Actualidade internacional

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,249
4,840
Conquistas
1
  • Junho/18
Essas estatísticas rebuscadas e altamente complicadas de aferir, de comprovar e principalmente de comprovar que constantemente lançam aqui são um profundo enviesamento da razão.

Tu achas que os polícias negros policiam na mesma proporção os bairros brancos que os bairros negros?
Eu sei que algumas das piores cidades neste capitulo da brutalidade policial possuem forças policiais quase inteiramente negras, Baltimore, Detroit, etc.

Eu não estou a dizer que alguns racistas não se tornam policias, aliás se estou a criticar o processo de selecção é porque suspeito disso, no entanto volto a referir que não será a razão que explica a maioria destes incidentes, eu num post atrás já referi o que suspeito estar a pesar mais nisto.
 
  • Like
Reações: tripeiro_de_gema

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,249
4,840
Conquistas
1
  • Junho/18
Não sabes mesmo o que falas...

" Mas a morte de Floyd reabriu uma discussão difícil na América: a do comportamento das forças policiais contra cidadãos afro-americanos. Na cidade onde tudo aconteceu, as estatísticas são perturbadoras: este sábado, o Financial Times lembra que em 2015, um estudo da União Americana pelas Liberdades Civis, revelou que em Mineápolis um cidadão afro-americano tinha 8,7 vezes mais hipóteses de ser detido do que um branco caucasiano e por um crime mais leve. "


Num outro post já coloquei dados e um estudo como a policia americana mais facilmente disparada contra um preto, latino ou nativo americano do que contra brancos.
Existem cidades com indices ainda piores do que esses, nada disso põe em causa o que eu referi.

Leiam bem o meu último post como resposta ao Danni Montana que percebem aquilo que eu estou a tentar dizer.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,820
5,953
45
Lisboa
É censura dentro do entendimento daquilo que deveria ser uma plataforma isenta que seguisse as regras do direito à liberdade de expressão, se depois o Twitter enquanto empresa tem um entendimento diferente sobre o que deviam ser essas leis é outra questão, mas todas essas plataformas gozam de um estatuto especial que as impede de serem responsabilizadas pelo que lá se escreve com base nesse pressuposto, se não o cumpre porque raios deverão continuar a usufruir do mesmo ?
Desculpa lá as regras do Twitter e das redes sócias estão definidas há muito tempo e não mudaram para reagir ao comentário do Trump. O que ele escreveu enquadra-se na quebra das regras. Não há censura nenhuma dirigida ao Trump! Isso é mais do que evidente, é escusado andarem para aqui a inventar.
Isso que estás a fazer é precisamente branquear a retaliação política do Trump que é infinitamente mais grave do que a suposta infração do Twitter.
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,249
4,840
Conquistas
1
  • Junho/18
Desculpa lá as regras do Twitter e das redes sócias estão definidas há muito tempo e não mudaram para reagir ao comentário do Trump. O que ele escreveu enquadra-se na quebra das regras. Não há censura nenhuma dirigida ao Trump! Isso é mais do que evidente, é escusado andarem para aqui a inventar.
Isso que estás a fazer é precisamente branquear a retaliação política do Trump que é infinitamente mais grave do que a suposta infração do Twitter.
Mas qual regras de redes sociais, isto é surreal, as redes sociais não são mais que empresas e precisam de obedecer às leis dos paises onde estão sediadas, isto não é um estado dentro de um estado, e acho inacreditável que gente que se diz de esquerda de um momento para o outro ache bem que empresas decidam criar as suas próprias regras e determinar o que é ou não discurso aceitável.

É dada uma protecção legal ao Twitter com base num certo tipo de funcionamento como plataforma isenta, censurar ou avaliar o discurso dos seus users está em quebra desse entendimento, logo não pode ter essa protecção, aquilo que depois o Trump diz é outra conversa e mesmo que seja pior não é o que estamos a discutir.
 

