Covid-19

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,551
21,501
Gaia
jaco250 disse:
Enquanto toda a gente olha para os USA, vejo ali a Turquia a ter um aumento brutal do numero de casos.
--------

E eu que cheguei a dizer que o ERdogan estava a martelar?
O aeroporto é uma coisa descomunal dos maiores do mundo estranhava que há 2 semanas tivesse um nro residual de casos. Afinal estavam atrasados.

E vão ter sorte porque o tráfego aéreo está quase fechado.

 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,551
21,501
Gaia
Mirif disse:
Devem andar a aumentar o número de pessoas afectas esse serviço no continente, pois ontem já consegui entrega para a próxima quinta-feira.
-----------------

Tenho um vizinho cujos pais fizeram a encomenda a partir do Alentejo e voilá em menos de uma semana já cá canta, eu fiz uma encomenda dia 18 de março vou receber a 12 de Abril.

Até lá mercearias.
 

mifisarte

Tribuna Presidencial
19 Abril 2018
6,813
5,043
Conquistas
5
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Pinto da Costa
  • Hulk
sirmister disse:
É uma boa medida.

Eu faço as compras numa mercearia pequena não tenho filas.
Aqui também, talho, mercearia e mercado de bairro, é o que temos para evitar filas nos super e hipermercados.
 

Juary

Tribuna Presidencial
24 Maio 2013
9,023
2,183
mifisarte disse:
Aqui também, talho, mercearia e mercado de bairro, é o que temos para evitar filas nos super e hipermercados.
Porque não usas, cupoes e descontos e mais cupoes e mais descontos,....:D :)
 

mifisarte

Tribuna Presidencial
19 Abril 2018
6,813
5,043
Conquistas
5
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Pinto da Costa
  • Hulk
Juary disse:
Porque não usas, cupoes e descontos e mais cupoes e mais descontos,....:D :)
Pelo contrário amigo, até estou a pagar quase tudo mais caro, mas nada paga chegar lá pegar, pagar e vir embora, com contacto reduzido ao mínimo! ;)
 

Mary Antas

Tribuna
20 Abril 2018
2,815
4,396
Assusta-me e deixa-me arrepiada histórias como a que o @grandeporto contou - um grande abraço já agora.

A ideia de que uma pessoa pode sair para uma ambulância ou entrar num hospital e essa poder ser a última vez em que os familiares a vêem...
Não há visitas, não há despedidas...o caixão nem abre, e as cerimónias fúnebres, quando as há, são muito limitadas. Isto depois tem implicações psicológicas e emocionais fortíssimas. Um luto já é uma sova, isto é uma tortura medieval.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,493
13,686
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Experiência pessoal de idas a locais de compras nas duas últimas semanas;
Continente - ex. Carrefour Gaia - estive na fila mas desisti era enorme - fui espreitar o movimento lá dentro e tinha pouca gente. Conclusão; má gestão dos vigilantes no acesso.
Auchan Arrábida - não havia filas para entrar, entrava-se logo mas estava um vigilante a observar o movimento dentro e saidas. Foi rápido e fácil.
LIDL Maia - nem pensar, muita gente à espera e não há nas caixas sistema de um a um, as pessoas amontoam-se.
Froiz - Shopping Cidade Porto - sempre filas mas rápido - civismo cá fora no espaço entre as pessoas e lá dentro.
Mercadona Maia - excelente - na saída tem um local para lavar as mãos com gel de álcool. último local onde fui na 3ª Feira passada. E vou voltar esta 3ª Feira próxima antes de voltar da Maia ao Porto.
O Froiz e o shopping cidade do porto andam desprezados embora fiquem a 5m da minha 1ª casa. razão? vou ao mercadona antes do trajeto Maia-Porto e tenho tabaco para um mês logo a tabacaria do shopping não tem tido a minha presença.
Andas do Porto para a Maia e da Maia para o Porto? Vou no sábado ao fim do dia e regresso na 3ª Feira pelo início da tarde - só tenho contacto com uma pessoa e ela também só comigo. Tenho tido juízo.
 

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,034
9,770
Mary Antas disse:
Assusta-me e deixa-me arrepiada histórias como a que o @grandeporto contou - um grande abraço já agora.

A ideia de que uma pessoa pode sair para uma ambulância ou entrar num hospital e essa poder ser a última vez em que os familiares a vêem...
Não há visitas, não há despedidas...o caixão nem abre, e as cerimónias fúnebres, quando as há, são muito limitadas. Isto depois tem implicações psicológicas e emocionais fortíssimas. Um luto já é uma sova, isto é uma tortura medieval.
Partilho desse medo.

