Covid-19

ryback

Tribuna Presidencial
27 Fevereiro 2008
18,781
11,172
MiguelDeco disse:
Já existia Portal dos Dragões em 2009?
Ja existe desde 2002 2003 mais ou menos.
No entanto ali por volta de 2006 o site estourou e a malta voltou a ter que se registar novamente

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,780
18,497
Ok, temos mais um número oficial, 78. Continuamos a ter uma taxa de propagação inferior à média e devemos todos lutar para que assim continue, mas sem alarmismos. #alertnotanxious

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
12,188
11,138
Sendo isto um fórum de futebol cada vez mais tenho a sensação que nao vai ser possível acabar as competições. Já não é só público temos equipas de quarentena...
A última é o Real Madrid que foi confirmado um caso

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,321
18,715
A Angela Merkel disse que o número de infectados poderia alcançar os 70% da população germânica.

Se assim for, e extrapolando esses números para Portugal, estaríamos a falar de 7 milhões de doentes com o Covid 19.

Estando a taxa de mortalidade cifrada nos 3%, poderíamos estar a falar em 210mil mortes em Portugal.

Se isto não preocupa, então não sei o que pode preocupar.

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,780
18,497
jqmmes disse:
78 casos confirmados, 637 suspeitos e 133 aguaradam resultado laboratorial... Eu não percebo como é que cá é tudo tão lento a fazer os testes....
Não percebo é porque estão a fazer os testes. Pegar nesses 637 e considerar contagiados e actuar em conformidade.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,722
31,629
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
John Wick disse:
Convém que as pessoas entendam que o grande problema não é a taxa de mortalidade ou as consequências da infecção. Em média e de acordo com os dados oficiais de países como a China, Itália, Coreia do Sul, Singapura, etc. 80% dos infectados tem sintomas ligeiros e não necessita de cuidados hospitalares e pode perfeitamente recuperar em casa cumprindo a devida quarentena, mas cerca de 20% dos infectados necessita de cuidados hospitalares e aqui é que reside o principal problema. Se cada um de nós for responsável, se não formos egoístas, se mudarmos determinados hábitos, como por exemplo, reduzir significativamente o contacto social, evitar aglomerações, quem tem possibilidades começar a trabalhar a partir de casa, etc., podemos diminuir a velocidade de propagação do virus e evitar a sobrelotação dos hospitais.
No caso português 20 por cento significará quantas pessoas?
Já no outro dia falei nisto e ninguém me respondeu, pode ser que tu o faças..

Falaste em egoísmo.. Quando vai acabar o egoísmo da malta que fuma tabaco e dá cabo de grande fatia do nosso SNS por causa de problemas diversos derivados desse facto?
Quando acaba o egoismo da malta que abusa de doces e afins e dá cabo de uma enorme fatia do nosso SNS com os diabetes?
O egoísmo da malta gorda que só sabe comer e depois tem mil e uma doença...
E por aí fora..
É que se as pessoas mantiverem a coerência, o próximo passo do discurso é este.

Eu tenho 2 empregos, nenhum deles com possibilidade do tele trabalho.. Ambos em zonas com milhentas pessoas. Como faço para não ser egoísta e mudar os hábitos de que falaste?

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
12,188
11,138
Absolution disse:
A Angela Merkel disse que o número de infectados poderia alcançar os 70% da população germânica.

Se assim for, e extrapolando esses números para Portugal, estaríamos a falar de 7 milhões de doentes com o Covid 19.

Estando a taxa de mortalidade cifrada nos 3%, poderíamos estar a falar em 210mil mortes em Portugal.

Num caso de 70 % de infectados a mortalidade seria muito maior, deixava de ser possível prestar cuidados médicos.

LR

Tribuna Presidencial
3 Julho 2017
10,175
8,757
45
Lisboa
jqmmes disse:
78 casos confirmados, 637 suspeitos e 133 aguaradam resultado laboratorial... Eu não percebo como é que cá é tudo tão lento a fazer os testes....
falta de capacidade de resposta da parte de quem faz as análises...

ryback

Tribuna Presidencial
27 Fevereiro 2008
18,781
11,172
PO disse:
Mais um apelo, por favor não vão a correr para os supermercados comprar comida como se não houvesse amanhã. Façam como na greve dos combustíveis, se cada um só abastecer com o que precisa, não vai haver problemas de abastecimento.
Infelizmente o ze povo entra logo em paranoia e as tvs ainda geram mais o caos.

1000 infetados representa 0.01% da população portuguesa nem perto desse número estamos e ja se ve caos nos supermercados e farmácias.
Sao nestes momentos que vemos a real face das pessoas.
Até o nosso melhor amigo é capaz de nos matar por um copo de agua.
Está na génese do ser humano destruirem.se uns aos outros os sinais estao a chegar....

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
jqmmes disse:
Os testes não são imediatos, há a recolha das amostras e depois necessitam de passar por várias etapas de tratamento, depois vai para uma máquina de PCR e só depois é que se pode proceder à análise. É um processo que demora algum tempo. Provavelmente, nos próximos tempos será mais rápido porque estão a ser criados kits para diminuir substancialmente o tempo.