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,011
4,924
Isso é não perceber ou simplesmente não querer perceber aquilo que está em questão, o racismo fortemente enraizado na sociedade americana. Estes protestos foram despoletados pelo assassinato do George Floyd e não está em causa apenas o racismo nas forças policiais e sim em toda a sociedade. Recordo que ainda há pouco tempo um jovem negro foi assassinado a tiro por dois homens brancos quando estava a fazer jogging na rua, em sua defesa disseram que achavam que o jovem tinha praticado um assalto e estaria a fugir.

Depois há um presidente que em todos os seus discursos que deviam servir apenas para condenar todos estes crimes de ódio, vai sempre mais longe e culpa sempre a esquerda e a extrema esquerda. Já no passado, nos incidentes de Charlotte quando um supremacista branco atropelou mortalmente uma manifestante, Trump foi incapaz de condenar apenas o acto e atirou novamente as culpas para os manifestantes e a antifa. O mesmo presidente que defende que os estados devem manter os seus monumentos em honra de figuras históricas da confederação que lutaram contra a abolição da escravatura. Trump sabe muito bem onde está grande parte do seu eleitorado, mesmo que isso signifique.

Como é que ainda se pode ter dúvidas que o que está em causa é o racismo fortemente enraizado na sociedade americana? O racismo sempre foi um problema, mas como é que se pode achar que a liderança de Trump não contribuiu para o despoletar de muitos mais conflitos na sociedade norte-americana? Como? Estamos a falar de um presidente que nunca fez questão de se demarcar claramente de grupos racistas, aliás, nem o pode fazer porque não voltaria a ganhar as eleições.

Há quem ainda tenha dúvidas e desculpe tudo e mais alguma coisa.

"Ah e tal, a Europa ainda continua a ter mais mortes que os EUA.", pois, mas vamos ignorar o facto de que actualmente o número de mortes diárias nos EUA é muito maior do que número de mortes diárias na Europa e que a população do continente europeu é o dobro da população dos EUA? 40 milhões de desempregados. O país com as maiores desigualdades sociais do mundo. Uma sociedade cada vez mais violenta e polarizada. Uma economia a perder terreno para China. A revogação do tratado nuclear com o Irão e do tratado de Paris. Um escalar de tensões para um clima de guerra fria com a china. Um país que era e apesar de tudo, continua a ser um centro de conhecimento científico no mundo e quem tem um presidente que alimenta teorias da conspiração e é um negacionista das alterações climáticas. Enfim.

"Ah e tal, não exageremos, nem tudo é assim tão mau no mandato de Trump"...
De acrescentar que recusou condenar a manifestação dos white-supremacists e do atropelo porque “You also had some very fine people on both sides.”
 
  • Like
Reações: John Wick

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,249
4,840
Conquistas
1
  • Junho/18
Racismo é racismo, e um polícia matar uma pessoa desarmada, abusando do seu poder, simplesmente porque é preto ou latino, é racismo, não há qualquer exemplo ou explicação que consiga minimizar o comportamento.
Racismo é quando descriminação (a vários níveis) sobre uma pessoa ou comunidade de diferente etnia, surge por preconceito racial.

Nem tudo o que de mau acontece entre pessoas de diferentes etnias é automaticamente racismo, algumas dessas coisas serão mas já outras não.

É bem possivel que no caso do George Floyd seja mesmo uma questão de racismo, no entanto parece-me que a explicação e possivel solução para o problema da violência policial nos EUA passa muito mais por entender a mesma como brutalidade policial com ocasionais momento de genuino racismo, que só uma situação que se deve apenas e só a questões raciais.
 
  • Like
Reações: tripeiro_de_gema

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
3,775
3,352
Os USA tao numa encruzilhada enorme. Um presidente que neste momento so tem uma coisa em mente, ser re-eleito, um problema novo e recente (covid-19) e um problema que é provavelmente o assunto mais facturante da sociedade americana que é o Racismo e tudo ao mesmo tempo.

Temo que uma guerra civil na America nao esteja tão distante quanto todos nós queremos e desejamos. Esta divisão que se vê na America nao se vai resolver sem.algo altamente traumatizante e se em Novembro o Trump perde para o Bidden (que também se diga nao tem dedo para anel) pode ser a chama necessária para esse conflito. Tempos negros a nossa frente infelizmente.

