Coleccionismo de material do FC Porto (bilhetes, programas, jornais...)

25 Maio 2013
3,053
56
Trofa
Alguém colecciona este tipo de material? Em tempos fui um bom coleccionador de bilhetes e programas.

Entretanto parei com o coleccionismo e vou vendendo o material. Se alguém tiver interesse em começar ou melhorar a sua colecção eu envio a lista com o que tenho.

P

PortistaEmLisboa

Guest
Eu não. Bilhetes ja tentei, mas ou estrago ou perco eles, deixei disso. O que colecciono é as camisolas desde 2001.

C

Costinha-87

Guest
Desde que vou ver futebol a estádios nunca deixei de guardar os bilhetes. Tenho muitos.

25 Maio 2013
3,053
56
Trofa
Eu coleccionava principalmente jogos europeus, finais portuguesas e amigáveis. Cheguei a ter os bilhetes de todos os jogos europeus do FC Porto, desde 1990, fora e casa. Tinha muita coisa dos anos 80 também. As raridades vinham dos anos 70 para trás, mas conheço quem tem bilhetes de jogos europeus desde os anos 50 e até um amigável dos anos 30!

Tenho um grande amigo que colecciona material comemorativo do FC Porto e tem coisas interessantissimas. Por exemplo, tem postais que o NGC usava para convocar os jogadores, talvez dos anos 50/60. Vi um que falava de um Sporting-Porto, onde dizia o jogador adversário que o nosso atleta teria que marcar, que o treinador e o clube tinha total confiança nele e que deveria usar todos os meios ao seu alcance para o travar. Tinha a hora da concentração, assim como a hora de chegada a Stª Apolónia, onde seriam servidos chá e sandes, num café próximo. Tinha uma carimbo grande, colocado na diagonal, a cobrir praticamente todo o postal que dizia "BOLA RECEBIDA, É BOLA PASSADA!". Incrível é pensar que o carteiro podia ver tudo!

Este coleccionador é um grande crítico do futuro museu porque, segundo ele, será um museu virtual, já que o FC Porto pouco ou nada tem  deste tipo de material e por isso pediu aos sócios/adeptos que o disponibilizassem para criar o museu. Era bom que todas essas pessoas doassem ou, pelos menos, colocassem o material que têm no museu do FC Porto.

RD_FCP

Bancada lateral
3 Abril 2012
738
0
Afinal, não sou o unico que tenho o hábito de guardar os jornais....Desde das conquistas da Taça UEFA de 2003. A partir da época VB é que tenho uma coleção mais completa;)

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
16,006
1,154
Conquistas
1
Porto
  • Março/19
Teófilo Cubillas disse:
Era bom que todas essas pessoas doassem ou, pelos menos, colocassem o material que têm no museu do FC Porto.
looooooooooooooool! Que o Presidente coloque lá o que lhe deram de borla ou o Luís César que até tem na terra dele, Beira Alta, um museu com artigos referentes ao FC Porto com quem cheguei a fazer trocas e até a comprar-lhe material.
Eu tenho uma colecção muito boa de vários artigos referentes ao FCP mas custou-me muito dinheiro ao longo dos anos. Ainda recentemente adquiri um emblema de lapela, agora chamado pin, feito por volta de 1908 que me custou cerca de 50 libras e até foi barato, dias depois ofereceram-me o dobro no facebook mas não vendi. Para além dos emblemas/distintivos/pins referentes a várias épocas do FCP desde a 1ª década do século XX até hoje (uns em ouro, prata e comemorativos englobando aí finais europeias e mundiais que se vendiam na hora dos jogos e feitos pela UEFA e FIFA) tenho uma colecção com todos os clubes que defrontaram o FCP em jogos internacionais oficiais - quando acontece aparecer um que nunca jogou connosco anteriormente tenho que o adquirir mas agora é raro porque jogamos na CL e é difícil aparecer uma novidade mas vai aparecendo o Málaga por exemplo na época que findou.
Tenho também uma colecção de postais dos diversos Estádios onde jogamos desde o Lima, Constituição,Antas e agora Dragão com diversas imagens e alguns comemorativos de jogos ou inaugurações.
Também tenho de jogadores ao longo do tempo, imensos jogadores, onde destacaria um do Valdemar Mota anos 20 o mais antigo que tenho.
Jornais não coleciono, porque se estragam com o tempo, mas tenho revistas e programas de todas as finais que ganhamos internacionalmente. A título de exemplo aquele programa de Tóquio 1987 aparece raramente no ebay acima de 150 libras!
Das coisas que tenho e não gosto são porta chaves e medalhas - essas estão para venda, quem quiser saber preços me contacte via email - já vendi muitas coisas dessas para o estrangeiro a estrangeiros mas preferia que ficassem cá por ser património nosso.

25 Maio 2013
3,053
56
Trofa
Devenish disse:
looooooooooooooool! Que o Presidente coloque lá o que lhe deram de borla ou o Luís César que até tem na terra dele, Beira Alta, um museu com artigos referentes ao FC Porto com quem cheguei a fazer trocas e até a comprar-lhe material.
Eu tenho uma colecção muito boa de vários artigos referentes ao FCP mas custou-me muito dinheiro ao longo dos anos. Ainda recentemente adquiri um emblema de lapela, agora chamado pin, feito por volta de 1908 que me custou cerca de 50 libras e até foi barato, dias depois ofereceram-me o dobro no facebook mas não vendi. Para além dos emblemas/distintivos/pins referentes a várias épocas do FCP desde a 1ª década do século XX até hoje (uns em ouro, prata e comemorativos englobando aí finais europeias e mundiais que se vendiam na hora dos jogos e feitos pela UEFA e FIFA) tenho uma colecção com todos os clubes que defrontaram o FCP em jogos internacionais oficiais - quando acontece aparecer um que nunca jogou connosco anteriormente tenho que o adquirir mas agora é raro porque jogamos na CL e é difícil aparecer uma novidade mas vai aparecendo o Málaga por exemplo na época que findou.
Tenho também uma colecção de postais dos diversos Estádios onde jogamos desde o Lima, Constituição,Antas e agora Dragão com diversas imagens e alguns comemorativos de jogos ou inaugurações.
Também tenho de jogadores ao longo do tempo, imensos jogadores, onde destacaria um do Valdemar Mota anos 20 o mais antigo que tenho.
Jornais não coleciono, porque se estragam com o tempo, mas tenho revistas e programas de todas as finais que ganhamos internacionalmente. A título de exemplo aquele programa de Tóquio 1987 aparece raramente no ebay acima de 150 libras!
Das coisas que tenho e não gosto são porta chaves e medalhas - essas estão para venda, quem quiser saber preços me contacte via email - já vendi muitas coisas dessas para o estrangeiro a estrangeiros mas preferia que ficassem cá por ser património nosso.
Exacto. Houve mesmo muita gente que "açambarcou" material histórico do clube, e agora vêm pedir aos adeptos para disponibilizar para o museu...

Esse programa de Tóquio é, de facto, raro assim como o bilhete do jogo.

Se souberes de alguém que tenha interesse numa colecção de bilhetes, avisa. A minha também está para venda.