Borja Sainz

Borja Sainz 17

Borja Sainz

6.05

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

6.05 Performance da Época
Jogos
33
Golos
7
Assistências
3
Amarelos
7
Vermelhos
0

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
26,105
29,967
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
A pergunta que se deve fazer já nem é quem é que no clube considerou que o Borja era o extremo que o Fcporto precisava a pergunta é quem é que no clube achou que Borja é extremo! Tem que haver responsáveis por estes 16M atirados para o lixo.

Como extremo é totalmente inútil e faz com que a equipa jogue sempre com 10.

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
20,820
24,197
A pergunta que se deve fazer já nem é quem é que no clube considerou que o Borja era o extremo que o Fcporto precisava a pergunta é quem é que no clube achou que Borja é extremo! Tem que haver responsáveis por estes 16M atirados para o lixo.

O Borja foi sempre extremo em praticamente toda a sua carreira, basta ver um resumo e os dados sobre a mesma.
No ano passado foi a extremo (a jogar da esquerda para dentro) que fez os golos que fez (17, salvo erro).
A verdade é que o Borja começou bem a temporada mas, infelizmente para nós, caiu abruptamente de forma a certa altura (não ajudando o facto de o resto da malta à sua volta ter caído também - Veiga por exemplo).
Neste momento o Borja está a oferecer muito pouco ofensivamente à equipa (ou quase nada) e acredito que, pela amostra, faz mais sentido ter o Oskar a jogar ali (ou até o Mora), mas daí a "matar" já o jogador e colocar em causa tudo não faz muito sentido.

Bitaites

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
15,053
12,929
Italia
Hoje deu para ver bem a diferença entre jogar com um extremo a sério e jogar com o borja.
Se querias espaço para a bola chegar ao extremos e este poder jogar um contra um e tens um pino que devolve para o meio ou para trás, é óbvio que tens um grande handicap nas alas

Clubman

Tribuna Presidencial
24 Julho 2020
17,842
21,517
💡Uhmm...

... eu acho que não o faria... mas mesmo assim já ouvi ideias mais disparatadas...
Claro que é disparatado.
Ele a pdl ou falso 9 ou o que seja vai sofrer do mesmo mal que a extremo, a falta de espaço.

Quanto muito é jogador de equipa pequena, tem que se tentar despachar no verão

avr1922

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2017
10,392
7,730
Claro que é disparatado.
Ele a pdl ou falso 9 ou o que seja vai sofrer do mesmo mal que a extremo, a falta de espaço.

É isto. É jogador para jogar no contra... se não melhorar de forma tem que ir para a lista dos transferíveis, imo.

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,759
1,826
Claro que é disparatado.

Se quisermos focarmo-nos nas coisas boas do Borja e não só nas más aquelas que destacaria é a garra, reação à perda, e sim... alguma tendência para ir mais para o meio do que ir à linha centrar.

Com as devidas distâncias ele em certa medida faz-me lembrar o Lisandro quando este jogava na ala num 433. O Lisandro também não era um driblador nem tinha características de extremo puro. Depois o prof Jesualdo mete-o a 9 e coisa até nem correu mal.

Novamente... eu não o faria... mas já ouvi coisas mais disparatadas...

• Like
Reações: katatonia10

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
12,176
11,430
36
Porto

Não tem que haver responsáveis nenhuns. Para já , é a primeira época que o Borja está cá. Bem ou mal , são 7 golos e 3 assistências. Vou tirar a época que fez o ano passado no Norwich ( que foi uma anormalidade ) e está na média do que vem a fazer nas épocas todas : Na primeira época do Norwich fez 8 golos, na turquia fez 10 golos. Recuando aos tempos de espanha nem dos 3 golos passava. As assistências também estão na média ( 4 o ano passado, 2 antes e 3 na turquia).

Portanto marcando mais 2 golos e fazendo mais uma assistência fica a ter a segunda melhor época em números na carreira. No primeiro ano a jogar numa equipa com a exigência do Porto. Comparando com o Lisandro por exemplo , fez 8 golos e 1 assistência. Responsabilizamos alguém pelo Lisandro ? Claro que foi mais barato mas os tempos eram outros. Pelo contrário, foi aposta com outras funções e rendeu. Por isso , o Borja não está , em termos de números, horrivel. Podia estar melhor claro.

Isto falando de números apenas.

Falando no resto obviamente que está muito aquém no que diz respeito a outros parâmetros de jogo ofensivo. Quero acreditar que num segundo ano , com melhor entendimento e o treinador a conhecer melhor como ele pode render que possa fazer melhor.

Resumindo : Não acho que se deve desistir do Borja. Obviamente que também esperava muito mais. Acho que os números da ultima época no Norwich nos iludiram um bocado.

• Like
Reações: carlottta

Clubman

Tribuna Presidencial
24 Julho 2020
17,842
21,517
Não tem que haver responsáveis nenhuns. Para já , é a primeira época que o Borja está cá. Bem ou mal , são 7 golos e 3 assistências. Vou tirar a época que fez o ano passado no Norwich ( que foi uma anormalidade ) e está na média do que vem a fazer nas épocas todas : Na primeira época do Norwich fez 8 golos, na turquia fez 10 golos. Recuando aos tempos de espanha nem dos 3 golos passava. As assistências também estão na média ( 4 o ano passado, 2 antes e 3 na turquia).