Sent from my SM-G975F using Tapatalk
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
Não percebo como é que tu que até me pareces razoável continuas a qualificar o que o Twitter fez como censura, quando as regras dessa rede social já estão definidas há muito tempo e não mudaram para reagir a este tweet do Trump. E quando precisamente esse palerma utiliza o poder legislativo que tem com retaliação sobre uma situação pessoal. Haverá poucas coisas de mais gritante desrespeito pela liberdade de ação do que isto num país democrático.
Posso estar enganado mas acho que deve ser a 1ª vez que falo sobre o Trump neste forum (seguramente a 1ª vez que escrevo sobre o que ele escreveu há uns dias atrás), não entendo porque dizes que eu "continuo" a qualificar como censura o que o Twitter fez.

Mas o meu ponto de vista não era esse, eu não me estava a focar na mensagem do Trump nem a fazer qualquer juízo sobre o que ele escreveu. Escrevi aquilo porque li vários posts de malta muito indignada no Twitter carregados de whataboutismo, a acusarem a rede social de ser parcial, de ter 2 pesos e 2 medidas. Censura ou não, parcialidade ou não, o que eu queria dizer é que o Twitter é livre para gerir como quiser a sua própria rede social da mesma maneira que as pessoas são livres para aderir e para sair do Twitter quando muito bem entenderem. Ao fim ao cabo, aquilo vai continuar a ser uma empresa privada que quer lucrar o mais possível. E foi isso que o Zuckerberg quis dizer.
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,249
4,840
Conquistas
1
  • Junho/18
Temo que uma guerra civil na America nao esteja tão distante quanto todos nós queremos e desejamos.
Não confundam a realidade alternativa das redes sociais e media americanos com aquilo que realmente se passa na maioria dos EUA, a esmagadora maioria dos americanos apesar da polarização da sua politica e independentemente da sua etnia não tem qualquer desejo por conflito, só querem viver em paz, tudo isto é exacerbado pelos media e por gente histérica que vai para as redes sociais prever o fim do mundo, tanto na direita como na esquerda.
 
  • Like
Reações: Duraes

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
3,775
3,352
Não confundam a realidade alternativa das redes sociais e media americanos com aquilo que realmente se passa na maioria dos EUA, a esmagadora maioria dos americanos apesar da polarização da sua politica e independentemente da sua etnia não tem qualquer desejo por conflito, só querem viver em paz, tudo isto é exacerbado pelos media e por gente histérica que vai para as redes sociais prever o fim do mundo, tanto na direita como na esquerda.
Numa eventual Vitória do Bidden como achas que irão os apoiantes do Trump responder? É que eu nao vejo a transferência de poderes acontecer num ambiente pacífico. E no mesmo sentido os liberais vendo mais 4 anos desta loucura como achas que responderão?

A guerra civil pode ser de facto um exagero da minha parte, mas não vejo como manter uma paz social seja qual for os resultados em Novembro.

Sent from my SM-G975F using Tapatalk
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,249
4,840
Conquistas
1
  • Junho/18
Numa eventual Vitória do Bidden como achas que irão os apoiantes do Trump responder? É que eu nao vejo a transferência de poderes acontecer num ambiente pacífico. E no mesmo sentido os liberais vendo mais 4 anos desta loucura como achas que responderão?

A guerra civil pode ser de facto um exagero da minha parte, mas não vejo como manter uma paz social seja qual for os resultados em Novembro.

Sent from my SM-G975F using Tapatalk
Eu acho que o Trump é um enorme tretas, no dia a seguir a perder pode até reclamar mas depois sai mansinho para que não seja perseguido pelos tribunais, e creio que esse seja o cenário mais provável, não vejo muitos protestos nesse cenário, os republicanos assustam muita gente por levarem armas para protestos mas é raro no caso deles isso acabar em violência.

Mas se por acaso o Biden perder admito que hajam alguns protestos, mas depois haverá resignação, e tal como o mundo e os EUA não pararam nos últimos 4 anos também não vão parar nos próximos 4, a vida vai continuar seja quem for o presidente americano.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,988
39,446
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Tem razão. Idem para o Twitter, que quando decide censurar o que o Trump escreveu, está a pensar muito mais na própria empresa do que no que é o melhor para o mundo. E é legitimo que assim pensem.

Pessoalmente preferia que estivessem quietos, que dessem um bocadinho mais de crédito às pessoas e as deixassem decidir por eles próprios quem devem seguir, o que devem ler e a quem devem dar credibilidade em vez de serem eles (twitter e Facebook) a impor o que acham que é correcto e o que não é.

Mas, independentemente da dimensão da plataforma, continuam a ser uma empresa privada e podem literalmente fazer o que quiserem com aquilo. Se quiserem que aquilo se torne uma plataforma tendencialmente de esquerda ou de direita, podem fazê-lo. Se quiserem censurar o que o Trump escreve e simultaneamente deixar que um Líder Supremo do Irão escreva coisas semelhantes, também estão no seu direito. Em última análise, qualquer utilizador tem sempre o poder de, não concordando com a politica da empresa, abandonar a plataforma. E se o número de pessoas que saem da plataforma o justificar, haverá sempre alguém que criará uma outra plataforma de tendência diferente. Não é muito diferente do que se passa com jornais, se eu não gostar da linha seguida por um jornal, deixo de comprar e encontro alternativas.
São uma empresa privada que actua em estados de direito, e têm vivido acima da lei... achas que se abrires uma empresa podes fazer o que quiseres e seguir as regras que quiseres?... claro que não tens que seguir a lei e pagar impostos.

O paralelo que fazes com o jornal não é mau de todo, que seja assim que pelo menos sejam responsáveis e estejam acessíveis a ser processados pelo que fazem, que é o que pode acontecer.
 
  • Like
Reações: tripeiro_de_gema

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
São uma empresa privada que actua em estados de direito, e têm vivido acima da lei... achas que se abrires uma empresa podes fazer o que quiseres e seguir as regras que quiseres?... claro que não tens que seguir a lei e pagar impostos.

O paralelo que fazes com o jornal não é mau de todo, que seja assim que pelo menos sejam responsáveis e estejam acessíveis a ser processados pelo que fazem, que é o que pode acontecer.
Aquilo não era para ser lido de forma tão literal. Referiam-me à forma como controlam e toleram o que lá se escreve. Se eles entenderem que a partir de amanhã não se pode falar de futebol no twitter, podem fazê-lo alterando os termos e condições da plataforma. Com todos os benefícios e consequências que retiram dessa decisão, mas estão no seu direito.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,820
5,953
45
Lisboa
Eu sei que algumas das piores cidades neste capitulo da brutalidade policial possuem forças policiais quase inteiramente negras, Baltimore, Detroit, etc.

Eu não estou a dizer que alguns racistas não se tornam policias, aliás se estou a criticar o processo de selecção é porque suspeito disso, no entanto volto a referir que não será a razão que explica a maioria destes incidentes, eu num post atrás já referi o que suspeito estar a pesar mais nisto.
Aquilo que se passa em termos raciais nos EUA é gravíssimo. Não dá para esconder.
Mas qual regras de redes sociais, isto é surreal, as redes sociais não são mais que empresas e precisam de obedecer às leis dos paises onde estão sediadas, isto não é um estado dentro de um estado, e acho inacreditável que gente que se diz de esquerda de um momento para o outro ache bem que empresas decidam criar as suas próprias regras e determinar o que é ou não discurso aceitável.

É dada uma protecção legal ao Twitter com base num certo tipo de funcionamento como plataforma isenta, censurar ou avaliar o discurso dos seus users está em quebra desse entendimento, logo não pode ter essa protecção, aquilo que depois o Trump diz é outra conversa e mesmo que seja pior não é o que estamos a discutir.
Mas o Trump é a primeira pessoa a quem o Twitter bloqueia uma mensagem por acaso? Porque é que isso de repente pode ter repercussões legais se até agora nunca teve? Isto é o princípio básico de uma cultura democrática, o não utilizar ou condenar os meios só quando nos dá jeito ou vai de encontro às nossas convicções políticas. E mais, aquilo que o Trump fez ou quer fazer não é aplicar as leis de um país democrático, é modificá-las. E para quê? Claro que isto é só mais uma das suas birras e telenovelas políticas, mas a pouco e pouco vai criando pequenas brechas para que um dia ele ou outro qualquer possam usar isso em seu proveito (seja calar o Twitter seja outra coisa qualquer)

Finjir que ter um Archie Bunker a Presidente não pode ter consequências gravíssimas não dá.
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,249
4,840
Conquistas
1
  • Junho/18
Mas o Trump é a primeira pessoa a quem o Twitter bloqueia uma mensagem por acaso? Porque é que isso de repente pode ter repercussões legais se até agora nunca teve?
Porque tal como em muitas coisas da nossa vida só quando algo acontece a uma pessoa poderosa é que alguém se lembra que há ali um problema, o Twitter e as outras redes sociais já andam a fazer isso a inumeros users anónimos por esse mundo a fora desde sempre e é algo que tem aumentado nos últimos anos muito por culpa do policiamento da linguagem que é cada vez maior na sociedade americana, mas estão a o fazer contra as próprias regras que dizem cumprir.

Quanto ao Trump, como em quase tudo na vida dele ele só se preocupa quando lhe acontece, mas eu não estava a comentar o Trump, estava a comentar se o Twitter deveria poder ou não fazer aquilo que faz, tu pareces achar que o comportamento do Trump isenta o Twitter de seguir a lei.
 
  • Like
Reações: tripeiro_de_gema

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,988
39,446
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Aquilo não era para ser lido de forma tão literal. Referiam-me à forma como controlam e toleram o que lá se escreve. Se eles entenderem que a partir de amanhã não se pode falar de futebol no twitter, podem fazê-lo alterando os termos e condições da plataforma. Com todos os benefícios e consequências que retiram dessa decisão, mas estão no seu direito.
E então? Que seja o direito deles, mas têm que ser responsabilizados por isso.


Uma editora se publicar um livro teu pode ser processada e responsabilizada pelo que tu lá escreveste.

Se tu escreveres num jornal o jornal pode ser responsabilizada pelo que tu lá escreveste.

Se escreveres o mesmo no twitter o twitter não pode ser responsabilizado pelo que lá escreveste.

As editoras e os jornais não são empresas privadas?
 
  • Like
Reações: tripeiro_de_gema

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,249
4,840
Conquistas
1
  • Junho/18
Para mudar de assunto e falar de algo inspirador para a humanidade em vez de só tragédia e conflito politico, quem tem acompanhado o primeiro voo espacial (tripulado por humanos) privado ?

Finalmente o futuro começar a parecer aquilo que nos prometeram quando éramos crianças (as pessoas mais velhas por aqui), talvez daqui a umas décadas haja mesmo quem vá à lua de férias.
 
  • Like
Reações: Duraes e LR

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,751
25,616
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
O argumento do free speech é de facto um argumento interessante. E mais interessante é ver como ele é transversal a todos os tipos de esquemas produzidos pelos mesmos de sempre.. Porque muito boa pessoa pensa que isto é um evento isolado ou algo que surge do céu. Não é. É uma política concertada por grupos da direita capitalista e extrema direita com vista a um único objetivo. A desinformação.


Uma técnica começada pelas indústrias do tabaco e do petróleo e que apenas tem a sua continuação em diversas áreas. A mais recente, a política, que nos leva ao cúmulo ridículo de termos alguém a defender que a mentira é passível de ser referendável e validada em termos de votos. Ou seja, não se pode alertar para a total falsidade que está a ser dita porque quem decide isso em última instância são os eleitores. E isto nem os loucos acreditavam que iria acontecer..

E como alguém dizia no outro dia, o grave não é existir um Trump. O grave é existirem este tipo de pessoas que enquadram e desculpabilizam este tipo de acções e comportamentos aberrantes em qualquer sociedade civilizada.
 
  • Like
Reações: John Wick