André Castro

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
É acima de tudo um lutador com potencial para evoluir. Vai ter lugar na nossa equipa a médio prazo.

DidaDiogoDog

Bancada central
11 Maio 2007
1,059
38
Porto, 1985
Ok, eu sei que vou ser \"enxovalhado\" por este post, mas aqui vai:

O Castro é de facto um bom jogador e um grande portista, mas não deixa de ser engraçada a \"margem de manobra\" de que dispõe entre os adeptos...

A facilidade com que os adeptos defendem os jovens formados na nossa \"cantera\" é quase a mesma com que a direcção os dispensa...

E não deixa de ser curioso que (e garanto-vos que sou admirador das qualidades do Castro) a um jogador que já esteve uma época e meia no plantel e, embora muito novo, não conseguiu vingar e depois disso só fez uma época na segunda liga e uma na primeira, mas numa equipa que luta para não descer, se reconheçam todas as capacidades e mais algumas e se exija que fique no plantel, enquanto que outros, maioritariamente estrangeiros (mas não só - Rolando, por exemplo), passem várias épocas a dar tudo o que têm ao serviço do Clube e mesmo assim nunca se lhes reconheçam capacidades, por mais defesas que façam (Hélton), assistências e golos que marquem (Guarín, Tarik, Mariano) ou valor que lhes seja reconhecido internacionalmente (Bolatti) e ainda há aqueles que nunca tiveram oportunidades para se mostrar e já não prestam (Valeri, Prediguer, Sereno, Addy)...

No entanto não falta quem defenda Paulos Machados, Orlandos Sás, Pelés, Sérgios Oliveiras, etc e tal...

Não sei se é ou não uma questão de nacionalidade, mas já o disse várias vezes e volto a repetir: prefiro ganhar com 11 estrangeiros do que perder com 11 portugueses! Prefiro ter um C. Rodríguez a um R. Quaresma. Prefiro ter um E. Farias a um H. Postiga. Prefiro ter um Pepe a um B. Alves. Prefiro ter um Lucho a um R. Meireles. Prefiro um Mariano a um Ukra - porque o jogador \"à Porto\" nasce \"à Porto\", seja no Porto, em Lisboa, em Buenos Aires ou no raio que o parta!

Mas quero deixar bem claro que não tenho nada contra o Castro (parece-me até que pode a vir um jogador muito importante para nós) - acho curiosa é a forma como determinados jogadores \"caem no goto dos adeptos\" e têm uma margem de manobra fantástica, enquanto que outros são cruxificados ao primeiro erro (e estamos a ver isso agora com o Sereno).

D

Diogo Loureiro

Guest
Em parte tens razão, mas acho que seria mais criticavel se a nossa tolerância fosse para com os estrangeiros.

A questão é que os adeptos gostam sempre de ter 1 ou 2 jogadores da \"casa\". Portistas, que sempre jogaram aqui e que vejam o FC Porto como o topo do mundo.

DidaDiogoDog

Bancada central
11 Maio 2007
1,059
38
Porto, 1985
> Diogo Loureiro Comentou:

> Em parte tens razão, mas acho que seria mais criticavel se a nossa tolerância fosse para com os estrangeiros.

A questão é que os adeptos gostam sempre de ter 1 ou 2 jogadores da \"casa\". Portistas, que sempre jogaram aqui e que vejam o FC Porto como o topo do mundo.

----------

Sim, eu também não acho que seja (maioritariamente) uma questão de nacionalidade - mas isso de ver o FC Porto como o \"topo do mundo\" já não existe - quando és profissional de futebol, queres sempre o que de melhor/maior há no mundo do futebol e isso pode implicar abandonares o clube do teu coração... Olha o Bruno Alves!

Mas é óbvio que eu também preferia ganhar com 11 \"miúdos\" portistas do que com 11 que não o sejam (Maniches e Costinhas, por exemplo)... Mas no fim das contas quero é ganhar! Seja com quem for... ;-)

DidaDiogoDog

Bancada central
11 Maio 2007
1,059
38
Porto, 1985
> imperador Comentou:

Eu ainda consegui chegar, com dificuldade, à parte em que ousaste comparar o Castro com o G e o M, aí não deu mais. Over. Finito. É demais.

---------

Se calhar na primária não estavas atento quando professora estava a ensinar os alunos a ler e é por isso que agora tens \"dificuldades\"... :-|

D

Diogo Loureiro

Guest
Castro, Guarin e Mariano?

