sempre fundo de caixa no banco e não há preocupações com o dia a dia. Agora, gerir o clube como o presidente Pinto da Costa gere, com a complexidade que tem... Não quero ser indelicado com ninguém, é um grau de complexidade que a outra candidatura nem sequer consegue apreciar, na muito remota hipótese de ganhar as eleições... acho que é um cenário de absoluta catástrofe a partir do momento em que dizem que precisam de 12 anos para resolver a situação financeira do clube quando estamos a discutir um mandato de quatro anos. Nós conseguimos resolver a situação financeira do clube em dois, três anos de forma categórica e eles precisam de 12?
 
SUPERMLY

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,530
5,705
O que fica desta campanha que talvez pela primeira vez em 40 anos a mensagem de PdC já não passa para a maioria.
Ele sempre disse verdades, meias verdades e mentiras e os sócios acreditavam em tudo.
Hoje quando diz verdades os sócios desconfiam, quando diz meias verdades os sócios não acreditam e quando diz mentiras os sócios revoltam se.
Começou com os ataques a AVB e a reacção foi a contrária.Logo parou.
Agora com as propostas, a rábula da Academia e a Câmara da Maia veio ao de cima.
Sinceramente acho que ele já percebeu que as coisas não estão a ressoar como costume.
Falhando em toda a ordem, ordenou o despauterio da equipa ir agradecer ás claques porque coitadinhos roubaram as tarjas, cagando nos outros 25mil pessoas que pagaram( as claques nem pagam).
O coro de assobios é mais um rolamento no carrinho da saída para Pinto da Costa.
O fim aproxima se e finalmente tem consciência disso.
E o mais fantástico é que AVB não precisou de fazer nada para que isso acontecesse, PdC apenas implodiu a sua realidade.

PS: Se a reavaliação do Estádio efectivamente não for aceite pelo Fair Play Financeiro e essa notificação acontecer antes das eleições, espera se uma demissão em bloco mesmo antes das eleições
 

DaniMontana

Quitters never win and winners never quit.
12 Janeiro 2015
15,177
10,067
38
Londres
Hehehehe vai ocupar o lugar do Gonçalves na entrega dos números ao árbitro.

Um gajo que não sabe que funções vai ter, tem abertura total para dar entrevistas destas com temas tão impactantes? Aqui a gato/pinoquio!


Qual é concretamente o cargo que vai ocupar na direção se esta lista vencer as eleições?
— É uma pergunta que terá fazer ao senhor Pinto da Costa. Pessoalmente não estou minimamente preocupado com as funções que vou ter, fui convidado e aceitei com mui- ta honra e orgulho, porque fazer par- te de uma lista nestas condições é também fazer parte da história do clube.
 
Estado
Não está aberto para novas respostas.