Covid-19

CubaLibre

Bancada lateral
10 Junho 2019
995
1
Para além do aumento no número de atletas...ainda diziam que havia muito sedentarismo... Será que há um vírus nos cães que afecta os seus sistemas urinários?? É que coitadinhos...vão à rua 20x para mijar, alguns até tremem das patitas  já nem aguentam...

pauletaoaz

Tribuna Presidencial
13 Julho 2015
5,044
4,033
Conquistas
4
  • Sérgio Conceição
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
  • Campeão Nacional 19/20
tripeiro_de_gema disse:
O Coronavírus já circulava desde Novembro por Wuhan e o pico foi se prolongando até Janeiro e inícios de Fevereiro, o vírus até lá teve muito tempo para se espalhar.
Ou vais dizer que a China impôs medidas rígidas desde de Novembro? Então se for assim o caso, é uma prova evidente de como a China andou a enganar à OMS e ao mundo.
O que eu observo para já é que a Espanha e Itália estão a desmontar a farsa chinesa.
Não há datas concretas de como e quando o vírus apareceu. A Espanha e Itália estão a desmontar a farsa chinesa ou são o exemplo daquilo que não deve ser feito? Suponho então que Alemanha, Coreia, Japão, entre outros que souberam controlar isto são uma farsa também e andam a aldrabar números.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
12,960
7,051
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Almadedragao disse:
Sem dúvida!

Também convém não esquecer que a China só começou a enrijecer as medidas de contenção depois de cidadãos divulgarem videos de pessoal a cair na rua como pardais. Até lá foram quase dois meses com a China a enganar o mundo inteiro.

E depois, é muito mais fácil numa ditadura comunista implementar medidas de recolher obrigatório do que nos países ocidentais. Haja um pouco de noção na hora de comparar os dois mundos.

Tou a ler aqui muitos elogios á China, quando na verdade a factura deste flagelo devia ser passada a eles.
Estamos a falar de um vírus que circulava por Wuhan desde de Novembro, e o seu pico ainda se prolongou até Janeiro e Fevereiro, ou seja, visto a velocidade como isto se propaga, o vírus teve bastante tempo para se propagar por toda a cidade por quase toda a província de Hubei e o vírus também se propagar por províncias adjacentes.
Só mesmo há uma semana ou duas semanas é que pico na China foi diminuindo e ainda assim há mais 3000 casos activos.

Vamos ser intelectualmente honestos.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,990
6,684
simao977 disse:
Sendo eu um puto de 21 anos, admito que não tem sido fácil estar fechado em casa desde dia 14 de março, sem pôr um único pé na rua. E não tenho Playstation nem aprecio de sobremaneira ler nem ver televisão, sem ser desporto. Ah e trabalho por teletrabalho das 9h às 18h. Lá está, não é fácil, ainda por cima sou dos que gosta de sair e estar com os amigos.
Mas tenho a noção que é um mal necessário para, quando puder sair, o fazer com a segurança e "higiene" e sem ter de lamentar mortes (de familiares e não só). E que, por muito que custe, e tenho a esperança, mesmo que inocente, de poder sair de casa brevemente sem problemas, provavelmente esta situação se vai prolongar pelo menos um mês (a quarentena).
E caso os mais velhos tivessem todos esta noção e esta responsabilidade cívica, não teríamos tantos problemas que estamos a ter e iremos ter. Mesmo o meu pai está a levar isto demasiado na desportiva, tal como um tio meu. E certamente não serão casos únicos.
Posto isto, não façam dos jovens uns irresponsáveis e inconscientes, até porque acho que os jovens vão tendo mais consciência cívica que as gerações mais velhas, mesmo que faltem outras coisas...
Não se trata de ser irresponsável e inconsciente. Neste momento, a coisa aguenta-se bem. Mas se a situação económica aperta, como é inevitável, e a quarentena se prolonga por demasiado tempo... tenho a certeza que os jovens vão dizer: "pqp, quero trabalhar, quero ir ter com a minha namorada, quero estar com os meus amigos, estou farto disto"
Se a coisa durar meses, vai haver cada vez mais gente a confrontar as autoridades na rua. Hoje vi o video dum ciclista espanhol a discutir com a polícia por não o quererem deixar ir para o trabalho. E nem quinze dias passaram ainda desde a quarentena! Daqui a dois meses, se ainda estivermos nisto, essas situações vão obviamente multiplicar-se.

