Actualidade internacional

StrecherBearer

Tribuna
25 Julho 2018
2,908
2,908
Conquistas
1
Leiria
  • Bobby Robson
Não é uma boa comparação porque o enquadramento da situação não é idêntico.
Mas não é que eles não tivessem tentado mas nós militarmente conseguimos sacudi los várias vezes
Certo, conseguimos, felizmente os espanhóis na altura não tiveram o apoio de todas as superpotências da altura no fornecimento de armas e militares para nos esmagar.
 

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
3,873
3,529
Por acaso acho que esta guerra é independente de líderes e de interesses. Já houve lideres que a tentataram parar. Foram mortos por isso.
Há um fator que líder nenhum consegue parar que é a religião.
Sim a situação não está como está, nem é difícil de resolver, por nada.

Mas na verdade o meu argumento mantem-se, por exemplo como ja dito o Yitzhak Rabin, foi assassinado por um extremista israelita, em que nada representava arrisco dizer 95% da população israelita. La está são decisões sociopatas e egoístas que fazem todos sofrer.

E a religião é usada porque infelizmente é a arma mais fácil de ser usada por déspotas e pessoas mal intencionadas.

Eu sei que isto é discurso de Miss, mas a europa so começou a pensar verdadeiramente em cooperação e amizade, depois de 2x se terem tentado extreminar uns aos outros e depois de seculos de porrada com apoio das populações.
 
  • Like
Reações: Dragon G e Vlk

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,901
6,087
45
Lisboa
Houveram vários acordos sempre rasgados pelas fações muçulmanas. Cagas onde comes e depois de serem derrotados já querem voltar a trás? Não é assim que funciona.
Primeiro, quem sempre viveu naquela terra era obrigado a aceitar um acordo em que era desolcado porque....? Tu aceitavas?

Segundo, Israel aceitou todos os acordos que houve? Nunca os desrespeitou? E as resoluções da ONU, respeitou-as todas?

Mais uma vez, esse argumento dá para os dois lados.
 

avr1922

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2017
5,548
1,747
Não tenho que defender Palestinianos nem Israelitas, agora vir culpar os Árabes pelo genocidio consecutivo de Palestinianos pelos Israelitas é ser-se cego.
Eu, e qualquer motar no lugar dos Palestinianos ficava revoltado com a divisão que foi feita.

Isto é um mapa histórico. Põe-te no lugar dos Palestinianos. Achas que a divisão teve em conta o que eles pensavam? Só em 1948 o exercito Israelita forçou 750 000 pessoas para fora das terras que tinham habitado toda a vida e massacraram 15 000 que se recusaram a sair. todo este assunto foi tratado de uma forma errada desde o início, e os menos culpados nisto tudo foram os civis Palestinianos e já agora os civis Judeus que vinham de 5 anos de fugir a um genocídio e foram colocados numa zona de conflito.


 

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
4,029
5,980
Bragança
Por favor, não venham constantemente tentar dar aulas de História como se fossemos todos um bando de ingnorantes.

Essa lógica dos 4500 anos é a mesma da restituição dos danos da escravatura com a qual tenho a certeza que não concordas.

Quantos judeus havia lá no início do século XX? Quantos dos que lá vivem hoje têm descendência conhecida que remonte a essa altura a viver lá? E quantos arábes?

É essa e a conversa de 1947 e das guerras posteriores. Mas não se passou nada desde essa data? Não jouve acordos internacionais? Não houve resoluções das Nações Unidas posteriores?
Poupem-me com essa retórica, por favor.
Restituições da escravatura ? Tiveste escravos ? Então restitui , ninguém te pega nas mãos nem ninguém manda na tua conta bancária.
Eu não tenho culpa que os teus antepassados tenham tido plantações de algodão na Carolina do Sul. Eu sou oriundo do interior, nunca fomos navegadores, descobridores, nunca fomos proprietários, não somos retornados das colónias, nunca tive uma grana de ouro do roubado no Brasil. Dito isto não vou pagar merda nenhuma pelo que as elites que não conheci, fizeram a escravos que também não conheci. Admito pagar ao Magrebinos, visto que estamos a ocupar a terra deles, retirada depois na reconquista cristã . Mas nem mais um cêntimo.
 

avr1922

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2017
5,548
1,747
Primeiro, quem sempre viveu naquela terra era obrigado a aceitar um acordo em que era desolcado porque....? Tu aceitavas?

Segundo, Israel aceitou todos os acordos que houve? Nunca os desrespeitou? E as resoluções da ONU, respeitou-as todas?

