Covid-19

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,826
22,135
Gaia
É verdade. Cá estou eu para te homenajar.
----------------------------------

Caro DT199, não leves a mal, mas não te deves preocupar se te chamam isto ou aquilo, preocupa te sim é se tens impulso e obsessão sem dominio em responder a tudo sobre a pandemia e querer arranjar argumentos a favor do teu ponto de vista.

Se não controlas essa vontade e estás demsiado obcecado com o tema, se ele é muito central na tua via, isso sim é preocupante. Faz como eu deixei de ver os primeiros 30 min do TJ, e ocupa a cabeça com outras coisas. E há coisas belas, mesmo aqui gosto muito de outros tópicos, se é que me entendes, o das Belas.
 
  • Like
Reações: DT199

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
6,928
8,212
Esmoriz
Explica-me uma coisa pf.

Eu tive Covid em Março de 2020, com sintomas leves. Nunca usei máscara onde não fosse obrigatório, sendo que na rua nunca usei. Nunca usei uma máscara em convívios de família e amigos.

Estou nos meus trintas, e tenho um estilo de vida saudável, não bebo álcool, não fumo, nem tenho qualquer tipo de patologia ou doença hereditária na minha família, seja do lado materno ou paterno.

É público que a Covid ataca especialmente pessoas debilitadas ou de idade. Com base nisto, vou tomar uma vacina para quê? Quando está à vista de todos que a mesma não me impede de ser infetado ou de transmitir, sendo que as minhas chances de ir sequer parar a um hospital são estupidamente baixas para não dizer inexistentes?

Quando a pandemia começou, eu fui o primeiro a ter medo e a incutir esse mesmo medo aos meus pais, para que eles tivessem cuidado, mas 19 meses (e tendo passado pela experiência, mas também tendo em conta o meu meio social) servem para tirar muitas conclusões. A minha conclusão é que prefiro viver com o risco de apanhar covid, do que usar um tratamento que está autorizado provisoriamente pela EMA e o qual inibe os seus produtores de serem processados ou responsabilizados por quaisquer efeitos colaterais, sejam adversos ou não.

Pessoas como eu, são apelidadas de negacionistas.
Típico.

Devia ser feito um estudo sobre as pessoas que em março de 2020 puseram moldura "stay the fuck home" e um ano depois estavam de corneta na mão a gritar por liberdade. Em 2020 estavam borradas de medo porque não sabiam o que aí vinha. Quando descobriram que só mata velhos e pessoas doentes, que se foda, siga para bingo.
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
6,928
8,212
Esmoriz
Tens razão mas tambêm é verdade que nem todos os não vacinados têm a mesma probabilidade de morrer. As probabilidades tambêm dependem de outros fatores que de vacinados ou não. E nesses(500mil) não vacinados quantos não tiveram a COVID e eventuais anticorpos ? O que consideram ser um não vacinado ? Uma pessoa que foi vacinada ha mais de 6 meses é considerada como ?
Os não vacinados em teoria terão menores probabilidades de morrer. Desde logo porque são tendencialmente mais novos e saudáveis. acho que no exemplo em causa os não vacinados são considerados como não tendo tomado nenhuma dose.
 
  • Like
Reações: Hulk27

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,826
22,135
Gaia
É um problema a distancia entre a comunidade cientifica e quem está fora disso, e é isso que permite que a desinformaçao viva nessa lacuna. Usando um exemplo bem real, o ano passado vivia-se no youtube uma febre de canais de terraplanistas que tinham milhoes de visualizaçoes, e isso so acontecia porque ninguem se dava ao trabalho de refutar aquilo. Alguem que está a trabalhar afincadamente num projeto que dura a vida dele nao vai ter o trabalho de vir desmentir uma coisa que deixou de fazer sentido no seculo XVI. Eu sei que o cerebro humano adora algo de extremamente criativo e encantador, e eu tambem achava mais interessante algumas dessas hipoteses (nao sao teorias), ia ser mais animado se fossemos visitados por uns gajos verdes que a unica coisa que vem cá fazer é cortar milho para fazerem desenhos mas pronto.. Depois é como disse, ves povo a criticar um falcon 9 a ir para o espaço mas usam gps, ves povo a criticar a vacina e nem tem a noçao da dose mortal de um medicamento que é utilizado aos pontapes como o paracetamol, ves povo a criticar a vacina e fazem suplementaçao de calcio de forma recorrente sem necessidade sem entender a associaçao a um aumento de risco cardiovascular.. É certo que ninguem sabe tudo, mas o sabichao nao aprende nada porque acha que sabe tudo, o que ja sabe alguma coisa tem a plena noçao que da mesma forma que aprendeu o que ja sabe, tem muito mais coisas para aprender.
Ate no futebol é assim, e a arrogancia por exemplo do mourinho é a mesma que o impede de voltar a ser o que já foi. É como disseste, é necessário humildade para poder evoluir!
------------------------

