Actualidade internacional

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
6,943
9,672
Sou muito crítico de várias políticas da UE, onde para umas coisas, quase sempre, não há dinheiro, então se for para dar melhores condições de trabalho, vida, etc, aos seus cidadãos, mas depois basta mudar o "ar" e já há dinheiro pra tudo, desde armamentos a compras de material militar, por exemplo, entre outras, mas neste caso, tenho muitas dúvidas que não seja inevitável o que o Macron quer fazer.

Com a longevidade humana cada vez a aumentar mais, o número de reformados cada vez a aumentar enquanto que a natalidade não acompanha o que se reflete, cada vez mais, na falta de financiamento das seguranças sociais europeias, dúvido muito que, para além de cada vez mais, ter que se arranjar novas maneiras/fontes de financiamento alternativo das reformas do futuro, a idade da reforma tem que ser obrigatoriamente e de anos a anos (década a década) alterada.

Isto não é uma consideração política, é factual: eu vejo/lembro-me do que eram os meus avós com 65 anos, por exemplo, e vejo o que são os meus pais; não tem nada a ver, em termos físicos, mentais, capacidades, etc.

No caso da França, achar que podem congelar a idade da reforma nos 62 anos para todo o sempre é fantasia pura e populismo, e digo isto, eu que até admiro bastante o inconformismo/capacidade de protesto dos Franceses, que dão 10 a zero a outros, connosco a cabeça.

Gostava de ver esta dimensão/força de protestos/lutas sociais face a outras coisas como a inflação que atinge sempre os mesmos, o não ser possível aumentar pensões/salários, etc mas depois o dinheiro aparece sempre para o resto, desde a salvação de bancos e empresas ditas "estratégicas", etc.

O lucro de grandes empresas mesma em tempos de crises que depois sempre que podem fogem aos impostos, aumentam os salários dos seus gestores em não sei quantos % como a senhora ceo da Sonae, mas os trabalhadores se pedem um aumento que seja uma migalha acima da miséria habitual de aumentos, cai o carmo e a trindade que não é sustentável e ameaça o funcionamento das empresas, etc etc.

O testamento já vai longo e já comecei a divagar mas este assunto da idade da reforma em França para mim é um completo erro/distração do que é verdadeiramente importante e fundamental e que muitas vezes nem sequer merece a atenção dos principais prejudicados.
 

karalinda

Arquibancada
24 Maio 2017
401
325
Entretanto isto está a passar um pouco ao lado ... Semana Passada nos Países Baixos, o Partido surgido do Movimento dos Agricultores ganhou as regionais lá do sítio... com implicações no senado...