André Villas-Boas - Presidente

Danoak

Lugar Anual
21 Maio 2025
344
514
Exato. E como se errou com o anterior, vamos lá errar com este também porque não tem mal. A justificação é porque também se errou com o outro. Como não amar estas justificações tão inteligentes! Foda-se! 😂😂😂😂
Exacto, ao final de 42 anos pensou-se "e se parássemos de apoiar o presidente do clube incondicionalmente pela primeira vez?"

Provavelmente é uma coincidência com a mudança, mas é bom, é óptimo e que seja sempre assim.

Quanto à inteligência, ainda bem que temos sempre quem ilumine o caminho. Demasiado gentil.

bad_person

Bancada central
30 Junho 2020
2,487
4,777
Conquistas
3
Portugal
  • Pinto da Costa
  • Reinaldo Teles
Tens 4 ou 5 jogadores que produzem resultados, o resto não produz. Não produziram com Anselmi, tal como com VB e... não produziram com Sérgio Conceição.

Concordo totalmente não querer tapar o sol com a peneira. Então vamos a números:
Na última época do Sérgio, com uma equipa "trabalhada nos últimos 7 anos", sofremos 0.80 golos por jogo com uma equipa que tinha Galeno, Nico, Varela, Francisco, Evanilson.
Com Anselmi, em 15 jogos, sofremos uma média de 1 golo por jogo. Tiveste um outlier com o Benfica onde sofres 27% dos golos desta amostra. Depois tens casos como contra o Vitória em que o Djaló para não levar vermelho não faz falta e dá golo. Tens casos como contra o Rio Ave em que jogadores, sem pressão, fazem merda e dão 2 golos. Só aqui, nestes 3 golos estúpidos... Já tinhas uma performance igual à do Sérgio (0.80). Houve pelo menos 3 ou 4 outros golos assim. Ainda agora no Mundial.

Portanto, se o Anselmi, sem pré-época, sem jogadores que têm uma forte componente defensiva mas com qualidade conseguia ter uma performance igual à do Sérgio... Quer dizer que também não havia competência com o Sérgio?

Surpresa das surpresas... O VB também tinha uma média de sofrer 0.78 golos por jogo.

Portanto o Sérgio tinha 0.80, o VB tinha 0.78 e o Anselmi tem 1.0 com inúmeros erros estúpidos.

Estão todos mal? Agora temos que jogar com 11 trincos para não sofrer golos ou podemos dizer que os jogadores são merda? Acima de qualquer táctica, são merda?

Pepê, Franco, Eustáquio, Zé Pedro, João Mário são sim parte dos culpados da situação onde estamos. Queres mais? Fábio Vieira, Namaso, Otávio. Varela que não consegue fazer um passe a 5 metros.

Portanto para ti é fácil: É só não meter 9 jogadores.

Desculpa dizer-te isto assim mas és um pateta. Estás a exigir qualidade, compromisso e atitude e ao mesmo tempo a defender Pepê, Franco, Eustáquio, Zé Pedro, João Mário, Fábio Vieira, Namaso, Otávio, Varela...

Fazes todo o sentido. Esses jogadores são o apex da qualidade, compromisso e atitude num jogador do futebol. o Ex-libris diria eu. Deviam até ter fotografias no museu e tudo.
Não estou aqui para defender jogadores que enfim, e parece que não foi perceptível para ti exatamente o que quis dizer. O problema não está apenas nos jogadores serem “curtos” tecnicamente — o maior problema é o papel que lhes é atribuído dentro de campo, muitas vezes incompatível com as suas qualidades reais, e a exigência tática que lhes é imposta por um treinador que claramente não sabe aproveitar o que tem à disposição. Ou não quer - o que ainda é pior.

A última época do Sérgio Conceição foi uma aberração — foi um autêntico desastre. O desgaste natural após tantos anos no comando era evidente e o ciclo deveria ter terminado antes dessa última época. Mas por ser uma aberração não devia servir como comparativo para nada, mas mesmo assim, por mais esgotado que o SC estivesse não podíamos dizer que não sabíamos "como e ao que jogávamos". Hoje vemos malta que quer defender o Anselmi a pedir extremos quando ele nem os utiliza, tal é a confusão que reina.

