PO disse:
Vamos a uma coisa de cada vez. Nos países orientais há um hábito de as pessoas usarem máscara. Aqui não há. Eu contei aqui uma história que testemunhei de uma pessoa a usar uma máscara no supermercado e ajustá-la com a mão. Lá se foi todo o efeito da máscara. Para além disso, cada máscara desnecessária que usamos, estamos a tirar a um profissional de saúde que precisa dela!
Sobre a desvalorização que foi dada, nós neste momento estamos no meio disto, ainda é difícil perceber a dimensão de tudo isto. O que me parece que é a principal diferença entre esta doença e a gripe, é que é a primeira vez que estamos em contacto com este vírus e portanto a taxa de mortalidade é superior. Um aspecto interessante: o vírus que provocou a gripe espanhola foi o H1N1. Se esse nome te lembra alguma coisa, é o mesmo vírus que provocou a gripe A. Na gripe espanhola teve uma taxa de mortalidade 2-3% (dentro do que esperamos para o coronavirus). Em 2009 a taxa (para o mesmo vírus) foi de 0,03% (inferior à taxa da gripe normal). Isto resulta do maior contacto que temos com a doença. É muito provável que da próxima vez que este vírus se espalhar, não passe de uma gripe normal (todos os ano é um vírus diferente).
------------------------------
É cultural, mas seria bom saber como é que em Macau se criou essa cultura defensiva contra o desconhecido.
O @decomacau poderá dizer se é verdade ou não que nesses Países cada cidadão tem direito a x máscaras por semana oferecidos pelas autoridades administrativas do território e essa entrega e racionamento faz parte da estratégia de combate da epidemia.
Vimos várias vezes imagens de Macau com zero casos em que nas praças e lugares publicos TODA A GENTE anda de máscara.
Essas pessoas não estao a tirar máscaras a ninguém, muito menos aos profissionais de saude, é uma estratégia de combate a um inimigo que nao se ve.
Tenho familia na área da saude não andei de mascara por ignorancia já as arranjava, as mascaras agora requisitadas ao SNS e esgotadas há cerca de uma semana têm o preço unitário de 7 centimos. Aliás escutamos muitos medicos dizer que as mascaras nao fazem nada, mas agora ninguém vai para o teatro de guerra desprotegido.
Quem nos governa tem de saber mais e informar mais, eu aprendi mais no Publico e em artigos cienticos que na DGS