Jorge Costa - #E2erno Capitão (1971 - 2025)

draco90

Bancada lateral
6 Julho 2020
766
1,099
Cheguei a Portugal no domingo. Nao conseguiu ver apresentaçao nem jogo nem nada. Inclusivamente soube do De Jong atraves de uma mensagem de um amigo vermelho.

Apesar de nao ter visto nada, fiquei de coraçao cheio. Vitoria, apresentaçao surpresa de um jogador interessante. E pelas stats do flashscore parecia estar a haver um Porto dominador. Ah e golo do Froholdt.

Sem ver estava feliz e com vibes boas apesar de nao querer criar ilusoes. O inicio do que se quer ser um Porto a sério de volta. Até o jogo com o Twente permitiu ver um plantel aguerrido e a ir junto para o molho. Fundamental. Ao bom estilo dos tempos do Bicho.

Hoje ja nao tenho qualquer motivaçao e ansia pelo inicio da proxima época. O vazio deixado pelo Bicho é demasiado gigante.

Que a malta la dentro arranje forças como conseguirem. Da minha parte o tanque ta vazio.

Descansa em paz nosso grande Bicho.
O Sentimento é igual, a ansia pela nova época desvaneceu.

Temos que arranjar forças, mas é dificil...

• Love
Reações: pauloans

Filipe Sá

Tribuna Presidencial
11 Julho 2012
5,604
4,900
O Porto Canal continua a dar a homenagem devida.

Não foi por acaso que trago isto a baila.

Logo após o desfecho tráfico é verdade que o Porto Canal foi o último a dar a cobertura que o incidente justificava e vieram logo as criticas.

Sinceramente acho que todos devemos ter a consciência que o Porto Canal não tem os meios a nível de pessoal que os outros canais tem e preferem deixar passar algum tempo para depois dar a cobertura que se justifica.

Eu sinceramente em função dos meios financeiros que o canal tem acho que temos um bom canal.

Por exemplo quando faço zapping e passo pelo canal do Sporting noto uma grande diferença.

100%.

• Like
Reações: GugaDragon

Diogo Oliveira 98

Bancada central
12 Agosto 2015
1,831
691
Conquistas
2
  • Jorge Costa
  • Reinaldo Teles
Sim, custa acreditar que é verdade o que aconteceu.. faz-nos pensar em tudo e no que vale ou não a pena.. vi em cima um texto publicado por um adepto do sporting e o Jorge era tudo aquilo, era, é e será sempre Porto. o JC representávamos-mos, era a nossa extensão dentro do clube, era a nossa voz!
Custa perder alguém assim, alguém que estava a servir o clube do seu coração, alguém que queria o melhor para nós, alguém que sentia a esperança a voltar para o Porto.
Obrigado ao André, ao nosso presidente, por ter dado a oportunidade ao JC de ter voltado para o Porto, não há locais nem momentos perfeitos para se morrer, mas tenho a certeza, se existisse essa possibilidade, que um dos lugares que o JC iria pensar era num dos nossos redutos.
Honraremos a memória do nosso "Bicho", se continuámos a apoiar o Porto, se preservámos os valores do Porto, se voltámos a festejar conquistas. Como o JC disse e bem, ele faz parte da nossa história e quem faz parte dela, nunca será esquecido. Nunca serás esquecido Jorge e serás sempre relembrado que um jogador à Porto é um jogador à Jorge Costa!
Como já escrevi aqui no portal, principalmente, este ano não ser apenas por ele, mas também por ele!
Obrigado por tudo!

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
26,915
18,347
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Reflexão;

A morte de Jorge Costa, mais uma vez, vem repetir a verdade que teimamos em esquecer: as pessoas não são eternas. Não basta gostar delas, é preciso dizê-lo. Não basta admirá-las, é preciso estar presente. O tempo é um luxo que julgamos ter, mas não controlamos.
Quantas vezes deixamos para depois aquela visita? Quantas mensagens ficam por responder? Quantas vezes trocamos o abraço pelo “quando tiver tempo”? A vida não espera. E quando ela decide levar alguém, não pede autorização nem avisa.

pauloans

Bancada lateral
25 Agosto 2016
852
703
Apesar de muito prematura a morte de Jorge Costa, não quero que a camisola número 2 seja retirada, e digo isto por respeito ao outro grande número 2 que também tivemos. Não sei. No mínimo dos mínimos, tenho mixed feelings em relação a isto.