Portanto marcando mais 2 golos e fazendo mais uma assistência fica a ter a segunda melhor época em números na carreira. No primeiro ano a jogar numa equipa com a exigência do Porto. Comparando com o Lisandro por exemplo , fez 8 golos e 1 assistência. Responsabilizamos alguém pelo Lisandro ? Claro que foi mais barato mas os tempos eram outros. Pelo contrário, foi aposta com outras funções e rendeu. Por isso , o Borja não está , em termos de números, horrivel. Podia estar melhor claro.

Falando no resto obviamente que está muito aquém no que diz respeito a outros parâmetros de jogo ofensivo. Quero acreditar que num segundo ano , com melhor entendimento e o treinador a conhecer melhor como ele pode render que possa fazer melhor.

Resumindo : Não acho que se deve desistir do Borja. Obviamente que também esperava muito mais. Acho que os números da ultima época no Norwich nos iludiram um bocado.
Eu espero que ja não esteja ca no segundo ano, e nem tem nada a ver com qualidade ou falta dela.
Ele simplesmente não se adequa ao que uma equipa grande que ataca 90% do tempo precisa

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
12,176
11,430
36
Porto
Eu espero que ja não esteja ca no segundo ano, e nem tem nada a ver com qualidade ou falta dela.
Ele simplesmente não se adequa ao que uma equipa grande que ataca 90% do tempo precisa
Consigo perceber e até concordar. Naquela posição não de certeza. O problema aqui é que não acho que ele tenha realmente algum mercado que nos permita recuperar o investimento ( a não ser uma ida para as arábias) . No caso do Gabri é diferente por exemplo.

Clubman

Tribuna Presidencial
24 Julho 2020
17,842
21,517
Consigo perceber e até concordar. Naquela posição não de certeza. O problema aqui é que não acho que ele tenha realmente algum mercado que nos permita recuperar o investimento ( a não ser uma ida para as arábias) . No caso do Gabri é diferente por exemplo.
Vamos ver o Athletic queria-o o ano passado, pode ser que tenhamos sorte

Neurojazz

Bancada central
29 Julho 2016
2,255
3,160
Lagos
Isto é muito bonito dizer que as coisas na funcionam mas se o Moffi for cepo só temos o Gul a avançado.
Ou vai o Mora a falso 9, ou tem que subir o Vonic.

Não estou a dizer que o Borja a avançado vai funcionar mas se for necessário não custa tentar.

O Borja a extremo não tem velocidade nem 1 para 1. Já o adeptos do Norwich queixavam-se do mesmo na segunda volta dele o ano passado.

O ponto forte dele são as desmarcacoes e tem que decidir rápido senão perde a bola.

Contra o Alverca apareceu muito bem na área e marcou dois golos.
É isso que eu gostava de o ver fazer mais vezes.

• Like
Reações: carlottta

Edgar Siska

Por Ti JC2#
9 Julho 2016
91,179
161,931
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22

Eu acho a comparação com o Lisandro inusitada.
O Borja jogou sempre, toda a carreira a extremo-esquerdo.
O Lisandro antes de cá chegar havia jogado a carreira toda a ponta-de-lança e algumas vezes como avançado numa dupla móvel de 4-4-2.
O Lisandro foi colocado na ala devido à sua agressividade e capacidade de aproveitar o espaço de fora-para dentro e porque foi onde o Adriaanse o encaixou na sua táctica quântica.
Jesualdo, sem pré-época, não arriscou e manteve a estrutura do holandês mas com 4 defesas na primeira temporada.
Assim que foi para implementar a sua estrutura rapidamente o passou à sua posição, a 9.

O seja o Lisandro não foi "colocado a 9", ele era um 9 que foi colocado na ala no início.

TesseracT

Bancada central
4 Agosto 2016
1,764
3,082
Conquistas
1
  • Deco
Eu acho a comparação com o Lisandro inusitada.
O Borja jogou sempre, toda a carreira a extremo-esquerdo.
O Lisandro antes de cá chegar havia jogado a carreira toda a ponta-de-lança e algumas vezes como avançado numa dupla móvel de 4-4-2.
O Lisandro foi colocado na ala devido à sua agressividade e capacidade de aproveitar o espaço de fora-para dentro e porque foi onde o Adriaanse o encaixou na sua táctica quântica.
Jesualdo, sem pré-época não arriscou e manteve a estrutura do holandês mas com 4 defesas na primeira temporada.
Assim que foi para implementar a sua estrutura rapidamente o passou à sua posição, a 9.

O seja o Lisandro não foi "colocado a 9", ele era um 9 que foi colocado na ala no início.
Eu também nunca percebi a frase "não o vejo como um 9 ou como um extremo, é mais tipo um Lisandro". O Lisandro foi um excelente ponta-de-lança que só não marcou mais golos por nós porque jogou na ala durante uma época e apanhou possivelmente a melhor fase da carreira do Postiga (que só durou meia época, a de 06/07).

• Like
Reações: Edgar Siska