Carlos Duarte (1933-2022)

TiagoV

Da Invicta para o Mundo
1 Março 2016
8,634
3,477
Invicta

Morreu hoje o Dragão Angolano.

"A velocidade de Carlos Duarte e o drible curto que fazia, ora em combinações «bola a ti, bola a mim», com o não menos famoso Hernâni, ou sozinho, em linha reta a caminho da baliza adversária, encantavam os portistas e deslumbravam os amantes do futebol." Fonte: zerozero

Extremo, jogou no Porto 12 épocas, de 1952 a 1964.

Foi campeão nacional duas vezes e venceu duas vezes também a Taça de Portugal.
 
Última edição por um moderador:
Devenish

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,277
13,308
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Vou copiar para aqui o que escrevi agora mesmo no tópico "Despedida do Mundo dos Vivos" - só depois de fazer esse post reparei que havia tópico dele.

adenda sobre Carlos Duarte;
Nunca o ví jogar porque era muito novo quando ele era praticante (só comecei a ver futebol com cerca de 12 anos quando me tornei sócio do FCP por intermédio do meu padrinho, segundo a minha mãe me dizia o meu pai era para me meter sócio mas como morreu quando eu tinha 5 anos ficou adiada).
Por informações que ouvi ao longo da vida, portistas que o viram jogar, foi um extraordinário extremo direito talvez o melhor de sempre do Clube.
Veio de Angola muito novo para o FCP e de forma rápida se tornou titular o que não era habitual naqueles tempos. A sua capacidade levou-o a ser transferido para o Corunha, raro nesses tempos, aonde contraíu uma lesão grave no menisco (hoje vulgar de curar mas não nesses tempos). Regressou ao FCP a seguir mas nunca mais voltou ao mesmo devido à lesão.
Era casado com uma prima (falecida já há alguns anos) da minha namorada e teve 3 filhos (2 ainda vivos, um que mora na Austrália e é engenheiro de minas) e morava em Leça do Balio - Araújo. Sei várias histórias dele, extra futebol, por intermédio da minha namorada que o conhecia bem apesar de ser muito mais nova que ele mas como é mais velha que eu conheceu-o já numa fase de adolescente. Antes de casar com a tal Senhora vivia num lar do FCP no início da Avenida Fernão Magalhães para onde iam jogadores solteiros vindos das ex.colónias e provincia.
A última recordação que tenho dele foi aquando da inauguração do Estádio do Dragão em 2003 aonde o encontrei cá fora antes do jogo com a presença do filho já falecido e achei piada à reação dele a abraçar a minha namorada e e a levantá-la do chão. Vi-o algumas vezes no Araújo com o seu sobretudo chique, era um homem vaidoso, mas o importante é que era um enorme portista - não perdia nos últimos anos em casa frente à tv tudo que era relativo ao amor da sua vida - o FC Porto. Partiu com 89 anos prestes a fazer 90 anos - nunca fumou nem bebeu (ao contrário da mulher fumadora compulsiva e do tal filho falecido).
Anos atrás a minha namorada ofereceu-me um postal autografado por ele quando era jogador - está na minha coleção desses items alusivos ao FC Porto.
 

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,313
15,082
Conquistas
7
62
Porto
Um dos grandes da nossa história.

Que descanse em paz.
 

jorgcastro

Bancada central
19 Agosto 2016
2,415
3,624
Creio que era, mesmo, o último sobrevivente dos campeões da década de 50.
Todas as crónicas o referem como um craque, um fantasista na ala direita!
Saiu para o Coruña, onde ainda jogou contra o FCP no Teresa Herrera e acabou a carreira no Leixões!
 

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
10,758
2,477
Porto
Grande asa direita fez com Hernâni, sobretudo ate sofrer lesão grave.

Fez parte de uma equipa que ganhou 2 campeonatos e salvo erro duas taças , que podia ter ganho, bem mais títulos, mas já naquela altura , o centralismo........

O plantel daquela época ,tinha excelentes jogadores , como Acúrsio, Miguel Arcanjo, Gastão, Pedroto, Carlos Duarte, Perdigão e o Cracao HERNANI.

Que descanse em PAZ.