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,780
18,497
Absolution disse:

Há aqui muitas coisas que é preciso ver. Em primeiro lugar, em que é que ela se baseia para falar de 70% da população contaminada, se a maior pandemia do séc XX foi a gripe espanhola e afectou 33% da população. Não percebo de onde vem o valor dos 70% sinceramente.

Sobre a taxa de mortalidade ser de 3% é muito discutível. Tens países como a Itália onde é superior e países como a Coreia do Sul onde é inferior a 1%. Seja 210mil seja somente 1 pessoa, devemos fazer o que pudermos para evitar.

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,887
318
PO disse:
Ok, temos mais um número oficial, 78. Continuamos a ter uma taxa de propagação inferior à média e devemos todos lutar para que assim continue, mas sem alarmismos. #alertnotanxious
Não acho que seja nada inferior! Olhas para a tabela e vês que a progressão dos casos é exactamente igual à Espanhola (que por sua vez é igual à Italiana):

Simplesmente estamos 2 semanas atrás da Itália e uma atrás da Espanha.

Ultra1992

Tribuna Presidencial
23 Maio 2016
13,948
12,195
Porto
Fabio verissimo de quarentena. Este padre ja não vai estar em Famalicão. Venha de la o manuel mota ou nuno almeida

MarcioTeixeira

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2013
14,815
7,533
Conquistas
7
  • André Villas-Boas
  • Jardel
  • Sérgio Conceição
  • Alfredo Quintana
78 casos em Portugal

https://tvi24.iol.pt/sociedade/12-03-2020/covid-19-numero-de-infetados-em-portugal-sobe-para-78

draco07

Arquibancada
11 Agosto 2017
418
166
PO disse:
É inferior à media onde? Demoramos o mesmo tempo a chegar do 1° aos 50 casos que a Espanha e ainda demoramos menos do que a Itália.

Vamos pelo mesmo caminho se não apertarmos medidas, só um cego não vê.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,908
12,066
Vitor Silva disse:
OK 2 paises europeus nao sao todos os paises europeus
Portugal está do lado da ciencia a mim pareceme optimo ouvir um primeiro ministro a dizer que está a fazer aquilo que os tecnicos lhe dizem dia a dia e nao dizer que é uma fantochada como o trump ou exibir um punho de ferro meter a policia na rua e obrigas as pessoas a ficar em casa compulsivamente
É bom que os técnicos acertem, porque se estiverem errados o PM é o responsável.

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
MiguelDeco disse:
No caso português 20 por cento significará quantas pessoas?
Já no outro dia falei nisto e ninguém me respondeu, pode ser que tu o faças..

Falaste em egoísmo.. Quando vai acabar o egoísmo da malta que fuma tabaco e dá cabo de grande fatia do nosso SNS por causa de problemas diversos derivados desse facto?
Quando acaba o egoismo da malta que abusa de doces e afins e dá cabo de uma enorme fatia do nosso SNS com os diabetes?
O egoísmo da malta gorda que só sabe comer e depois tem mil e uma doença...
E por aí fora..
É que se as pessoas mantiverem a coerência, o próximo passo do discurso é este.

Eu tenho 2 empregos, nenhum deles com possibilidade do tele trabalho.. Ambos em zonas com milhentas pessoas. Como faço para não ser egoísta e mudar os hábitos de que falaste?
A questão não é o número de pessoas, não me parece difícil de entender.

Se não se controla a velocidade de propagação, vais ter muito rapidamente um pico de infectados e isso vai provocar uma sobrelotação dos hospitais como já provocou em vários países, este é o principal problema.

A redução da velocidade de propagação do vírus parte das medidas dos governos e de cada um. Como eu já referi atrás, quem tem a possibilidade trabalhar a partir de casa óptimo. Quem não tem, claro que tem de continuar a trabalhar normalmente, mas pode adoptar comportamentos diferentes. Distanciamento social, não é nada do outro mundo, basta seguir as instruções que são dadas e não nos armarmos em chicos-espertos, evitar locais de aglomeração de pessoas, cafés, ginásios, bares, shoppings, não cumprimentar através de contacto físico, etc. Não é nada do outro mundo, por isso é que falo em egoísmo, porque muita gente nem estas instruções simples vai seguir e vão continuar a fazer a sua vida tal como tinham feito até aqui, vão continuar a frequentar cafés, a sair à noite, a ir passear para o shopping ao fim-de-semana etc.

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
PO disse:
Não podemos tirar esse tipo de conclusões. A evolução está até a ser bastante semelhante à de outros países.

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,887
318
draco07 disse:
É inferior à media onde? Demoramos o mesmo tempo a chegar do 1° aos 50 casos que a Espanha e ainda demoramos menos do que a Itália.

Vamos pelo mesmo caminho se não apertarmos medidas, só um cego não vê.
De ontem para hoje são mais 33% de casos. Isto não é nada baixo. Como não há medidas de contenção musculadas, continuará a subir nesta escala. Daqui a 7 dias teremos mais de 1000 casos. Matemática simples.