Covid-19

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,515
72
39
Oliveira de Azeméis
dragao86 disse:
Coisas estúpidas nestes dias: presidentes de câmara em casa a fazer video-chamadas skype com o colete da protecção civil vestido!
Qual é a lógica?
Deve ter a ver com o estado de emergência. Os presidentes de CM são também os presidentes da Protecção Civil municipal... e nesta altura - nas suas funções principais - acaba por ser a sua "farda oficial"
 
J

Jorge Pacino

Guest
Uma questão, caso alguém saiba: é possível que o Dybala e outros possam ter de deixar o futebol depois de terem Covid-19? Visto que deixa sequelas permanentes e os pulmões são maus a regenerar...
 

fjpfcp

Dream Team!!
26 Março 2012
29,048
53,215
Conquistas
4
  • Sérgio Conceição
  • Pinto da Costa
  • Deco
  • Hulk
Jorge Pacino disse:
Uma questão, caso alguém saiba: é possível que o Dybala e outros possam ter de deixar o futebol depois de terem Covid-19? Visto que deixa sequelas permanentes e os pulmões são maus a regenerar...
Isso é se ficarem com cicatrizes no pulmão ( fibrose pulmonar ). Mas em princípio isso vai acontecer num número reduzido de pessoas. Esperemos nos.
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
Manageiro de futból disse:
Lamas que ainda por cima fica ao lado de um dos maiores focos da doença actualmente.

Estive no Continente de Esmoriz, Ovar, hoje à hora de almoço e fiquei com uma ideia diferente da tua, as pessoas respeitavam a distância e inclusive até esperavam pela sua vez, por exemplo, para tirar pão.
Tenho estado em Bragança nos últimos dias e também é isso que vejo, o que me tem surpreendido. Ainda hoje, no caminho para o supermercado, não se via vivalma. Parecia uma cidade fantasma. No supermercado idem. Toda a gente bastante responsável e cada vez mais pessoas com mascaras e luvas.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,489
21,292
Gaia
Pavão disse:
Estamos a cumprir o isolamento social? Há pessoas aqui neste fórum que parecem viver numa realidade alternativa...

Saí hoje para fazer umas compras e voltei urgentemente para casa horrorizado com o que vi... No intermarche de santa Maria de lamas, pessoas em cima umas das outras, a tossir, a tocar em todo o lado, a rirem-se de me verem de máscara e luvas de borracha...

Não temos cultura nem educação de saúde pública... Durante anos foi preferível ensinar religião e moral nas escolas.

Vi gente idosa a tossir, mexer no nariz, na boca, enquanto carregavam nos botões do atm e colocavam as mãos em todo o lado.

Estamos com 2 semanas de atraso em relação a Itália ou Espanha, não aprendemos nada com os erros dos outros. Estamos a mandar o povo trabalhar em fábricas que não produzem bens essenciais e onde as pessoas estão fechadas em sítios que serão um festim de contaminação.

Querem uma previsão?

Apontem a data, vai ser pior aqui que em Itália ou em Espanha, à escala claro está. Depois falamos... Continuem a gozar e a brincar com isto
-----------------------

Antes de mais espero e desejo que continues bem depois daquela viagem.
Sobre o que dizes, é bem verdade, temos um povo ainda muito pouco informado, principalmente os mais velhos muito teimosos sempre  com a mania da valentia e do deixa pra lá.
Saúde pública só chegou ás Escolas pra aí há 10 anos de forma envergonhada, mas Religião e Moral e Catequese há sempre.

Por outro lado fico desapontado com a OMS, a UE e os nossos governantes negligenciaram fortemente a situação e cada um no seu grau de responsabilidade deverá responder pela negligência.

Há países que trabalharam muito bem. Uns dez países asiáticos já controlaram internamente a situaçao, e não é preciso serem ditaduras ou regimes autocráticos para impor disciplina como na China ou Mongolia. basta ver uma Democracias como a Coreia do Sul que estao a inverter a situação de tal modo que já está á volta 150  casos novos ( mas atenção que dos 147 novos  mais de 40 são acabadinhos de chegar de fora e vao para quarentena, tal como na China tá a zeros mas recebeu 41 de regresso de aviao e vao para quarentena).

Para finalizar queria realçar o caso Grego que acompanho por lá ter amigos gregos que me disseram ter aplicado as nossas medidas há mais de uma semana. Além disso dizem que o numero de mascaras na populaçao em transportes publicos é uma evidencia. A minha filha também ainda hoje se ligou com um ex namorado que lá está e confirma.

E vejam a Grécia na semana passada estava em casos infetados à nossa frente, e ao longo desta semana  a situação inverteu se. Hoje Portugal tem  1280 (+260 casos novos ) e na Grécia 530 (+35 casos novos).

Claro que o número de testes à populaçao e o número de mortes são indicadores relevantes mas as medidas e as opçoes politicas tomadas no fim disto tudo vão dar lugar a grandes compêndios e teses de Doutoramente.
Mesmo assim ainda é muito cedo para avaliar tudo.
 

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
20,790
35,690
Tenho vista para o Dragão.
Branco disse:
Não percebi o que estás a tentar dizer, terás que te explicar melhor, que meios são esses que pensas que levaram ao sucesso deles ?
És tão conhecedor da realidade Americana, como demonstraste ontem, e agora fazes-te de desentendido?

Promover golpes de estado, criar guerras artificiais, crimes de guerra, chantagens económicas com estados soberanos, etc e tal...
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
Por outro lado:

https://expresso.pt/sociedade/2020-03-21-Covid-19.-Emigrantes-de-volta-a-Portugal-estao-a-furar-quarentena
 

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,207
9,479
Conquistas
7
44
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
grandeporto disse:
-----------------------

Antes de mais espero e desejo que continues bem depois daquela viagem.
Sobre o que dizes, é bem verdade, temos um povo ainda muito pouco informado, principalmente os mais velhos muito teimosos sempre  com a mania da valentia e do deixa pra lá.
Saúde pública só chegou ás Escolas pra aí há 10 anos de forma envergonhada, mas Religião e Moral e Catequese há sempre.

Por outro lado fico desapontado com a OMS, a UE e os nossos governantes negligenciaram fortemente a situação e cada um no seu grau de responsabilidade deverá responder pela negligência.

Há países que trabalharam muito bem. Uns dez países asiáticos já controlaram internamente a situaçao, e não é preciso serem ditaduras ou regimes autocráticos para impor disciplina como na China ou Mongolia. basta ver uma Democracias como a Coreia do Sul que estao a inverter a situação de tal modo que já está á volta 150  casos novos ( mas atenção que dos 147 novos  mais de 40 são acabadinhos de chegar de fora e vao para quarentena, tal como na China tá a zeros mas recebeu 41 de regresso de aviao e vao para quarentena).

Para finalizar queria realçar o caso Grego que acompanho por lá ter amigos gregos que me disseram ter aplicado as nossas medidas há mais de uma semana. Além disso dizem que o numero de mascaras na populaçao em transportes publicos é uma evidencia. A minha filha também ainda hoje se ligou com um ex namorado que lá está e confirma.

E vejam a Grécia na semana passada estava em casos infetados à nossa frente, e ao longo desta semana  a situação inverteu se. Hoje Portugal tem  1280 (+260 casos novos ) e na Grécia 530 (+35 casos novos).

Claro que o número de testes à populaçao e o número de mortes são indicadores relevantes mas as medidas e as opçoes politicas tomadas no fim disto tudo vão dar lugar a grandes compêndios e teses de Doutoramente.
Mesmo assim ainda é muito cedo para avaliar tudo.
Obrigado amigo, estamos bem. Para já, sem febre, a minha mais que tudo teve um pouquito de tosse mas já passou. Esperemos ser dos sortudos.

Concordo contigo em tudo e sublinho... O que está a acontecer e o silêncio total das instituições europeias é a prova que o sonho europeu acabou. Depois do brexit isto é a prova viva que não existe mais um projecto europeu. Cada país está entregue à sua sorte
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,489
21,292
Gaia
Pavão disse:
Obrigado amigo, estamos bem. Para já, sem febre, a minha mais que tudo teve um pouquito de tosse mas já passou. Esperemos ser dos sortudos.

Concordo contigo em tudo e sublinho... O que está a acontecer e o silêncio total das instituições europeias é a prova que o sonho europeu acabou. Depois do brexit isto é a prova viva que não existe mais um projecto europeu. Cada país está entregue à sua sorte
-------------------

Em relação ao comportamento das pessoas a informação e conhecimento é vital. Na quinta feira fui a uma lojinha (com cerca de 170 m2)na Aguda comprar vegatais e fruta e entravam dois de cada vez, na caixa uma moça de mascara e um senhor de idade (dono também de mascara) tudo bem. Cá fora respeito e fila prolongada.

Hoje a minha mulher passou-se com uma velhota no Lidl a  tossir para todo lado na fruta, vegetais, sem máscara e toda arrogante forte como o aço.

Não se vê o inimigo, e quem não vê não tem medo, IGNORÃNCIA é isto.
 

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,315
17,794
grandeporto disse:
-------------------

Em relação ao comportamento das pessoas a informação e conhecimento é vital. Na quinta feira fui a uma lojinha (com cerca de 170 m2)na Aguda comprar vegatais e fruta e entravam dois de cada vez, na caixa uma moça de mascara e um senhor de idade (dono também de mascara) tudo bem. Cá fora respeito e fila prolongada.

Hoje a minha mulher passou-se com uma velhota no Lidl a  tossir para todo lado na fruta, vegetais, sem máscara e toda arrogante forte como o aço.

Não se vê o inimigo, e quem não vê não tem medo, IGNORÃNCIA é isto.
Não é só o conhecimento que é fundamental é o respeito também. Há muita gente que não percebe o que está a acontecer mas respeita!
 

pauletaoaz

Tribuna
13 Julho 2015
4,255
2,918
Conquistas
4
  • Sérgio Conceição
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
  • Campeão Nacional 19/20
fjpfcp disse:
Isso é se ficarem com cicatrizes no pulmão ( fibrose pulmonar ). Mas em princípio isso vai acontecer num número reduzido de pessoas. Esperemos nos.
Pelo menos até agora nos casos de pessoas que não têm que ir parar aos cuidados intensivos não parece haver sequelas a longo prazo.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

 

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,414
18,913
Os EUA continuam na sua subida exponencial.

Daqui a 1 a 2 semanas vamos ver o resultado da queima das fitas dos jovens prodígios do país.

Make America Great Again!!!
 

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,315
17,794
Absolution disse:
Os EUA continuam na sua subida exponencial.

Daqui a 1 a 2 semanas vamos ver o resultado da queima das fitas dos jovens prodígios do país.

Make America Great Again!!!
As seguradoras agradecem. Os doentes assim vão todos!
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,261
4,896
Conquistas
1
  • Junho/18
Ripas disse:
És tão conhecedor da realidade Americana, como demonstraste ontem, e agora fazes-te de desentendido?

Promover golpes de estado, criar guerras artificiais, crimes de guerra, chantagens económicas com estados soberanos, etc e tal...

Não sei se isso que referes não lhes criou mais problemas do que lhes trouxe sucesso, gastaram triliões de dólares e as coisas ainda ficaram piores, se a tua ideia fosse apontar negativos aos EUA eu tenderia a concordar contigo, mas correlacionar o sucesso deles com as piores decisões que tomaram isso já não faz qualquer sentido.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,127
39,797
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
grandeporto disse:
-------------------

Em relação ao comportamento das pessoas a informação e conhecimento é vital. Na quinta feira fui a uma lojinha (com cerca de 170 m2)na Aguda comprar vegatais e fruta e entravam dois de cada vez, na caixa uma moça de mascara e um senhor de idade (dono também de mascara) tudo bem. Cá fora respeito e fila prolongada.

Hoje a minha mulher passou-se com uma velhota no Lidl a  tossir para todo lado na fruta, vegetais, sem máscara e toda arrogante forte como o aço.

Não se vê o inimigo, e quem não vê não tem medo, IGNORÃNCIA é isto.
Se calhar no final disto as pessoas passem a dar mais importância ás lojinhas de bairro, era bom revitalizar esse comercio em detrimento das grandes superficies.
 

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
20,790
35,690
Tenho vista para o Dragão.
Branco disse:
Não sei se isso que referes não lhes criou mais problemas do que lhes trouxe sucesso, gastaram triliões de dólares e as coisas ainda ficaram piores, se a tua ideia fosse apontar negativos aos EUA eu tenderia a concordar contigo, mas correlacionar o sucesso deles com as piores decisões que tomaram isso já não faz qualquer sentido.
Hehehe
Essa tua "ingenuidade" é deliciosa.
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,261
4,896
Conquistas
1
  • Junho/18
Ripas disse:
Era a mesma coisa que eu dizer que o que tornou a Noruega rica foi o facto de terem feito algo que provavelmente os prejudicou, não fará mais sentido que esse país tenha conseguido ter sucesso apesar desse disparate e não por causa disso, a menos que me apontes uma correlação entre o enriquecimento da Noruega e essa decisão.

Agora faz o mesmo entre o que apontaste e os EUA e vê se faz sentido.