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
12,960
7,051
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
pauletaoaz disse:
Não há datas concretas de como e quando o vírus apareceu. A Espanha e Itália estão a desmontar a farsa chinesa ou são o exemplo daquilo que não deve ser feito? Suponho então que Alemanha, Coreia, Japão, entre outros que souberam controlar isto são uma farsa também e andam a aldrabar números.

Eu não sei quem tu queres enganar.
Por acaso existe uma data concreta é só ires aos relatórios da OMS, que o dia 17 de Novembro de 2019 que se falou do primeiro infectado por Coronavírus, que era um homem de 55 anos que era residente de Wuhan. Pelo menos foi nesse dia que a China informou a OMS sobre este novo Coronavirus.

pauletaoaz

Tribuna Presidencial
13 Julho 2015
5,044
4,033
Conquistas
4
  • Sérgio Conceição
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
  • Campeão Nacional 19/20
Almadedragao disse:
Sem dúvida!

Também convém não esquecer que a China só começou a enrijecer as medidas de contenção depois de cidadãos divulgarem videos de pessoal a cair na rua como pardais. Até lá foram quase dois meses com a China a enganar o mundo inteiro.

E depois, é muito mais fácil numa ditadura comunista implementar medidas de recolher obrigatório do que nos países ocidentais. Haja um pouco de noção na hora de comparar os dois mundos.

Tou a ler aqui muitos elogios á China, quando na verdade a factura deste flagelo devia ser passada a eles.
Sim o facto de políticos como o Trump, Bolsonaro e outros apesar dos alertas científicos terem ignorado o vírus é da China. O facto dos Portugueses em quarentena irem para a praia é da China. Os factos de Itália e Espanha terem perdido o controlo do vírus porque demoraram semanas a implementar medidas apesar de já terem a China como exemplo do que o vírus podia causar é da China.
Sim a China pode ser culpada do vírus ter começado lá e ter omitido informação, agora não pode ser culpada pela incompetência dos líderes ocidentais. Em Janeiro já toda a gente sabia que havia um virus da china com alto risco de contágio e que tinha uma taxa de mortalidade que não era assim tão baixa. O que se fez para impedir que se espalhasse por cá? Nada. Tivesse havido tomates para fechar imediatamente fronteiras com a China, e nada disto teria acontecido. Alguém duvida que se o vírus tivesse tido origem no Uganda ou no Nicaragua, este não tinha ficado por la?
A China e culpada de muita coisa, mas nunca pode ser culpada pelas mas decisões que grande parte dos líderes ocidentais foram tomando uns atrás dos outros.

pauletaoaz

Tribuna Presidencial
13 Julho 2015
5,044
4,033
Conquistas
4
  • Sérgio Conceição
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
  • Campeão Nacional 19/20
tripeiro_de_gema disse:
Eu não sei quem tu queres enganar.
Por acaso existe uma data concreta é só ires aos relatórios da OMS, que o dia 17 de Novembro de 2019 que se falou do primeiro infectado por Coronavírus, que era um homem de 55 anos que era residente de Wuhan.
Não tinha conhecimento da data e não quero enganar ninguém, mas estao a China comunicou a existência do virus em Novembro e por cá até finais de Fevereiro não se fez nada. E a culpa e da China e não da OMS e líderes ocidentais que foram dia após dia desvalorizando o vírus e não fizeram nada.

Juary

Tribuna Presidencial
24 Maio 2013
10,009
3,074
Branco disse:
A dúvida dos nossos números (e já agora de quaisquer outros) é sempre saber se estamos a testar potenciais infectados a um ritmo necessário, se estivermos então parecemos seguir o caminho correcto e temos o pico mais cedo do que se pensava, estamos uns 5 a 6 dias à frente da Espanha no abrandamento dos casos.

A este ritmo talvez no fim da terceira semana de Abril comecem a diminuir os casos, com números entre os 15 a 20 mil como tecto máximo e por volta de 300 a 350 óbitos.
Para mim é claro, os números depende dos testes que estão a ser feitos.
E para mm há mais infectados, só que não são testados, porque são casos mais ligeiros, e então deixa andar.
Deviam de testar o mais cedo possível, todos que chegam aos centros de saúde, com sintomas, deviam ser testados e não mandados para casa

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
13,739
24,015
34
Vila Das Aves
Ui e o nosso Costinha a fazer visitas ao hospital rodeado (bem de perto) de pessoal.

Assim mesmo, a dar o exemplo.

#costabem

Puta que pariu, quero ver se vai lavar as mãos como foi com os incêndios...

