Foi a primeira coisa que eu fui pesquisar quando vi o nome.A opção pelo nome Leão não é inocente digamos, deve estar relacionada com Leão XIII com quem deve partilhar ideias semelhantes.
Já estive a dar uma vista de olhos, quem quiser pode especular lendo a wiki de Leão XIII que foi Papa de 1878 a 1903.
![]()
Papa Leão XIII – Wikipédia, a enciclopédia livre
pt.wikipedia.org
Já vi. Villanova está em festa.
Talvez o Papa mais importante para a doutrina cristã e por sua vez igreja na era moderna. Tanto ele como o Francisco são dois grandes pesos pesados para se suceder.A opção pelo nome Leão não é inocente digamos, deve estar relacionada com Leão XIII com quem deve partilhar ideias semelhantes.
Já estive a dar uma vista de olhos, quem quiser pode especular lendo a wiki de Leão XIII que foi Papa de 1878 a 1903.
![]()
Papa Leão XIII – Wikipédia, a enciclopédia livre
pt.wikipedia.org
Vai jogar 40 minutos, mínimo
O Papa Leão XIII é uma das principais fontes do meu pensamento. Deixo aqui também um facto curioso: não só é o Papa mais antigo alguma vez registado em vídeo, mas também, aparentemente, a pessoa mais velha de sempre a ser gravada.Talvez o Papa mais importante para a doutrina cristã e por sua vez igreja na era moderna. Tanto ele como o Francisco são dois grandes pesos pesados para se suceder.
Sempre gostei do Papa Leão XIV
Quatro voltas ao mundo no primeiro mês de pontificado ou nada feito.Vai jogar 40 minutos, mínimo![]()
Estando vivos, só temos duas opções: amadurecer ou morrer. Portanto, amadurecer é óptimo, enquanto tivermos vontade de cá estar.Estou a ver na SIC-Notícias e especularam com diversos cardeais mostrando a proveniência e a idade.
Ao ver as idades deles reparei que quase todos eles são mais novos que eu...a não ser o Peter Tuckson do Gana que está perto dos 80.
Eu já sei que estou a ficar velho mas fiquei a matutar naquilo, é triste mas é assim.
Dizer isso da religião mais tolerante atualmente em todo o mundo, é surreal.O Papa Francisco era muito bom homem, sem dúvida, mas tudo continua na mesma na Igreja Católica. Mais de 50% da multidão católica que vive espalhada pelo mundo continua sem direitos nem representatividade.
As mulheres e as pessoas LGBT+qualquer-coisa não podem ser nada na hierarquia da igreja nem têm direitos como os homens heterossexuais. A igreja católica é uma religião onde só os homens heterossexuais contam. As outras pessoas só servem para fazer número.
Com este novo Papa americano é capaz de ficar tudo como já estava.
Tu estás a falar só de direitos canónicos ou na hierarquia da igreja. Não é muito mau. Quantas pessoas representa isso na população ? Quanta população são sacerdotes católicos numa sociedade ? 0,0001 ??? Porque de resto a mulher católica pode fazer tudoO Papa Francisco era muito bom homem, sem dúvida, mas tudo continua na mesma na Igreja Católica. Mais de 50% da multidão católica que vive espalhada pelo mundo continua sem direitos nem representatividade.
As mulheres e as pessoas LGBT+qualquer-coisa não podem ser nada na hierarquia da igreja nem têm direitos como os homens heterossexuais. A igreja católica é uma religião onde só os homens heterossexuais contam. As outras pessoas só servem para fazer número.
Com este novo Papa americano é capaz de ficar tudo como já estava.
O protestantismo é mais tolerante e o budismo também. E a "tolerância" que exclui, como a católica, na prática é desumana: - podes ser o que és, ok, não vou perseguir-te nem matar-te como quando tinha garras e dentes no tempo da Inquisição, mas nem penses em fazer parte do meu mundo e ter nele os mesmos direitos que eu, era só o que faltava - é mais ou menos esta a mensagem implícita e velada da doutrina e da hierarquia da igreja católica.Dizer isso da religião mais tolerante atualmente em todo o mundo, é surreal.
Os lgbt+ não têm que ser algo na hierarquia da igreja. Têm que ser respeitados pela sociedade e pela igreja, e ter os mesmos direitos civis que toda a gente tem.
Que foto linda do novo Papa, do Cavaco e do Costa...
Justifica-se o que está mal com o que está ainda pior ou muito pior.Tu estás a falar só de direitos canónicos ou na hierarquia da igreja. Não é muito mau. Quantas pessoas representa isso na população ? Quanta população são sacerdotes católicos numa sociedade ? 0,0001 ??? Porque de resto a mulher católica pode fazer tudo
E que tal falares de culturas e sociedades, com centenas de milhões em que a mulher nem na hierarquia da sua igreja...nem em nenhum setor ? Que não podem trabalhar, ou só em funções domesticas ? Quantos milhões de mulheres só podem aprender a ler e escrever e voltar a casa para casar cedo com quem os pais decidirem que casam?
Quantas não podem tirar a carta de condução ?
Ir a uma simples cabeleireira, mostrar a cara ?
Não há religiões de verdadeira igualdade.
Mas deixar 15 ou 20 por cento da população mundial fora dessas preocupações e fixarmo-nos nas funções que 0,0001, não podem exercer... Não podem ser sacerdotes ok. Mas podem fazer tudo que quiserem das suas vidas. E os tais 15, 20 por cento que falei ? Que são centenas de milhões de mulheres ?
"Protestantismo é mais tolerante" - oi? Depois do que se tem visto nos EUA, esse é talvez o take mais desproporcional que se tem visto. Já não estamos no tempo do Martinho Lutero.O protestantismo é mais tolerante e o budismo também. E a "tolerância" que exclui, como a católica, na prática é desumana: - podes ser o que és, ok, não vou perseguir-te nem matar-te como quando tinha garras e dentes no tempo da Inquisição, mas nem penses em fazer parte do meu mundo e ter nele os mesmos direitos que eu, era só o que faltava - é mais ou menos esta a mensagem implícita e velada da doutrina e da hierarquia da igreja católica.
Não têm que ser mas têm que ter o direito de poder ser. E as mulheres o mesmo. A Igreja Católica, expert em exclusões várias, deixa muito a desejar.