Covid-19

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
PO disse:
Uma vez que o turismo está parado e os hoteis vazios, eu era defensor de o governo alugar hoteis para colocar os pacientes com sintomas ligeiros. Isso iria ajudar ao seu isolamento (impedindo o alastrar de casos) e com uma equipa mínima de profissionais acompanhar todos estes casos.
A china fazia isso, tinha pessoas espalhadas pela rua a tirar a temperatura e se encontrasse alguem com febre... ia à força para um centro de quarentena.

Isso tinha de ser á força, pensa bem. Tu querias ir para um centro de coronavirus com uma constipação ou gripe normal?
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
6,704
7,655
Esmoriz
slowboy disse:
Na fase de mitigação acho que é assim.
Até porque como o virus já está na comunidade (já não estamos na fase de contensão) não faz sentido fazer testes a toda a gente que tenha sintomas. E quem tem coronavirus e não seja grave, mais vale ficar por casa do que ir a correr para o hospital.

Mas sim, vai chegar a um ponto que novos casos são só os mais graves... o que também mete em perspectiva o caso Italiano e Espanhol que também já devem estar adoptar esse método.
Epá, espero que não e acho que não, ainda estão a testar muita gente com sintomas ligeiros.
 

fgomes

A história não é benevolente em quem não votar AVB
26 Maio 2014
18,370
34,062
Conquistas
4
Porto
  • Campeão Nacional 19/20
  • Bobby Robson
  • Lucho González
  • Deco
Tudo isto porque um país escondeu a verdade durante um mês, o mesmo que agora recolhe dividendos das desgraças de outros....
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
6,704
7,655
Esmoriz
PO disse:
Mais um aspecto que o https://www.worldometers.info/coronavirus/ permite ver é que o inicio de crescimento dos casos em África. E quando lá chegar a falta de recursos vai fazer muita gente morrer desnecessariamente!
Acho que não devemos olhar para esses dados com muita atenção. 2 casos na Nigéria num país caótico com mais de 200 milhões de habitantes? Impossível. Nesses países só se vai dar conta quando começarem a haver casos graves aos milhares. O que espero nunca aconteça, pela tal combinação de calor / humidade que pelos vistos impede o virus de se espalhar.
 

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,312
17,788
slowboy disse:
Isso tinha de ser á força, pensa bem. Tu querias ir para um centro de coronavirus com uma constipação ou gripe normal?
Não é isso que eu estou a falar. Imagina, eu hoje era diagnosticado com Coronavirus e tinha somente sintomas ligeiros. Em vez de ficar no hospital (onde estou a ocupar camas e espaço desnecessariamente) era transportado para um quarto num hotel onde teria uma pequena equipa de médicos e enfermeiros a acompanhar a evolução e não corria o risco de contagiar o resto da familia. Daí também ter sugerido um hotel, pois as pessoas teriam outro conforto e estariam mais abertas à ideia.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,879
25,962
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Gostava de fazer aqui uma reflexão que ainda não vi ser efectuada com a devida seriedade.
Dado que ao que tudo indica a mortalidade fora dos grupos de risco não tem grande relevância, não deixa de ser curioso que uma sociedade que abandona os seus idosos em lares e que cada vez mais caminha para dar mais primazia aos cuidados dos animais do que aos cuidados com os idosos, seja a mesma que agora se preocupa com o valor da vida humana dos idosos.. Será que estas pessoas só têm valor neste tipo de surto? Será que o valor da vida na 3.ª idade só conta com uma pandemia mundial? No resto do tempo eles podem ficar abandonados num qualquer canto sem condições de tratamento até que venha uma reportagem e demonstre isso mesmo?

Mais curioso ainda, e parece que algumas pessoas descobriram agora que um surto de uma doença faz com que verbas do SNS sejam desviadas para o que realmente deveriam estar destinadas (como se isso não acontecesse há décadas no nosso país com os gastos excessivos que temos com a malta dos diabetes, gordos e fumadores que serão os próximos na linha de queimanço público das redes sociais que vão tornando o sns cada vez mais incomportável) qualquer dia, estas pessoas que de momento se preocupam com o valor da vida humana (e bem), serão recordadas que a cada 3 segundos uma criança morre de má nutrição. Que no mundo inteiro, por ano, morrem 3.1 milhões de crianças. Que por exemplo no Iémen morre uma criança a cada 10 minutos. E para isto não são precisas vacinas, nem canções nas varandas. Era preciso apenas vontade política para desviar os milhões roubados para o salvamento da banca(por exemplo) para se salvarem crianças.

Mas como isto ainda não é viral, pode ser que um dia lá se chegue.. 
 

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
19,170
19,216
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
MiguelDeco disse:
Gostava de fazer aqui uma reflexão que ainda não vi ser efectuada com a devida seriedade.
Dado que ao que tudo indica a mortalidade fora dos grupos de risco não tem grande relevância, não deixa de ser curioso que uma sociedade que abandona os seus idosos em lares e que cada vez mais caminha para dar mais primazia aos cuidados dos animais do que aos cuidados com os idosos, seja a mesma que agora se preocupa com o valor da vida humana dos idosos.. Será que estas pessoas só têm valor neste tipo de surto? Será que o valor da vida na 3.ª idade só conta com uma pandemia mundial? No resto do tempo eles podem ficar abandonados num qualquer canto sem condições de tratamento até que venha uma reportagem e demonstre isso mesmo?

Mais curioso ainda, e parece que algumas pessoas descobriram agora que um surto de uma doença faz com que verbas do SNS sejam desviadas para o que realmente deveriam estar destinadas (como se isso não acontecesse há décadas no nosso país com os gastos excessivos que temos com a malta dos diabetes, gordos e fumadores que serão os próximos na linha de queimanço público das redes sociais que vão tornando o sns cada vez mais incomportável) qualquer dia, estas pessoas que de momento se preocupam com o valor da vida humana (e bem), serão recordadas que a cada 3 segundos uma criança morre de má nutrição. Que no mundo inteiro, por ano, morrem 3.1 milhões de crianças. Que por exemplo no Iémen morre uma criança a cada 10 minutos. E para isto não são precisas vacinas, nem canções nas varandas. Era preciso apenas vontade política para desviar os milhões roubados para o salvamento da banca(por exemplo) para se salvarem crianças.

Mas como isto ainda não é viral, pode ser que um dia lá se chegue..
Mas isso implica mudar o sistema...e como arranjaram forma de não se discutir isso, que foi andar tudo entretido a discutir histericamente merdas e infantilismos...vamos continuar igual.

A economia! É a economia que tem q mudar!

Os países,os diferentes povos têm q ser capazes de auto-subsistir e é preciso ação de todos...mas o REAL poder continua intocado, o 1% patrocina entretenimento e a sensação de mudança para não se tocar no essencial.

É a economia.
 

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,312
17,788
MiguelDeco disse:
Gostava de fazer aqui uma reflexão que ainda não vi ser efectuada com a devida seriedade.
Dado que ao que tudo indica a mortalidade fora dos grupos de risco não tem grande relevância, não deixa de ser curioso que uma sociedade que abandona os seus idosos em lares e que cada vez mais caminha para dar mais primazia aos cuidados dos animais do que aos cuidados com os idosos, seja a mesma que agora se preocupa com o valor da vida humana dos idosos.. Será que estas pessoas só têm valor neste tipo de surto? Será que o valor da vida na 3.ª idade só conta com uma pandemia mundial? No resto do tempo eles podem ficar abandonados num qualquer canto sem condições de tratamento até que venha uma reportagem e demonstre isso mesmo?

Mais curioso ainda, e parece que algumas pessoas descobriram agora que um surto de uma doença faz com que verbas do SNS sejam desviadas para o que realmente deveriam estar destinadas (como se isso não acontecesse há décadas no nosso país com os gastos excessivos que temos com a malta dos diabetes, gordos e fumadores que serão os próximos na linha de queimanço público das redes sociais que vão tornando o sns cada vez mais incomportável) qualquer dia, estas pessoas que de momento se preocupam com o valor da vida humana (e bem), serão recordadas que a cada 3 segundos uma criança morre de má nutrição. Que no mundo inteiro, por ano, morrem 3.1 milhões de crianças. Que por exemplo no Iémen morre uma criança a cada 10 minutos. E para isto não são precisas vacinas, nem canções nas varandas. Era preciso apenas vontade política para desviar os milhões roubados para o salvamento da banca(por exemplo) para se salvarem crianças.

Mas como isto ainda não é viral, pode ser que um dia lá se chegue..
Há aqui uma série de questões que quero comentar. Sobre as questões dos lares de 3ª idade, eu tive um avô e uma bisavó que foram internados em lares de terceira idade. E não foi para os abandonar lá (as pessoas do lar do meu avô ficaram admirados pelo número de visitas que tinha) mas porque lá tinham cuidados médicos que necessitavam e não tinhamos forma de proporcionar em casa. E posso referir a outros casos de pessoas cuja qualidade de vida melhorou significativamente no lar e que agora não querem sair de lá.

Sobre as questões da mortalidade infantil, toda a gente tem partilhado os dados do https://www.worldometers.info/coronavirus/. Eu aconselho verificarem o https://www.worldometers.info/ nomeadamente nas questões relacionadas com a saúde (apesar de toda a informação ser bastante relevante e interessante). O número de crianças que morreram este ano com menos de 5 anos deveria deixar-nos envergonhados enquanto civilização!

Relativamente ao dinheiro utilizado para salva a banca, peço que olhes para o dinheiro na tua conta bancária (por pouco que seja). Sem essas intervenções o mesmo já não estava lá. Ao contrário do que muitas vezes a pessoas possam pensar, a atividade bancária é altamente arriscada. Eu sou completamente a favor do dinheiro que foi posto no sistema bancário, o que não concordo foi a forma como foi feito. Mas isso é para outro tópico e para ser discutido com mais a fundo.
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
6,704
7,655
Esmoriz
MiguelDeco disse:
Gostava de fazer aqui uma reflexão que ainda não vi ser efectuada com a devida seriedade.
Dado que ao que tudo indica a mortalidade fora dos grupos de risco não tem grande relevância, não deixa de ser curioso que uma sociedade que abandona os seus idosos em lares e que cada vez mais caminha para dar mais primazia aos cuidados dos animais do que aos cuidados com os idosos, seja a mesma que agora se preocupa com o valor da vida humana dos idosos.. Será que estas pessoas só têm valor neste tipo de surto? Será que o valor da vida na 3.ª idade só conta com uma pandemia mundial? No resto do tempo eles podem ficar abandonados num qualquer canto sem condições de tratamento até que venha uma reportagem e demonstre isso mesmo?

Mais curioso ainda, e parece que algumas pessoas descobriram agora que um surto de uma doença faz com que verbas do SNS sejam desviadas para o que realmente deveriam estar destinadas (como se isso não acontecesse há décadas no nosso país com os gastos excessivos que temos com a malta dos diabetes, gordos e fumadores que serão os próximos na linha de queimanço público das redes sociais que vão tornando o sns cada vez mais incomportável) qualquer dia, estas pessoas que de momento se preocupam com o valor da vida humana (e bem), serão recordadas que a cada 3 segundos uma criança morre de má nutrição. Que no mundo inteiro, por ano, morrem 3.1 milhões de crianças. Que por exemplo no Iémen morre uma criança a cada 10 minutos. E para isto não são precisas vacinas, nem canções nas varandas. Era preciso apenas vontade política para desviar os milhões roubados para o salvamento da banca(por exemplo) para se salvarem crianças.

Mas como isto ainda não é viral, pode ser que um dia lá se chegue..
É uma boa reflexão, talvez um pouco precoce porque ainda estamos no inicio disto e não sabemos muito bem como vai acabar. De repente isto também parece tudo um bocado amplificado pelo millennials que passam todo o dia na social media, da hashtag fiqueemcasa (de repente numa semana passamos de ir ao futebol na boa, para o vai com cuidado e não te cruzes com multidões, com sai com cuidado e lava as mãos, para fica em casa, para o FICA EM CASA CARALHO) e de uma altura em que todas as decisões políticas são discutidas até ao limite. Imagino twitter, facebook e caixas de comentários na altura da segunda guerra mundial.

Por outro lado é impossível ficar indiferente ao caos nos hospitais e aquilo que por aquelas pessoas (que são basicamente iguais a nós) estão a passar e aquilo que poderemos passar se não tivermos cuidado.

Enfim, é um dicotomia "calma, don't panic isto não é nada" vs "foda-se, isto é muito pior do que o ebola", e um gajo vai variando nesta dicotomia varias vezes ao longo do dia.
 

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,886
317
MiguelDeco disse:
Dado que ao que tudo indica a mortalidade fora dos grupos de risco não tem grande relevância
Bom post!

Mas atenção que esta citação não é objectiva. Uma mortalidade de 0.2-0.4% nos grupos etários de adultos activos não é brincadeira nenhuma e é imensamente superior ao de uma gripe normal. Só para teres uma ideia da brutalidade, se no mundo todo 1B de pessoas nestes grupos etários acabar infectada nos próximos meses/anos, quinam entre 2 a 4M de adultos activos.
 

8down

Tribuna
9 Agosto 2006
4,574
1,542
Manageiro de futból disse:
Epá, espero que não e acho que não, ainda estão a testar muita gente com sintomas ligeiros.
Na Suiça nao.
Hà uma semana ja nao faziam. Caso concreto: filha de um amigo com 18 anos que teve os simptomas 2a feira passada (mas que està a recuperar bem) apenas ficou em casa. Pais e 2 irmaos ficaram de quarentena e até ver parece nao terem sido afectados. Mas jà nao foi testada.

Por aqui, Neuchatel, só lojas de alimentacao e primeiras necessidades abertas. Creches so aceitam filhos de quem trabalha nos sistemas de saude. Deve estar por horas para ser assim em todo o pais.
Em Franca nao deve ser muito diferente.

Estranha sensacao de comecar a ver as ruas vazias.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,879
25,962
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
PO disse:
Há aqui uma série de questões que quero comentar. Sobre as questões dos lares de 3ª idade, eu tive um avô e uma bisavó que foram internados em lares de terceira idade. E não foi para os abandonar lá (as pessoas do lar do meu avô ficaram admirados pelo número de visitas que tinha) mas porque lá tinham cuidados médicos que necessitavam e não tinhamos forma de proporcionar em casa. E posso referir a outros casos de pessoas cuja qualidade de vida melhorou significativamente no lar e que agora não querem sair de lá.

Sobre as questões da mortalidade infantil, toda a gente tem partilhado os dados do https://www.worldometers.info/coronavirus/. Eu aconselho verificarem o https://www.worldometers.info/ nomeadamente nas questões relacionadas com a saúde (apesar de toda a informação ser bastante relevante e interessante). O número de crianças que morreram este ano com menos de 5 anos deveria deixar-nos envergonhados enquanto civilização!

Relativamente ao dinheiro utilizado para salva a banca, peço que olhes para o dinheiro na tua conta bancária (por pouco que seja). Sem essas intervenções o mesmo já não estava lá. Ao contrário do que muitas vezes a pessoas possam pensar, a atividade bancária é altamente arriscada. Eu sou completamente a favor do dinheiro que foi posto no sistema bancário, o que não concordo foi a forma como foi feito. Mas isso é para outro tópico e para ser discutido com mais a fundo.
1. Ponto - Como é óbvio a generalização tem excepções. Mal era se assim não fosse. Mas eu ando na rua todos os dias, tenho processos que pese embora não toquem especificamente com a vertente social (é mais a área de salubridade ou falta dela) por vezes denoto (num n-º cada vez maior) situações de completo abandono de idosos em situações de degredo total. É só ir à Av. da Républica em gaia, por exemplo, e tens imensas pessoas presas em edifícios pura e simplesmente porque vivem num 2./3 andar e não conseguem descer escadas. E como não têm elevador são presos dentro das suas próprias casas. E muitas delas com familiares que se estão a lixar para elas pois são dão problemas, despesas e dores de cabeça. Eu tomei conta dos meus avós, no horário noturno, durante 8/9 anos no caso do meu avô e 12/13 no caso da minha avó. Dei cabo da minha saúde porque desde miúdo prometi a mim mesmo que tomaria conta deles como eles tomaram conta de mim quando precisei. E é por isso que fico lixado quando vejo esta malta toda preocupada com os idosos quando na verdade, e na sua maioria, quando o avô ou avó começarem a cagar nas calças ou a delirarem ou a não deixarem dormir de noite serão os primeiros a rezar para que eles vão o mais depressa possível. Porque o ser humano é assim mesmo.

O ponto 2 demonstra como estas preocupações têm um lado mediático que é doentio. Está tudo louco com a possibilidade de mortos que se vê por esse mundo fora (e bem) mas aquilo que não nos toca, que não é visível à maioria de nós, como a morte de crianças pro má alimentação ou mesmo a morte de milhares de pessoas afogadas no mediterrâneo é pura e simplesmente esquecido porque não está na agenda mediática. E mesmo quando está, e olhando para os refugiados, é fácil ver para que lado se prende a preocupação de algumas pessoas com a vida humana, nesses casos. Quando a humanidade, ou o sentido dela não deveria ter cor de pele ou nacionalidade, por exemplo.

O ponto 3, não posso concordar contigo. A banca é importante, é um facto. O facto de o meu dinheiro estar lá se dever a essa intervenção é o ponto onde tu erras. O facto de o dinheiro está lá deve-se ao facto de eu ter trabalhado como um burro e o ter poupado e junto lá. O facto de ele ter desaparecido terá que ser investigado para posterior atuação em conformidade. O problema é que não existe investigação, nem atuação em conformidade, pese embora toda a gente sabe quem tem o dinheiro, como fugiu com ele. Mas isso seriam contas de um outro rosário.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,879
25,962
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Manageiro de futból disse:
Imagino twitter, facebook e caixas de comentários na altura da segunda guerra mundial.
Ainda ontem discutia isso numa conversa de família (distanciados 1m cada um, tenham calma).
O recrutamento militar para uma 3.ª guerra mundial vai ser fodido.
Quando um fulano qualquer colocar no twitter ou seja lá onde for, os gráficos sobre as previsões do n.º de fatalidades que essa mesma guerra irá provocar vai ser complicado arranjar malta para ir para lá combater. E mesmo quando forem, quando explicarem que a malta que ficar na 1.ª linha de ofensiva tem mais X% de probabilidade de morrer que os que fiquem mais atrás, vai andar tudo à porrada para saber quem é que vai para a linha da frente do combate..

Volto a dizer o mesmo que tenho dito sempre. Vivemos um tempo complicado, é necessário calma, paciência, e salubridade. Não estamos perante um vírus que derrete as pessoas, não estamos perante um vírus que transforma pessoas em zombies. É um vírus em tudo semelhante com a gripe, com os mesmos sintomas ou muito parecidos, que tem o problema de afetar mais fortemente as pessoas mais idosas e vulneráveis (à semelhança do que acontece com qualquer doença, pois tratam-se de pessoas que não têm as mesmas defesas dos restantes). Como se tem visto pelos relatos das pessoas infetadas e curadas, a doença em si (e fora dos grupos de perigo) não é extremamente debilitante nem provoca dores horríveis ou algo do género. Portanto ganhem um pouco de consciência e parem com este alarmismo doentio que a continuar assim vai acabar por piorar ainda mais as coisas.

Já agora, o nível de enxovalho que ocorrem nas redes sociais (com fotos expostas de pessoas, sem o seu consentimento, o fornecimento de dados pessoais de pessoas sem qualquer tratamento), o nível de quase policiamento que existe nas mesmas devia dar muito que pensar a certas cabeças. E a maior parte com base em.. Acertaram.. Notícias falsas.
 

Fátima

Arquibancada
26 Setembro 2016
475
0
Mary Antas disse:
Conseguiram convencer os vossos pais/avós a estarem sossegados em casa?

Para uns pode ser mais simples, mas há muitos para quem estar em casa é um sufoco e só sentem bem na rua a tratarem das suas coisinhas.

O impacto psicológico também merece cuidados, até porque não sabemos por quanto tempo isto se vai estender. Para os que estão sozinhos mais difícil é.

A minha mãe tem alguns problemas de ansiedade, mas é uma das pessoas para quem estar em casa é um filme. Só se for ao domingo lol
Mas acho que consegui este equilíbrio entre responsabilizá-la sem a alarmar. Já percebeu que tem de estar em casa e tem redobrado os cuidados.

É a única coisa que me preocupa. Se alguém me disser que esta merda vai passar sem a magoar, está tudo bem, perdoem-me o "egoísmo".
A minha mãe tem 90 anos e vai todos os dias lanchar com as amigas. E anda aflita porque nós não a queremos deixar ir.
 

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,886
317
331 casos confirmados....

139 internados.
18 em cuidados intensivos.
8 em estado crítico.

Puta que pariu.
 

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
29,701
49,571
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Alguém sabe se quem trabalha oficialmente e a mando da empresa por teletrabalho tem direito a receber o subsídio de alimentação?
Que diz a lei sobre isso?