Quanto ao VB e ao Anselmi, são erros de casting puros e simples. Não é só uma questão de falta de resultados; é uma questão de visão e capacidade técnica. Não se pode esperar que o FC Porto cresça e se imponha com quem não tem plano, nem estratégia clara.

Já tentei explicar várias vezes, na minha opinião, mostrando por A + B, o quão falhado é a ideia de jogo do FC Porto do Anselmi.

Centrais constantemente expostos a bolas nas costas e um meio-campo que, em várias fases do jogo, está completamente desligado do resto da equipa. Um meio-campo que não oferece linhas de passe, que raramente se posiciona entre linhas, que não pressiona alto com critério nem baixa em bloco coeso. A bola circula entre centrais, vai ao guarda-redes, volta aos centrais… e quando finalmente tentamos ligar ao meio, há um vazio — de movimentos, de ideias.

O futebol exige adaptação — dentro da tua ideia, sim, mas com desdobramentos claros e treinados. Se não há isso, não tens um sistema, tens teimosia pura e dura.

E é aqui que o Anselmi falha completamente. Podes até ter uma ideia no papel que parece boa, mas se os teus centrais não têm saída curta, se o meio-campo não segura a bola, e se jogar com linha alta com jogadores lentos é suicídio… então, como treinador, o teu dever é proteger a equipa, não insistir no erro, não repetir comportamentos que já sabes que vão partir-te a equipa.

Quem está no banco tem de perceber onde dói e meter gelo. Não pode insistir no que já está partido. Isso não é convicção, é imprudência.

Podes entrar com uma boa ideia, mas se o jogo te dá outra coisa, tens de reagir. Tens de ajustar o bloco, mudar a pressão, trocar dinâmicas, fazer substituições a tempo. Tens de ler o jogo, sentir o momento e proteger a equipa.

E o que mais choca neste FC Porto não é perder — perder faz parte do jogo — mas perder sempre da mesma maneira, jogo após jogo. Levar com a mesma jogada 3, 4 vezes por partida. Os mesmos espaços abertos. As mesmas perdas no meio-campo. E ninguém corrige.

O FC Porto atual não tem jogo posicional. Tem uma ideia desconectada do contexto competitivo em que se insere. Chamar “jogo posicional” a uma equipa que só tenta ligar dois passes a partir do pontapé de baliza e depois vive de contra-ataques sem critério é esticar o conceito até rebentar.

Não há ocupação racional dos espaços. Não há apoios interiores. Não há zonas de criação definidas. Há bolas perdidas, um meio-campo em inferioridade constante, jogadores perdidos que não sabem se pressionam ou recuam, e uma linha defensiva que sobe no terreno… e depois “meu Deus” perdermos a posse de bola.

Quando a bola é perdida — que é com demasiada frequência — o que vemos é um campo partido, sem coberturas, sem reação organizada, jogadores a correr desordenadamente para trás. Isto não é um modelo, é uma armadilha tática montada por quem não entendeu as limitações (e as capacidades) do seu grupo.

Não é o sistema de 3 centrais que é mau. Pode-se ganhar com 3, 4 ou 5 atrás. O que importa é treinar bem, perceber o grupo e construir a partir do que tens, não fingir que jogas futebol moderno só porque metes um lateral por dentro e um central a abrir.

Isto não é fruto do acaso, mas sim da incompetência da liderança técnica que insiste em manter um modelo de jogo que não resulta, mal planeado e mal executado, mesmo quando os resultados mostram claramente que não funciona. Esta gestão tática destrói a moral dos jogadores e mina a confiança do grupo.

Sem uma mudança radical, não vai haver melhoria. É preciso coragem para assumir erros, limpar o plantel, mudar o treinador e implementar um projeto coerente, moderno e ambicioso. Continuar a insistir nesta mediocridade é um crime contra a história do FC Porto e contra os seus adeptos.

Última edição:
F

F_Ferr

Não, não estive no treino.
11 Março 2012
9,753
12,941
Força presidente, tem 90% dos adeptos contra a permanência do treinador no clube(valor por baixo), mantenha o treinador para arrumar com os parasitas(a estronda maioria dos adeptos!!!)!
Vocês vivem em que mundo?
Mas o Presidente AVB tem de seguir a opinião da massa adepta? Porque os adeptos não gostam de um treinador, vou despedi-lo? É por votação, por opção? Por sondagem?

A verdade é que o FC Porto tem UM Presidente.

E a verdade é que ele tomará a SUA opção.

Naturalmente que o Presidente AVB não é estúpido. Ele será seriamente responsabilizado por ela. Mas ele está lá para tomar decisões.

Se, no entender dele, Anselmi é parte da solução, pois eu apoio. Se o Presidente AVB não conseguir apresentar resultados tenho a CERTEZA que daqui a quatro anos, não faltará gente sedente de poder para liderar o FC Porto.

Até lá, confio e acredito muitíssimo mais no Presidente AVB do que em pessoal hiperexcitado, donos de verdades absolutas.
Para essa malta, deixem o Presidente AVB tomar as suas opções, estou certo que em 2028 ainda existirá FC Porto e quiçá um outro ex-treinador estará em campanha, se não houver inequívoco sucesso de títulos até lá.

classic

Bancada central
12 Julho 2024
1,190
1,512
Cada vez parece-me mais evidente o impensável, que Anselmi vai continuar. E isto tem tudo para correr mal, mas mesmo muito mal. E não tinha que ser assim. Não me canso de repetir, a próxima época é uma boa oportunidade, vamos ter o Scp sem Amorim e sem Gyokeres e com Borges e o Slb em contexto eleitoral, com Lage, sem pré-época e com qualificação para champions. Não saber aproveitar isto e, principalmente, não ver a evidência, que este treinador foi incapaz de em 6 meses mostrar uma pontinha do que quer que seja, é inconcebível. Nem tenho palavras para isto que, cada vez mais me parece, vai mesmo acontecer.

F_Ferr

11 Março 2012
9,753
12,941
Os únicos "parasitas" são aqueles que só assumem um lado ou são viúvas ou são amens. Ser portista é mais que isso... é ser racional, exigente, transcender nos todos os dias, são estes os nossos valores e em nenhum dos lados os nossos valores estão representados.
Abraço
Ser Portista é deixar um Presidente, legitimamente eleito, tomar a SUA decisão pela qual será responsabilizado. Parasitas são aqueles que, de forma irracional - ou não - criticam tudo como se fossem donos de verdades absolutas.

No Mundo, deve-se sempre desconfiar de quem raramente tem dúvidas e nunca erra.

O FC Porto tem UM Presidente. Ele tomará a sua opção, por muita parasitagem que exista ao redor.

• Like
Reações: jmspr.2016

Diogo Tomás

Tribuna Presidencial
1 Julho 2018
18,231
28,623
Conquistas
6
  • Supertaça 19/20
  • Alfredo Quintana
  • Deco
  • Reinaldo Teles
Mas o Presidente AVB tem de seguir a opinião da massa adepta? Porque os adeptos não gostam de um treinador, vou despedi-lo? É por votação, por opção? Por sondagem?

A verdade é que o FC Porto tem UM Presidente.

E a verdade é que ele tomará a SUA opção.

Naturalmente que o Presidente AVB não é estúpido. Ele será seriamente responsabilizado por ela. Mas ele está lá para tomar decisões.

Se, no entender dele, Anselmi é parte da solução, pois eu apoio. Se o Presidente AVB não conseguir apresentar resultados tenho a CERTEZA que daqui a quatro anos, não faltará gente sedente de poder para liderar o FC Porto.

Até lá, confio e acredito muitíssimo mais no Presidente AVB do que em pessoal hiperexcitado, donos de verdades absolutas.
Para essa malta, deixem o Presidente AVB tomar as suas opções, estou certo que em 2028 ainda existirá FC Porto e quiçá um outro ex-treinador estará em campanha, se não houver inequívoco sucesso de títulos até lá.
Perdeste completamente o teu ponto quando falaste em "parasitas"
Boas continuações!

• Like
Reações: F_Ferr

Eclipsisboy

UM PASSADO ÍMPAR E UM FUTURO RISONHO! 💙🤍
25 Maio 2014
32,432
48,473
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Exacto, ao final de 42 anos pensou-se "e se parássemos de apoiar o presidente do clube incondicionalmente pela primeira vez?"

Provavelmente é uma coincidência com a mudança, mas é bom, é óptimo e que seja sempre assim.

Quanto à inteligência, ainda bem que temos sempre quem ilumine o caminho. Demasiado gentil.
Onde já se viu em vez de apoiar o presidente incondicionalmente se passar a apoiar o clube incondicionalmente? 🤦🏽‍♂️🤔 isto há mesmo coisas levadas da breca!

primodasprimas

Tribuna
1 Novembro 2014
3,294
7,821
Conquistas
2
28
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Agora o Rui Santos diz que vai sair!! Começa a haver demasiado fumo... @Roberto_FCP @Pilão @primodasprimas ...podem adiantar alguma coisa?
Acho mesmo dificil eu saber algo nas proximas duas semanas.
Se souber, partilho.

Mas o meu odio ao Rui Santos é tanto que prefiro ficar com o Anselmi do que ver esse merdas a dizer algo verdadeiro sobre o meu clube

F_Ferr

11 Março 2012
9,753
12,941
O Presidente já não pode arriscar com Anselmi. Arriscou e correu mal. Com os dados que já temos, não demitir o treinador não se pode chamar de arriscar com o treinador. É insistir num erro consumado. Nesse caso, bodes expiatórios não faltarão. Resta saber quem serão.
Não sei se não pode. Pode se sentir que resultará. Ninguém está na cabeça dele.

Se ele apostar em Anselmi, acontece o quê? Os sobreexcitados acalmam-se? Só isso. Ainda há quem mande no FC Porto. Ainda há UM Presidente.

Não sei qual é a melhor opção. Sei quem é a melhor pessoa para tomar essa opção: o Presidente. Até porque, seja boa ou má opção, será sempre ele a pagar por ela.

• Like
Reações: grandeFCP e Hooguie

classic

Bancada central
12 Julho 2024
1,190
1,512
Acho mesmo dificil eu saber algo nas proximas duas semanas.
Se souber, partilho.

Mas o meu odio ao Rui Santos é tanto que prefiro ficar com o Anselmi do que ver esse merdas a dizer algo verdadeiro sobre o meu clube
Ora aqui está o cúmulo da idiotice, sem ofensa. Então preferes ver o "teu" clube a arrastar-se desta forma só para essa criatura não ter razão. Está certo. Nunca nos deixamos de surpreender.

Diogo Tomás

Tribuna Presidencial
1 Julho 2018
18,231
28,623
Conquistas
6
  • Supertaça 19/20
  • Alfredo Quintana
  • Deco
  • Reinaldo Teles
O normal

A sair, e se querem um tuga, tinha que ser o Leonardo Jardim
Mais arriscado: Tiago Margarido

Estrangeiro: Peter Bosz 😈
Portugueses só me acredito em nomes já com provas dadas, ir buscar treinadores ao Nacional,Estoril ou Casa Pia,depois de mandares dois tiros nos pés com treinadores, acho que não é o caminho a seguir.
Para mim todos os caminhos levam ao Leonardo Jardim.

F_Ferr

11 Março 2012
9,753
12,941
A segurança que eu tenho de que ele toma SEMPRE as decisões pela sua cabeça e sem pressões de quem quer que seja, advém do facto de ele não precisar do Porto para nada.
Ao contrário dos chulos que o antecederam
E ele não é burro algum: ele sabe que será impediosamente responsabilizado. Por isso, acredito que vai tomar a opção que, em consciência, sabe ser a mais acertada em prol do FC Porto.