#Futebol Martín Anselmi - Treinador

Martín Anselmi

Martín Anselmi

5.06

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

5.06 Performance da Época

dragonfever

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
10,792
11,503
Vimos isso contra o Casa Pia e Famalicão em que não jogámos, desculpem a expressão, a ponta de um corno e já havia pessoal entusiasmado.

Gostava de saber a tua opinião sobre o líbero já agora, achas que o problema é do jogador que ocupa a posição ou da função em si?

Obrigado.
O líbero é das invenções mais merdosa que vi em 42 anos de futebol

Ter ali um medio que não tem experiência em coordenar a defesa , que nunca orientou um fora de jogo , que tem ao mesmo tempo defender os avancados contrários e subir para participar no meio campo é completamente idiota

Para isso jogas com uma linha a 4 e baixa o trinco para construir enquanto os laterais sobem , constroem a 3 na mesma como 90% das equipas fazem sem essa trapalhada toda

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
24,080
77,714
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Pois é mais isso que me preocupa mas vamos ver se corrige algo. Para mim ha 3 aspectos fundamentalmente errados:

1. Eustaquio a libero: não tem capacidade atletica e posicionamento para a fazer
2. Laterais constroem muito baixo
3. Até acho interessante o posicionamento ofensivo (Varela a medio recuado e 3 médios ofensivos a preencherem o meio) mas para jogar assim falta projecção nas alas. O Moura e o João Mário precisavam jogar mto mais avançados.

Como não conheco o passado dele, não sei se isto são defeitos de plantel ou defeitos do modelo.
já eu não acho nada interessante esse posicionamento, ainda por cima com 3 princesas no que toca a voltar para marcar (como diz o brasileiro).

se reparares as equipas a jogar a 3 que chegam longe na champions (além de terem italianos na defesa que já nascem a saber marcar) jogam com um meio 2+1 ou 1+2 nas costas dos avançados. inter e atalanta são bom exemplo disso.

o varela, e o eustáquio, o ze, o perez, o marcano, o j mario e o moura apanham constantemente os adversários de frente e em igualdade numérica, ou então as 3 princesas são facilmente ultrapassadas e os de trás levam com uma bola nas costas e chapéu.

é isto todos os jogos.

ainda por cima os nossos alas são débeis a defender (o j mário então) mas mesmo que a linha fosse o p ferreira, r carvalho, pepe, militão e alex sandro suspeito que íamos ter os mesmos problemas.

o meu azar é nunca ter seguido jornalismo e treinar ao mesmo tempo... porque alguém que é treinador e não ver isto.

29 Agosto 2022
3,341
3,794
O líbero é das invenções mais merdosa que vi em 42 anos de futebol

Ter ali um medio que não tem experiência em coordenar a defesa , que nunca orientou um fora de jogo , que tem ao mesmo tempo defender os avancados contrários e subir para participar no meio campo é completamente idiota

Para isso jogas com uma linha a 4 e baixa o trinco para construir enquanto os laterais sobem , constroem a 3 na mesma como 90% das equipas fazem sem essa trapalhada toda
Eu acho que o líbero é das invenções mais merdosas que alguma vez vi numa defesa a 3, nunca vi igual. Daí perguntar porque continuam a achar que o problema é do jogador e não da função neste sistema de jogo.

RicardoChinelo

Bancada central
10 Abril 2016
1,089
1,201
Para contratar o JJ mais valia ficar com SC.
Quem critica o SC não pode pedir JJ.
Eu sou crítico do SC em vários aspetos como o racio de campeonatos ganhos, o JJ tem um racio muito pior com 3 em 11 disputados.

Zack Brian

Bancada central
19 Março 2024
1,201
1,823
O que me afecta ainda mais nem é as derrotas (temos un plantel de merda e não ppdemos pedir muito) mas sim esta tactiva atrofiante aonde nem defendemos nem atacamos nada funciona ate podemos ganhar mas o MA não sabe o que fazer em campo

bad_person

bad_person

Bancada central
30 Junho 2020
2,452
4,670
Conquistas
3
Portugal
  • Pinto da Costa
  • Reinaldo Teles
Vimos isso contra o Casa Pia e Famalicão em que não jogámos, desculpem a expressão, a ponta de um corno e já havia pessoal entusiasmado.

Gostava de saber a tua opinião sobre o líbero já agora, achas que o problema é do jogador que ocupa a posição ou da função em si?

Obrigado.
Concordo plenamente contigo, especialmente nessa parte do entusiasmo precoce.
Contra o Casa Pia e o Famalicão jogámos pouco. Zero organização, zero ideias, zero domínio.
Mas bastaram três passes seguidos no meio-campo e o placebo Mora para se ouvir “ah, agora sim, vê-se a ideia”.
Vê-se pouco. E joga-se ainda menos.

Quanto ao líbero, a questão não é só quem está lá — é a função em si no contexto atual do FC Porto.

O líbero clássico era o homem da sobra, que jogava atrás dos centrais.
Beckenbauer, Scirea, Hierro — todos grandes nomes. Mas isso foi num futebol que já não existe.
Hoje, o que se pede a um jogador naquela zona do campo é leitura defensiva, velocidade de reação, qualidade no passe e capacidade de fechar as transições.

Ou seja, se queres jogar com esse “central mais livre”, precisas de uma equipa bem coordenada, com cobertura garantida e jogadores rápidos nas dobras.
No futebol moderno, quando há algo vagamente semelhante a um líbero, é em saída a três com um médio recuado entre centrais (como fazia o Busquets ou Rodri), mas nunca desprotegendo o centro da defesa.

Eustáquio não é líbero — nem tem perfil para isso.
É um médio de contenção, com qualidade na pressão, mas que não tem velocidade, jogo aéreo ou leitura para cobrir metros atrás dos centrais.
Aliás, ele próprio perde-se em campo porque não sabe ocupar o espaço entre os dois centrais quando a equipa perde a bola.
Está constantemente atrasado na reação, fora do timing de cobertura ou sem linha de passe para iniciar a construção.

Mas mesmo que tivesses um craque naquela posição — o problema maior é estrutural.

A função está mal protegida taticamente.
Quando o “líbero” sobe, como pede o modelo do Anselmi, não há compensação real dos médios nem dos laterais.
Resultado? Uma avenida no meio sempre que perdemos a bola, ainda por cima com uma linha defensiva alta e dois centrais abertos.
Qualquer equipa com dois jogadores rápidos mete-nos em apuros — e temos visto isso todas as semanas.

O contexto do Tugão amplifica os erros.
A maioria das equipas joga contra o FC Porto fechada, com bloco baixo e saída rápida em contra-ataque.
Ou seja, esperam o erro — e atacam logo o espaço que deixamos nas costas.
Não há tempo para reorganizar. Não há perdão.
O modelo do líbero transforma o FC Porto numa equipa previsível e suicida sem bola

Portanto, é os dois: o jogador não tem perfil — e a função, neste modelo, simplesmente não funciona com este plantel.
E um bom treinador vê isso a tempo. Corrige. Ajusta.
Anselmi viu... e decidiu continuar.
E isso, para mim, diz tudo.

Sim, é verdade que o Anselmi já usava o sistema com líbero.
Mas uma coisa é usá-lo na América do Sul ou no México, onde o ritmo de jogo é mais pausado, a pressão adversária é menos coordenada e há muito mais espaço para construir com bola.
Outra coisa completamente diferente é trazê-lo para o futebol europeu, e ainda por cima para o FC Porto, num campeonato como o português, onde os adversários jogam todos com as linhas muito baixas, compactas e apostam no contra-ataque.

O Anselmi, para mim, está a tentar encaixar uma peça quadrada num buraco redondo.
A ideia até pode ser interessante em teoria ou em contextos específicos.
Mas aqui e agora, no FC Porto, com o plantel atual e num campeonato como o português, esta aposta no líbero está a ser um desastre.
E quando o jogador escolhido é Eustáquio, o erro passa de conceptual para grotesco.
Não é o jogador certo. Não é o contexto certo. Não é o momento certo.

E um treinador que não percebe isso, ou não lê o jogo — ou está agarrado à teimosia.

FC Porto 79

Bancada central
16 Abril 2012
2,073
3,768
Conquistas
19
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Lucho González
  • Bobby Robson
Temos um baralho de cartas basicamente "de palha" quase sem pontos a somar ...utilizamos um Joker Anselmi mas o refresh é parco de recursos e possibilidades de êxito.

AVB tem a responsabilidade de avaliar se já previa o plafon derrotista pós VB de Anselmi e lhe "dar" uma pré época digna e de recursos ... ou se o risco por de maior em nova hecatombe na época 25/25 vale o risco.

Independentemente de tudo, o trago da Reboleira e outros recintos desportivos que nem equaciono tal a vergonha de lugares próximos da lanterna vermelha, mesmo assim CREDITAM Anselmi para o que quer que seja.

Tem sido banhadas após banhadas de quem quer que seja ...ou então é normal quase nem criar ou chutar à baliza contra portentos "tuguistas".

Pessoalmente já virei agulhas quanto ao ato de boa fé por Anselmi.

Queria muito acreditar mas como se diz ...não tem unhas para este merdoso campeonato quanto mais para este clube.

*Gostava muito de ver um fumo branco neste clube ... infelizmente não creio mesmo com retoques no plantel tal aconteça.

:logo

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
3,258
5,518
Percebo o teu esforço para seres equilibrado, mas há uma incoerência de base no teu raciocínio.
Estás a identificar erros graves de execução e posicionamento... e depois dizes que não sabes se o problema é do plantel ou do modelo.
Desculpa, mas se os posicionamentos estão errados, se os jogadores não têm perfil para os papéis que lhes são atribuídos, se as dinâmicas falham — então é o modelo que está mal pensado ou mal aplicado.
E quem é responsável por isso? O treinador. Sempre.

O Eustáquio como líbero.
Completamente de acordo: não tem nem físico, nem leitura, nem perfil para aquela função.
Mas não está ali por acidente.
Está ali porque o Anselmi o mete lá semana após semana.
Portanto, não é só um erro pontual — é uma insistência tática sem sentido nenhum.
Isto não é defeito do plantel — é má decisão técnica.

Laterais a construir muito atrás.
Exato. E isso parte diretamente da saída de bola pedida pelo treinador.
É uma construção forçada, que convida o adversário a pressionar alto num contexto em que os nossos centrais e médios não têm sequer qualidade técnica suficiente para sair sob pressão.
Se o modelo não ajusta isto após vários jogos, não é um problema dos jogadores — é do treinador que os está a expor.

“Até acho interessante o posicionamento ofensivo”…
Cuidado. Isso é cair na armadilha da teoria.
O Varela como médio recuado e três médios mais adiantados pode parecer bonito no quadro…
Mas na prática, o que vês?
Equipa desconectada, jogadores longe uns dos outros, ausência total de jogo entre linhas, pressão ineficaz, e extremos/laterais sem coordenação ofensiva.
Depois quando perdes posse, com a equipa partida do campo, vemos as habituais corridas em desespero para defender.

Portanto, se está tudo está muito mal colocado, mal executado e até mal interpretado — o problema não é (só) o plantel.
O problema é que quem está no banco não está a fazer com que o pouco que temos funcione.
Essee desnorte viu-se contra o benfica e estrela (que são os jogos mais vivos na memória). Nos outros jogos, especialmente quando nao jogou o Eustaquio, a equipa teve bastante mais organizada defensivamente e ofensivamente. Repara que ainda contra o benfica eles levaram 1 amasso de pressão na primeira parte (defensivamente tivemos muito mal).

A verdade é que na defesa as opções em alguns jogos são piores que as do Guimarães. Contra o estrela tivemos Zé Pedro, Eustaquio, Marcano. Será que se tivessemos um Diomande, Huljmand e Inácio veríamos tantos problemas?

Pelo que vi no estrela tendo a concordar contigo: Há problemas tacticos e tenho dúvidas que seja o homem certo. Não sei é se os consigo completamente indissociar da qualidade individual. O exemplo mais gritante é o Gyokeres - Era o Ruben Amorim e o Rui Borges que trabalhavam muito bem a profundidade, ou basta dar um chutão na frente porque em 10 bolas ele ganha 9? E se tivessem o Samu e o rácio fosse invertido? O mesmo para todos os momentos do jogo.. jogamos com o Moura porque é a unica opção ou porque acredita que deve jogar com 1 lateral? E se em vez do Marcano e o Otavio tivemos um central muito bom com bola capaz de fazer correctamente aqueles movimentos ofensivos? E se em vez do Fábio tivermos um Box To Box tipo herrera a varrer o meio campo?

Agora cabe ao AVB que imagino que tenha visto o Anselmi pre porto e tem melhores condições para avaliar. No nosso caso "paralelo" do United, eu não tenho dúvidas que com algumas afinações para o ano vão estar muito mais fortes.

• Like
Reações: bad_person

Portista Azul

Tribuna Presidencial
5 Janeiro 2017
15,367
23,767
Conquistas
4
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
A única explicação que encontro para a convocatória do Otávio é ele ter pedido desculpa ao grupo e o grupo tê-lo perdoado, inclusive o presidente e tudo ficou resolvido internamente. Não acredito que o convocasse sem autorização da direção.
É mais do que óbvio que a inclusão do Otávio na convocatória tem autorização da direção, basta ver o caso do Wendell e mais recentemente do Djaló.

Andam é por aqui uns iluminados que pensam que o treinador o convoca só para provocar o presidente.

SouDragao

Bancada central
5 Setembro 2016
2,423
1,358
O exemplo mais gritante é o Gyokeres - Era o Ruben Amorim e o Rui Borges que trabalhavam muito bem a profundidade, ou basta dar um chutão na frente porque em 10 bolas ele ganha 9? E se tivessem o Samu e o rácio fosse invertido?
O Porto de Anselmi simplesmente não tem profundidade absolutamente nenhuma, basta ver que o Samu parece um elemento estranho no jogo, o Anselmi no Cruz Azul colocava a bola do guarda redes para a área adversário em meros 7 a 8 toques mas aqui na Europa as equipas são muito mais organizadas e fechadas.

blue_Dragon

Tribuna Presidencial
28 Junho 2017
9,899
8,997
o risco de apostar no Anselmi na proxima temporada vai ser da total responsabilidade do Villas Boas... por enquanto ele (o presidente) não é contestado mas se as coisas correrm mal no proximo ano vai passar ele a ser bem contestado.
Que tome a melhor decisão.

Eu preferia um novo treinador porque não acredito neste modelo para o nosso futebol e para aproveitarmos alguns jogadores que temos que podem fazer a diferença como o Samu que com o Anselmi vai ser sempre um cepo e um jogador estranho na equipa...

Última edição:
  • Like
Reações: rvaz e SD_1995

Portista Azul

Tribuna Presidencial
5 Janeiro 2017
15,367
23,767
Conquistas
4
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
Eu despedia ja o Anselmi, ia buscar outro treinador, levavamos na boca no Mundial com estas vedetas e despedia novamente o treinador.
É ir buscar o novo sonho molhado de alguns, o cavalo branco das Arábias.

Fodemos 100 milhões em meia dúzia de jogadores de 30 anos, encostamos o Mora, lá para outubro estamos a lutar pelo 3º com o Braga e os iluminados que queriam o cavalo branco a espumarem-se com os maus resultados.

Querem mandar o Anselmi embora? Força, eu também já perdi praticamente a paciência toda na semana passada.

bad_person

Bancada central
30 Junho 2020
2,452
4,670
Conquistas
3
Portugal
  • Pinto da Costa
  • Reinaldo Teles
Essee desnorte viu-se contra o benfica e estrela (que são os jogos mais vivos na memória). Nos outros jogos, especialmente quando nao jogou o Eustaquio, a equipa teve bastante mais organizada defensivamente e ofensivamente. Repara que ainda contra o benfica eles levaram 1 amasso de pressão na primeira parte (defensivamente tivemos muito mal).

A verdade é que na defesa as opções em alguns jogos são piores que as do Guimarães. Contra o estrela tivemos Zé Pedro, Eustaquio, Marcano. Será que se tivessemos um Diomande, Huljmand e Inácio veríamos tantos problemas?

Pelo que vi no estrela tendo a concordar contigo: Há problemas tacticos e tenho dúvidas que seja o homem certo. Não sei é se os consigo completamente indissociar da qualidade individual. O exemplo mais gritante é o Gyokeres - Era o Ruben Amorim e o Rui Borges que trabalhavam muito bem a profundidade, ou basta dar um chutão na frente porque em 10 bolas ele ganha 9? E se tivessem o Samu e o rácio fosse invertido? O mesmo para todos os momentos do jogo.. jogamos com o Moura porque é a unica opção ou porque acredita que deve jogar com 1 lateral? E se em vez do Marcano e o Otavio tivemos um central muito bom com bola capaz de fazer correctamente aqueles movimentos ofensivos? E se em vez do Fábio tivermos um Box To Box tipo herrera a varrer o meio campo?

Agora cabe ao AVB que imagino que tenha visto o Anselmi pre porto e tem melhores condições para avaliar. No nosso caso "paralelo" do United, eu não tenho dúvidas que com algumas afinações para o ano vão estar muito mais fortes.
Percebo perfeitamente o que dizes — e tens razão numa coisa: o plantel do FC Porto não é forte, especialmente na linha defensiva e nas alas. Mas a questão de fundo é esta, mesmo com melhores jogadores, o modelo de Anselmi, sem ajustes para a realidade competitva para onde foi transportado, continuará a sofrer defensivamente. E essa não é uma previsão — é histórico.

Se recuares e fores ver os jogos do Cruz Azul, ou até do Independiente del Valle, vais encontrar exatamente os mesmos problemas:
Equipa muito esticada;
Bloco partido na perda de bola;
Centrais deixados em igualdade numérica ou inferioridade;
Falta de cobertura ao corredor central.

A diferença?
É que nessas ligas, o ritmo é mais baixo, a pressão adversária menos intensa e os adversários não aproveitam os erros com tanta eficácia como se aproveita na Europa.
Lá, quando perdes a bola com a equipa desorganizada, a problabidade da jogada morrer é maior.
Cá, leva golo com maior frequência.

O próprio Cruz Azul — com o plantel desenhado pelo Anselmi — foi várias vezes apanhado em contrapé e perdeu jogos exatamente da mesma forma que o FC Porto perde agora. Produzia era ofensivamente mais.

Portanto, o problema não é novo — nem vai desaparecer com mais dois ou três reforços.
É um futebol de risco constante, de jogos em aberto, de dependência total da eficácia lá na frente.

É que na Europa — seja em jogos da Champions ou até contra equipas da nossa liga — este tipo de modelo normalmente não sobrevive.
Porque não basta atacar bem. Tens de defender com critério, proteger a zona central, manter blocos juntos, controlar ritmos.
E até agora, Anselmi não mostrou ter percebido isto.

O que se pede não é que seja campeão com um plantel curto como este.
Pede-se que organize, que reaja, que evolua.
E ao fim de várias semanas limpas para trabalhar… estamos piores do que no início.

Por isso sim, reforços são importantes.
Mas quando o modelo já vem com um buraco de base, tapar com jogadores é só maquilhar o problema.
E esse filme já o vimos algumas vezes.

Última edição: