Clube dos calimeros

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
8,313
5,772
Conquistas
16
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Artur Jorge
[member=13074]Mike_Walsh[/member] Percebo perfeitamente a tua opinião. Mas tens de ver uma coisa. Aquilo que estás a dizer é que a competição era mal amada e estava em decadência. Mas se reparares, nunca disseste que não era oficial.

Como disse antes, concordo que o campeonato da liga era muito mais bem visto pela esmagadora maioria das pessoas, possivelmente recolhendo uma unanimidade, mas o facto, e o que é o cerne da questão, é que estatutariamente, a prova que definia o campeão de Portugal, era o campeonato de Portugal, independentemente de o campeonato da liga recolher maior aceitação e ser mais apelativo, pelo seu modelo de poule.

Se já havia um campeonato de Portugal, como era possível haver outro? O novo campeonato da liga foi experimentado, foi um sucesso imediato, e daí que se deixaram de se socorrer dos campeonatos distritais para apurar os participantes para o campeonato de Portugal. Logo aqui se vê uma diferença entre ambas as provas, e uma subjugação do campeonato da liga em relação ao campeonato de Portugal. Se uma prova serve para apurar equipas para outra prova...

Em 1938 não se mudou apenas o nome. Mudou-se os estatutos da FPF. E isso é que é importante. Essa é a grande diferença, a que muda tudo. É só a partir dessa data que o modelo em que se vai disputar o campeonato nacional, e apurar o campeão nacional, é o modelo experimentado nos campeonatos das ligas, em poule de todos contra todos, abolindo o Campeonato de Portugal no modelo de eliminatórias. Esse modelo passaria a ser adoptado pela taça de Portugal, embora um pouco diferente, já que, como se viu antes, era um modelo secundário.

Acredito que as equipas quisessem muito ganhar o campeonato da liga, porque a opinião pública dava mais realce ao mesmo, e não quero desmerecer em nada o campeonato da liga ganho pelo nosso Clube em 1935, mas acho que isso acontecia porque as coisas estavam a mudar. O modelo antigo era pouco apreciado, urgia que se renovasse e remodelasse o futebol português, e portanto dava-se bastante importância ao campeonato da liga. Era uma forma de pressão para que a FPF fizesse uma remodelação aos seus estatutos e regulamentos de provas. E note-se, o campeonato das ligas era uma competição oficial. Só que para todos os efeitos o campeão português era apurado através do campeonato do Portugal.

Cumps ;)

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
34
Porto
Miroslav Blazevic deu esta sexta-feira uma entrevista ao jornal Kurir, da Sérvia, na qual teceu graves acusações ao Sporting e à Seleção Nacional. O antigo treinador croata, agora com 81 anos, acusou os portugueses de comprar árbitros.

«Odeio Portugal. Odeio-os desde 1982, quando treinava o Dínamo Zagreb, jogguei com o Sporting e eles compraram os árbitros. Ganharam-nos num jogo em que nos anularam dois golos limpos. Depois, já enquanto selecionador da Bósnia, Portugal comprou o jogo também. Compram tudo e todos, não são justos. Não têm desportivismo», referiu Blazevic.

A

Apollo

Guest
O Sporting nunca tem culpa de nada.

Deve ser o único clube em todo o lado em que um acto de corrupção de um dirigente não faz com que o clube seja punido.

Verdade desportiva, sempre.

DRAGON_H

Arquibancada
26 Maio 2015
243
0
Sai novo comunicado no lumiar, agora para desmentir interesse do Boca Juniors em Jonathan Silva:
"1. É falso que o Boca Juniors tenha, alguma vez, manifestado interesse na compra de Jonathan Silva;
2. Esta notícia enquadra-se numa estratégia de tentativa de enfraquecimento da posição do Sporting Clube de Portugal no atual período de transferências e que tem como antecedentes outras notícias falsas, publicadas em Portugal e no estrangeiro, sobre ofertas que não existiram, nomeadamente do PSG por João Mário e do Leicester por Slimani;
3. O Sporting Clube de Portugal vive hoje uma situação económica e financeira que está estabilizada e que lhe permite sustentar um projeto desportivo de curto, médio e longo prazo e, por isso, não está em saldos;
4. O Sporting Clube de Portugal não está vendedor das suas pérolas, mas não descura oportunidades de negócio que se manifestem irrecusáveis. Nesse sentido, quando - e caso existam! - propostas concretas por jogadores do plantel principal, o Sporting Clube de Portugal cá estará para as analisar, mas sempre tendo em conta os superiores interesses do Clube;
5. O Sporting Clube de Portugal reafirma que tem um projeto desportivo ambicioso que resulta, como já se disse, de uma situação económica e financeira sólida e estabilizada e que passa pela conquista de todos os títulos nacionais nas competições em que está envolvido e pela luta por títulos a nível europeu."

