os 50M mais valias sao normais.. Este ano também se investiu o que se desinvestiu o ano passado.
Creio que para o FairPlay financeiro se terá em consideração os dois ciclos (tenho a ideia de ter visto isso no passado). Nesse sentido tivemos cerca de 40M lucro a época passada, se terminarmos esta com 30M negativos temos 1. Lucro no conjunto dos dois anos 2. Um plantel muito melhor e com muitos "diamantes". Entrando na champions continuamos a caminhada.
As coisas não são assim tão lineares...
Na perspectiva do comité de controlo financeiro da UEFA, no caso da SAD vir ter prejuízo, apesar de não vir aplicar sanções gravosas pela avaliação do ciclo bianual, pode extender o período de observação e alçada do FairPlay financeiro.
Pior ainda se o prejuízo for muito relevante...
E, neste momento, na projecção para evitar ter um prejuízo relevante implica realizar mais de 50M em MV.
Ou seja, a SAD vai ter que se mexer bem no mercado logo no mês de Junho. Possivelmente com Jorge Mendes (ie com respectiva taxa de intermediação alta)...
E não sei será mais que isso. Estou, por exemplo, a lembrar-me que provavelmente vamos ter de accionar a clásula de compra do Kiwior antes de 30/06.
Já agora, permite-me a correcção: No ano passado o que aconteceu não foi um desivestimento. Foi sim, total falta de liquidez. Ainda assim houveram aquisições relevantes através de pagamento +/- extendidos no tempo.
A consolidação da entrada na Champions é importantissíma para os clubes portugues. Mas para o FC Porto, este ano, é crucial!