Covid-19

DT199

Tribuna
2 Julho 2013
3,046
742
Supositórios anti COVID?
Muitos deles vai ficar felizes.
Isso é para a malta das vacinas. Cá por casa ainda há uma caixinha de Ivermectina por estrear, não vá o diabo tecê-las.

A minha imunidade natural está aí para as curvas :)

Ps: Ivermectina, ou desparasitante de gado, como diz esse arauto da transparência, CNN.
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,901
14,546
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Isso é para a malta das vacinas. Cá por casa ainda há uma caixinha de Ivermectina por estrear, não vá o diabo tecê-las.

A minha imunidade natural está aí para as curvas :)
Podes não acreditar mas já trabalhei num projeto sobre Ivermectina e filariase linfática.

Se fores o homem elefante isso dá te jeito.
 

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
2,635
3,094
Alguém que já tenha marcado teste para poder ir ao Porto x Atlético?

Ou o pessoal está a fiar-se que o clube vai ter barracas a fazer testes?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

DT199

Tribuna
2 Julho 2013
3,046
742
Podes não acreditar mas já trabalhei num projeto sobre Ivermectina e filariase linfática.

Se fores o homem elefante isso dá te jeito.

Estes Indianos são uns doidos! Já usam elefantes em Hospitais e tudo...


 
Última edição:

pauletaoaz

Tribuna
13 Julho 2015
4,246
2,886
Conquistas
4
  • Sérgio Conceição
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
  • Campeão Nacional 19/20
Isso vai acontecer.
Pois e quanto se pagam pelos testes, ou vai ser grátis? Eu por acaso já marquei o meu numa farmácia e tendo em conta a confusão ainda para mais se forem grátis prefiro tratar de tudo com calma que em cima da hora do jogo


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

8down

Tribuna
9 Agosto 2006
4,574
1,542
A título de curiosidade, qual é a média de anticorpos que uma pessoa vacinada tem contra o Covid?
A Suíça emite desde 16 novembro um certificado Covid válido por 90 dias para quem tem mais de "50", mas nao consegui confirmar este valor.

Eu 6 meses apos ter sido infectado tinha 355 AU/mL, mas foi dificílimo encontrar o significado deste numero. Ora diziam ser "bom" apos 6 meses ora diziam ser pouco e nao estava protegido.

Disseram-me na altura (Synlab) que numa pessoa vacinada esperava-se encontrar uns 5-10000.

PS vou deixar o @arkeru explicar estas unidades porque entre AU/mL , BAU/ml e os valores suficientes para estar protegido, nao percebo nada.Pelos vistos a Suíça admite que 0.85 BAU/mL é suficiente para a protecção https://www.dianalabs.ch/news/Detail?id=f0cc99dc-524a-4e27-94c6-456ea8ad433f
 
Última edição:
A

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,593
886
Uma pergunta:
Se esta variante é mesmo muito mais contagiosa e menos letal, há forma sequer de a abrandar? E faz sequer sentido?

Como já se percebeu está espalhada pela Europa e África (pelo menos).

Falando do nosso país, com taxa de vacinação altíssima, não vejo o que fazer para evitar que isto se torne predominante.

Por isso, faz sentido sequer tentar parar isto?

Se é mais contagiosa, obviamente que se vai sobrepor à Delta em todo mundo.

E agora a minha pergunta aos entendidos (@akeru): se for mais contagiosa e menos severa, isto não pode ser uma boa notícia?
Supostamente as mais contagiosas sobrepõem-se às outras variantes. Sendo isso, não seria sinal que o covid a nível mundial iria perder alguma gravidade?

Não faço ideia se isto tem alguma lógica, mas acho senso comum.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Primeiro, é um erro assumir que a Omicron provoca doença menos grave que as outras variantes, é ainda muito cedo. O número de casos identificados infetados com esta variante é ainda muito baixo, o que não permite tirar já conclusões significativas.

Depois, tem de se ter em conta a efetividade da vacina. Possivelmente a efetividade para doença grave poderá manter-se alta, sendo que para infeção pode-se verificar novamente uma alteração da proteção vacinal.

É preciso perceber que para esta variante se sobrepor à Delta tem de ter uma maior capacidade de transmissão. Imaginem isto como uma competição, um jogo das cadeiras em que as cadeiras somos nós. Normalmente, as cadeiras ficam ocupadas pelas pessoas mais rápidas e com mais habilidade, aqui é igual. E o que parece, pelos dados preliminares da África do Sul, é que a Omicron é muito mais transmissível ainda que a Delta.

E assim, mesmo que a severidade da doença fosse atenuada nesta variante (estou apenas a assumir um cenário hipotético), a perda de efetividade das vacinas ao longo do tempo, a putativa diminuição de efetividade para infeção, e a maior transmissibilidade desta variante irá conduzir a um aumento significativo de casos novamente. E, mesmo que a maioria apresente sintomas moderados, com um grande número de pessoas infetadas iremos sentir um aumento da pressão hospitalar. Já existem alguns cenários traçados para Portugal, tendo em conta a percentagem de população > 65 anos vacinada, e, mesmo sem a Omicron, poderemos atingir as 250 cama em UCI mais daqui a algumas semanas/meses (num cenário de 1 ano de proteção vacinal, e pelo menos 85% dos > 65 anos com 3ª dose). A Omicron vem aqui baralhar um pouco o jogo, mas acredito que não irá provocar um retrocesso significativo do cenário no nosso país (e no mundo). Ainda para mais quando estamos a acelerar ritmo de administração da 3ª dose, que neste cenário assume um papel ainda mais importante.
 
Última edição:
C

Campeões de Tudo

Guest
Não existe limite para a transmissibilidade de um coronavírus?

Desde o início da pandemia que andamos a ouvir que a estirpe D é muito mais transmissível que a C, a C muito mais do que a B e assim consecutivamente.

Não tarda nada não temos mais letras no alfabeto grego e ainda andamos nisto.
 

8down

Tribuna
9 Agosto 2006
4,574
1,542
@arkeru

Peco desculpa de te fazer uma pergunta de interesse muito pessoal.

A SNS comunicou-me que uma pessoa recentement recuperada (espero ser o meu caso daqui a 3 dias), pode acusar positivo durante varios meses.
Para a entrada na Suica é agora exigido um test PCR MESMO para os recuperados, independentemente de certificado Covid. Nao sei se para a entrada em Portugal exigem o mesmo mas nem me espantaria.

Isto nao faz sentido nem tem base cientifica nehuma, certo?

A ser verdade, descredibiliza quem decide. É que nao estamos em fev 2020 (onde desculpo qualquer decisao dado a ausencia de experiencia). Deveria-se pensar melhor as leis e nao decidir de forma histérica.
 

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,267
2,391
A Suíça emite desde 16 novembro um certificado Covid válido por 90 dias para quem tem mais de "50", mas nao consegui confirmar este valor.

Eu 6 meses apos ter sido infectado tinha 355 AU/mL, mas foi dificílimo encontrar o significado deste numero. Ora diziam ser "bom" apos 6 meses ora diziam ser pouco e nao estava protegido.

Disseram-me na altura (Synlab) que numa pessoa vacinada esperava-se encontrar uns 5-10000.

PS vou deixar o @arkeru explicar estas unidades porque entre AU/mL , BAU/ml e os valores suficientes para estar protegido, nao percebo nada.Pelos vistos a Suíça admite que 0.85 BAU/mL é suficiente para a protecção https://www.dianalabs.ch/news/Detail?id=f0cc99dc-524a-4e27-94c6-456ea8ad433f


Ultima vez que estive "doente"( com sintomas) novembro do ano passado.
 
Última edição: