Actualidade Internacional

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,780
18,497
  • Like
Reações: Devenish

Um Poveiro

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2013
9,053
8,708
A opção pelo nome Leão não é inocente digamos, deve estar relacionada com Leão XIII com quem deve partilhar ideias semelhantes.
Já estive a dar uma vista de olhos, quem quiser pode especular lendo a wiki de Leão XIII que foi Papa de 1878 a 1903.

Talvez o Papa mais importante para a doutrina cristã e por sua vez igreja na era moderna. Tanto ele como o Francisco são dois grandes pesos pesados para se suceder.

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,673
4,917
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Talvez o Papa mais importante para a doutrina cristã e por sua vez igreja na era moderna. Tanto ele como o Francisco são dois grandes pesos pesados para se suceder.
O Papa Leão XIII é uma das principais fontes do meu pensamento. Deixo aqui também um facto curioso: não só é o Papa mais antigo alguma vez registado em vídeo, mas também, aparentemente, a pessoa mais velha de sempre a ser gravada.

Última edição:

Teófilo Cubillas

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
6,536
5,300
Estou a ver na SIC-Notícias e especularam com diversos cardeais mostrando a proveniência e a idade.
Ao ver as idades deles reparei que quase todos eles são mais novos que eu...a não ser o Peter Tuckson do Gana que está perto dos 80.
Eu já sei que estou a ficar velho mas fiquei a matutar naquilo, é triste mas é assim.
Estando vivos, só temos duas opções: amadurecer ou morrer. Portanto, amadurecer é óptimo, enquanto tivermos vontade de cá estar.

Panda Azul e Branco

Bancada central
14 Janeiro 2025
1,752
2,890
O Papa Francisco era muito bom homem, sem dúvida, mas tudo continua na mesma na Igreja Católica. Mais de 50% da multidão católica que vive espalhada pelo mundo continua sem direitos nem representatividade.
As mulheres e as pessoas LGBT+qualquer-coisa não podem ser nada na hierarquia da igreja nem têm direitos como os homens heterossexuais. A igreja católica é uma religião onde só os homens heterossexuais contam. As outras pessoas só servem para fazer número.
Com este novo Papa americano é capaz de ficar tudo como já estava.

• Triste
Reações: Dragão D'Ouro
31 Julho 2024
3,931
6,281
O Papa Francisco era muito bom homem, sem dúvida, mas tudo continua na mesma na Igreja Católica. Mais de 50% da multidão católica que vive espalhada pelo mundo continua sem direitos nem representatividade.
As mulheres e as pessoas LGBT+qualquer-coisa não podem ser nada na hierarquia da igreja nem têm direitos como os homens heterossexuais. A igreja católica é uma religião onde só os homens heterossexuais contam. As outras pessoas só servem para fazer número.
Dizer isso da religião mais tolerante atualmente em todo o mundo, é surreal.

Os lgbt+ não têm que ser algo na hierarquia da igreja. Têm que ser respeitados pela sociedade e pela igreja, e ter os mesmos direitos civis que toda a gente tem.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,662
7,948
Bragança
Tu estás a falar só de direitos canónicos ou na hierarquia da igreja. Não é muito mau. Quantas pessoas representa isso na população ? Quanta população são sacerdotes católicos numa sociedade ? 0,0001 ??? Porque de resto a mulher católica pode fazer tudo
E que tal falares de culturas e sociedades, com centenas de milhões em que a mulher nem na hierarquia da sua igreja...nem em nenhum setor ? Que não podem trabalhar, ou só em funções domesticas ? Quantos milhões de mulheres só podem aprender a ler e escrever e voltar a casa para casar cedo com quem os pais decidirem que casam?
Quantas não podem tirar a carta de condução ?
Ir a uma simples cabeleireira, mostrar a cara ?
Não há religiões de verdadeira igualdade.
Mas deixar 15 ou 20 por cento da população mundial fora dessas preocupações e fixarmo-nos nas funções que 0,0001, não podem exercer... Não podem ser sacerdotes ok. Mas podem fazer tudo que quiserem das suas vidas. E os tais 15, 20 por cento que falei ? Que são centenas de milhões de mulheres ?

Panda Azul e Branco

Bancada central
14 Janeiro 2025
1,752
2,890
Dizer isso da religião mais tolerante atualmente em todo o mundo, é surreal.

Os lgbt+ não têm que ser algo na hierarquia da igreja. Têm que ser respeitados pela sociedade e pela igreja, e ter os mesmos direitos civis que toda a gente tem.
O protestantismo é mais tolerante e o budismo também. E a "tolerância" que exclui, como a católica, na prática é desumana: - podes ser o que és, ok, não vou perseguir-te nem matar-te como quando tinha garras e dentes no tempo da Inquisição, mas nem penses em fazer parte do meu mundo e ter nele os mesmos direitos que eu, era só o que faltava - é mais ou menos esta a mensagem implícita e velada da doutrina e da hierarquia da igreja católica.

Não têm que ser mas têm que ter o direito de poder ser. E as mulheres o mesmo. A Igreja Católica, expert em exclusões várias, deixa muito a desejar.

Panda Azul e Branco

Bancada central
14 Janeiro 2025
1,752
2,890
Tu estás a falar só de direitos canónicos ou na hierarquia da igreja. Não é muito mau. Quantas pessoas representa isso na população ? Quanta população são sacerdotes católicos numa sociedade ? 0,0001 ??? Porque de resto a mulher católica pode fazer tudo
E que tal falares de culturas e sociedades, com centenas de milhões em que a mulher nem na hierarquia da sua igreja...nem em nenhum setor ? Que não podem trabalhar, ou só em funções domesticas ? Quantos milhões de mulheres só podem aprender a ler e escrever e voltar a casa para casar cedo com quem os pais decidirem que casam?
Quantas não podem tirar a carta de condução ?
Ir a uma simples cabeleireira, mostrar a cara ?
Não há religiões de verdadeira igualdade.
Mas deixar 15 ou 20 por cento da população mundial fora dessas preocupações e fixarmo-nos nas funções que 0,0001, não podem exercer... Não podem ser sacerdotes ok. Mas podem fazer tudo que quiserem das suas vidas. E os tais 15, 20 por cento que falei ? Que são centenas de milhões de mulheres ?
Justifica-se o que está mal com o que está ainda pior ou muito pior.
A Igreja Católica só tinha era que seguir o que acontece na sociedade ocidental (e não só) actual: direitos e deveres iguais para todos independentemente do sexo ou género, orientação sexual ou de género, cor, posição social, etc..
A hierarquia da Igreja Católica rege-se por preceitos quase da Idade Média.

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,673
4,917
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
O protestantismo é mais tolerante e o budismo também. E a "tolerância" que exclui, como a católica, na prática é desumana: - podes ser o que és, ok, não vou perseguir-te nem matar-te como quando tinha garras e dentes no tempo da Inquisição, mas nem penses em fazer parte do meu mundo e ter nele os mesmos direitos que eu, era só o que faltava - é mais ou menos esta a mensagem implícita e velada da doutrina e da hierarquia da igreja católica.

Não têm que ser mas têm que ter o direito de poder ser. E as mulheres o mesmo. A Igreja Católica, expert em exclusões várias, deixa muito a desejar.
"Protestantismo é mais tolerante" - oi? Depois do que se tem visto nos EUA, esse é talvez o take mais desproporcional que se tem visto. Já não estamos no tempo do Martinho Lutero.

O Budismo? Não sei se és propriamente versado na matéria...