Covid-19

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,161
39,820
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
27,344
40,097
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Como já disse, contexto laboral, e convívios em cafés, restaurantes, bares, etc.
Exatamente.. e será que o grande Avante que foi a 1 mes não teve nada a ver com isto?

A culpa é da malta que janta, almoça e convive em família..!

Nada tem a ver com Avantes, touradas, espetaculos em coliseus e outras palhaçadas que tais.
 
  • Like
Reações: LuisFreitas e DT199

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,593
886
Exatamente.. e será que o grande Avante que foi a 1 mes não teve nada a ver com isto?

A culpa é da malta que janta, almoça e convive em família..!

Nada tem a ver com Avantes, touradas, espetaculos em coliseus e outras palhaçadas que tais.
Com as regras sanitárias impostas a esse tipo de eventos é bastante improvável.
 

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,593
886
Regras impostas, dizes bem. E foram escrupulosamente cumpridas? Os números dizem-me que não.
Quais números? tens dados que te asseguram que o aumento de casos se deveu a este tipo de espetáculos?

É que consigo dizer-te que cerca de 30% dos novos casos que surgem no Norte actualmente têm origem em surtos que começaram antes do Avante, por exemplo. Surtos esses cujo início está bem identificado, e acredita que não é em nenhum evento desses.
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,901
14,546
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Regras impostas, dizes bem. E foram escrupulosamente cumpridas? Os números dizem-me que não.
As regras devem ser compreendidas, mas as pessoas devem ter inteligência para compreender que as regras não são só para proteção individual mas.sim para que todos, sociedade, possamos ficar bem.

Eu sei que provavelmente não morro de covid, e honestamente para mim usar máscara é igual ao litro MAS eu tomo cuidados e sei que sou um exemplo para outros, nomeadamente filhos, sobrinhos...logo, eu uso máscara onde devo usar, lavo mãos, prático o distanciamento social...mas e outras pessoas que deveriam dar o exemplo?

Olha para o Antônio Costa? Olha para o Marcelo? Olha para as touradas, o espetáculo do Bruno Nogueira, as férias...começou a dar se a ideia de que para uns se podia, para outros não se podia...e se quem deve dar o exemplo faz...todos fazem.
 

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
27,344
40,097
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
As regras devem ser compreendidas, mas as pessoas devem ter inteligência para compreender que as regras não são só para proteção individual mas.sim para que todos, sociedade, possamos ficar bem.

Eu sei que provavelmente não morro de covid, e honestamente para mim usar máscara é igual ao litro MAS eu tomo cuidados e sei que sou um exemplo para outros, nomeadamente filhos, sobrinhos...logo, eu uso máscara onde devo usar, lavo mãos, prático o distanciamento social...mas e outras pessoas que deveriam dar o exemplo?

Olha para o Antônio Costa? Olha para o Marcelo? Olha para as touradas, o espetáculo do Bruno Nogueira, as férias...começou a dar se a ideia de que para uns se podia, para outros não se podia...e se quem deve dar o exemplo faz...todos fazem.
Claro. É isso que eu estou a dizer. Os nossos governantes passaram as mensagem erradas. Ou melhor, foi o "olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço "!

Há pessoas que se preocupam mais com a árvore do que com a floresta.
 
  • Like
Reações: Calabote

semilhas

Arquibancada
3 Agosto 2015
406
218
E criminosa esta paranoia colectiva que se instalou ao mesmo tempo que se ignoram totalmente os outros problemas de saude.

Sent from my ANE-LX2 using Tapatalk
É criminoso o desinteresse generalizado da população portuguesa pelos seus decisores e a falta de escrutínio dos mesmo que conduz, entre outras coisas, a situações como a que hoje se vive. Desinvestiu-se no SNS durante anos, tanto em pessoas como infraestruturas. A propaganda que a maior parte da população engole e replica é que "no privado é que é bom". Depois descobrem que o privado lava as mãos dos problemas sérios e menos viáveis economicamente (os cancros, as infecto-contagiosas, as complicações dos tratamentos) e vai tudo resmungar para os hospitais e centros de saúde com os funcionários que lá estão.
Já expliquei a problemática dos centros de saúde noutro post. Sobre os serviços cirúrgicos:
As vagas são limitadas. Não há vagas para neoplasias porque as camas/enfermarias estão alocadas para os doentes Covid. Não há Blocos Operatórios (BOs) porque alguns são sala de indução de doentes Covid, outros foram transformados em Unidades de Cuidados Intensivos, outros têm as vias de circulação/acesso suspensos porque estes fazem parte do corredor Covid. Há surtos de Covid em BOs neste país.

Portanto:
- vão faltar cuidados a doentes porque a manta não estica mais.
- a situação vai previsivelmente agravar nos próximos meses, seja pelo aumento de infecções respiratórias não Covid, seja pelo aumento de casos Covid por transmissão no seio familiar/laboral.
- as medidas instituídas (comprar ventiladores, contratar auxiliares, enfermeiros e médicos por 4 meses) têm servido principalmente para regularizar défices humanos que já existiam antes do Covid.

Um aparte, para clarificar:
- as medidas de prevenção de infecto-contagiosas não tem nada a ver com as medidas de prevenção de doenças associadas a estilos de vida. As contagiosas são, como o nome indica, transmissíveis entre pessoas, e medidas que reduzam a transmissão interpessoal devem ser implementadas rapidamente (para um pouco de história, ver o trabalho de Snow na epidemia de cólera em Londres). As doenças associadas a estilos de vida (tabagismo, sedentarismo, desequilíbrios alimentares, alcoolismo) são alvo de campanhas preventivas há pelo menos 20 anos. Dificilmente se pode legislar sobre estas sem infringir seriamente o direito à liberdade sobre o corpo e a autodeterminação dos cidadãos.
- o Plano Nacional de Prevenção e Controlo das Doenças Oncológicas está limitado pelo menor número de Exames Complementares de Diagnóstico realizados e não pela diminuição de consultas, dado que novos diagnósticos continuam a ser muito prioritários e a ter atendimento programado (desejável) em menos de 1 mês.
 
Última edição:

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,905
25,999
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Um aparte, para clarificar:
- as medidas de prevenção de infecto-contagiosas não tem nada a ver com as medidas de prevenção de doenças associadas a estilos de vida. As contagiosas são, como o nome indica, transmissíveis entre pessoas, e medidas que reduzam a transmissão interpessoal devem ser implementadas rapidamente (para um pouco de história, ver o trabalho de Snow na epidemia de cólera em Londres). As doenças associadas a estilos de vida (tabagismo, sedentarismo, desequilíbrios alimentares, alcoolismo) são alvo de campanhas preventivas há pelo menos 20 anos. Dificilmente se pode legislar sobre estas sem infringir seriamente o direito à liberdade sobre o corpo e a autodeterminação dos cidadãos.
-
O tabagismo, sabemos hoje, não é apenas um estilo de vida e não afeta apenas quem fuma. Isso foi um mito que durou imensos anos e que foi alimentado com desinformação por parte das grandes corporações. E que continua a acontecer.
E mesmo as outras doenças, pese embora não afetem diretamente outras pessoas (sabemos que o faz, indirectamente) sugam imensos recursos que vão impossibilitar que outras doenças tenham o devido tratamento. Como é caso da covid, por exemplo. Que veio demonstrar que temos um SNS completamente obsoleto.
Portanto, parece-me um argumento que se contradiz a ele próprio.
Coloco o seguinte cenário que tenho visto diariamente. Uma pessoa extremamente obesa é obrigada a usar máscara por precaução do covid. Pois bem, 99% deles não a usa totalmente sabes porquê? Porque pura e simplesmente não conseguem respirar com aquilo a tapar-lhes o nariz. E qual é o resultado disso? Entre protegerem-se da covid ou conseguirem respirar o que vão essas pessoas dar prioridade? Se já limitam a sua auto determinação sobre o corpo obrigando-os a usar uma máscara, então que o façam na plenitude e obriguem-nos a fazer dieta, alimentação cuidada e exercício físico. Sempre zelavam mais pela sua saúde do que propriamente obrigá-los a usar uma máscara.
 
  • Like
Reações: Dragao_man

semilhas

Arquibancada
3 Agosto 2015
406
218
O tabaco afecta outras pessoas e já foi legislado nesse sentido, nas várias proibições de fumar em sítios que afectem os outros. Actualmente, em espaços fechados, só existem áreas de fumadores designadas ou em espaços para maiores de 18 anos, logo só se expõe quem frequenta individualmente e intencionalmente tais espaços.
O interesse público da máscara sobrepõe-se ao interesse pessoal, neste caso concreto. Não conseguir respirar com a máscara é um exagero, além de que a grossa maioria das pessoas as usam por períodos curtos. A única violação da autodeterminação aqui é estética, e a estética está em 2o plano face à saúde. Quem quer assumir comportamentos negligentes deve ser responsabilizado judicialmente e não resguardar-se em subterfúgios e justificações pobres.
 
  • Like
Reações: Tony_Gomes9

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,905
25,999
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
As grávidas foram proibidas de fumar? Ou de ingerir álcool?
Estão a colocar em risco a saúde do seu próprio filho. E proibir isto? Já agora, se o vírus se espalha em espaços abertos, o fumo do tabaco em espaços abertos também não continua a representar risco? Porque não se avança para a total proibição do tabaco por exemplo?
Quanto ás pessoas obesas, sabes que os gordos também trabalham, e como tal também têm que usar máscara 4/5 horas seguidas. Por vezes em condições de espaços fechados com um calor infernal (por exemplo um shopping) que dificulta e muito a respiração a pessoas normais fará a quem tem problemas desse género.
 

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,886
317
As grávidas foram proibidas de fumar? Ou de ingerir álcool?
Estão a colocar em risco a saúde do seu próprio filho. E proibir isto? Já agora, se o vírus se espalha em espaços abertos, o fumo do tabaco em espaços abertos também não continua a representar risco? Porque não se avança para a total proibição do tabaco por exemplo?
Quanto ás pessoas obesas, sabes que os gordos também trabalham, e como tal também têm que usar máscara 4/5 horas seguidas. Por vezes em condições de espaços fechados com um calor infernal (por exemplo um shopping) que dificulta e muito a respiração a pessoas normais fará a quem tem problemas desse género.
A questão não é essa. Se queres destruir a tua saúde do teu corpo, isso é contigo e ninguém te pode proibir. Se isso envolver a saúde dos outros... já é uma linha que se deve traçar.

Vai daí que a máscara é e deve ser absolutamente obrigatória em locais fechados e/ou em locais com muita gente. Por muito incomodo que isso possa causar, é algo que pode impedir que tu, se estiveres contagiado, possas infetar os outros.