(http://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/sporting/noticias/interior/leoes-desmentem-interesse-do-boca-em-jonathan-5253012.html)

O homem do lumiar vai ter de se decidir quer vender ou não? É que os poucos que o levam a sério, eu diria que quase nenhum, devem de estar confusos.
Se bem que a resposta é óbvia: precisam urgentemente de vender alguém para o jesus ter brinquedos novos.
Já agora uma pergunta quando é que vão pagar à Doyen?

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
32,569
29,376
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
como é que os calimeros podem dar mais por mes a um jogador que o carnide?

João Lucho 2

Tribuna Presidencial
8 Maio 2008
8,021
2
Regod disse:
Parece-me que a curto/médio prazo o chaveiro vai estar activo para aqueles lados mas ok. O tempo dirá quantas portas se vão fechar... ou se eles estão mesmo fortes.

DRAGON_H

Arquibancada
26 Maio 2015
243
0
Regod disse:
Quando se adia o pagamento a dois bancos de 55M€ para daqui a dez anos com o consentimento destes, haverá com certeza mais liquidez para gastar..

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
32,569
29,376
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Di Charis disse:
Se calhar, ao cortares nas comissões, ficas com folga para outras coisas.
mas eles nao cortaram nas comissoes até aumentaram.

DRAGON_H disse:
Quando se adia o pagamento a dois bancos de 55M€ para daqui a dez anos com o consentimento destes, haverá com certeza mais liquidez para gastar..
sim mas com juros elevadissimos

DRAGON_H

Arquibancada
26 Maio 2015
243
0
Regod disse:
mas eles nao cortaram nas comissoes até aumentaram.
sim mas com juros elevadissimos
Exato mas esses também são só serão pagos daqui a 10 anos. O que me espanta mesmo é como é que os bancos consentem isto. Fosse connosco e até as taças que conquistámos nos penhoravam..

João Lucho 2

Tribuna Presidencial
8 Maio 2008
8,021
2
DRAGON_H disse:
Exato mas esses também são só serão pagos daqui a 10 anos. O que me espanta mesmo é como é que os bancos consentem isto. Fosse connosco e até as taças que conquistámos nos penhoravam..
Mas acho também que a coisa não está assim tão cor de rosa... algumas coisas que li na altura:

- Impedimento de contrair novos empréstimos junto de outros bancos. Aqui fica a dúvida se estavam a falar de todos os bancos sem ser o BES e o BCP, ou se estavam a falar de TODOS, incluindo os referidos bancos.

- Parece que há um outro empréstimo que vence também daqui a 10 anos, de 88M(88+55=tudo fodido).

- 50% do valor acima de 8,5M na transferência de um jogador vai para os bancos.

Alguém confirma estes boatos da altura?

DRAGON_H

Arquibancada
26 Maio 2015
243
0
João Lucho \"2\" disse:
Mas acho também que a coisa não está assim tão cor de rosa... algumas coisas que li na altura:

- Impedimento de contrair novos empréstimos junto de outros bancos. Aqui fica a dúvida se estavam a falar de todos os bancos sem ser o BES e o BCP, ou se estavam a falar de TODOS, incluindo os referidos bancos.

- Parece que há um outro empréstimo que vence também daqui a 10 anos, de 88M(88+55=tudo fodido).

Não, não está! Aliás basta referir que quando interpuseram o recurso do caso Doyen para o Tribunal Federal da Suíça alegaram que estavam com problemas financeiros tendo em vista a redução da dívida à Doyen. E se alegaram julgo eu que apresentaram comprovativos disso.
De todo o modo a ideia do líder deles é de quem vier a seguir que resolva o problema ou que feche as portas.
Quanto aos boatos não os posso confirmar mas acho que fazem sentido. Aquando do adiamento do pagamento dos 55M€ havia a hipótese de Novo Banco e BCP entrarem como accionistas nos calimeros só que os bancos preferiam não o fazer prorrogando o prazo de reembolso. Se o bancos o fizeram creio, e tendo em vista a salvaguarda dos seus interesses (leiam-se €uros), que terá ficado acordado que os calimeros têm de trabalhar sem capitalização da banca, faz sentido que assim seja.

O que me faz confusão é como é que os bancos vão nesta conversa fiada. Andamos alguns de nós, e eu um deles, preocupados porque não cumprimos o fairplay financeiro e estes meninos têm estes benefícios dados pela banca nacional só porque não podem fechar portas!
Nojo disto porque se fosse connosco já sabíamos o desfecho!

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,751
Conquistas
1
  • José Mourinho
O Jorge Jesus foi considerado treinador do ano pelo Sporting não tendo ganho o campeonato. O Nuno Dias, treinador de futsal do Sporting, venceu campeonato, taça de Portugal e taça da Liga.

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
32,569
29,376
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
João Lucho \"2\" disse:

eles daqui a 10 anos nao vao pagar so 55 milhoes, é cerca de 100 milhoes por causa dos juros

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
32,569
29,376
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Philipp disse:
O Jorge Jesus foi considerado treinador do ano pelo Sporting não tendo ganho o campeonato. O Nuno Dias, treinador de futsal do Sporting, venceu campeonato, taça de Portugal e taça da Liga.
mas o nuno dias nao custa 6 milhoes por ano fora o resto