Bem sacado o exemplo do Mourinho, o que é certo é que ele próprio está a morrer com as armas que matou, ele que foi um homem inovador e trouxe ciencia, touxe pessoal do FCDEF e da Universidade e estudou o fenomeno, está agora ultrapassado, usa sempre as mesmas armas, refugia se nos mind games e julga
que o futebol não muda e está a ser completamente ultrapassado. A luta entre quem está estabelecido e quem quem entrar e furar o sistema.

Tenho uma filha que fez mestrado em Bases de dados e vai pro ano entrar em doutoramento em CC e tem trabalhado free lancer com empresas na área informatica e conta que admirada como gente jovem entre os 30 e os 40 fica rapidamente ultrapassada e aflita porque a inovação nesta área é impressionante, só há uma resposta, é além de trabalharem precisam de constantemente fazerem um up grade, quem julga que sabe tudo fica para trás. É a dura realidade, ganham muito bem, mas sais lhes do corpo.
 

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
34,618
25,141
Conquistas
1
Explica-me uma coisa pf.

Eu tive Covid em Março de 2020, com sintomas leves. Nunca usei máscara onde não fosse obrigatório, sendo que na rua nunca usei. Nunca usei uma máscara em convívios de família e amigos.

Estou nos meus trintas, e tenho um estilo de vida saudável, não bebo álcool, não fumo, nem tenho qualquer tipo de patologia ou doença hereditária na minha família, seja do lado materno ou paterno.

É público que a Covid ataca especialmente pessoas debilitadas ou de idade. Com base nisto, vou tomar uma vacina para quê? Quando está à vista de todos que a mesma não me impede de ser infetado ou de transmitir, sendo que as minhas chances de ir sequer parar a um hospital são estupidamente baixas para não dizer inexistentes?

Quando a pandemia começou, eu fui o primeiro a ter medo e a incutir esse mesmo medo aos meus pais, para que eles tivessem cuidado, mas 19 meses (e tendo passado pela experiência, mas também tendo em conta o meu meio social) servem para tirar muitas conclusões. A minha conclusão é que prefiro viver com o risco de apanhar covid, do que usar um tratamento que está autorizado provisoriamente pela EMA e o qual inibe os seus produtores de serem processados ou responsabilizados por quaisquer efeitos colaterais, sejam adversos ou não.

Pessoas como eu, são apelidadas de negacionistas.
É uma decisão informada e consciente. Isso é importante.

Existe sempre a esperança que a transmissibilidade reduza com a toma da vacina… e em contextos de pandemia/emergência utiliza-se esses shortcuts de testes às inovações para tentar colocar as vacinas em tempo record acessível às pessoas.

Eu ainda não vi um argumento convincente para que os Estados não disponibilizem as vacinas a todas a suas populações… aliás acho que muita gente iria reclamar se puro e simplesmente o Estado não comprasse vacinas nenhumas… porque muita mais gente ia morrer…

O teu medo das repercussões futuras que a vacina terá nos humanos, é legítimo, se bem que, não sei em que é que se baseia
 

daniel Alexandre

Tribuna Presidencial
23 Janeiro 2007
22,757
7,408
Conquistas
4
Grande Porto
  • Lucho González
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Eu infelizmente dei positivo num teste de antigénio,os únicos sintomas que tive foi uns calafrios durante duas noites e por descargo de consciência e por o Natal estar a porta fui ao hospital fazer o teste e deu positivo.
Fiz PCR e deu positivo novamente,a minha aflição era a minha filhota de 2anos e meio mas graças a Deus 🙏🙏 deu negativo, também fez teste por zaragatoa as narinas.
Agora estamos em ansiedade aqui em casa,porque ainda não sabemos o resultado PCR da minha esposa.....vai ser um Natal diferente,porque facilitei numa altura destas e deu no que deu.......

Usem sp máscara e evitem almoços em grupo ou jantares.
 

Maressi

Tribuna Presidencial
20 Novembro 2017
5,973
4,554
------------------------

Bem sacado o exemplo do Mourinho, o que é certo é que ele próprio está a morrer com as armas que matou, ele que foi um homem inovador e trouxe ciencia, touxe pessoal do FCDEF e da Universidade e estudou o fenomeno, está agora ultrapassado, usa sempre as mesmas armas, refugia se nos mind games e julga
que o futebol não muda e está a ser completamente ultrapassado. A luta entre quem está estabelecido e quem quem entrar e furar o sistema.

Tenho uma filha que fez mestrado em Bases de dados e vai pro ano entrar em doutoramento em CC e tem trabalhado free lancer com empresas na área informatica e conta que admirada como gente jovem entre os 30 e os 40 fica rapidamente ultrapassada e aflita porque a inovação nesta área é impressionante, só há uma resposta, é além de trabalharem precisam de constantemente fazerem um up grade, quem julga que sabe tudo fica para trás. É a dura realidade, ganham muito bem, mas sais lhes do corpo.
Está tudo mais competitivo e em todos os sectores, é necessária a constante evoluçao. E de novo, no futebol aparecem jogadores altamente focados e muito jovens, mbappe, haaland etc etc isso é tambem um problema por questoes mentais (frustraçoes, burnout etc), muita das vezes sao obsessoes dos pais que acabam de passar para os filhos mas na generalidade é apenas um humano motivado em busca do sonho. Essa é uma das razoes que justifica um brasil nao cheirar hoje em dia um campeonato do mundo, eles continuam a ter materia prima (jogadores) mas nao se profissionalizaram tanto em estruturas como em questao de treinadores. A arrogancia de ganhar tantas copas com facilidade é , mais uma vez, o que os impede de evoluir, porque era uma altura que a questao tatica era rustica/primaria, a materia prima chegava de sobra para ganhar. Chegam treinadores como o chiclas e o abel à america do sul e parece um castelo de cartas a cair, todos os conceitos deles caem de forma facil. Como é que eles reagiram? Uns desataram a bater nos tugas, que foi sorte, que com uma equipa daquelas a o roupeiro ganhava... Outros, humildes e inteligentes disseram "calma la que eu tenho aqui uma oportunidade de aprender, eu quero ser como eles, saber o que eles sabem", e evoluem. De novo, os que lutam e resistem contra o conhecimento, e os que se juntam a ele para evoluir... Sempre assim, em todo o lado.
 

BestDragon

#AVB2024
22 Maio 2011
16,317
14,001
Eu infelizmente dei positivo num teste de antigénio,os únicos sintomas que tive foi uns calafrios durante duas noites e por descargo de consciência e por o Natal estar a porta fui ao hospital fazer o teste e deu positivo.
Fiz PCR e deu positivo novamente,a minha aflição era a minha filhota de 2anos e meio mas graças a Deus 🙏🙏 deu negativo, também fez teste por zaragatoa as narinas.
Agora estamos em ansiedade aqui em casa,porque ainda não sabemos o resultado PCR da minha esposa.....vai ser um Natal diferente,porque facilitei numa altura destas e deu no que deu.......

Usem sp máscara e evitem almoços em grupo ou jantares.
Infelizmente ou felizmente?
Teu corpo e dos teus estára mais preparado e é bom que seja uma altura de saúde e novos.
 
  • Like
Reações: Villas

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,826
22,135
Gaia
Está tudo mais competitivo e em todos os sectores, é necessária a constante evoluçao. E de novo, no futebol aparecem jogadores altamente focados e muito jovens, mbappe, haaland etc etc isso é tambem um problema por questoes mentais (frustraçoes, burnout etc), muita das vezes sao obsessoes dos pais que acabam de passar para os filhos mas na generalidade é apenas um humano motivado em busca do sonho. Essa é uma das razoes que justifica um brasil nao cheirar hoje em dia um campeonato do mundo, eles continuam a ter materia prima (jogadores) mas nao se profissionalizaram tanto em estruturas como em questao de treinadores. A arrogancia de ganhar tantas copas com facilidade é , mais uma vez, o que os impede de evoluir, porque era uma altura que a questao tatica era rustica/primaria, a materia prima chegava de sobra para ganhar. Chegam treinadores como o chiclas e o abel à america do sul e parece um castelo de cartas a cair, todos os conceitos deles caem de forma facil. Como é que eles reagiram? Uns desataram a bater nos tugas, que foi sorte, que com uma equipa daquelas a o roupeiro ganhava... Outros, humildes e inteligentes disseram "calma la que eu tenho aqui uma oportunidade de aprender, eu quero ser como eles, saber o que eles sabem", e evoluem. De novo, os que lutam e resistem contra o conhecimento, e os que se juntam a ele para evoluir... Sempre assim, em todo o lado.
-------------------

É um assunto que temo estar também mal cuidado no nosso clube, muito do que fizemos deveu-se à vontade de Pedroto em se ligar à UP e ir buscar o Professor José neto e o Luis César que era um jornalista Sábio e dedicado que no tempo dele foi inovador, mais tarde vieram o professor Vitor Frade, até o Jorge Araújo deu contributo. Tivemos sempre gente diferente inovador e diferente, o maluco do Roger Spry, o pepin Lingjers e outro holandes, etc.

A pasta da inovação e ciência não pode só ser assunto do treinador que chega, mas é um assunto do Departamento de Futebol e do clube.
 
  • Like
Reações: Filipe01 e Maressi

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
20,826
35,891
Tenho vista para o Dragão.
Essas lucram bem …

Embora eles digam que a tecnologia de desenvolvimento de vacinas RNA, que produz defesas contra o tal spike… é uma tecnologia que vai permitir futuramente criar vacinas “à medida” muito mais rapidamente…

O grande perigo das pandemias é sempre a eficácia das mensagens na população… se uma China consegue soldar pessoas dentro das suas próprias casas ou quase, um país democrático apenas pode apelar à vacinação em massa e entender que muitas pessoas não lhes apeteça fazer ou não possam mesma fazer devido a problemas de saúde ou convicções religiosas ou pessoais…
Estou a ver coisas em governos de países ocidentais que não me agradam e que me deixam de pé atrás quanto ao futuro próximo. Estão a aproveitar a onda para abrir portas perigosas.
 
  • Like
Reações: Hulk27

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
18,436
23,739
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Explica-me uma coisa pf.

Eu tive Covid em Março de 2020, com sintomas leves. Nunca usei máscara onde não fosse obrigatório, sendo que na rua nunca usei. Nunca usei uma máscara em convívios de família e amigos.

Estou nos meus trintas, e tenho um estilo de vida saudável, não bebo álcool, não fumo, nem tenho qualquer tipo de patologia ou doença hereditária na minha família, seja do lado materno ou paterno.

É público que a Covid ataca especialmente pessoas debilitadas ou de idade. Com base nisto, vou tomar uma vacina para quê? Quando está à vista de todos que a mesma não me impede de ser infetado ou de transmitir, sendo que as minhas chances de ir sequer parar a um hospital são estupidamente baixas para não dizer inexistentes?

Quando a pandemia começou, eu fui o primeiro a ter medo e a incutir esse mesmo medo aos meus pais, para que eles tivessem cuidado, mas 19 meses (e tendo passado pela experiência, mas também tendo em conta o meu meio social) servem para tirar muitas conclusões. A minha conclusão é que prefiro viver com o risco de apanhar covid, do que usar um tratamento que está autorizado provisoriamente pela EMA e o qual inibe os seus produtores de serem processados ou responsabilizados por quaisquer efeitos colaterais, sejam adversos ou não.

Pessoas como eu, são apelidadas de negacionistas.
O objetivo de se tomar a vacina é óbvio e qualquer pessoa, por muito básica que seja, entende.

A vacina não te impede de apanhar Covid ou de transmitir o Covid.
Apenas atenua eventuais sintomas provocados pela doença.

Quando tomas a vacina é não só para te proteger mas também por uma questão de proteger quem vive em sociedade contigo.

Pela tua idade e estilo de vida é estatisticamente improvável que o Covid te atire para UCI. Mas não é impossível. E se vais para UCI poderás estar a ocupar uma cama, um tratamento, um ventilador de outra pessoa que se vacinou e que não terá prioridade porque tu tens mais hipóteses de sobrevivência.

Isso não é justo. Não te vacinas porque és saudável e não deves precisar de atenuar os efeitos do Covid. Saber viver em sociedade é também pensar um bocadinho nos outros e no bem deles.

Eu não gostaria que um familiar meu mais idoso, completamente vacinado, não tivesse acesso a todo o tipo de tratamentos possíveis porque alguns jovens acharam que o Covid nunca os afetaria... Felizmente tal ainda não aconteceu e eu espero que nunca aconteça.

Se achas que a probabilidade de o Covid te afetar gravemente é baixa (e é), não tens porque não te vacinar porque assim ainda mais baixa será.
 
Dexter2020

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
31,106
52,717
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Estou nos meus trintas, e tenho um estilo de vida saudável, não bebo álcool, não fumo, nem tenho qualquer tipo de patologia ou doença hereditária na minha família, seja do lado materno ou paterno.
Se estás informado então sabes que há alguns casos em que isso que referes, ou seja, teres um estilo de vida saudável, não beberes álcool, não fumares, nem teres qualquer tipo de patologia ou doença hereditária, não é impeditivo de ires parar a uma cama do hospital. São casos raros mas acontecem.
Dou-te um exemplo de alguém próximo: relativamente jovem, tal como tu sem doenças, tal como tu não bebe nem fuma e pratica desporto regularmente até de forma intensiva, tomou as duas vacinas e mesmo assim ficou mal quando apanhou o bicho. E só não foi ao hospital porque, lá está, tinha a ferramenta de proteção chamada vacina lá dentro, mas mesmo assim ficou um mês completamente debilitada. Um mês. Caso não as tivesse tomado, provavelmente, a coisa teria sido ainda mais grave. Claro que podia ter tido mais sorte e não lhe ter acontecido nada, como a ti e aos teus.

do que usar um tratamento que está autorizado provisoriamente pela EMA e o qual inibe os seus produtores de serem processados ou responsabilizados por quaisquer efeitos colaterais, sejam adversos ou não.
Tomas aspirinas e medicamentos do género? Se tomares algum medicamento dos que estão aprovadíssimos e morreres achas que a farmacêutica vai indemnizar a família? Já leste as bulas dos medicamentos, por certo. Sabes que TODOS os medicamentos, alguns deles aprovados temporariamente - depois passam a definitivos - têm efeitos secundários e, em casos raros, matam pessoas? Todas as pessoas reagem de maneira diferente aos medicamentos mas se a ciência diz que é seguro usá-los porque a grande maioria das pessoas não sofre efeitos secundários e o bem que faz ultrapassa em muito os riscos, o medicamento entra no mercado. Só quando muitos casos graves começam a acontecer é que o mesmo é retirado do mercado. E no caso das vacinas isso não aconteceu.

Eu não vou contra a opção das pessoas não se quererem proteger contra este vírus. Cada um sabe de si. Se me disseres: não tomo porque acho que não preciso dessa proteção. Ok, tudo bem. Sabes que tens à disposição uma proteção mas não a queres usar porque queres viver a vida dentro do risco e sentes ou achas que estás protegido o suficiente.

Mas vou contra pessoas que nunca estudaram ciência na vida acharem, de forma arrogante, que quem o fez durante uma vida inteira não faz ideia do que anda a fazer. Pessoas que não são entendidos nem estudam a ciência que está por trás das vacinas nem fazem puto ideia de como uma vacina é feita, testada e aprovada para a população com margens de segurança altíssimas, virem dizer que as mesmas são provisórias e tal, dando a entender que os milhares de cientistas, certamente muito mais inteligentes do que tu e eu, lançaram uma coisa mal amanhada e mal feita para a população querendo com isso só fazer milhões e milhões sem olhar à segurança das pessoas. Isso é filme sci-fi que, na realidade, não existe.

Antigamente uma vacina demorava mais tempo a ser produzida porque os meios e a tecnologia eram inferiores às que existem hoje, pleno século XXI. Daqui a 50 anos, para um qualquer vírus que apareça, haverá uma vacina, segura, em menos de 2, 3 meses, porque a tecnologia e a inteligência que as produzem vão ser muito superiores àquilo que existe hoje. É isto o progresso. O que me incomoda são pessoas que ainda acham que estamos no século XII e qualquer medicamento que aparecesse era obra do diabo ou das bruxas de Salem.

