Covid-19

ChamaDoDragao

Bancada central
13 Maio 2016
1,141
49
33
Vila Nova de Gaia
Fui agora até à ponte Luís I, mas ao chegar já se via imensa gente aglomerada. No jardim do Morro, idem...grupos de 4,6/7 pessoas, quase tudo sem máscara. Por um lado percebo as pessoas, por outro tem tudo para correr mal...

Vejo muito relaxamento, próprio desta estação do ano. A ver vamos como isto corre...

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
7,054
47
Fui agora até à ponte Luís I, mas ao chegar já se via imensa gente aglomerada. No jardim do Morro, idem...grupos de 4,6/7 pessoas, quase tudo sem máscara. Por um lado percebo as pessoas, por outro tem tudo para correr mal...

Vejo muito relaxamento, próprio desta estação do ano. A ver vamos como isto corre...
É transversal a todo o país. O que está a acontecer é que toda a gente pensa que a situação normalizou. ou existem medidas de obrigatoriedade a nível de convivência e existe seria fiscalização ou então vai descambar. Já deveríamos ter números muito mais adequados com a nossa dimensão.

os dados é que a tendência, depois de estabilizar, não é diminuir mas sim aumentar os casos de Infetados.

• Like
Reações: ChamaDoDragao

tripeiro_de_gema

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
5,729
14
O Fórum de Aveiro estava cheio via-se tanta gente de máscara como de gente sem máscara.
Boa parte das pessoas estão a retomar as suas vidas como se nunca se nada tivesse acontecido e ainda assim temo que a época balnear venha ser mesmo o pico máximo da pandemia em Portugal, por isso que este ano não me vou aventurar a ir à praia, vou ver se instalo em casa uma piscina daquelas insufláveis.

Última edição:

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,670
22
O Fórum de Aveiro estava cheio via-se tanta gente de máscara como de gente sem máscara.
Boa parte das pessoas estão a retomar as suas vidas como se nunca se nada tivesse acontecido e ainda assim temo que a época balnear venha ser mesmo o pico máximo da pandemia em Portugal, por isso que este ano não me vou aventurar a ir à praia, vou ver se instalo em casa uma piscina daquelas insufláveis.
Confirmo a mesma situação no local onde moro. É generalizado e considero normal. O Governo foi muito claro: a partir daqui cada um, cada consciência.

• Like
Reações: Moreira

miguelmv5

Bancada central
11 Abril 2016
1,645
327
Essa afirmação do governo parece-me uma tentativa de lavar as mãos.
E com toda a legitimidade lava, porque já não era comportável manter as mesmas medidas de confinamento.

A partir deste momento a responsabilidade é de cada um de nós em assegurar que as condições de propagação do vírus são reduzidas ao mínimo.

Isto porque, a meu ver, temos também a responsabilidade de estimular a economia e desconfinar gradualmente. O meu medo é que se passe do 8 para o 80 - os restaurantes não cumpram as restrições de lotação, as pessoas não usem máscara, os ajuntamentos voltem em força.

É que se assim for não há desconfinamento que resista.

• Like

andrito

Bancada central
4 Março 2015
2,104
31
56
E com toda a legitimidade lava, porque já não era comportável manter as mesmas medidas de confinamento.

A partir deste momento a responsabilidade é de cada um de nós em assegurar que as condições de propagação do vírus são reduzidas ao mínimo.

Isto porque, a meu ver, temos também a responsabilidade de estimular a economia e desconfinar gradualmente. O meu medo é que se passe do 8 para o 80 - os restaurantes não cumpram as restrições de lotação, as pessoas não usem máscara, os ajuntamentos voltem em força.

os bares já desconfinaram???
por aqui tudo aberto e tudo cheio, as praias que deveriam "abrir" no 6junho neste dia 23maio estão á pinha, o "milagre" português fez disparar o deslumbramento no governo e presidência, queira Deus que não seja o fim dos mesmos,. tudo para dar raia.

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
12,632
47
os bares já desconfinaram???
por aqui tudo aberto e tudo cheio, as praias que deveriam "abrir" no 6junho neste dia 23maio estão á pinha, o "milagre" português fez disparar o deslumbramento no governo e presidência, queira Deus que não seja o fim dos mesmos,. tudo para dar raia.
Mas fazer praia não era mesmo só em junho? Não vi ninguém falar disso nos telejornais.

Foi o António Costa que disse 6 de Junho.

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
22,382
165
Está no sangue latino, esta loucura quando vem tempo quente.

Ou muito me engano, ou Julho e Agosto serão meses críticos.

tripeiro_de_gema

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
5,729
14

A partir de agora acontece o que acontecer já não é nada com o governo, ou seja, "eles que se desenrascam". Afinal parece que o Bolsonaro não é o único a ter esse tipo de pensamento.
O governo tem toda a obrigação de garantir que o desconfinamento seja feito em segurança, sem esquecer que no meio disto tudo há sempre grupos de risco. Cabe ao governo definir medidas que punem severamente quem não cumpre, para já as leis e restrições estão a ser muito brandas.