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
12,960
7,051
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
pauletaoaz disse:
Não tinha conhecimento da data e não quero enganar ninguém, mas estao a China comunicou a existência do virus em Novembro e por cá até finais de Fevereiro não se fez nada. E a culpa e da China e não da OMS e líderes ocidentais que foram dia após dia desvalorizando o vírus e não fizeram nada.

Se não estás a enganar ninguém, então não sabes do que estás a falar.
A China informou ainda em Janeiro que o Covid-19 não era contagioso e nessa altura já havia mais de 40 mil casos.
E curioso nessa altura que a China, ao contrário da Itália, quando "tomou medidas rígidas" não suspendeu voos para outros países, ou estarei enganado?

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,780
18,497
Almadedragao disse:
Eu não vou aqui defender a China mas acho que algumas críticas são injustas. Houve muita informação que circulou inicialmente acerca do número de mortos na China que ultrapassava as dezenas de milhares e de fotos que andaram a circular que não eram verdadeiras.

Depois, quando o primeiro caso apareceu, dificilmente se poderia pensar que se tratava de um novo vírus. Eu não tenho dúvidas que só mais tarde se ponderou essa hipótese e que descobri-lo não terá sido fácil.

Acho que não há dúvidas que o vírus começou na China e que não é por acaso que este tipo de vírus começa sempre em países asiáticos. Mas devemos olhar não para isso com uma mentalidade de a culpa é vossa, mas sim numa de vamos ver o que está a acontecer para ajudar a que não volte a acontecer.

Sobre a forma como a China se fechou e procurou abafar o caso, uma atitude descriminatória não vai ajudar a que eles sejam mais abertos à situação quando isto voltar a acontecer.

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,343
9,859
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
pauletaoaz disse:
Sim o facto de políticos como o Trump, Bolsonaro e outros apesar dos alertas científicos terem ignorado o vírus é da China. O facto dos Portugueses em quarentena irem para a praia é da China. Os factos de Itália e Espanha terem perdido o controlo do vírus porque demoraram semanas a implementar medidas apesar de já terem a China como exemplo do que o vírus podia causar é da China.
Sim a China pode ser culpada do vírus ter começado lá e ter omitido informação, agora não pode ser culpada pela incompetência dos líderes ocidentais. Em Janeiro já toda a gente sabia que havia um virus da china com alto risco de contágio e que tinha uma taxa de mortalidade que não era assim tão baixa. O que se fez para impedir que se espalhasse por cá? Nada. Tivesse havido tomates para fechar imediatamente fronteiras com a China, e nada disto teria acontecido. Alguém duvida que se o vírus tivesse tido origem no Uganda ou no Nicaragua, este não tinha ficado por la?
A China e culpada de muita coisa, mas nunca pode ser culpada pelas mas decisões que grande parte dos líderes ocidentais foram tomando uns atrás dos outros.

E o que é que a China fez de Novembro até Janeiro? O que é que o Trump e o Bolsonaro têm a ver com o que a China NÃO FEZ durante o período em que deviam ter contido a epidemia dentro de portas?

Só não percebo é porque tens de ir buscar o Trump e o Bolsonaro quando se debate a China. Ou melhor, percebo, mas não te fica bem.

pauletaoaz

Tribuna Presidencial
13 Julho 2015
5,044
4,033
Conquistas
4
  • Sérgio Conceição
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
  • Campeão Nacional 19/20
tripeiro_de_gema disse:
A China informou ainda em Janeiro que o Covid-19 não era contagioso e nessa altura já havia mais de 40 mil casos.

E passado uma semana disso a 20 de Janeiro foi confirmado que havia evidências de transmissão entre humanos. A partir daí porque é que durante mês e meio que foi +- o tempo até ao surto na Europa não se fez nada? Foi culpa da China também?
Eu não estou aqui a defender a China, agora o que se passa na Europa é inteira culpa dos governos europeus que perante as evidências que censuradas ou não vindas da China não tomaram medidas nenhumas, sendo que alguns deles nem depois do surto em Itália tomaram medidas imediatas

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
24,166
42,409
Conquistas
4
43
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
tripeiro_de_gema disse:
E curioso nessa altura que a China, ao contrário da Itália, quando "tomou medidas rígidas" não suspendeu voos para outros países, ou estarei enganado?

Engraçado que no Facebook da WHO no mesmo dia tens este post:

Qualquer coisa aqui não bate certo.

