Covid-19

ALEX RQ7

Bancada lateral
4 Junho 2019
780
796
Está estudado que, 10 dias após infeção confirmada, se o doente apenas se mantiver com sintomas muito leves ou até assintomáticos, a probabilidade de transmissão do vírus é desprezível e pode-se reintegrar sem consequências a pessoa na sociedade. Isto para evitar situações como a mediática do nosso Fernando Rocha que teve semanas e semanas assintomatico em casa a espera de 2 testes negativos. Penso que, por outro lado, para contactos de risco a quarentena ainda seja de 14 dias pois a somar aos 10 dias que referi anteriormente tem de se contar também com os possíveis dias de incubação e desenvolvimento do próprio vírus no organismo (ao contrario de uma pessoa comprovadamente infetada, que temos a certeza que já passou por essa fase).

Qual a diferença da altura do Fernando Rocha para agora?

É que o vírus esqueceu-se de trazer um manual de instruções com ele. E portanto tivemos de o estudar, estudar e estudar para perceber como gerir estas particularidades. Neste momento a ciência baseada na evidência indica-nos que este é o procedimento mais correto.
O que parece não fazer muito sentido é o facto de se tiver um teste positivo e não tiver sintomas durante 10 dias, posso voltar á vida normal. Por outro lado, se estiver em contacto com alguém positivo, fizer o teste obtendo um resultado negativo, mesmo estando assintomático tenho de estar 14 dias em casa. Porquê esta diferença?
 
  • Like
Reações: Tony_Gomes9

MONDragão

Tribuna
2 Junho 2016
3,309
3,442
Minho
O que parece não fazer muito sentido é o facto de se tiver um teste positivo e não tiver sintomas durante 10 dias, posso voltar á vida normal. Por outro lado, se estiver em contacto com alguém positivo, fizer o teste obtendo um resultado negativo, mesmo estando assintomático tenho de estar 14 dias em casa. Porquê esta diferença?
Há situações que dá que pensar e há muito "falso negativo" ou "falso positivo" a circular no nosso meio, temos de nos acautelar e proteger os outros já que isto não está para brincadeiras.
Acreditem que uma multa de 100 ou 500€ não é uma brincadeira comparada com o que se passa na UCI..............
 

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
2,788
4,433
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa

Mais uma medida caricata, fim de semana prolongado, vamos reduzir a movimentação de pessoas, de forma a evitar que se visite a família, impedindo muitos de fazer algo que para eles é importante visitar os entes queridos que já faleceram (algo que culturalmente em Portugal para muitos é importante).

Concordo em abstrato com a medida, tempos difíceis exigem sacrifícios de todos, mas depois quando analiso e vejo que sendo de Braga se tiver bilhetes para ir ver "a pipoca mais doce" ao Porto já não há problema posso ir na boa, se quiser ir prestar homenagem aos meus familiares que já faleceram já não posso.

Faz sentido a malta que compra bilhetes para espetáculos culturais é mais bem comportada que o resto da ralé.
 

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,414
18,913

Mais uma medida caricata, fim de semana prolongado, vamos reduzir a movimentação de pessoas, de forma a evitar que se visite a família, impedindo muitos de fazer algo que para eles é importante visitar os entes queridos que já faleceram (algo que culturalmente em Portugal para muitos é importante).

Concordo em abstrato com a medida, tempos difíceis exigem sacrifícios de todos, mas depois quando analiso e vejo que sendo de Braga se tiver bilhetes para ir ver "a pipoca mais doce" ao Porto já não há problema posso ir na boa, se quiser ir prestar homenagem aos meus familiares que já faleceram já não posso.

Faz sentido a malta que compra bilhetes para espetáculos culturais é mais bem comportada que o resto da ralé.
Primeiramente, se tens bilhetes para ver a pipoca mais doce então tens um problema muito mais sério para resolver que o covid.

Se te deslocas entre concelhos para ir ver a pipoca mais doce então, meu caro, tens mesmo algo muito grave na tua saúde mental para resolver e só lá vai com medicação.
 