Tambem eu os ponho a todos no mesmo saco, porque são os 3 bons jogadores e são os 3 do FC Porto!

I

illusion

Guest
> DidaDiogoDog Comentou:

> Ok, eu sei que vou ser \"enxovalhado\" por este post, mas aqui vai:

O Castro é de facto um bom jogador e um grande portista, mas não deixa de ser engraçada a \"margem de manobra\" de que dispõe entre os adeptos...

A facilidade com que os adeptos defendem os jovens formados na nossa \"cantera\" é quase a mesma com que a direcção os dispensa...

E não deixa de ser curioso que (e garanto-vos que sou admirador das qualidades do Castro) a um jogador que já esteve uma época e meia no plantel e, embora muito novo, não conseguiu vingar e depois disso só fez uma época na segunda liga e uma na primeira, mas numa equipa que luta para não descer, se reconheçam todas as capacidades e mais algumas e se exija que fique no plantel, enquanto que outros, maioritariamente estrangeiros (mas não só - Rolando, por exemplo), passem várias épocas a dar tudo o que têm ao serviço do Clube e mesmo assim nunca se lhes reconheçam capacidades, por mais defesas que façam (Hélton), assistências e golos que marquem (Guarín, Tarik, Mariano) ou valor que lhes seja reconhecido internacionalmente (Bolatti) e ainda há aqueles que nunca tiveram oportunidades para se mostrar e já não prestam (Valeri, Prediguer, Sereno, Addy)...

No entanto não falta quem defenda Paulos Machados, Orlandos Sás, Pelés, Sérgios Oliveiras, etc e tal...

Não sei se é ou não uma questão de nacionalidade, mas já o disse várias vezes e volto a repetir: prefiro ganhar com 11 estrangeiros do que perder com 11 portugueses! Prefiro ter um C. Rodríguez a um R. Quaresma. Prefiro ter um E. Farias a um H. Postiga. Prefiro ter um Pepe a um B. Alves. Prefiro ter um Lucho a um R. Meireles. Prefiro um Mariano a um Ukra - porque o jogador \"à Porto\" nasce \"à Porto\", seja no Porto, em Lisboa, em Buenos Aires ou no raio que o parta!

Mas quero deixar bem claro que não tenho nada contra o Castro (parece-me até que pode a vir um jogador muito importante para nós) - acho curiosa é a forma como determinados jogadores \"caem no goto dos adeptos\" e têm uma margem de manobra fantástica, enquanto que outros são cruxificados ao primeiro erro (e estamos a ver isso agora com o Sereno).

Foi um comentário com o qual eu não concordo em alguns pontos, mas que aceito perfeitamente e vejo-o como válido, objectivo e com espirito construtivo. Acho que não há razão nenhuma para seres \"enxovalhado\".

O Castro é de facto um bom jogador, e se é verdade que tem o percurso que descreves, não deixa também de ser verdade que está à vista de todos de que tem grandes qualidades que comparativamente com outros jogadores são mais exponenciadas devido ao facto indesmentível de que ele é um grande portista. Também prefiro ganhar com 11 estrangeiros do que perder com 11 portugueses, agora o que me parece igualmente indesmentível é que temos mais probabilidades de sucesso com o onze de portugueses, principalmente se houver nesse grupo um ou alguns que tenham o espirito portista! E o Castro tem-no! Nos grandes sucessos do clube sempre houve grandes jogadores decisivos que se enquadram nesse espirito portista, sendo que a maioria deles era formado na casa ou pelo menos portugues... Claro que também há excepções de enormes jogadores que também se enquadram nisso, nem preciso recuar muito e lembrar-me do enorme Lucho, mas são excepções e não a regra. E será provavelmente por isso que a maioria de nós nos \"agarramos\" mais a este tipo de jogadores como o Castro, depositamos mais esperanças neles e lhes damos mais margem de manobra. Acho que o castro tem tudo para ser uma das nossas grandes referências a curto/médio prazo e ostentar a braçadeira de capitão.

Concordo com o que dizes em relação à cruxificação de certos jogadores como agora com o Sereno, que é extremamente injusta, e a outro nível de grandes jogadores como o Hélton e Rolando que ainda mais injusto é. Agora por exemplo um Mariano por muito boa pessoa e grande profissional que seja já demonstrou inequivocamente que nunca será jogador para o nosso onze, mas é uma avaliação de 3 anos e não de 2 ou 3 jogos de pré-época.