Já que o presidente da assembleia geral falou dessa possibilidade.
Perfeitamente normal esse sentimento.
Especialmente para malta que, como nós, viu os dois a jogar.
Como para mim o JC foi sempre uma continuação do JP, não consigo distinguir entre o portismo de um e do outro. Entre o ADN de um e de outro. Os dois encarnaram e representaram tudo o que é ser Porto. Quem viveu o JP a dar tudo, tudo, tudo, e depois quando parecia não haver mais nada, dar ainda mais, só voltou a sentir algo assim no Bicho. Pelos dois, o #2.

• Love
Reações: Hooguie

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
8,317
5,797
Conquistas
16
  • Jorge Costa
Reflexão;

A morte de Jorge Costa, mais uma vez, vem repetir a verdade que teimamos em esquecer: as pessoas não são eternas. Não basta gostar delas, é preciso dizê-lo. Não basta admirá-las, é preciso estar presente. O tempo é um luxo que julgamos ter, mas não controlamos.
Quantas vezes deixamos para depois aquela visita? Quantas mensagens ficam por responder? Quantas vezes trocamos o abraço pelo “quando tiver tempo”? A vida não espera. E quando ela decide levar alguém, não pede autorização nem avisa.

Disseste uma enorme verdade, que corroboro a 200%.

É preciso mostrar a quem gostamos que elas são realmente importantes, principalmente depois de alguma discussão ou desavença.

E dizer já, não é ficar para depois, para amanhã, ou para quando der, porque pode ser tarde.

Nunca sabemos.

WhiteWolf

Bancada lateral
8 Agosto 2023
551
690
O Porto Canal continua a dar a homenagem devida.

Não foi por acaso que trago isto a baila.

Logo após o desfecho tráfico é verdade que o Porto Canal foi o último a dar a cobertura que o incidente justificava e vieram logo as criticas.

Sinceramente acho que todos devemos ter a consciência que o Porto Canal não tem os meios a nível de pessoal que os outros canais tem e preferem deixar passar algum tempo para depois dar a cobertura que se justifica.

Eu sinceramente em função dos meios financeiros que o canal tem acho que temos um bom canal.

Por exemplo quando faço zapping e passo pelo canal do Sporting noto uma grande diferença.
Ontem fui um dos críticos do Porto Canal pela demora na reação.
Concordo que o Porto Canal não tem os meios dos outros canais e que a cobertura a dar a acontecimentos desta dimensão e que tocam particularmente a nós, portistas, deve diferenciar-se da dos outros canais de informação (não perco tempo com a CMTV, canal Sporting e afins).
Dito isto, não confundam alhos com bugalhos. Uma coisa é dar conta de uma notícia importante de última hora (o Porto Canal demorou 50 minutos a fazê-lo), outra coisa são os encher-chouriços que os outros canais fizeram.
Para quem conhece o funcionamento de uma regie, a diferença de meios entre os canais não pode servir de desculpa para tanta demora, daí a minha crítica. A partir daí, não tenho crítica nenhuma a fazer, antes pelo contrário..
Gostava de ter visto o canal que representa o meu clube, a minha cidade, a minha região, a ser dos primeiros, se não o primeiro, a reagir e dar conta de tamanho infortúnio.

B

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
21,926
18,197
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Na minha opinião, o n° 2 pode continuar a ser atribuído, mas ser mais seletivo sobre quem o deve envergar.

Se for necessário não o entregar a ninguém temporariamente por não haver jogadores dignos disso, pois que seja.

Mas retirá-lo, não.

O n° 2 é muito especial neste clube, mas quem iniciou esse simbolismo foi o João Pinto que ainda está entre nós e que espero por muitos bons anos. O próprio Jorge usava o em homenagem a ele.

Retirar o n° agora seria dizer que um é mais especial do que que o outro, o que não acredito que seja verdade para nenhum portista com memória.