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
2,788
4,433
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
Primeiramente, se tens bilhetes para ver a pipoca mais doce então tens um problema muito mais sério para resolver que o covid.

Se te deslocas entre concelhos para ir ver a pipoca mais doce então, meu caro, tens mesmo algo muito grave na tua saúde mental para resolver e só lá vai com medicação.
Tens razão, exagerei ao por "a pipoca mais doce" no exemplo.
 

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
11,508
17,008
33
Vila Das Aves
Primeiramente, se tens bilhetes para ver a pipoca mais doce então tens um problema muito mais sério para resolver que o covid.

Se te deslocas entre concelhos para ir ver a pipoca mais doce então, meu caro, tens mesmo algo muito grave na tua saúde mental para resolver e só lá vai com medicação.
Vale apena a arriscar a multa por sair do concelho de residência para ir ver a pipoca



"...ela é linda sem makeup ahhhhh"
 
  • Triste
Reações: Absolution

Oliveira

Superior
8 Setembro 2016
92
36
O que parece não fazer muito sentido é o facto de se tiver um teste positivo e não tiver sintomas durante 10 dias, posso voltar á vida normal. Por outro lado, se estiver em contacto com alguém positivo, fizer o teste obtendo um resultado negativo, mesmo estando assintomático tenho de estar 14 dias em casa. Porquê esta diferença?
A diferença é que no primeiro caso já estás com o vírus e aplica-se isto (acrescentar apenas que isto é uma norma que a OMS recomenda desde Maio, mas deu liberdade aos países para se adaptarem ao seu ritmo. Vários países europeus praticam esta norma há já algum tempo):

Atenção que "perguntar" é uma excelente forma de se aprender e de nos informarmos, nunca será errado fazê-lo até porque dúvidas constantes sobre este vírus tivemos, temos e iremos continuar a ter todos nós.O problema está, e muitas vezes se vai vendo por aí atualmente, é quando as questões apresentam um intuito que vai para além disso e se tornam um intrumento de negação constante da realidade, assente num quase-niilismo cínico, que sobrepõe a emoção à razão e dificulta muito a resolução pragmática dos assuntos. Isto só um desabafo para algumas das coisas que fui lendo por aqui.

No início, precisamente por ninguém conseguir fazer previsões fundamentadas sobre essas hipóteses, o recomendado era não um mas dois testes negativos (para apurar a certeza dos testes que na altura não se sabia sequer se apresentavam a % de acerto necessária - hoje sabe-se que era excesso de zelo). A verdade é que com meses de estudos com uma vasta quantidade de números de doentes já se começam a perceber melhor alguns padrões e efetivamente constatou-se que podemos, com segurança, reintegrar pessoas após esse período de 10 dias num assintomático, pois a probabilidade de agravar o quadro clínico ou de contaminar alguém é residual. Isto é o que se tem constatado e vários países por esse mundo fora.
De uma forma simples: se o vírus não é forte suficiente para te mandar abaixo ou para te deixar com sintomas pesados, apenas sintomas levezinhos/assintomáticos, então conclui-se que passando o período da sua maior replicação e somando-lhe uns dias de ação do teu sistema imunitário em cima, este deixa de existir em quantidade suficiente para que pudesse evoluir e te eventualmente causar algum dano e/ou para conseguir contaminar outros, sendo seguro voltares à tua vida. Comparando milhares de casos percebeu-se que 10 dias seria um valor adequado para isso mesmo. Pelo contrário, se for um vírus "mais forte", o caso muda de figura porque ainda não se sabe ao certo o período seguro nesses casos e portanto exige-se testes negativos para o mesmo efeito.
No segundo caso, não se sabe se estás infetado e o vírus tem um período de incubação que pode variar entre 2 a 14 dias. Assim sendo, ficas isolado para, caso venhas a desenvolver sintomas ou a doença, reduzir o risco de contágio com quem é próximo. No entanto, em França já reduziram este período para 10 dias e até queriam reduzir para 7.
 

Tony_Gomes9

Arquibancada
25 Julho 2020
296
840
O que parece não fazer muito sentido é o facto de se tiver um teste positivo e não tiver sintomas durante 10 dias, posso voltar á vida normal. Por outro lado, se estiver em contacto com alguém positivo, fizer o teste obtendo um resultado negativo, mesmo estando assintomático tenho de estar 14 dias em casa. Porquê esta diferença?
Porque se fores um contacto de risco não temos a certeza se vais ou não eventualmente ficar infetado visto que o vírus pode demorar o seu tempo a replicar-se e a ter efeitos. Pode não estar detetável durante uns dias e depois passar a estar (o chamado período de incubação), daí o período de isolamento ser maior.

Numa pessoa ja comprovadamente infetada esse tempo de replicação já passou, por isso o período é, nas atuas circunstancias, mais curto.
 
  • Like
Reações: Atsitrop e Oliveira

ALEX RQ7

Bancada lateral
4 Junho 2019
780
796
A diferença é que no primeiro caso já estás com o vírus e aplica-se isto (acrescentar apenas que isto é uma norma que a OMS recomenda desde Maio, mas deu liberdade aos países para se adaptarem ao seu ritmo. Vários países europeus praticam esta norma há já algum tempo):



No segundo caso, não se sabe se estás infetado e o vírus tem um período de incubação que pode variar entre 2 a 14 dias. Assim sendo, ficas isolado para, caso venhas a desenvolver sintomas ou a doença, reduzir o risco de contágio com quem é próximo. No entanto, em França já reduziram este período para 10 dias e até queriam reduzir para 7.
Então se o resultado do teste não é confiável antes de 14 dias, porque se fazem em assintomáticos?
 

ALEX RQ7

Bancada lateral
4 Junho 2019
780
796
Porque se fores um contacto de risco não temos a certeza se vais ou não eventualmente ficar infetado visto que o vírus pode demorar o seu tempo a replicar-se e a ter efeitos. Pode não estar detetável durante uns dias e depois passar a estar (o chamado período de incubação), daí o período de isolamento ser maior.

Numa pessoa ja comprovadamente infetada esse tempo de replicação já passou, por isso o período é, nas atuas circunstancias, mais curto.
Então nada adianta ir fazer um teste se tiver tido um contacto de risco e estiver assintomático. Tenho de estar os 14 dias em isolamento de qualquer das formas.
 
  • Like
Reações: Tony_Gomes9

Oliveira

Superior
8 Setembro 2016
92
36
Então nada adianta ir fazer um teste se tiver tido um contacto de risco e estiver assintomático. Tenho de estar os 14 dias em isolamento de qualquer das formas.
Sim. A fazer, só no final dos 14 dias por causa do período de incubação do vírus.
Isso aconteceu-me há duas semanas. Estive com um amigo que posteriormente teve sintomas e descobriu que estava infetado. Como era um contacto de risco, fiquei isolado durante 14 dias sempre assintomático. No final dos 14 dias fiz teste (que deu negativo). No entanto, segundo a nova normal, já nem teria de fazer teste.

Então se o resultado do teste não é confiável antes de 14 dias, porque se fazem em assintomáticos?
Da experiência que tive, não se fazem. Só fizemos para sair de isolamento.
 

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
2,671
3,156

Mais uma medida caricata, fim de semana prolongado, vamos reduzir a movimentação de pessoas, de forma a evitar que se visite a família, impedindo muitos de fazer algo que para eles é importante visitar os entes queridos que já faleceram (algo que culturalmente em Portugal para muitos é importante).

Concordo em abstrato com a medida, tempos difíceis exigem sacrifícios de todos, mas depois quando analiso e vejo que sendo de Braga se tiver bilhetes para ir ver "a pipoca mais doce" ao Porto já não há problema posso ir na boa, se quiser ir prestar homenagem aos meus familiares que já faleceram já não posso.

Faz sentido a malta que compra bilhetes para espetáculos culturais é mais bem comportada que o resto da ralé.

Não existe nenhum fim de semana prolongado esta semana.


E eu acho que a medida faz sentido. Não estamos em lockdown. Se há eventos que estavam marcados, pessoas com bilhetes..iam deixar de ir?
O Porto também devia deixar de ir a Paços de Ferreira, por exemplo?

