ATP World Tour 2025

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,136
40,200
Tenho vista para o Dragão.
Apaguei precisamente porque foi um comentário estúpido, há que reconhecer quando se erra.

Os números não mentem, ninguém aqui disse que não era o goat, apenas disse que é uma questão mais relativa do que parece e há vários ex-tenistas que já disseram que se o número de grandes torneios em terra batida fosse igual ao de hard court o Nadal teria os números do seu lado e a verdade é que têm razão nesse ponto de vista, basta olhar para para o registo atual de ambos e o número de torneios que foram disputados em cada superfície.
O Federer não era também um craque imenso nos hard court? Mas ainda assim não atingiu os números do Djokovic..

O sistema está montado desta maneira há que tempos.. e porquê? As chefias todas do ténis não alteram isso de que te queixas porquê?

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,136
40,200
Uma vez? Já vestiu a camisola num ano, já recebeu outra noutro ano, já elogiou várias vezes o carnide em público dizendo que os apoia..é preciso mais?
Vestiu-a quando chamaram o Eusébio para lhe oferecer uma camisola naquele torneio que tu bem sabes qual é. Se elogia é porque jornalistas lampiões lhe perguntam e ele é simplesmente, imagina só, politicamente correcto

Mas segundo reza a lenda o Djoko cantava o hino lampião nas ruas de Belgrado quando ainda era uma pequena criança

Dragão D'Ouro

Lugar Anual
8 Fevereiro 2023
14,554
18,888
O Federer não era também um craque imenso nos hard court? Mas ainda assim não atingiu os números do Djokovic..

O sistema está montado desta maneira há que tempos.. e porquê? As chefias todas do ténis não alteram isso de que te queixas porquê?
Não faço ideia porque não alteram, até para evitar lesões deveria haver muito menos torneios em piso rápido.

O próprio Toni Nadal chegou a falar disso há uns anos, dado que no início dos anos 90 havia mais torneios em terra batida do que no início da década passada, ou seja, em vez de aumentarem esse número ainda baixaram.

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,136
40,200
Não faço ideia porque não alteram, até para evitar lesões deveria haver muito menos torneios em piso rápido.

O próprio Toni Nadal chegou a falar disso há uns anos, dado que no início dos anos 90 havia mais torneios em terra batida do que no início da década passada, ou seja, em vez de aumentarem esse número ainda baixaram.
Não alteram porque entendem que os pisos rápidos dão um produto mais espetacular e vendável..

Mas por outro lado também reduziram a velocidade dos pisos rápidos ao longo das últimas duas décadas..

Tudo sempre em função daquilo que nós sabemos, aquilo que faz girar o mundo

Última edição:

Dragão D'Ouro

Lugar Anual
8 Fevereiro 2023
14,554
18,888
Não alteram porque entendem que os pisos rápidos dão um produto mais espetacular e vendável
Nah, em terra há espetáculo igual ou superior, os pontos são mais longos, logo aí é um fator de maior interesse.

No máximo porque por exemplo nos EUA onde se jogam muitos Masters 1000, é um país com tradição no piso rápido, lá joga-se pouco em terra batida, embora o US OPEN tenha-se jogado nesse piso em 2 ou 3 anos na década de 70, depois é que decidiram alterar para hard court.

Devia existir um maior equilíbrio até para prevenção de lesões mas se há coisa que está mesmo mal é o facto das Finals serem sempre disputadas no mesmo piso, aí já houve uma discussão maior e com sentido pois os 8 melhores do ano fazem pontos em todos os pisos e depois jogam sempre na mesma superfície no último torneio do ano.

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,136
40,200
Nah, em terra há espetáculo igual ou superior, os pontos são mais longos, logo aí é um fator de maior interesse.

No máximo porque por exemplo nos EUA onde se jogam muitos Masters 1000, é um país com tradição no piso rápido, lá joga-se pouco em terra batida.

Devia existir um maior equilíbrio até para prevenção de lesões mas se há coisa que está mesmo mal é o facto das Finals serem sempre disputadas no mesmo piso, aí já houve uma discussão maior e com sentido pois os 8 melhores do ano fazem pontos em todos os pisos e depois jogam sempre no mesmo no último torneio do ano.
Não é a opinião das pessoas que comandam o ténis. Se a terra batida fosse mais vendável para os espectadores eles não teriam qualquer problema em alterar as coisas se isso significasse maior entrada de dinheiro de patrocinadores..

Concordo com o últimos parágrafo

Dragão D'Ouro

Lugar Anual
8 Fevereiro 2023
14,554
18,888
Não é a opinião das pessoas que comandam o ténis. Se a terra batida fosse mais vendável para os espectadores eles não teriam qualquer problema em alterar as coisas se isso significasse maior entrada de dinheiro de patrocinadores..
Achas que as pessoas quando vão a um torneio estão a pensar se é em terra, relva ou piso rápido?

Claro que não, até porque primeiro a maioria do público é do próprio país, depois uma pequena parte são os fãs dos tenistas e uma parte mais pequena ainda são pessoas que adoram ténis e querem viver essa experiência in loco.

E digo mais, basta ver os torneios ATP que há em terra batida para percebermos que grande parte estão praticamente lotados em termos de público, ao contrário de vários de piso rápido...mas isto depende mais de país para país, não tem nada a ver com a superfície.

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,136
40,200
Achas que as pessoas quando vão a um torneio estão a pensar se é em terra, relva ou piso rápido?

Claro que não, até porque primeiro a maioria do público é do próprio país, depois uma pequena parte são os fãs dos tenistas e uma parte mais pequena ainda são pessoas que adoram ténis e querem viver essa experiência in loco.

E digo mais, basta ver os torneios ATP que há em terra batida para percebermos que grande parte estão praticamente lotados em termos de público, ao contrário de vários de piso rápido...mas isto depende mais de país para país, não tem nada a ver com a superfície.
Falava dos espectadores televisivos.. Não vamos andar aqui a ignorar o óbvio.. porque se isto tudo fosse tão evidente como tu achas que é e se trouxesse mais espectadores televisivos e patrocinadores eles já teriam alterado o status quo

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,136
40,200
E mais a mais o Nadal quando entrou no circuito já sabia as regras do jogo e como o establishment estava montado.. Os seus treinadores também

Btw, o melhor jogo que eu vi até hoje do Nadal e do Djokovic até foi em piso rápido naquela famosa final interminável do Australian Open em que eles nos discursos já nem se aguentavam das pernas

Dragão D'Ouro

Lugar Anual
8 Fevereiro 2023
14,554
18,888
Falava dos espectadores televisivos.. Não vamos andar aqui a ignorar o óbvio.. porque se isto tudo fosse tão evidente como tu achas que é e se trouxesse mais espectadores televisivos e patrocinadores eles já teriam alterado o status quo
Os espectadores variam conforme a importância do torneio e dos jogos, não do piso.

Eu acho que mantém assim por uma questão de tradição dos países, a temporada asiática e norte americana é disputada em piso rápido e logo aí são bastantes torneios, na Europa é mais equilibrado mas se formos a ver o piso onde se joga mais ténis no mundo é o hard court o que acaba por se refletir no número de torneios.

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,136
40,200
Os espectadores variam conforme a importância do torneio e dos jogos, não do piso.

Eu acho que mantém assim por uma questão de tradição dos países, a temporada asiática e norte americana é disputada em piso rápido e logo aí são bastantes torneios, na Europa é mais equilibrado mas se formos a ver o piso onde se joga mais ténis no mundo é o hard court o que acaba por se refletir no número de torneios.
Vou voltar a repetir, se os chefões do ténis achassem que alterar o status quo atrairia mais dinheiro para este desporto eles assim o fariam. Se eles tornaram os pisos rápidos mais lentos nas últimas duas décadas por alguma razão foi.. Assim têm espetáculos televisivos mais longos, mais patrocínios..

Dragão D'Ouro

Lugar Anual
8 Fevereiro 2023
14,554
18,888
Se eles tornaram os pisos rápidos mais lentos nas últimas duas décadas por alguma razão foi.. Assim têm espetáculos televisivos mais longos, mais patrocínios..
Isso depende de torneio para torneio, houve alguns que mudaram para mais rápido.

Houve vários que mudaram para mais lento e devido a queixas dos jogadores aumentaram a velocidade.

Neste caso é decisão pura do torneio, nada a ver com a ATP.

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,136
40,200
Isso depende de torneio para torneio, houve alguns que mudaram para mais rápido.

Houve vários que mudaram para mais lento e devido a queixas dos jogadores aumentaram a velocidade.

Neste caso é decisão pura do torneio, nada a ver com a ATP.
Diverte-te a ler

Aproveita e vai também ao twitter e pergunta ao grok isto: "Why tennis courts are getting slower?"

Dragão D'Ouro

Lugar Anual
8 Fevereiro 2023
14,554
18,888
Diverte-te a ler

Aproveita e vai também ao twitter e pergunta ao grok isto: "Why tennis courts are getting slower?"
Não invalida nada do que disse, se fosse a ATP a mandar então os courts de todos os torneios tinham ficado todos mais lentos nos últimos anos, o que é factual que não aconteceu.

E é absolutamente normal que há 30 anos os courts fossem de modo geral mais rápidos, com a altura média dos jogadores de hoje quem tivesse um bom serviço era logo meio caminho andado pra vitória.

A relva também foi modificada para haver mais trocas de bolas, é a evolução natural do jogo, não para "atrair mais espectadores" ou algo do género.

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,136
40,200
Não invalida nada do que disse, se fosse a ATP a mandar então os courts de todos os torneios tinham ficado todos mais lentos nos últimos anos, o que é factual que não aconteceu.

E é absolutamente normal que há 30 anos os courts serem de modo geral mais rápidos, com a altura média dos jogadores de hoje quem tivesse um bom serviço era logo meio caminho andado pra vitória.

A relva também foi modificada para haver mais trocas de bolas, é a evolução natural do jogo, não para "atrair mais espectadores" ou algo do género.
Nas últimas duas décadas no geral ficaram mais lentos, não é por por meia dúzia de exemplos que essa tendência geral fica quebrada

"não para "atrair mais espectadores" ou algo do género"

Tretas, esse também é um fator muito importante na equação geral

Screenshot_20250605_162248_X.jpg

Dragão D'Ouro

Lugar Anual
8 Fevereiro 2023
14,554
18,888
Nas últimas duas décadas no geral ficaram mais lentos, não é por por meia dúzia de exemplos que essa tendência geral fica quebrada
Volto a dizer, é a evolução natural do jogo, não foi uma coisa premeditada para atrair mais espectadores.

Em Wimbledon, torneio que teve sempre grandes audiências seja em que década for também foi diminuindo (e bem) a velocidade da relva.

A dependência do serviço não pode predominar no ténis, ainda bem que as pessoas perceberam isso.

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,136
40,200
Volto a dizer, é a evolução natural do jogo, não foi uma coisa premeditada para atrair mais espectadores.

Em Wimbledon, torneio que teve sempre grandes audiências seja em que década for também foi diminuindo (e bem) a velocidade da relva.

A dependência do serviço não pode predominar no ténis, ainda bem que as pessoas perceberam isso.
Volto a dizer. Ignorares isto olimpicamente dá-me vontade de rir
Screenshot_20250605_162248_X.jpg