Em relação às tuas comparações discordo completamente na do C.Rodriguez-Quaresma, e atenção que gosto muito do uruguaio, mas acho muito dificil que ele algum dia faça tanto e seja tão decisivo como foi o Quaresma. Entre Pepe e o BA está equilibrado, e Mariano-Ukra ainda não dá para comparar, nos restantes subscrevo.

Cumps

M

Mokiev

Guest
Aqui nao se trata de ser da casa ou nao ser, de ser portugues ou estrangeiro, trata-se de ter mais ou menos qualidade, ou melhor dito ter qualidade sem ser preciso entrar em comparações com nenhum dos nomes citados alias nem sei o porque dessas comparaçoes, quando se é bom vale-se por si proprio e o puto é bom, o Castro já provou ter qualidade para entrar no nosso plantel, so nao vê quem não quer. Não ha protecionismo, nao ha excessiva obseção pelos jogadores da casa, não ha nada, ha merito e capacidade do jogador, ahhh e quando ca teve jogou os jogos da intercalar e foi quase sempre o melhor em campo quer a médio quer a defesa direito,isso mesmo defesa direito que era onde o professor o punha a jogar e atenção ao posto de defesa direito se no meio ha qualidade a mais na lateral parece haver a menos e quem sabe se...., o nao ter uma oportunidade na primeira equipa isso ja é outra historia e eu como admirador confesso do professor sei que pra ele ser jovem e portugues é que devia ser algum defeito porque nao foi so no Castro que nao apostou....repito neste caso em concreto, ha merito e reconhecida capacidade do Castro.

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Proteccionismo é ter 2/3 anos de período de \"adaptação\" no plantel principal. Será que dão uma oportunidade dessas ao Castro?

D

dr_psikick

Guest
Quanto a proteccionismos, se tivermos dois jogadores com X de capacidades físicas/técnicas/tácticas, praticamente iguais, um estrangeiro e um português eu não teria dúvida alguma em escolher o português, se além de português fosse da formação mais ainda e se ainda por cima fosse portista de coração nem piscava os olhos. Qual é a dúvida?

O Castro é jogador para a nossa equipa. Titular? Provavelmente não, mas vai ser útil e não tenho dúvidas que se for mantido no plantel e bem gerido irá ser titular e internacional dentro de 2/3 anos. Este é um caso que acho que já não vai beneficiar muito com empréstimos, o que ele precisa é de estar cá (desde que não seja completamente esquecido) absorver o que é estar num plantel forte e ganhar o lugar à unha.

No caso do Castro um empréstimo útil seria apenas para um campeonato diferente para aprender formas de jogar diferentes, tipo França, Espanha ou Itália, mas como dificilmente o conseguimos colocar num clube decente no estrangeiro sem as infames clausulas de opção de compra, que fique no plantel.

MiKe_Santos

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
5,794
593
36
Lisboa
Na minha opinião fazia bem ao Castro jogar uma época num clube a titular, que jogasse sempre para ganhar, para aperfeiçoar o seu jogo com bola...

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
127,747
58,722
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Tenho muita pena em dizer isto mas...acho que o ideal é mesmo rodar.

Ele tem bastante mercado e aí não vai haver qualquer problema. Temos que ser realistas...é muito bonito dizer que é da formação e tudo mais...mas também estar encostado e raramente ser opção é péssimo para um jogador que está em evolução e vem de duas épocas consecutivas a jogar com bastante regularidade e até a ser muito importante na equipa.

Temos imensas opções para o meio-campo e com qualidade. Sem dúvida é muito bom...mas por outro lado é isto...com tantas opções arriscamos a ver jogadores com grande potencial a ficarem de fora e isto faz parte...

Kilmer

Tribuna Presidencial
2 Abril 2008
9,035
21
42
Barcelos
Vai ter muita dificuldade para entrar no nosso meio campo... Também acho que a cedência por um ano seja a melhor opção...

Kelvin87

Tribuna Presidencial
7 Maio 2007
22,353
870
Também achoque é uma boa opão a rodagem, talvez meterem uma opção caso haja lesionados de resgate em Dezembro.
FORÇA GRANDE CASTRO.

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
127,747
58,722
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
> Kerouac Comentou:

> O caraças!

está muito bem onde está

vai ter oportunidade

---------------------------------------------------------------------------------------------

Está bem no banco ou mesmo fora dos convocados? :\\

Estando no plantel até ao final da época certamente vai ter as suas oportunidades, mas não esperes que sejam muitas.

Para mim o melhor é rodar.