> DidaDiogoDog Comentou:
> Ok, eu sei que vou ser \"enxovalhado\" por este post, mas aqui vai:
O Castro é de facto um bom jogador e um grande portista, mas não deixa de ser engraçada a \"margem de manobra\" de que dispõe entre os adeptos...
A facilidade com que os adeptos defendem os jovens formados na nossa \"cantera\" é quase a mesma com que a direcção os dispensa...
E não deixa de ser curioso que (e garanto-vos que sou admirador das qualidades do Castro) a um jogador que já esteve uma época e meia no plantel e, embora muito novo, não conseguiu vingar e depois disso só fez uma época na segunda liga e uma na primeira, mas numa equipa que luta para não descer, se reconheçam todas as capacidades e mais algumas e se exija que fique no plantel, enquanto que outros, maioritariamente estrangeiros (mas não só - Rolando, por exemplo), passem várias épocas a dar tudo o que têm ao serviço do Clube e mesmo assim nunca se lhes reconheçam capacidades, por mais defesas que façam (Hélton), assistências e golos que marquem (Guarín, Tarik, Mariano) ou valor que lhes seja reconhecido internacionalmente (Bolatti) e ainda há aqueles que nunca tiveram oportunidades para se mostrar e já não prestam (Valeri, Prediguer, Sereno, Addy)...
No entanto não falta quem defenda Paulos Machados, Orlandos Sás, Pelés, Sérgios Oliveiras, etc e tal...
Não sei se é ou não uma questão de nacionalidade, mas já o disse várias vezes e volto a repetir: prefiro ganhar com 11 estrangeiros do que perder com 11 portugueses! Prefiro ter um C. Rodríguez a um R. Quaresma. Prefiro ter um E. Farias a um H. Postiga. Prefiro ter um Pepe a um B. Alves. Prefiro ter um Lucho a um R. Meireles. Prefiro um Mariano a um Ukra - porque o jogador \"à Porto\" nasce \"à Porto\", seja no Porto, em Lisboa, em Buenos Aires ou no raio que o parta!
Mas quero deixar bem claro que não tenho nada contra o Castro (parece-me até que pode a vir um jogador muito importante para nós) - acho curiosa é a forma como determinados jogadores \"caem no goto dos adeptos\" e têm uma margem de manobra fantástica, enquanto que outros são cruxificados ao primeiro erro (e estamos a ver isso agora com o Sereno).
Foi um comentário com o qual eu não concordo em alguns pontos, mas que aceito perfeitamente e vejo-o como válido, objectivo e com espirito construtivo. Acho que não há razão nenhuma para seres \"enxovalhado\".
O Castro é de facto um bom jogador, e se é verdade que tem o percurso que descreves, não deixa também de ser verdade que está à vista de todos de que tem grandes qualidades que comparativamente com outros jogadores são mais exponenciadas devido ao facto indesmentível de que ele é um grande portista. Também prefiro ganhar com 11 estrangeiros do que perder com 11 portugueses, agora o que me parece igualmente indesmentível é que temos mais probabilidades de sucesso com o onze de portugueses, principalmente se houver nesse grupo um ou alguns que tenham o espirito portista! E o Castro tem-no! Nos grandes sucessos do clube sempre houve grandes jogadores decisivos que se enquadram nesse espirito portista, sendo que a maioria deles era formado na casa ou pelo menos portugues... Claro que também há excepções de enormes jogadores que também se enquadram nisso, nem preciso recuar muito e lembrar-me do enorme Lucho, mas são excepções e não a regra. E será provavelmente por isso que a maioria de nós nos \"agarramos\" mais a este tipo de jogadores como o Castro, depositamos mais esperanças neles e lhes damos mais margem de manobra. Acho que o castro tem tudo para ser uma das nossas grandes referências a curto/médio prazo e ostentar a braçadeira de capitão.
Concordo com o que dizes em relação à cruxificação de certos jogadores como agora com o Sereno, que é extremamente injusta, e a outro nível de grandes jogadores como o Hélton e Rolando que ainda mais injusto é. Agora por exemplo um Mariano por muito boa pessoa e grande profissional que seja já demonstrou inequivocamente que nunca será jogador para o nosso onze, mas é uma avaliação de 3 anos e não de 2 ou 3 jogos de pré-época.
Em relação às tuas comparações discordo completamente na do C.Rodriguez-Quaresma, e atenção que gosto muito do uruguaio, mas acho muito dificil que ele algum dia faça tanto e seja tão decisivo como foi o Quaresma. Entre Pepe e o BA está equilibrado, e Mariano-Ukra ainda não dá para comparar, nos restantes subscrevo.
Cumps