Covid-19

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
grandeporto disse:
-----------------------------

Hoje li e ouvi falar que o virus pode ficar suspenso no ar e ativo 3 horas.
Isso é alarmante, será verdade?  Deram me isso como facto cientifico. Chego à conclusao que nada sei nem sabemos.
Também já disseram que em certo tipo de superficies pode ficar dias.

Isso é alarmante também.

fjpfcp

Falar com gente Boa, fanáticos egocentricos longe
26 Março 2012
41,901
83,653
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Hulk
  • Sérgio Conceição
battou disse:
Veremos nos próximos dias se a aparente inversão é ruído ou padrão:

Infelizmente deve ser ruído.

Em Itália houve um dia que caiu bastante mas depois subiu muito novamente.

Mas que seja mesmo uma inversão. Era bom demais.

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,781
18,500
slowboy disse:
Também já disseram que em certo tipo de superficies pode ficar dias.

Isso é alarmante também.
Plásticos e metais é onde sobrevive mais tempo. Daí é necessário ter cuidados com superfícies metálicas, elevadores, corrimões...

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,781
18,500
fjpfcp disse:
Infelizmente deve ser ruído.

Em Itália houve um dia que caiu bastante mas depois subiu muito novamente.

Mas que seja mesmo uma inversão. Era bom demais.
Não acredito que haja já uma inversão, até porque estes dados são influenciados por um aumento do número de testes realizados, mas as primeiras medidas tomadas vão começar a apresentar os efeitos agora, pelo que é expectável uma desaceleração do crescimento.

D

DaniMontana

Guest
rubickus disse:
Eu vivo em Brentford, ontem nao havia nada nem no Morrison nem no Tesco Extra daqui.

Vou tentar novamente mais logo.
A tarde e muito difícil que consigas algo, mesmo as 7 da manhã já tem filas enormes à espera que os supermercados abram.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,667
28,157
Gaia
PO disse:
Verdadeiro, mas...

Depende muito das circunstâncias. Isso é verdade em espaços fechados, pouco arejados à temperatura ideal. Caso contrário não sobrevive no ar tanto tempo, especialmente em espaços abertos. Por isso ter as casas arejadas é provavelmente uma boa ideia.
------------------------------------

O que custa mais nisto tudo, foi ver que a informaçao que foi dada pelas autoridades foi desvalorizar isto, não  é preciso mascara e é uma gripe ligeira. Ainda na semana passada me cruzei com centenas de pessoas nos Shoppings, aeroporto, lojas etc. Só evitei beijos e abraços mas máscaras nem ve las e também nao tinha.

E agora .....................  vejo nos telejornais imagens da China, Singapura, Taiwan, Macau ( zero casos há mais de 30 dias) e o people na rua todos de máscara. 

Sinto me idiota.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
77,147
53,277
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
.........

https://twitter.com/stephenlavery3/status/1240673366018842625

https://twitter.com/SubsequentAct/status/1240609815266803712

Juary

Tribuna Presidencial
24 Maio 2013
10,047
3,094
PO disse:
Plásticos e metais é onde sobrevive mais tempo. Daí é necessário ter cuidados com superfícies metálicas, elevadores, corrimões...
Tou fodid*, as encomendas que recebo da china, nunca me lembro de desinfetá-las!

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
77,147
53,277
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Juary disse:
Tou fodid*, as encomendas que recebo da china, nunca me lembro de desinfetá-las!
Não tens problema nenhum com o facto de vir da china, se o virus embarcar na china até ca chegar morre, o problema é se apanha virus por cá..

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,781
18,500
grandeporto disse:
------------------------------------

O que custa mais nisto tudo, foi ver que a informaçao que foi dada pelas autoridades foi desvalorizar isto, não  é preciso mascara e é uma gripe ligeira. Ainda na semana passada me cruzei com centenas de pessoas nos Shoppings, aeroporto, lojas etc. Só evitei beijos e abraços mas máscaras nem ve las e também nao tinha.

E agora .....................  vejo nos telejornais imagens da China, Singapura, Taiwan, Macau ( zero casos há mais de 30 dias) e o people na rua todos de máscara. 

Sinto me idiota.
Vamos a uma coisa de cada vez. Nos países orientais há um hábito de as pessoas usarem máscara. Aqui não há. Eu contei aqui uma história que testemunhei de uma pessoa a usar uma máscara no supermercado e ajustá-la com a mão. Lá se foi todo o efeito da máscara. Para além disso, cada máscara desnecessária que usamos, estamos a tirar a um profissional de saúde que precisa dela!

Sobre a desvalorização que foi dada, nós neste momento estamos no meio disto, ainda é difícil perceber a dimensão de tudo isto. O que me parece que é a principal diferença entre esta doença e a gripe, é que é a primeira vez que estamos em contacto com este vírus e portanto a taxa de mortalidade é superior. Um aspecto interessante: o vírus que provocou a gripe espanhola foi o H1N1. Se esse nome te lembra alguma coisa, é o mesmo vírus que provocou a gripe A. Na gripe espanhola teve uma taxa de mortalidade 2-3% (dentro do que esperamos para o coronavirus). Em 2009 a taxa (para o mesmo vírus) foi de 0,03% (inferior à taxa da gripe normal). Isto resulta do maior contacto que temos com a doença. É muito provável que da próxima vez que este vírus se espalhar, não passe de uma gripe normal (todos os ano é um vírus diferente).

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,781
18,500
Juary disse:
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, é altamente improvável que o vírus sobreviva uma entrega, pelo que não deverás ter problema. Há muitas temperaturas e condições de humidade diferentes envolvidas!

ruipsousa8

Tribuna Presidencial
9 Julho 2013
10,289
10,209
Conquistas
2
  • Jorge Costa
  • Alfredo Quintana
Também será interessante perceber se existe alguma limitação na capacidade para realização de testes diariamente... pode influenciar os números.

De qualquer forma, 22% de ontem para hoje é bom. Problema é que tem oscilado muito...

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Yggyfcp

Bancada central
25 Maio 2019
1,719
1,342
ruipsousa8 disse:
Também será interessante perceber se existe alguma limitação na capacidade para realização de testes diariamente... pode influenciar os números.

De qualquer forma, 22% de ontem para hoje é bom. Problema é que tem oscilado muito...

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Pelos numeros, hoje fizeram-me menos 20% dos testes de ontem e ha mais gente suspeita que ontem....por isso

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
PO disse:
Não acredito que haja já uma inversão, até porque estes dados são influenciados por um aumento do número de testes realizados, mas as primeiras medidas tomadas vão começar a apresentar os efeitos agora, pelo que é expectável uma desaceleração do crescimento.
Mas tenho pensado nisso.

Recebo uma entrega do continente ou vou ao continente comprar coisas.

O que faço em casa? Desinfecto todas as embalagens? Como faço isso?

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,494
18,048
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Juary disse:
Deve ser pior ir ao supermercado cá. Às vezes olho para as embalagens de arroz e penso se não será melhor desinfecta-las também. :D

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,667
28,157
Gaia
PO disse:
Vamos a uma coisa de cada vez. Nos países orientais há um hábito de as pessoas usarem máscara. Aqui não há. Eu contei aqui uma história que testemunhei de uma pessoa a usar uma máscara no supermercado e ajustá-la com a mão. Lá se foi todo o efeito da máscara. Para além disso, cada máscara desnecessária que usamos, estamos a tirar a um profissional de saúde que precisa dela!

Sobre a desvalorização que foi dada, nós neste momento estamos no meio disto, ainda é difícil perceber a dimensão de tudo isto. O que me parece que é a principal diferença entre esta doença e a gripe, é que é a primeira vez que estamos em contacto com este vírus e portanto a taxa de mortalidade é superior. Um aspecto interessante: o vírus que provocou a gripe espanhola foi o H1N1. Se esse nome te lembra alguma coisa, é o mesmo vírus que provocou a gripe A. Na gripe espanhola teve uma taxa de mortalidade 2-3% (dentro do que esperamos para o coronavirus). Em 2009 a taxa (para o mesmo vírus) foi de 0,03% (inferior à taxa da gripe normal). Isto resulta do maior contacto que temos com a doença. É muito provável que da próxima vez que este vírus se espalhar, não passe de uma gripe normal (todos os ano é um vírus diferente).
------------------------------

É cultural, mas seria bom saber como é que em Macau se criou essa cultura defensiva contra o desconhecido.

O @decomacau poderá dizer se é verdade ou não que nesses Países cada cidadão tem direito a x máscaras por semana oferecidos pelas autoridades administrativas do território e essa entrega e  racionamento faz parte da estratégia de  combate da epidemia.
Vimos várias vezes imagens de Macau com zero casos em que nas praças e lugares publicos TODA A GENTE anda de máscara.
Essas pessoas não estao a tirar máscaras a ninguém, muito menos aos profissionais de saude, é uma estratégia de combate a um inimigo que nao se ve. 

Tenho familia na área da saude não andei de mascara por ignorancia já as arranjava, as mascaras agora requisitadas ao SNS e esgotadas há cerca de uma semana têm o preço unitário de 7 centimos. Aliás escutamos muitos medicos dizer que as mascaras nao fazem nada, mas agora ninguém vai para o teatro de guerra desprotegido.

Quem nos governa tem de saber mais e informar mais, eu aprendi mais no Publico e em artigos cienticos que na DGS

Xabiote

Bancada central
25 Maio 2014
1,360
641
Conquistas
3
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
slowboy disse:
Mas tenho pensado nisso.

Recebo uma entrega do continente ou vou ao continente comprar coisas.

O que faço em casa? Desinfecto todas as embalagens? Como faço isso?
Colocas as embalagens de quarentena 3 ou 4 dias e lavas bem as mãos após manipular as embalagens.

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,598
901
Conceição Santos disse:
https://www.tudocelular.com/seguranca/noticias/n153848/medicamento-japones-favipiravir-para-gripe-efetivo-contra-coronavirus-diz-china.HTML

PARECE QUE NINGUÉM LIGOU A ISTO. Este medicamento já é usado desde 2014, no combate a outras doenças.-
Por estar a ter resultado num ou outro doente, não quer dizer que seja eficaz no tratamento da Covid. No entanto, também já há um ensaio clínico a testar este fármaco para Covid. Só depois é que se poderá tirar algumas conclusões, e conclusões essas que serão relativamente frágeis tendo em conta a urgência do momento.

Têm noção da quantidade de estudos, testes e anos que demora um fármaco a ser aprovado para determinada doença (em média 10/15 anos) ? Requer muita base e prova científica. Neste momento, as tais vacinas que se falam que já estão a ser testadas em humanos têm saltado fases importantes da sua avaliação, devido à urgência de as ter prontas. Não me admiraria que algumas dessas vacinas nem sequer passassem esta primeira fase de testes em humanos.