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
12,960
7,051
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
pauletaoaz disse:
E passado uma semana disso a 20 de Janeiro foi confirmado que havia evidências de transmissão entre humanos. A partir daí porque é que durante mês e meio que foi +- o tempo até ao surto na Europa não se fez nada? Foi culpa da China também?
Eu não estou aqui a defender a China, agora o que se passa na Europa é inteira culpa dos governos europeus que perante as evidências que censuradas ou não vindas da China não tomaram medidas nenhumas, sendo que alguns deles nem depois do surto em Itália tomaram medidas imediatas

Se não estás a defender a China, estás a pôr paninhos às responsabilidades chinesas.
Se a China é um exemplo como tu falas, então explica-me porque a China não suspendeu voos, nem encerrou temporariamente fronteiras, ao contrário do que os vários da países ocidentais estão a fazer?

Quanto à Europa, já nessa altura já havia casos de Covid-19. Talvez houve culpas nos líderes ocidentais, mas muitos deles também confiaram nas informações enviadas pelas autoridades chinesas à OMS. Se a China tivesse sido mais transparente e menos negligente talvez hoje em dia o Covid 19 teria sido muito mais facilmente controlado.

Explica-me como é que se conseguiu controlar o Ébola, a Gripe A e o SARS-1-2002?

pauletaoaz

Tribuna Presidencial
13 Julho 2015
5,044
4,033
Conquistas
4
  • Sérgio Conceição
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
  • Campeão Nacional 19/20
Almadedragao disse:
E o que é que a China fez de Novembro até Janeiro? O que é que o Trump e o Bolsonaro têm a ver com o que a China NÃO FEZ durante o período em que deviam ter contido a epidemia dentro de portas?

Só não percebo é porque tens de ir buscar o Trump e o Bolsonaro quando se debate a China. Ou melhor, percebo, mas não te fica bem.
Em primeiro lugar é muito difícil perceber aos primeiros casos o que é que se passa, num país com biliões de habitantes. Se ainda hoje é difícil detectar os portadores desse vírus, acho injusto também estar aqui a dizer que devia ter sido feito x ou y quando ainda nem se sabia o que andava ali a acontecer. A partir de Janeiro a China foi impondo medidas que impediram que o vírus se espalhasse pelo país em grande escala, logo se eles conseguiram isso mesmo sendo os primeiros, como e que os líderes ocidentais nada fizeram? Bastava terem fechado imediatamente as fronteiras com a China, que o vírus provavelmente ainda lá andava e seria problema deles. Com censura ou não do que vem da China houve mais que tempo deste lado para se tentar evitar ou pelo menos atrasar a situação em que estamos hoje.

Xabiote

Bancada central
25 Maio 2014
1,335
616
Conquistas
3
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
Pavão disse:
Eu irei preparar o meu escritório de advocacia para, finda esta crise, quem quiser, processar criminal e pôr responsabilidade civil o estado português e estes políticos. Chega da incompetência na gestão de cargos públicos não ser responsabilizada.

Andaram a dizer que o país estava pronto, anda a dizer que não falta nada nos hospitais... Andam a mentir e aldrabar para esconder a incompetência que demonstram, com medidas sempre a correr atrás do prejuízo.
Porque nós, cidadãos, temos cumprido escrupulosamente as indicações do governo!

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,343
9,859
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
pauletaoaz disse:
Em primeiro lugar é muito difícil perceber aos primeiros casos o que é que se passa, num país com biliões de habitantes. Se ainda hoje é difícil detectar os portadores desse vírus, acho injusto também estar aqui a dizer que devia ter sido feito x ou y quando ainda nem se sabia o que andava ali a acontecer.
Então e o mesmo não pode ser dito dos países ocidentais? Porque é que és tão lesto a desculpar os chineses e tão agressivo a atacar os USA e Brasil ?

Se a China não tivesse passado dois meses a dar informações erradas á comunidade internacional, desvalorizando por completo o flagelo, talvez os líderes ocidentais optassem por outras medidas atempadamente, nunca esquecendo que no Ocidente há democracias que garantem direitos individuais e não ditaduras como a China, e como tal, cá é muito mais complicado impor medidas de restrição de liberdade como lá.

Xabiote

Bancada central
25 Maio 2014
1,335
616
Conquistas
3
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
A crítica que faço à China é o facto de não ser a primeira vez que este tipo de vírus surge nos seus famosos mercados de animais! Este tipo de mercado devia de ter sido proibido há muito tempo.