Não fazem sentido porque queres à força toda ter razão. Cruyff jogou com médios a fazer de centrais, o Macherano jogou a central na Argentina, o Javi Martinez jogou assim no Bilbao e no Bayern... Caramba, até me lembro do Lahm, no alto dos seu 1,70m, a jogar a central, quer no Bayern quer na Alemanha.
Não é ter razão à força toda, até porque, como eu disse, a mim não me interessa se é o Eustaquio com 1.70 ou o Mora com o 1.60 a fazer a função. Eu falo de uma coisa bem simples, que é ter numa defesa a 3 um desses defensores (O DO MEIO) a deixar os outros e avançar para o meio do terreno para se juntar ao médio mais recuado quando temos a bola.
Nada a ver com o fato de ter 1.30m ou 2.00m de altura. Nada a ver se é um médio ou é o raio de um avançado a fazer a função, é num sistema de 3 centrais em que os alas estão constantemente bem avançados na extremidade do terreno, a par da linha do meio campo, ás vezes dos atacantes até, tu deixares apenas 2 DEFESAS PARA TRÁS, essa é que a VARIANTE ESTRANHA.
Tanto que fomos explorados dessa forma contra o Estrela e Regime, sempre que perdíamos a bola, as costas de Eustaquio ou outro qualquer que fizesse a função estariam sempre descobertas, CAPICHE?
A parte estranha e diferente que Anselmi tenta fazer, isto usando a tática à Cruyft que referiste é ter o Koeman a se juntar a Guardiola no meio-campo, deixando aquele espaço todo nas costas.
Koeman não se juntava a Guardiola, entendes agora?
PS: OLHEM PARA AQUELE GR