É óbvio que medidas destas sem lockdown têm de ter um grande número de exceções.
Eles querem evitar ao máximo os ajuntamentos familiares neste fim de semana , que é onde há maior transmissão. Faz o seu sentido. Diria que faz muito mais sentido que o recolher obrigatório ou as bebidas alcoólicas depois das 20h..


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

onurB

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2015
5,209
7,883
42
Porto
Eh pá, sinceramente pensei que não devia responder-te. Mas insultaste-me (não ofensivamente e gratuitamente mas não deixa de ser ofensa) no meu ponto mais fraco. Tomei conta dos meus avós maternos 10/15 anos todas as noites. Troquei fraldas, perdi rotinas de sono, sofro de períodos de privação de sono, ansiedade e depressão por causa de ter perdido aqueles que foram as pessoas mais importantes da minha vida. Os meus avós, os meus Velhos.
E quando chegar a Velho espero ter alguém que me trate como eu os tratei a eles, em termos de carinho, de entrega, de amor e respeito. Não cuidar em termos linguísticos.
Por isso poupa-me desse teu sermão moral que tem tanto de válido como de riqueza em termos de conteúdo.
Então
Eh pá, sinceramente pensei que não devia responder-te. Mas insultaste-me (não ofensivamente e gratuitamente mas não deixa de ser ofensa) no meu ponto mais fraco. Tomei conta dos meus avós maternos 10/15 anos todas as noites. Troquei fraldas, perdi rotinas de sono, sofro de períodos de privação de sono, ansiedade e depressão por causa de ter perdido aqueles que foram as pessoas mais importantes da minha vida. Os meus avós, os meus Velhos.
E quando chegar a Velho espero ter alguém que me trate como eu os tratei a eles, em termos de carinho, de entrega, de amor e respeito. Não cuidar em termos linguísticos.
Por isso poupa-me desse teu sermão moral que tem tanto de válido como de riqueza em termos de conteúdo.
Deixa-me dizer-te que não tivemos sortes muito diferentes, não.
Quanto ao resto, o que disse continua a fazer-me sentido tal como quando o escrevi e a última coisa que pretendia era torná-lo insultuoso para ti.
 

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
2,788
4,433
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
Não existe nenhum fim de semana prolongado esta semana.


E eu acho que a medida faz sentido. Não estamos em lockdown. Se há eventos que estavam marcados, pessoas com bilhetes..iam deixar de ir?
O Porto também devia deixar de ir a Paços de Ferreira, por exemplo?

É óbvio que medidas destas sem lockdown têm de ter um grande número de exceções.
Eles querem evitar ao máximo os ajuntamentos familiares neste fim de semana , que é onde há maior transmissão. Faz o seu sentido. Diria que faz muito mais sentido que o recolher obrigatório ou as bebidas alcoólicas depois das 20h..


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Eu tambem concordo na globalidade com a medida.

Agora nao deixam de ser limitações ao direitos das pessoas.
E nesses casos acho perigoso os direitos de uns prevalecerem sobre os direitos dos outros.

Imagina o senhor que ja comprou o bilhete de comboio para ir de lisboa ao porto?
Tem menos direito do que o que comprou o bilhete do espetáculo?
 

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
2,671
3,156
Eu tambem concordo na globalidade com a medida.

Agora nao deixam de ser limitações ao direitos das pessoas.
E nesses casos acho perigoso os direitos de uns prevalecerem sobre os direitos dos outros.

Imagina o senhor que ja comprou o bilhete de comboio para ir de lisboa ao porto?
Tem menos direito do que o que comprou o bilhete do espetáculo?
Claro que não.
Totalmente de acordo contigo, por isso disse que sem lockdown há sempre muitas exceções.

Confesso que nem pensei nisso, apesar de achar mais improvável comprar um bilhete de comboio com tanta antecedência do que dum espetáculo. Mas pode acontecer claro.


Edit: pior ainda é quem comprou bilhete de avião. Mas acredito que isso esteja nas exceções.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk