António Natal - Ex Coordenador Técnico da Formação (entre 2020 e 2022)

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
11,941
2,316
Lisboa, 1979
Mas pergunto, preferes ganhar e ter 8/9 jogadores bonzinhos/razoáveis, ou perder e ter 2/3 craques? Eu prefiro a última. Aqui avalio é o talento individual e não o coletivo.
Acho que respondi a essa questão por antecipação.

E como eu, qualquer pessoa responderá o mesmo.


A questão é saber perceber se o trabalhar da atitude competitiva faz parte do processo formativo. Repara, o que mais me preocupa nem é o resultado final, mas a forma como se chega a ele. Tenho vindo a notar que as equipas da formação do FC Porto, à falta de melhor expressão, jogam a medo contra os da 2ª circular, seja fora, seja em casa. Quando sofrem um golo, desmoronam, em vez de lhes dar mais ganas em buscar um melhor resultado. Em geral, até reconheço mais talento nas equipas do FC Porto do que nas dos adversários.


A tendência que se demonstra nos exemplos acima, não se resumem em si mesmos, ou seja, aceito que o FC Porto possa perder a maioria dos jogos por razões várias (aponto algumas), mas parece-me que muitos destes resultados decorrem de um temor que não tem razão de existir e que deve ser combatido. Para mim, faz parte do processo formativo.
 

Magico_da_bola

Superior
5 Abril 2021
25
29
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Bons dias....se bem que gostaria (e gosto) de ver jogos, sejam eles das Formações, séniores, ...."velhas guardas"....em que o espirito de equipa é o que deveria prevalecer...sempre! Contudo, num contexto de formação, sabemos que o "toque" individual, algo "egoísta", "egocêntrico", vai dar ao atleta aquele brilho especial, aquela confiança e protagonismo...e "dar no olho" para o clube e/ou olheiros/agentes, etc...

Tenho a noção que, numa formação, está-se a formar atletas...indivíduos e não equipas....(é a minha opinião), não sei se se enquadra bem aqui no tópico, mas aqui fica o meu, humilde, contributo.

Abraços
 

fgomes

A história não é benevolente em quem não votar AVB
26 Maio 2014
18,370
34,062
Conquistas
4
Porto
  • Campeão Nacional 19/20
  • Bobby Robson
  • Lucho González
  • Deco
Coitado do homem! Ninguém merece esperar por dinheiro da SAD, vai ter de ir para a fila, melhor levar banco e agasalhos.
 

Gomes Torres

Superior
7 Junho 2021
47
59
Para coordenador técnico da formação, vê-se muito pouco; para além que têm lá o "bi-bota" e mais alguns que gravitam à volta, sem se ver grandes resultados.
Claro que se começa a ver, alguns, jogadores formados no clube a chegar à equipa principal (tudo muito bem), mas também vemos, muitos a querem "saltar fora" para clubes rivais - algo que se compreende quando se vê quem meche, realmente, numa formação (empresários, amigos dos empresários....);
 
  • Like
Reações: JoseDragao

Jorge_Bruno

Lugar Anual
7 Maio 2016
17,756
17,341
Conquistas
7
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
Para coordenador técnico da formação, vê-se muito pouco; para além que têm lá o "bi-bota" e mais alguns que gravitam à volta, sem se ver grandes resultados.
Claro que se começa a ver, alguns, jogadores formados no clube a chegar à equipa principal (tudo muito bem), mas também vemos, muitos a querem "saltar fora" para clubes rivais - algo que se compreende quando se vê quem meche, realmente, numa formação (empresários, amigos dos empresários....);
Ontem contaram me que alguns jogadores pretendem sair por culpa do Folha, não sei se será verdade ou não, mas dizem inclusive que a formação é um espaço para cunhas.
 
  • Wow
Reações: Gomes Torres

0781

Bancada lateral
8 Agosto 2016
907
669
Ontem contaram me que alguns jogadores pretendem sair por culpa do Folha, não sei se será verdade ou não, mas dizem inclusive que a formação é um espaço para cunhas.
Sempre foi e sempre será.
Mesmo muitos dos bons jogadores que lá andam, estão lá pq os Pais têm alguma influência. Depois alguns a qualidade vêm ao de cima, e outros não dão nada.
Antigamente eram os equipamentos, os patrocínios, etc. Agora são outras influências.
 

Jorge_Bruno

Lugar Anual
7 Maio 2016
17,756
17,341
Conquistas
7
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
Sempre foi e sempre será.
Mesmo muitos dos bons jogadores que lá andam, estão lá pq os Pais têm alguma influência. Depois alguns a qualidade vêm ao de cima, e outros não dão nada.
Antigamente eram os equipamentos, os patrocínios, etc. Agora são outras influências.
Num mundo da bola onde se ganha tanto, já é normal que os pais explorem os filhos, se tiverem influências melhor...
 
  • Like
Reações: Gomes Torres

JoseDragao

Tribuna
15 Agosto 2021
4,540
4,987
Sempre foi e sempre será.
Mesmo muitos dos bons jogadores que lá andam, estão lá pq os Pais têm alguma influência. Depois alguns a qualidade vêm ao de cima, e outros não dão nada.
Antigamente eram os equipamentos, os patrocínios, etc. Agora são outras influências.
Mas quando isto acontece com um treinador é muito grave.
 
  • Like
Reações: Gomes Torres

0781

Bancada lateral
8 Agosto 2016
907
669
Mas quando isto acontece com um treinador é muito grave.
Ter Pais a treinar filhos, raramente dá bom resultado. Note-se o caso do SC, nunca fica confortável em falar do filho enquanto jogador. O Chico só lá está pq trabalha e os outros reconhecem que têm qualidade, e os outros vêm que o SC o trata como mais um, e não como filho. O facto de não lhe dar boleia para os treinos, é só mais um exemplo.
 

Gomes Torres

Superior
7 Junho 2021
47
59
Num mundo da bola onde se ganha tanto, já é normal que os pais explorem os filhos, se tiverem influências melhor...
Infelizmente, é transversal a todos os clubes/formações, mas quando se trata do clube do coração sente-se mais...veja-se, quem segue os Sub14, o filho do adjunto da formação joga lá e, parece, não ter concorrência em toda a formação. Dos poucos jogos que acompanhei o treinador não convoca mais nenhum lateral direito, o que torna a coisa mais esquisita é vermos na lateral oposta vários atletas da posição, inclusive um lateral direito.