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
12,233
11,223
Espero que esta mensagem não seja mal recebida.
Eu venho aqui de hora a hora para ver as mensagens de todos e vivermos "juntos" está dor que é perder o Jorge Costa,o nosso Bicho.
Mas vejo muitos a dizer que perderam a motivação no ano desportivo que começa na segunda feira contra o Vitória SC.
Como disse o nosso Bicho quando ocorreu o falecimento do Rui Pedro, ninguém queria jogar naquele dia,nenhum jogador estava atento mas acabamos por ganhar apenas por sermos "melhores",mas que naquele dia não devíamos ter jogado.
E o que aconteceu nas 5 temporadas que se seguiram a esse desastre? Pentacampeões.
É tempo de partilharmos as histórias, revivermos as memórias e deixarmos fluir as lágrimas por perdermos um dos nossos "grandes", mas há algo que temos de ter em mente.
Somos o Futebol Clube do Porto e a nossa raça ninguém verga,perdemos demasiadas pessoas importantes para deixarmos de querer e olhar para o futuro "anestesiados",é tempo de relembrar o legado de Jorge Nuno Pinto da Costa,Diogo Jota(e o André) assim como do nosso capitão, o nosso Bicho, para irmos ganhar forças onde elas não existem para voltarmos a fazê-los sorrir...
Porque no fim,ganhando o Futebol Clube do Porto estamos a orgulhar o legado que estas pessoas incríveis construíram ao longo de décadas.
A maior homenagem que se pode fazer ao Jorge Costa é ganhar tudo este ano. Via-se que ele estava feliz com o plantel que estamos a construir, temos que eternizar esta época.

Fabio D. Gama

Superior
11 Janeiro 2019
60
188
Bicho, meu Bicho, hoje bateu-me a recordação daquele dia, em que assinaste a minha bola Finale da CL.
Eu já não era aquele chavalo adolsescente que vivia na mesma rua que tu, dois quarteirões abaixo, que te via a carregar o saco ao chegar de um treino e sorria e tu sorrias de volta, já era um homem crescido naquele glorioso ano de 2004, mas mal te vi sabia que o primeiro nome que queria na bola, era o teu, seguido do Baía e só depois os outros.

E foi com o ar que tinhas fora de campo, completamente diferente do teu ar intratatável na luta dentro das 4 linhas quando carregavas o nosso brasão abençoado, que me recebeste a mim, ao meu irmão e ao meu primo e te pedi e tu cheio de sacas de compras mais a família "Jorge, podes assinar a minha bola, quero ter aqui os nossos campeões e vou começar por ti" tu sorrindo, interrompeste o que estavas a fazer, sorriste e pegaste na bola e perguntaste "são teus irmãos?" e eu "este é o meu irmão e este é meu primo" e tu "eles também são Dragões?" e eu "o meu irmão é, mas este aqui o meu primo é benfiquista" e tu olhaste "tenham paciência com ele, fodam-lhe a cabeça, mas carinhosamente que ele só sofre". Arrancaste uma gargalhada a um benfiquista. E ele ficou a respeitar-te para o resto da tua vida.
Até ali, tal como no campo, desarmaste um adversário e ele ficou com admiração pela tua pessoa.

Bicho, é mais uma que ninguém nos rouba, aí onde estás, além de todos os momentos felizes como Portistas, esta memória.
Não te digo adeus, nunca se diz adeus a alguém que vai caminhar sempre com todos os portistas, agora espiritualmente, mas nunca deixará de estar cá enquanto houver uma gota de mística e de portismo.
Este comentário demonstra a grandeza e o carácter do Nosso Capitão!! Um Portista como poucos!

Villas 71

Superior
28 Julho 2025
95
430
Obviamente a maior homenagem que podemos fazer a este grande capitão e diretor desportivo desta época é competir à imagem dele e ganhar também à imagem dele.
Isto pode e deve ser usado como mote para a época.
E atrevo-me a dizer que no meio da miséria e desgraça desta morte que tanto nos toca estamos mais perto de ganhar do que estávamos antes.
E isso é tudo o que o Jorge Costa desportivamente quereria. E é em honra dele e a pensar nele que os jogadores, staff e administração têm que cerrar os dentes e rasgar os adversários todos....à Jorge Costa

Última edição: