Os Pessoa eram uma antiquissima família judaica espalhada por várias zonas de Portugal e que foram sendo perseguidos pela inquisição enquanto ela existiu.Tinha tanto sangue judeu como eu tenho sangue francês, um antepassado remotíssimo.
Portanto não praticava a fé judaica, não se identificava como judeu, etnicamente seria 0,001% de ascendência judaica, o que é relativamente comum em Portugal ter-se uma percentagem remota de origens sefarditas.
Portanto não, Fernando Pessoa não era judeu, tinha sim uma herança genética remota negligenciável judaica, como teria de umas quantas outras origens, como aliás todos temos..
Espero ter esclarecido isso.
E isto é factual, não é uma opinião.
Passemos a outros temas.
Não foi um antepassado remotissimo, foram dúzias e recentes, até ao avô paterno e ao pai.
Não se pode dizer que fosse 100% judeu porque não havia ascendência judaica pelo lado materno, mas não haverá grande erro se se disser que era 50% judeu, pela ascendência paterna.
E tinha grande fascínio pelo judaísmo precisamente pela consciência que tinha da sua ascendência judaica. Era profundo conhecedor da Torá e fez estudos aprofundados da influência do espírito judaico no mundo. Também teve sempre grande interesse pelo ocultismo judaico derivado da Torá.
Tudo isto é factual, não é a minha opinião.