Actualidade Internacional

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,158
7,459
46
Lisboa
Defender - especulando - as práticas do Hamas em utilizar crianças-soldado. Muito, muito mau.
Pá eu não percebo o vosso nível de raciocínio. Perante um post que pretende insinuar que não há um único inocente em Gaza e um resposta sarcástica, esta é a tua interpretação.... isto na mesma página em que vez várias outras fotografias que são uma infima parte da grotesca realidade.... uau

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,481
5,688
Há 150 anos não havia gangues nem máfias globais como há agora, responsáveis por incríveis doses de violência, sofrimento e morte por todo o planeta.
Nem havia as multinacionais que há agora, mais poderosas que estados, com interesses mais fortes que a saúde e o bem estar das pessoas e o equilíbrio ambiental, que destroem a vida e o ambiente em grandes áreas terrestres, aéreas e aquáticas, porque o lucro fala mais alto.
Parece-me que há 150 anos a violência era mais localizada, mais inocente, menos maligna do que é agora. As pessoas eram menos civilizadas mas a sua bruteza era pueril, quase de criança. A maldade era coisa mais individual. Agora a maldade é global, maligna, em grande escala. Acho a maldade dos dias de hoje muito mais maligna e assustadora do que a de há 100 ou 150 anos. Aparentemente mais civilizados caminhamos para o Apocalipse, não tenho dúvidas. Ou se calhar estou só a ficar velho.
Acho que só tens razão na questão ambiental. Nesse aspecto estamos muito piores do que há 150 anos, com muito mais químicos, lixo e poluição.
Mas isso nem se deve tanto ao capitalismo e às multinacionais, mas ao facto de a população mundial ter aumentado umas quatro vezes entretanto, e hoje já ninguém achar tolerável a pobreza em que se vivia no século XIX. E mais conforto significa sempre mais consumo de recursos e portanto mais lixo e poluição. Aqui não há volta a dar.

No resto, há 150 anos também havia gangues e máfias globais, só que chamavam-se estados. Chamavam-se Império Britânico (que se fartou de massacrar em África ou na àsia) ou russo ou belga ou português. E no mundo do trabalho os direitos não existiam: horários de 14 horas por salários de pobreza era a norma.

Mas sem dúvida que algumas multinacionais hoje têm mais poder do que algum império alguma vez teve. Basta o facto de terem acesso a todos os movimentos de cada cidadão. E também é verdade que hoje a concentração de riqueza é muito maior do que era há 150 anos, nunca tanto poder e riqueza esteve concentrado nas mãos de tão poucos, e isso desequilibra tudo politicamente. Há 150 anos os 1% tinham medo das massas. Hoje já não.

• Like
Reações: Edgar Siska

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,158
7,459
46
Lisboa
Quem são os patetas de serviço que continuam a negar que foi o Netanyahu a "criar" o Hamas?

A mesma lógica. Daqui a uns anos voltam a bombardear Gaza (se ainda existir) com o argumento de que têm que destruir este novo Hamas que estão a "criar".

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,518
6,993
Quem são os patetas de serviço que continuam a negar que foi o Netanyahu a "criar" o Hamas?

A mesma lógica. Daqui a uns anos voltam a bombardear Gaza (se ainda existir) com o argumento de que têm que destruir este novo Hamas que estão a "criar".
A responsabilidade de não haver novos movimentos radicais não é do adversário, é dos próprios árabes.
Desde 1920 que andamos as desculpar os árabes pela sua radicalização.
Ok os ingleses enganaram os árabes! E ?
Sempre que se é enganado é motivo para a Radicalizacao?

Ao que parece o Hamas está disposto a depor as armas.