Penso nisso todos os dias.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,846
5,988
45
Lisboa
Raba disse:
Que os médicos normalmente usam pouco material de protecção até é verdade. Mas não com o covid-19. E ainda mais errado é dizeres que não falta material. Falta e falta muito.

.....
A maioria dos primeiros casos de médicos infetados em meio Hospitalar não usaram mascaras por negligência. Sei por experiência própria de várias ocorrências dessas. Só quando começaram a ver a realidade à frente dos olhos é que acordaram. A maioria dos médicos à uma semana a trás não usavam protecção nenhuma (por opção própria!), e agora tentam andar protegidos até aos dentes seja em que enquadramento for (urgência ou consulta externa). Isto para mim são evidências do dia a dia (sim continuo a trabalhar em meio Hospitalar). Vivo em Lisboa, portanto ou as coisas onde vives são muito diferentes ou não percebo...

Nos 2 principais Hospitais de Lisboa que recebem doentes do COVID até hoje não faltou material de protecção. Mas eu explico-te o que é que mudou, é que antes as caixas onde estavam as máscaras estavam sempre cheias com tudo à mão de semear, na altura em que ninguém lhes tocava. Pois agora todos querem ter uma infinidade de máscaras e elas já não estão lá para serem gastas como se fossem lenços de papel. Estão RACIONADAS, e isto não quer dizer que não estejam lá, quer dizer que estão contadas à unidade para que não haja desperdício (mais ainda para os EPIs).

Raba disse:
....
Não é por acaso que as ordens dos médicos, enfermeiros e farmacêuticos já vieram a campo praticamente chamar lunático ao PM. Irresponsável e perigoso é o que ele é.
Não me merecem grande credibilidade. Não por estarem a mentir mas por estarem a empolar situações que podem acontecer num ou noutro local mas que não são nem pouco mais ou menos a norma, pelo menos ao dia de hoje.

Muito menos as dezenas de relatos que hoje inundam o Facebook como aquela que se queixava do Costa mas afinal se tinha infectado num Hospital privado ou a dos sacos de Santo Tirso que já queria andar a brincar com os EPIs antes do Hospital ser referência para o COVID.


Raba disse:
.....

Dizer que não falta nada nem vai faltar no SNS é uma acefalia, uma mentira irresponsável e devia obrigar o PM a colocar o lugar à disposição.
...
Nunca disse que não ia faltar, antes pelo contrário sempre reforcei essa possibilidade.
 

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
3,525
2,671
JDdRP disse:
Será mais fácil recuperar a economia do que vidas, diz Bill Gates

O co-fundador da Microsoft e filantropo comentou os posicionamentos de líderes mundiais como Donald Trump.



O co-fundador da Microsoft e filantropo Bill Gates deu uma entrevista ao TED Tuesday onde comentou os posicionamentos de preocupação com economia de líderes mundiais como o Presidente dos EUA, Donald Trump, em relação ao surto de Covid-19.

“Não há um equilíbrio e é muito difícil dizer às pessoas ‘Olhem, continuem a ir a restaurantes, comprem novas casas, ignorem os corpos empilhados no canto. Queremos que continuem a gastar porque há um político que pensa que o crescimento do produto interno bruto é a única coisa que conta’. É muito irresponsável para alguém sugerir que podemos ter o melhor dos dois mundos”, apontou Gates (via Recode).

O co-fundador da Microsoft não se ficou por aqui e, apesar de admitir que a economia sofrerá com o isolamento que tem sido aconselhado para lidar com o  surto de Covid-19, notou que as perdas humanas serão mais difíceis de suportar. “O efeito económico disto é muito dramático. Não aconteceu nada como isto à economia no nosso tempo de vida. Mas recuperar a economia… é algo mais reversível do que trazer as pessoas de volta à vida. Por isso vamos ter de suportar a dor da dimensão económica - uma dor enorme - de forma a minimizar a dor na dimensão das doenças e da morte”, afirmou Gates.

