Covid-19

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,817
14,970
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Concordo com muito do que o colega escreveu, não tenho nada de muito significativo a rebater. Constato que algo de muito errado aconteceu durante a época festiva e considero as más práticas que dela resultaram. Temos necessariamente de assumir a nossa capacidade de agência e responsabilidade para lá de tudo o que foi mencionado, não obstante os erros cometidos por quem gere a pandemia. E nesse ponto é inevitável apontar o dedo a quem decidiu participar em jantaradas de grupo, em celebrações de ano novo, ... etc. etc. etc. Ninguém se pode demitir da sua parte. Imagino que a certo ponto todos nós ou grande parte incumprimos de alguma forma. Ou arranjamos uma forma de justificar o impulso de incumprir. Mas é substancialmente diferente alguém sair de casa para esticar as pernas e dar uma volta num momento de recolher obrigatório ou, por exemplo, participar em eventos familiares ou de outro género que juntem um número considerável de pessoas. Até porque os comportamentos mais grosseiros acabam por inviabilizar a possibilidade manter uma vida o mais normal possível.

Não digo que a classe política não tenha culpas no cartório, muito pelo contrário. Mas custa-me que pessoas inteligentes, que defendem ideais de liberdade, não actuem em conformidade. Quer governo, oposição, presidente... quer população têm de falhar o menos possível. Aparentemente, nada correu bem.
Exatamente, daí que não concorde com o apontar de dedo a essas mesmas pessoas nem a pessoas que, de vez em quando, estão com um grupo de amigos no café, por exemplo.
De resto, de acordo. O meu ponto é o apontar da maioria da responsabilidade às pessoas, não concordo.

PS: Trata-me por tu, por favor.
 

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
3,432
2,443
Baptista Leite "nunca tinha visto tantas pessoas morrerem num turno" em que afinal morreu uma.
Médico e deputado do PSD fez relato dramático após turno de 12 horas como voluntário no sábado. Hospital de Cascais diz que nesse dia morreram seis pessoas, três com covid-19, apenas uma delas no turno feito por Ricardo Baptista Leite.
https://www.sabado.pt/portugal/deta...-pessoas-morrerem-num-turno-em-que-morreu-uma
 
  • Like
Reações: Invicta_SD

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
3,958
5,925
Bragança
e essa foto invalida que cafés e restaurantes também sejam fontes de contágio preocupantes?

isso é o mesmo que eu reunir aqui fotos de 20 pessoas que trabalharam numa refinaria e morrerem de cancro de pulmão. estão a ver? não é o tabaco que mata, são as refinarias!
Vais-me desculpar e vamos falar na pratica... não achas esta situação muito mais grave, que a que tenhas visto em qualquer café, pastelaria e até restaurante ? Ajuntamentos nas plataformas seguidas de 150 pessoas por carruagem ? Que situação será mais grave ? nos ultimos meses, fui tomando alguns cafes e as pessoas iam distanciando, vês alguma hipótese de distanciamento na foto ?
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Malta pensem pelo lado positivo pelo menos desta vez vamos para casa e temos o que ver na TV e não jogos repetidos de há 15 anos atrás 😅
Apenas para tentar aliviar um bocado o ambiente
Isso só se a Sportv fosse amiga, senão ficamo-nos só pelos nervos com os streams
 

incrivel

Bancada lateral
14 Maio 2018
838
552
Uma coisa que me faz confusão, o governo diz que existem mais de 1900 ventiladores em Portugal. Com 700 e tal pessoas em UCI como é que não há ventiladores para todos?
 

Ruben1893

"Clube aparenta ser um quintal"
24 Julho 2019
90,676
193,283
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Sérgio Conceição
  • Fernando "Bibota" Gomes
Ele suspende o ensino 15 dias ou passam para online? Podiam ser mais claros 😂
 

tsilva12

Tribuna Presidencial
10 Julho 2017
5,811
8,489
Conquistas
3
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
  • Like
Reações: Conceição Santos
slowboy

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,506
3,916
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Mas agora há uma variante britânica do vírus chinês? :)
 
  • Like
Reações: Sabininho

katatonia10

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2013
8,812
5,307
Conquistas
2
  • Kostadinov
  • Rui Filipe
Vais-me desculpar e vamos falar na pratica... não achas esta situação muito mais grave, que a que tenhas visto em qualquer café, pastelaria e até restaurante ? Ajuntamentos nas plataformas seguidas de 150 pessoas por carruagem ? Que situação será mais grave ? nos ultimos meses, fui tomando alguns cafes e as pessoas iam distanciando, vês alguma hipótese de distanciamento na foto ?
por uma ser mais grave do que a outra não quer dizer que deixe de revestir-se de gravidade.

são ambas graves, sendo que muita gente que frequenta esses espaços ( cafés, pastelarias, restaurantes... ) não tem necessidade de lá estar - obviamente que outros terão. ao contrário, nos transportes públicos a esmagadora maioria tem mesmo que os utilizar.

diz-me lá então qual é a mais grave.
 

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
3,958
5,925
Bragança
por uma ser mais grave do que a outra não quer dizer que deixe de revestir-se de gravidade.

são ambas graves, sendo que muita gente que frequenta esses espaços ( cafés, pastelarias, restaurantes... ) não tem necessidade de lá estar - obviamente que outros terão. ao contrário, nos transportes públicos a esmagadora maioria tem mesmo que os utilizar.

diz-me lá então qual é a mais grave.
Mas repara, durante meses, houve aquelas restrições nos espaços que estamos a falar. Das 7 ás 13, fecharem ás 23 H. Foram meses assim. Certo que os casos não eram baixos, mas estavam estáveis, não houve nunca esta explosão de casos. Foram muitos meses. Eu vou ao meu café de bairro, que tem algum espaço físico e tirando a parte em que estavam a consumir algum produto, toda a gente estava sempre de mascara e sem grandes proximidades, mesmo a ver a bola. Para mim há muitas mais infeções, no ambiente laboral e depois no seio das familias.