Pela minha parte, recuso-me a insultar os outros clubes, sejam eles quais forem. Não me escondo atrás de um teclado. Todos eles têm adeptos que gostam tanto do clube deles como nós do nosso. E todos eles tem razões que para eles são tão válidas como as nossas. O meu melhor amigo, por exemplo, é benfiquista. Vi com ele o golo do Kelvin.
Posto isto, o Benfica está na liderança do futebol português, mas não acredito que vá conseguir a hegemonia que o Porto conseguiu durante décadas. Pelo contrário. Ainda não solidificaram essa liderança e já estão a cometer os mesmos erros. Reparem, Luís Filipe Vieira já concorre sozinho e já acaba as eleições com mais de 95% dos votos. Não há ninguém, actualmente, que conteste o seu poder. Basicamente, queimou tudo à sua volta.
É que comete o mesmo erro de Pinto da Costa, mas não tem a capacidade que o nosso presidente revelou em tempos, nem a mesma capacidade de liderança, nem sequer a idade que Pinto da Costa tinha quando iniciou a mudança. E como deve ser outro dos que só sai quando morrer, restam-lhe uns 10 anos para estar a um nível que lhe permita mandar no futebol português.
Esperemos que, até lá, consigamos reinventar-nos. Cada entrevista de Pinto da Costa é uma nova esperança, mas logo a seguir a realidade teima em desmenti-lo...