JMPedroto disse:
Faz lembrar o emigrante da França que diz que tem muitas saudades do país e quando regressa só sabe falar francês. O português lá fora só é humilde porque está isolado e tem de se habituar aos costumes do país onde vive, mas quando volta parece que se relembra dos tiques de arrogância que se vive por cá, é a parte menos boa da nossa cultura, temos a mania da superioridade quando somos dos mais atrasados da europa
Ai as generalizações... se passares o dia a falar uma língua que não o português, depois quero te ver!!
Algum pessoal mete nojo mesmo, mas há muito pessoal que vai a Portugal e fala francês nas férias do Verão porque os putos não falam português.
Olha... no meu caso, falo português 1 vez por semana, em média. De resto, o contacto com a língua é de ler e ver notícias (streams)... naturalmente, o meu vocabulário português começa a reduzir-se - há uma perda clara na elasticidade do meu vocabulário. Ainda me lembro quando se me varreu completamente a palavra "sotaque" (em português) - em quase todas outras as línguas ocidentais é semelhante, menos em português: accent, Akzent, accent, acento, accento,
De resto, falo inglês (razoável - há muitos que falam bem pior) em casa e no trabalho é inglês e alemão (aqui ainda pior). E depois ainda ando a aprender outras línguas por motivos pessoais.
Estive uma vez quase 2 anos sem ir a PT... mesmo, sem querer, em vez de sair-me um "Desculpe", quando, por exemplo, ia contra alguém na rua, saía-me um "Entschuldigung".
Mas foda-se... nunca na vida vou celebrar o que quer que seja de outro clube que não o Porto. Nem sequer do clube aqui da zona (é só um dos colossos europeus).