Pessoas essas que, por exemplo, hoje em dia usam telemóveis que têm tecnologia que parece magia, que transmitem em frequências invisíveis pelo ar, que encostam o telemóvel topo de gama ao cérebro e nem sequer pensam "eh pá, se calhar esta nova tecnologia feita há menos de 6 meses, nem foi testada, nem se sabe se estas novas frequências do 5G vão fazer mal e vão trazer cancros e coisas e tal". Ou seja, dão por garantido que uma ciência é segura mas outra não? O lobby das operadoras não terá lançado o 4G e o Wi-fi para nos controlar a todos e meter no cérebro mensagens subliminares para sermos obedientes e o camandro? É muito fácil ser criativo e encarreirar pelo absurdo, acredito que por quase todos termos vidas banais e a necessitar de algo que as estimule para além do normal casa-trabalho-casa e outras questões mais complexas.

Provavelmente estás vivo hoje porque os teus pais te vacinaram quando eras pequeno e, nessa altura, muito menos se sabia dos efeitos das vacinas. Mas mesmo assim a ciência lançou-as para o mercado e salvou milhões de vidas.

P.S. está para sair um novo medicamento oral da Pfizer - já foi aprovado pela FDA nos EUA - que vai tratar dos efeitos da covid reduzindo muito as suas maleitas, muito como o Antigripine faz com a gripe. Vais tomá-lo se voltares a contrair o vírus e ficares com sintomas mais graves ou vais aguentar como um touro rijo? Quando tens gripe ou te dói a cabeça não tomas nada porque tens medo dos efeitos dos medicamentos? Se um dia tiveres um tumor vais deixar tudo nas mãos do teu portentoso sistema imunitário ou vais querer uma ferramenta que o ajude a combater e a erradicar?
 

apostador87

Tribuna Presidencial
26 Novembro 2013
12,442
16,392
Conquistas
7
36
Lagos
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Deco
  • Sérgio Conceição
Se estás informado então sabes que há alguns casos em que isso que referes, ou seja, teres um estilo de vida saudável, não beberes álcool, não fumares, nem teres qualquer tipo de patologia ou doença hereditária, não é impeditivo de ires parar a uma cama do hospital. São casos raros mas acontecem.
Dou-te um exemplo de alguém próximo: relativamente jovem, tal como tu sem doenças, tal como tu não bebe nem fuma e pratica desporto regularmente até de forma intensiva, tomou as duas vacinas e mesmo assim ficou mal quando apanhou o bicho. E só não foi ao hospital porque, lá está, tinha a ferramenta de proteção chamada vacina lá dentro, mas mesmo assim ficou um mês completamente debilitada. Um mês. Caso não as tivesse tomado, provavelmente, a coisa teria sido ainda mais grave. Claro que podia ter tido mais sorte e não lhe ter acontecido nada, como a ti e aos teus.



Tomas aspirinas e medicamentos do género? Se tomares algum medicamento dos que estão aprovadíssimos e morreres achas que a farmacêutica vai indemnizar a família? Já leste as bulas dos medicamentos, por certo. Sabes que TODOS os medicamentos, alguns deles aprovados temporariamente - depois passam a definitivos - têm efeitos secundários e, em casos raros, matam pessoas? Todas as pessoas reagem de maneira diferente aos medicamentos mas se a ciência diz que é seguro usá-los porque a grande maioria das pessoas não sofre efeitos secundários e o bem que faz ultrapassa em muito os riscos, o medicamento entra no mercado. Só quando muitos casos graves começam a acontecer é que o mesmo é retirado do mercado. E no caso das vacinas isso não aconteceu.

Eu não vou contra a opção das pessoas não se quererem proteger contra este vírus. Cada um sabe de si. Se me disseres: não tomo porque acho que não preciso dessa proteção. Ok, tudo bem. Sabes que tens à disposição uma proteção mas não a queres usar porque queres viver a vida dentro do risco e sentes ou achas que estás protegido o suficiente.

Mas vou contra pessoas que nunca estudaram ciência na vida acharem, de forma arrogante, que quem o fez durante uma vida inteira não faz ideia do que anda a fazer. Pessoas que não são entendidos nem estudam a ciência que está por trás das vacinas nem fazem puto ideia de como uma vacina é feita, testada e aprovada para a população com margens de segurança altíssimas, virem dizer que as mesmas são provisórias e tal, dando a entender que os milhares de cientistas, certamente muito mais inteligentes do que tu e eu, lançaram uma coisa mal amanhada e mal feita para a população querendo com isso só fazer milhões e milhões sem olhar à segurança das pessoas. Isso é filme sci-fi que, na realidade, não existe.

Antigamente uma vacina demorava mais tempo a ser produzida porque os meios e a tecnologia eram inferiores às que existem hoje, pleno século XXI. Daqui a 50 anos, para um qualquer vírus que apareça, haverá uma vacina, segura, em menos de 2, 3 meses, porque a tecnologia e a inteligência que as produzem vão ser muito superiores àquilo que existe hoje. É isto o progresso. O que me incomoda são pessoas que ainda acham que estamos no século XII e qualquer medicamento que aparecesse era obra do diabo ou das bruxas de Salem.

Pessoas essas que, por exemplo, hoje em dia usam telemóveis que têm tecnologia que parece magia, que transmitem em frequências invisíveis pelo ar, que encostam o telemóvel topo de gama ao cérebro e nem sequer pensam "eh pá, se calhar esta nova tecnologia feita há menos de 6 meses, nem foi testada, nem se sabe se estas novas frequências do 5G vão fazer mal e vão trazer cancros e coisas e tal". Ou seja, dão por garantido que uma ciência é segura mas outra não? O lobby das operadoras não terá lançado o 4G e o Wi-fi para nos controlar a todos e meter no cérebro mensagens subliminares para sermos obedientes e o camandro? É muito fácil ser criativo e encarreirar pelo absurdo, acredito que por quase todos termos vidas banais e a necessitar de algo que as estimule para além do normal casa-trabalho-casa e outras questões mais complexas.

Provavelmente estás vivo hoje porque os teus pais te vacinaram quando eras pequeno e, nessa altura, muito menos se sabia dos efeitos das vacinas. Mas mesmo assim a ciência lançou-as para o mercado e salvou milhões de vidas.

P.S. está para sair um novo medicamento oral da Pfizer - já foi aprovado pela FDA nos EUA - que vai tratar dos efeitos da covid reduzindo muito as suas maleitas, muito como o Antigripine faz com a gripe. Vais tomá-lo se voltares a contrair o vírus e ficares com sintomas mais graves ou vais aguentar como um touro rijo? Quando tens gripe ou te dói a cabeça não tomas nada porque tens medo dos efeitos dos medicamentos? Se um dia tiveres um tumor vais deixar tudo nas mãos do teu portentoso sistema imunitário ou vais querer uma ferramenta que o ajude a combater e a erradicar?
Bom comentário.

E eu que não tomei vacina e cada vez tenho menos coragem para o fazer.
Mas quem tomou a vacina sem ser para viajar ou trabalhar , acha que tem valido de alguma coisa?
Eu não sou anti, simplesmente não tenho coragem de a tomar ,não gosto de agulhas , e quando já se fala em quarta e quinta menos vontade tenho.
Tenho tambem um caso do meu melhor amigo que tem as 2 vacinas juntamente com a mulher e neste momento ela enfrenta uma batalha fodida...e ela é uma miuda nova.Depois disto ele diz que não toma mais vacina nenhuma..
 

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
31,106
52,717
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Tenho tambem um caso do meu melhor amigo que tem as 2 vacinas juntamente com a mulher e neste momento ela enfrenta uma batalha fodida...e ela é uma miuda nova.Depois disto ele diz que não toma mais vacina nenhuma..
Mas isso não faz sentido. Ou ele acha que foi a vacina que provocou os males dela? Os médicos disseram-lhe isso, que o que ela enfrenta agora foi reação à vacina?
Se não foi e foi resultado do covid então depois disso que aconteceu com a mulher ele devia era ter ainda mais a certeza de que a devia tomar. Se a mulher não tivesse tomado as vacinas provavelmente o caso dela seria ainda mais grave. Se percebi bem o que contaste.