Última edição:

miguelmv5

Bancada central
11 Abril 2016
1,645
327
A partir de agora acontece o que acontecer já não é nada com o governo, ou seja, "eles que se desenrascam". Afinal parece que o Bolsonaro não é o único a ter esse tipo de pensamento.
O governo tem toda a obrigação de garantir que o desconfinamento seja feito em segurança, sem esquecer que no meio disto tudo há sempre grupos de risco. Cabe ao governo definir medidas que punem severamente quem não cumpre, para já as leis e restrições estão a ser muito brandas.
Talvez me tenha exprimido mal. Não é que não seja nada com o governo, ou que este esteja isento de responsabilidades aconteça o que acontecer. Claro que não é assim.

Agora, a partir de um certo momento claro que a responsabilidade tem de passar também para o lado dos cidadãos, porque o governo não poderia restringir a circulação e manter o comércio fechado durante meses. Se já foi um desastre para a nossa economia as medidas adoptadas, imagina se nada abrisse.

E a partir desse momento, é evidente que os próprios cidadãos têm de assegurar que cumprem com as normas de segurança - tanto consumidores como comerciantes - porque por mais que haja multas, não é possível para o governo controlar tudo. Só podem ir até certo ponto

• Like

nprc

Arquibancada
13 Agosto 2019
184
113
Porto
O ponto crítico de todo o processo de desconfinamento vai ser a reabertura de fronteiras entre estados e reinício em massa de voos!

Esta livre circulação de pessoas se não for acompanhada de um protocolo rigoroso de controlo - de preferência uniforme em toda UE, pode fazer tudo descambar rapidamente.

• Like
Reações: tripeiro_de_gema

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
7,054
47
Enquanto não existir vacina ou cura, vai sempre descambar!

Só o Confinamento obrigatório mitiga a situação e tem de ser acompanhado com fiscalização eficiente.

até lá vão ser ondase poços de pandemia.... existir alguns iluminados que até fazem questão de ser infetados e infetar outros...

nos relatos de incerteza no que o vírus produz a longo prazo são evidentes, quem recupera revela que existem sequelas... vamos ver em alta competição por exemplo, se atletas que foram infetados respondem com performance similar.

Mary Antas

Bancada central
20 Abril 2018
1,228
30
Mas fazer praia não era mesmo só em junho? Não vi ninguém falar disso nos telejornais.

Foi o António Costa que disse 6 de Junho.

Isso é a época balnear - concessões, vigilância etc só começam a 6 de junho.

Ao início só seria permitido fazer a praia a partir dessa data, e deve ter sido que ouviste, mas entretanto mudaram.

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
7,054
47
O controlo de fronteiras vai ser essencial, principalmente porque os maiores fluxos virão de países extremamente afetados pela pandemia. USA, Brasil, Espanha, França e UK

Este é um grande problema e terá de ser encontrada uma solução para rastrear todos os que entram. É preciso garantir a segurança, não poderemos ter o impacto que a pandemia teve nesses países!

andrito

Bancada central
4 Março 2015
2,104
31
56
O controlo de fronteiras vai ser essencial, principalmente porque os maiores fluxos virão de países extremamente afetados pela pandemia. USA, Brasil, Espanha, França e UK

Este é um grande problema e terá de ser encontrada uma solução para rastrear todos os que entram. É preciso garantir a segurança, não poderemos ter o impacto que a pandemia teve nesses países!

mas acreditam mesmo que vamos rastrear todo o "mundo" que entrar no país??? cada um fica entregue a si mesmo, as "orientações" foram dadas agora cada cidadão é responsável pelos seus actos nesta pandemia, em termo de Covid-19 o governo já cortou o cordão umbilical com este tema nesta segunda fase de desconfinamento.

• Like
Reações: Duraes

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
13,702
14
53
Porto
Dependem de outros paises, a maior parte das exportações deles são automóveis e petróleo que são os dois sectores em maior perda.
As medidas deles esbarram em certa medida pela pequena dimensão de seu mercado interno ou seja muito dependente de exportações como isso ficou estagnado os asfixiou de igual modo aos que pararam.É um país realmente altamente tecnológico e onde o sector automobilistico (mas atenção que este sector depende muito de bens impostados e como os países fornecedores pararam de certa forma os bloqueou em suas medidas ímpares)tem enorme peso assim como a indústria farmacêutica mas seu maior sector está nos serviços como telecomunicações e tecnologia de informação.
Quanto á Suécia exportar derivados de petróleo confesso que não sabia não estarás a confundir com a Noruega essa sim um grande produtor de petróleo no Mar do Norte?