Mais uma vez, esse argumento dá para os dois lados.
Não era obrigado e não aceitou, preferiram a guerra e a violência, perderam, temos pena.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,901
6,087
45
Lisboa
Restituições da escravatura ? Tiveste escravos ? Então restitui , ninguém te pega nas mãos nem ninguém manda na tua conta bancária.
Eu não tenho culpa que os teus antepassados tenham tido plantações de algodão na Carolina do Sul. Eu sou oriundo do interior, nunca fomos navegadores, descobridores, nunca fomos proprietários, não somos retornados das colónias, nunca tive uma grana de ouro do roubado no Brasil. Dito isto não vou pagar merda nenhuma pelo que as elites que não conheci, fizeram a escravos que também não conheci. Admito pagar ao Magrebinos, visto que estamos a ocupar a terra deles, retirada depois na reconquista cristã . Mas nem mais um cêntimo.
Certíssimo, nem precisavas de desenvolver tanto.
Então agora diz-me, os palestinianos tiveram que restituir uma terra a quem a ocupava à 4500 anos e já não estava lá à séculos. Concordas?
 

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
4,029
5,980
Bragança
Não tenho que defender Palestinianos nem Israelitas, agora vir culpar os Árabes pelo genocidio consecutivo de Palestinianos pelos Israelitas é ser-se cego.
Eu, e qualquer motar no lugar dos Palestinianos ficava revoltado com a divisão que foi feita.

Isto é um mapa histórico. Põe-te no lugar dos Palestinianos. Achas que a divisão teve em conta o que eles pensavam? Só em 1948 o exercito Israelita forçou 750 000 pessoas para fora das terras que tinham habitado toda a vida e massacraram 15 000 que se recusaram a sair. todo este assunto foi tratado de uma forma errada desde o início, e os menos culpados nisto tudo foram os civis Palestinianos e já agora os civis Judeus que vinham de 5 anos de fugir a um genocídio e foram colocados numa zona de conflito.


A história começou em 1917. Para trás caga nisso.
 

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
3,873
3,529
Mas e sempre a mesma coisa, epah pk nao lhe chamavam "Israelistina" vivam em paz que havia espaco. Mas, nao, porque um reza a Sexta outro ao Sabado... epah

Mesma coisa com a partição da India, era mesmo preciso dividir a população porque rezam a "entidades" diferentes?

Mas quando os amigos imaginários sao mais importantes que as dores do corpo, que se iremos fazer neh?
 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,906
6,060
Pelos vistos ou não consegues distinguir um mapa que mostra a localização das povoações de um Mapa que mostra a ocupação militar de territórios, acho que não temos nada a discutir.
O mapa que interessa é aquele quer tu gostes( e os palestinianos) ou não.
O territorio era inglês como era otomano antes disso!Puro e simples.
Os ingleses até podiam vende lo á China e a China deslocar as populações nativas de lá.
Decidiram que os judeus iam para ali e com a 33 votos a favor 10 contra e 13 abstenções na UN foi aprovado a partição de 1947.
No que me diz respeito, a proposta era otima para eles afinal era mais do que alguma vez eles tiveram na sua existencia - autodeterminação.
Não quiseram. Foram pedir ajuda aos lunaticos rufias do quarteirão e levaram no cu BIG TIME and PRIME TIME....TWICE!!!
No processo perderam militarmente grande parte daquilo que não quiseram.
Convem sublinhar isto...perderam aquilo que NÃO quiseram!

Agora recalcitram porque?
Os palestinos estão destinados a serem aquilo que sempre foram na História - subalternos
Não deixa de ser irónico que eventualmente lhes deram numa bandeja a autodeterminação e rejeitaram...acho que é inédito no mundo
 

avr1922

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2017
5,548
1,747
Pelos vistos ou não consegues distinguir um mapa que mostra a localização das povoações de um Mapa que mostra a ocupação militar de territórios, acho que não temos nada a discutir.
Quem manda é quem tem o poder territorial não quem lá mora. Sempre foi e sempre será. A vida não é um filme da Disney.
 
  • Like
Reações: SUPERMLY

bad_person

Bancada central
30 Junho 2020
1,765
3,001
Conquistas
2
Portugal
Não era obrigado e não aceitou, preferiram a guerra e a violência, perderam, temos pena.
Segundo essa lógica, a Ucrânia não aceitou a independência dos estados separatistas, levou com uma invasão, se perder a guerra, temos pena. Se tudo fosse resolvido assim, meu deus.

O mapa que interessa é aquele quer tu gostes( e os palestinianos) ou não.
O territorio era inglês como era otomano antes disso!Puro e simples.
Os ingleses até podiam vende lo á China e a China deslocar as populações nativas de lá.
Decidiram que os judeus iam para ali e com a 33 votos a favor 10 contra e 13 abstenções na UN foi aprovado a partição de 1947.
No que me diz respeito, a proposta era otima para eles afinal era mais do que alguma vez eles tiveram na sua existencia - autodeterminação.
Não quiseram. Foram pedir ajuda aos lunaticos rufias do quarteirão e levaram no cu BIG TIME and PRIME TIME....TWICE!!!
No processo perderam militarmente grande parte daquilo que não quiseram.
Convem sublinhar isto...perderam aquilo que NÃO quiseram!

Agora recalcitram porque?
Os palestinos estão destinados a serem aquilo que sempre foram na História - subalternos
Não deixa de ser irónico que eventualmente lhes deram numa bandeja a autodeterminação e rejeitaram...acho que é inédito no mundo
Subalternos = Sub-humanos

Meu deus, isto é xenofobia pura e dura.
Podias ter nascido naquele local do planeta e seres também tu um "sub-humano".
 
  • Like
Reações: Czarli9

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,906
6,060
Quem manda é quem tem o poder territorial não quem lá mora. Sempre foi e sempre será. A vida não é um filme da Disney.
Se calhar os Palestinos preferiam o tratamento Otomano que tiveram durante 800 anos...
Esses ingleses ranhosos...oferecem paises a povos!Assim não tem piada. Piada é andar a punhada!
 

StrecherBearer

Tribuna
25 Julho 2018
2,908
2,908
Conquistas
1
Leiria
  • Bobby Robson
Quem manda é quem tem o poder territorial não quem lá mora. Sempre foi e sempre será. A vida não é um filme da Disney.
O mapa que interessa é aquele quer tu gostes( e os palestinianos) ou não.
O territorio era inglês como era otomano antes disso!Puro e simples.
Os ingleses até podiam vende lo á China e a China deslocar as populações nativas de lá.
Decidiram que os judeus iam para ali e com a 33 votos a favor 10 contra e 13 abstenções na UN foi aprovado a partição de 1947.
No que me diz respeito, a proposta era otima para eles afinal era mais do que alguma vez eles tiveram na sua existencia - autodeterminação.
Não quiseram. Foram pedir ajuda aos lunaticos rufias do quarteirão e levaram no cu BIG TIME and PRIME TIME....TWICE!!!
No processo perderam militarmente grande parte daquilo que não quiseram.
Convem sublinhar isto...perderam aquilo que NÃO quiseram!

Agora recalcitram porque?
Os palestinos estão destinados a serem aquilo que sempre foram na História - subalternos
Não deixa de ser irónico que eventualmente lhes deram numa bandeja a autodeterminação e rejeitaram...acho que é inédito no mundo
Voçês os dois são dos que acham que Portugal devia ter mantido as colónias porque os que lá estavam não sabiam o que queriam e os Portugueses é que os podiam dirigir.

Tenho pena que não tenham nascido no tempo do Salazar, teriam sido muito mais felizes
 

Pedro Brandão

Tribuna Presidencial
17 Outubro 2018
13,381
22,576
Conquistas
3
47
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Madjer
Não tenho que defender Palestinianos nem Israelitas, agora vir culpar os Árabes pelo genocidio consecutivo de Palestinianos pelos Israelitas é ser-se cego.
Eu, e qualquer motar no lugar dos Palestinianos ficava revoltado com a divisão que foi feita.

Isto é um mapa histórico. Põe-te no lugar dos Palestinianos. Achas que a divisão teve em conta o que eles pensavam? Só em 1948 o exercito Israelita forçou 750 000 pessoas para fora das terras que tinham habitado toda a vida e massacraram 15 000 que se recusaram a sair. todo este assunto foi tratado de uma forma errada desde o início, e os menos culpados nisto tudo foram os civis Palestinianos e já agora os civis Judeus que vinham de 5 anos de fugir a um genocídio e foram colocados numa zona de conflito.


Onde é que eu culpei unicamente os arábes?!! A história daquela região vai muito para além de 1917 onde também existiu perseguição a judeus por parte dos arábes.
Convém também incluir todos os países arábes vizinhos em lugar de se centrar apenas nos palestinianos e países como Libano, Egipto, Síria e até a Jordânia têm muitas culpas na forma como todas as tentativas de acordo fracassaram.

E isso do mapa é bonito mas sem background histórico perde relevância. Em 1917 essa área pertencia ao império otomano. Não era um estado palestiniano. Após a sua dissolução, o estado otomano foi dividido nessa região por França e Inglaterra.
Há uma data clara, onde quanto a mim, os palestinianos têm razão em falar de territórios ocupados e é após a Guerra dos 6 dias mas mesmo depois disso já houve tentativas de chegar a acordos com devolução de parte desses territórios e foi sempre recusado.
Todo este conflito tem séculos de existência e está centrado na religião e na cidade santa de Jerusalém.

As culpas da morte de civis ano após ano são repartidas mas isso não pode impedir de apontar o dedo à intransigência aos líderes arábes e também a alguns líderes mais radicais israelitas cujas políticas de expansão dos colonatos só têm servido para agravar o problema.

Apoio o povo palestiniano na sua luta pela autodeterminação mas não posso olhar para o lado e negar o que os seus líderes e facções extremistas têm feito. Já agora, o único líder israelita que verdadeiramente procurou a paz foi Yitzhak Rabin que curiosamente foi assassinado por um extremista.

Tudo isto parece uma salgalhada mas a história também é de uma complexidade que vai muito além do que as pessoas podem achar certo ou errado

No que toca ao mapa, tentei procura-lo junto da fonte apontada (UN OCHA) e não encontrei. Encontro sim, mapas semelhantes mas com fontes arábes.
 
  • Like
Reações: Dragon Lonis