Não é pouco prováveis, é mesmo não existir miscigenação dos Ptolemaicos com egípcios, não havia por regra dos mesmos. Nem um único ptolemaico teve esposas ou consortes egípcias nativas, nem um.A Cleópatra (pouco prováveis 300 anos de não "miscigenação"), a Joana d'Arc e as irmãs Bolena foram representadas como arquétipo da beleza da época.... das atrizes. Não da época das figuras históricas. Por mais que queiras não eram assim e os retratos/descrições que existem certamente não são iguais à cara das atrizes, não eram Scarlett Johansons. O problema é que te ficaste pelas características étnicas, que era a premissa errada do post a que eu respondi. Porquê ficar pela cor da pele? Porque é que não é um problema o nariz da Elizabeth Taylor não ser uma penca? Porque é que não é um problema a Mila Jovovich não ser pequenina e atarracada.
Jesus Cristo é um caso à parte e paradigmático de uma má representação física da figura Histórica. Quanto mais não seja por uma questão probabilística.
Tudo depende, se queres uma representação Histórica que inclua a componente física, apenas o detalhe dos acontecimentos em si, ou apenas uma visão artística. Para mim, qualquer uma delas é válida.
Não gostei do filme mas é uma opção artística totalmente válida a Cate Blanchet fazer de Bob Dylan.
Figuras de ficção então ainda faz menos sentido a exclusão étnica, a não ser que a etnia seja minimamente relevante para a História. O teu exemplo do Obi-Wan faz pouco sentido. Baseia-se pura e simplesmente no princípio da etnia da personagem ter que ser a etnia do primeiro ator que a representou. Se me perguntas se acho estranho uma mudança física tão visível? Acho. Mas isso retira qualidade artística a um filme? Não.
Cleópatra era filha de Ptolomeu XII Auletes, a sua mães mais provável é Cleopatra V Tryphaena filha de Ptolomeu IX ou XX (ou seja há a possibilidade de ser esposa-irmã de Ptolomeu XII Auletes). Todos gregos macedónios descendentes de gregos macedónios.
A única pessoa que introduziu um pouco de ancestralidade persa nos ptolomeus foi Cleópatra I Syra por parte da mãe Laódice III que era filha de Mitrídates II um rei persa do Ponto com uma nobre grega macedónia Laódice I.
Estás a querer discutir se eram mais bonitas ou menos bonitas? Isso não é o ponto.
Obviamente que numa representação há sempre embelezamento.
Chama-se "adaptational attractiveness" e é um tropo tão antigo quanto a arte de representar.
Última edição: