Covid-19

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,887
318
Vlk disse:
Já tinha pensado nisso. Será provavelmente tão ou mais util do que continuar à procura dos infectados.

Tens a fonte?
Foi na conferência de imprensa de hoje do Boris Johnson - descobres facilmente no YouTube. Não foi ele que disse, foi o cientista chefe.

Fátima

Arquibancada
26 Setembro 2016
475
0
Mary Antas disse:
Um vizinho meu disse me que ontem no hipermercado aqui perto estava tudo absolutamente tranquilo.

Um pouco demorado nas caixas porque estavam poucas activas, mas nada demais. Poucas pessoas e nem era necessário esperar para entrar porque se andava à vontade lá dentro. Também não faltava praticamente nada nas prateleiras.

Hoje? Pronto. Falou-se em estado de emergência e instalou-se imediatamente o caos. A fila dá a volta ao espaço todo.
Não é bem assim.
Ontem à tarde, precisava de um produto duma marca muito específica e tive de correr vários supermercados. No Minipreço, não havia fila, mas no Mercadona e no Aldi havia uma pequena fila. E no Modelo Continente e Pingo Doce nem consegui entrar, porque a fila era enorme, ia ser para cima de meia hora só para entrar.

8down

Tribuna
9 Agosto 2006
4,665
1,736
Vlk disse:
Já tinha pensado nisso. Será provavelmente tão ou mais util do que continuar à procura dos infectados.

Tens a fonte?
Mas a ideia de procurar os infectados nao foi abandonada hà muito?

emm84

Bancada lateral
22 Outubro 2014
986
728
Morrem, por ano, em Itália, 11 pessoas por mil habitantes.
Itália tem cerca de 66M de habitantes.

Morrem 726.000 pessoas por ano.
Morrem cerca de 2000 pessoas, por dia, em Itália por outros motivos.

Só hoje, morreram 475 pessoas por covid-19.

Não é só uma gripe.

Por favor, cumpram as regras de SP.

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
58
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
E a China que diz ter descoberto uma vacina e que irá ser testada ou já está sendo algo assim.

https://www.jn.pt/mundo/china-diz-ter-desenvolvido-com-exito-vacina-contra-a-covid-19-11945681.html

Realço este excerto "Por outro lado, o vice-diretor da Comissão Municipal de Saúde de Xangai, Yi Chengdong, afirmou que os cientistas chineses desenvolveram uma vacina usando a plataforma genética chamada "mRNA" (RNA mensageiro), que entrará em ensaios clínicos também em abril.
Yi disse que foi desenvolvida com base em proteínas virais derivadas das proteínas estruturais de um vírus.000'

Bem já faz tanto tempo que fiz meu 10º/11° e 12° ano mas lembro que o RNAm tinha como função a síntese proteica e esta ativada pelos "carteiros das células" os ribossomas.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,993
16,423
doors1991 disse:
Este tipo de informação é muito importante.
Nunca nenhuma pandemia a nível mundial se resolveu com quarentenas. O virus está espalhado por toda a parte, até podes controlar uma parte, mas o resto vai continuar com casos. Como vemos basta uma pessoa para em 15 dias estarem 2000 pessoas contaminadas e, aí teriamos que fechar tudo outra vez, etc
Agora se soubermos por exemplo, que 98% dos casos graves são de pessoas com mais de 70 anos e com pelo menos uma patologia associada, podemos controlar essas pessoas em especifico e lentamente recuperar a economia, porque em principio, contágio em pessoas com menos de 70 anos e sem patologias não será uma coisa muito grave.
A médio prazo enquanto não houver uma vacina, pode ser esse o caminho, porque a economia não pode estar parada 6 meses a 1 ano
Quando houver vacina as pessoas dos grupos de risco serão evidentemente as primeiras a ser vacinadas e se calhar muito pessoal mais novo já nem precisa de vacina.
Esta é a minha perspectiva optimista.
A pessimista é que vamos todos morrer todos. :)

A quarentena e o estado de emergência são muito importantes nesta altura para termos isto controlado, e para podermos recolher informação que pode ser usada mais tarde com o minimo de pessoas mortas possível.
Se de repente se verificar que isto atinge toda a gente de forma grave, independentemente da idade e do estado de saúde, temos que estar preparados e não conseguiremos fazê-lo tão facilmente se a situação estiver descontrolada desde o início.
Mas dois ou três meses de informação, em conjunto com o resto dos países europeus, já deve dar para ter uma ideia de como a doença evolui e avaliar outros cenários.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
77,089
53,155
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Celta7 disse:
Espanha -  13910 casos, 623 mortos

Alemanha - 11302 casos, 27 mortes

Não dá para entender esta discrepância nos números.
Recuperados

Espanha 1080
Alemanha 105

Daqui a uma semana já dá para perceber melhor..

D

Dragon_92

Guest
Isto está completamente descontrolado, nenhum país na Europa ainda deu sinal de conseguir conter a epidemia.

A minha esperança é que, de facto, o vírus enfraqueça com o calor, e que no verão isto comece a acalmar. Porque de outra maneira não estou a ver isto a ser controlado...

dragao86

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2014
41,063
20,637
Dragon_92 disse:
Isto está completamente descontrolado, nenhum país na Europa ainda deu sinal de conseguir conter a epidemia.

A minha esperança é que, de facto, o vírus enfraqueça com o calor, e que no verão isto comece a acalmar. Porque de outra maneira não estou a ver isto a ser controlado...
Pior será no Outono se não se contém isto agora!

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
58
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Dragon_92 disse:

Eu ainda não entendi que raio de teoria é essa que o calor inibe a propagação do virus seria algo assim,se assim fosse no Brasil pouco ou nada se passaria,ontem morreu a primeira vitima en SP acabam de falecer mais duas na mesma cidade que é bastante quente por sinal.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,651
28,100
Gaia
dragao86 disse:
Pior será no Outono se não se contém isto agora!
-----------------------------

Os Países têm de por a zeros os infetados porque senao o ciclo ascendente começa outra vez. E hás reinfeçoes.

A China e Macau fazem quarentena forçada a quem chega de fora, porque lá dentro está tudo controlado.

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,747
1,122
sirmister disse:
Recuperados

Espanha 1080
Alemanha 105

Daqui a uma semana já dá para perceber melhor..
Mesmo comparando o nº de mortos com os casos encerrados, a Alemanha tem uma taxa de mortalidade de 20,5% contra 36,5% dos Espanhóis. É uma diferença muito grande.

MrPTGUM

Bancada lateral
23 Agosto 2016
774
1,206
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • José Maria Pedroto
  • André Villas-Boas
Uma questão, amanhã por exemplo quero ir fazer exercício à rua, neste momento estou impedido? Ou ainda vai haver decisões a cerca de quais os deslocamentos que a população poderá fazer?

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
19,450
28,526
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
MrPTGUM disse:
Uma questão, amanhã por exemplo quero ir fazer exercício à rua, neste momento estou impedido? Ou ainda vai haver decisões a cerca de quais os deslocamentos que a população poderá fazer?
Impedido acho que não estás.

Mas por uma questão de bom  senso não o deves fazer.

Mas isto é a opinião de um leigo

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
77,089
53,155
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Celta7 disse:
Mesmo comparando o nº de mortos com os casos encerrados, a Alemanha tem uma taxa de mortalidade de 20,5% contra 36,5% dos Espanhóis. É uma diferença muito grande.
E preciso mais casos encerrados para avaliar.

8down

Tribuna
9 Agosto 2006
4,665
1,736

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,781
18,498
MrPTGUM disse:
A declaração do Estado de Emergência não tem implicações imediatas nem obriga a um agravar das medidas existentes. O que faz é dar ao Governo poderes adicionais para tomar medidas extraordinárias, mas não o obriga a tomar. Ou seja, se o governo entender que é preciso diminuir as deslocações das pessoas, pode fazê-lo, mas não é obrigado a fazer. por isso, tu podes sair à rua para fazer exercício como até agora (deves sempre ter os cuidados que já sabemos).

Isso não quer dizer que amanhã ou depois não possa ser tomadas medidas que te impeçam de ir, mas neste momento podes!