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com/tech/1441856/sera-mais-facil-recuperar-a-economia-do-que-vidas-diz-bill-gates

@Dagerman , basicamente é isto.
Posta a questão nestes termos o Gates tem razão, porque vidas perdidas não se recuperam nunca, e uma economia, pelo menos teoricamente, pode sempre recuperar, mesmo depois duma queda colossal.
O que eu digo é que essa queda enorme também vai custar muitas vidas, e que o saldo final, após a recuperação, pode bem ser ainda pior em termos de mortalidade.
O problema é que estamos num dilema terrível: ou salvamos vidas (todas as que forem possíveis, claro) ou "salvamos" a economia. Não parece ser possível conseguir as duas coisas. Os políticos decidiram adoptar as recomendações dos cientistas e dos médicos, até porque defender o contrário seria suicídio político (deixar morrer pessoas que podiam ser salvas para não afectar a economia é uma posição, como se compreende, que não dá votos em país nenhum!). O problema é que essas recomendações dos virologistas, médicos etc. (que dum ponto de vista estritamente médico/sanitário farão sentido) vão ter na economia consequências que esses cientistas não previam, porque não percebem nada (nem têm de perceber) do modo como funciona uma economia global. E essas consequ~encias podem vir a ser muito mais mortíferas do que o próprio covid-19. Ou seja, continuo na minha: o covid-19 vai matar milhares, mas uma depressão pior do que a 1929 pode matar milhões. Mas isto é apenas um palpite da minha parte, porque na verdade neste momento ninguém pode dizer com certeza qual seria o caminho certo. Há demasiada incerteza: não sabemos como é que o vírus se vai comportar com tempo mais seco, que mutações vai ter, etc. E portanto até admito que daqui a um ano eu possa estar a dizer: afinal tinhas razão, crl! Acho pouco plausível, mas não descarto que as pessoas que defendem a táctica da quarentena possam vir a ter razão. Daqui a dois ou três meses já se vai conseguir ver melhor.

P.S. E outra coisa, o Bill gates está a ser completamente demagógico e alarmista com essa treta das pilhas de cadáveres na esquina. Isso não acontece em lado nenhum. Ao vir com esse cenário, o bill gates só parece é estar querer causar o pânico, incutir medo nas pessoas, se calhar para condicionar o comportamento delas e tirar proveito de alguma maneira. O bill gaitas parece-me um tipo muito esperto, mas acho que ele não diz tudo o que sabe.
 

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
5,605
4,390
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
grandeporto disse:
Faleceu ontem  no Algarve um antigo amigo. ex-proprietario de uma Farmácia em Gaia (que vendeu para ir viver para o Algarve) e do Externato Pedro Nunes que faliu há cerca de 11 anos na crise. Contraiu o virus com alguem vindo de Italia.

Tinha quase 60 anos era saudavel. A mulher também minha amiga, dormiu com ele e partilhou com ele comida e a casa até agora fez 3 testes está negativa.

Falei hoje com ela duas vezes hoje está fisicamente impecavel, mas psicologicamente arrasada.
Revoltada porque quem contagiou o marido e mais duas ou 3 pessoas veio da Italia não fez quarentena e há cerca de 2 semanas disseram lhe que se estava bem nao precisava de ficar em casa.
Infelizmente nem sequer teve direito a uma cerimonia foi cremada e os dois filhos (um deles Médico no Santos Silva)
nunca mais o viram.
Muita força. Essa historia desse criminoso que não fez quarentena dá-me a volta ao estômago. Conheço vários portugueses aqui residentes que regressaram recentemente de Portugal e eles próprios fizeram quarentena por uma questão de respeito pela sociedade.
 

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,018
9,408
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Quando se tem uma das maiores fortunas do mundo, é fácil colocar a economia num plano secundário e "romantizar" o assunto. As pessoas que estão a ver o seu emprego a fugir e a conta bancária com cada vez menos dígitos, talvez tenham uma opinião diferente sobre o assunto.

Não estou com isto a desvalorizar o valor da Vida vs Dinheiro, mas as opiniões de famosos e bilionários têm sempre de ser enquadradas no contexto deles.
 

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
27,357
40,123
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Dagerman disse:
Posta a questão nestes termos o Gates tem razão, porque vidas perdidas não se recuperam nunca, e uma economia, pelo menos teoricamente, pode sempre recuperar, mesmo depois duma queda colossal.
O que eu digo é que essa queda enorme também vai custar muitas vidas, e que o saldo final, após a recuperação, pode bem ser ainda pior em termos de mortalidade.
O problema é que estamos num dilema terrível: ou salvamos vidas (todas as que forem possíveis, claro) ou "salvamos" a economia. Não parece ser possível conseguir as duas coisas. Os políticos decidiram adoptar as recomendações dos cientistas e dos médicos, até porque defender o contrário seria suicídio político (deixar morrer pessoas que podiam ser salvas para não afectar a economia é uma posição, como se compreende, que não dá votos em país nenhum!). O problema é que essas recomendações dos virologistas, médicos etc. (que dum ponto de vista estritamente médico/sanitário farão sentido) vão ter na economia consequências que esses cientistas não previam, porque não percebem nada (nem têm de perceber) do modo como funciona uma economia global. E essas consequ~encias podem vir a ser muito mais mortíferas do que o próprio covid-19. Ou seja, continuo na minha: o covid-19 vai matar milhares, mas uma depressão pior do que a 1929 pode matar milhões. Mas isto é apenas um palpite da minha parte, porque na verdade neste momento ninguém pode dizer com certeza qual seria o caminho certo. Há demasiada incerteza: não sabemos como é que o vírus se vai comportar com tempo mais seco, que mutações vai ter, etc. E portanto até admito que daqui a um ano eu possa estar a dizer: afinal tinhas razão, crl! Acho pouco plausível, mas não descarto que as pessoas que defendem a táctica da quarentena possam vir a ter razão. Daqui a dois ou três meses já se vai conseguir ver melhor.

P.S. E outra coisa, o Bill gates está a ser completamente demagógico e alarmista com essa treta das pilhas de cadáveres na esquina. Isso não acontece em lado nenhum. Ao vir com esse cenário, o bill gates só parece é estar querer causar o pânico, incutir medo nas pessoas, se calhar para condicionar o comportamento delas e tirar proveito de alguma maneira. O bill gaitas parece-me um tipo muito esperto, mas acho que ele não diz tudo o que sabe.
O Bill Gates já  estava a prever uma coisa assim em 2016..
 

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
5,605
4,390
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Mr.Ribeiro 46 disse:
O alarmante em alguns países (incluindo cá) é que ainda não se percebeu que o mais importante é testar em massa e apanhar os casos o mais cedo possível para evitar a propagação.
Obviamente que uma quarentena de 2 meses não é sustentável, até a de 1 beira o insustentável.
Este espaço de tempo devia estar a servir para arranjar um porradão de testes.
100% de acordo. Testem, testem e voltem a testar. Identificar os casos e isolar os possiveis focos de contagio. Isto de quarentenas não é sustentável. Mas como sempre a Europa corre muito atrás. Para quem teve umas 6 semanas de avanço não consigo perdoar
 

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
27,357
40,123
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Quarentena tem de ser obrigatória. Ainda para mais vem aí a época dos Santos e festas populares.. Santo  Antonio, São João, Senhor de Matosinhos, etc..

Levantar a quarentena nesta época vai ser um desastre..
 

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
DGS afasta restrições em visitas a lares de idosos devido ao coronavírus
"Não estão desaconselhadas visitas, não há ainda esse grau de risco", afirmou Graça Freitas.

https://sol.sapo.pt/artigo/688294/dgs-afasta-restricoes-em-visitas-a-lares-de-idosos-devido-ao-coronavirus

Isto foi há pouco mais de 2 semanas!

Antes que passem aí os vários ministros da informação da nossa TV. Mais umas declarações que amadureceram bem.
 

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,032
4,982
Covid-19. Adolescente de 17 anos morre nos EUA após clínica recusar tratá-lo

https://www.rtp.pt/noticias/mundo/covid-19-adolescente-de-17-anos-morre-nos-eua-apos-clinica-recusar-trata-lo_n1216074

Há uns tempos houve aqui uma discussão sobre se nos US as pessoas sem seguro seriam ou não tratadas e houve quem dissesse que sim e houve quem dissesse que não...

Parece que já temos a resposta!

estes cuidados só são prestados a quem tenha seguros ou garanta outras formas de pagar os tratamentos, orçados em dezenas de milhares de dólares.


De qualquer forma, fica igualmente para a discussão a morte de um jovem de 17 anos que supostamente era saudável.

Interessante igualmente Profissionais de saúde nos Estados Unidos têm acusado as autoridades de não estarem a fazer a contagem correcta dos casos, à medida que os hospitais começam a ser inundados de doentes, alguns dos quais têm de esperar horas até serem testados.

De acordo com o New York Times, em Nova Iorque há quem morra nas salas de urgência à espera de camas nos cuidados intensivos.

Para quem pensava que o país com maior número de contaminados já estava a controlar a situação, parece-me infelizmente errado.
 

Sky

Tribuna Presidencial
1 Julho 2013
6,323
4,728
Conquistas
4
39
Nelas
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • João Pinto
  • Jorge Costa
Só de pensar que todas estas mortes, todo este caos social e económico, seria possível de, pelo menos, minimizar com um atempado controlo de fronteiras... Privilegiámos a diplomacia em detrimento do bem estar no nosso povo.